Baixe em PDF Baixe em PDF

Quando os extrai pela primeira vez do solo, os cristais de quartzo não têm aquela aparência cristalina cintilante de quando são comprados em uma loja de pedras. Os cristais recém-garimpados ou as drusas de cristais costumam estar cobertos de argila ou terra, visto que a superfície do quartzo é revestida com uma película de óxido. Os cristais de quartzo exigem um processo de três etapas antes de ficarem polidos e bonitos: limpar a sujeira; molhar para remover sujeiras pesadas e descolorações e lixar até ficarem brilhosos.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Limpando os cristais

Baixe em PDF
  1. Além da escova, use água para fazer a limpeza inicial. É importante limpar os cristais na rua, pois a argila ou uma sujeira mais lamacenta pode entupir a pia.
    • Esfregue o cristal para os acúmulos de barro. Você terá que escovar várias vezes, deixando o cristal secar entre as escovadas. Quando os cristais estiverem secos, o barro vai quebrar e será mais fácil removê-lo.
    • Quando o barro estiver grudado de um jeito mais complicado, tente jogar pequenos jatos de água no cristal usando uma mangueira com o bocal ajustado na força máxima. Assim como a escova, é preciso lavar o cristal várias vezes ao dia, deixando-os secar entre as lavadas.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Kennon Young

    Avaliador Gemologista
    Kennon Young é um Gemologista graduado pela GIA, Avaliador Mestre formado pela ASA e um técnico em joias certificado pela JA. Recebeu a maior credencial no ramo da joalheria, o ASA Master Gemologist Appraiser, em 2016.
    Kennon Young
    Avaliador Gemologista

    A escova adequada dependerá do tipo de sujeira que pretende limpar. Uma escova de dentes é o bastante para limpar óleo do cristal, mas se tiver que limpar terra ou similares, precisará de algo com cerdas mais duras, como a escova feita com pelos de cavalo.

  2. Os cristais podem conter descolorações causadas por manchas de carbonatos de cal, calcita (carbonato de cálcio) e barita (sulfato de bário). Nesse caso, basta usar uma mistura de vinagre e amônia pura para removê-las.
    • Mergulhe-os em uma quantidade suficiente de vinagre branco ou de maçã para que fiquem totalmente submersos. Deixe-os ali entre oito e doze horas.
    • Retire os cristais do vinagre e mergulhe-os em amoníaco pela mesma quantidade de tempo. Depois, retire-os da amônia, lave-os bem e seque-os.
    • Talvez seja necessário repetir o processo várias vezes se as manchas persistirem após o primeiro banho dos cristais.
  3. Pode haver ainda um pouco de materiais não desejados no quartzo e também extremidades irregulares. É possível cortar essas imperfeições usando uma serra diamantada, que pode ser comprada em uma loja de ferramentas. Esse tipo de serra pode ser caro, mas você pode tentar pedir emprestado para um amigo ou alugar. [1]
    • Lubrifique o cristal com uma camada fina óleo mineral antes de iniciar.
    • Não é necessário forçar a serra no cristal, basta colocá-lo embaixo dela e deixe que a lâmina o serre aos poucos.
    • Apare as partes não desejadas do cristal, pois podem haver áreas com manchas que não saem lavando.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Removendo manchas

Baixe em PDF
  1. A forma mais fácil e segura de lavar os cristais para remover as manchas é usando uma mistura de água com detergente de roupas. Você pode deixar os cristais de molho no alvejante durante a noite, mas no caso dos cristais com manchas pequenas, prefira usar uma combinação de água e sabão líquido ou detergente.
    • Use uma mistura de água quente e detergente de roupas para lavar os cristais. Você pode usar um pano macio para tirar as sujeiras mais fáceis de remover.
    • A partir daqui, encontre um recipiente que possa tampar com facilidade, como um pote. Encha o recipiente com água quente e 60 ml de alvejante. Coloque os cristais no alvejante, tampe o recipiente e deixe-o de lado em lugar seguro por dois dias.
  2. Quando os cristais têm muitas manchas além da sujeira comum, como as descolorações causadas pelo ferro, o ácido oxálico, também conhecido como alvejante de madeira, pode ser necessário para limpar com eficiência. Compre um pacote com 450 g do ácido, na internet ou em uma loja de ferramentas, e também um galão. Verifique se o material do galão é feito para resistir à corrosão do ácido e não use os de metal, pois eles não aguentam o ácido oxálico.
    • Encha quase todo o recipiente com água destilada e despeje o ácido oxálico. Use uma máscara de ar para não inalar o ácido e procure trabalhar no lado de fora da casa.
    • Mexa o ácido, usando uma vara ou colher grande, até os cristais de ácido oxálico terem se dissolvido e, depois, coloque o cristal de quartzo. Não há uma definição de quanto tempo se deve deixar o quartzo dentro do ácido, mas, dependendo da quantidade e complexidade das manchas, pode levar alguns dias ou poucas horas. Cheque o cristal periodicamente e retire-os de lá quando as manchas sumirem.
  3. É preciso ter um cuidado muito grande se for lidar com o ácido oxálico. É recomendado usá-lo apenas nos cristais que estiverem muito manchados, caso contrário, use água e alvejante. Ao usar o ácido, tome algumas precauções de segurança:
    • Use óculos de proteção, luvas e uma máscara de ar.
    • Sempre despeje o ácido na água, pois é muito perigoso fazer o inverso.
    • Peça ajuda a um amigo ou parente.
    • Não se esqueça de proteger o local de trabalho e despejar o ácido devagar para não respingar. O bicarbonato de sódio consegue neutralizar os respingos de ácido, por isso é importante tê-lo por perto.
  4. Quando tiver mergulhado todos eles nas soluções de limpeza para remover as manchas, enxágue-os. Não se esqueça de usar luvas, assim como uma máscara de ar e óculos de proteção se estiver lidando com o ácido oxálico. Lave todos os excessos de produtos químicos com água quente. O enxágue também vai ajudar na remoção de qualquer sujeira remanescente.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Lixando e alisando o quartzo

Baixe em PDF
  1. Quando os cristais estiverem limpos e sem manchas, é necessário lixá-los para ficarem macios e brilhosos. Nesse caso, você precisará de certos materiais específicos. Vá até uma loja de ferramentas e compre o seguinte: [2]
    • Lixa de grão 50.
    • Lixa de grão 150.
    • Lixa de grão 300 a 600.
  2. Ao lixar o cristal, sujeira e pó de cristal podem ser borrifados no ar, podendo causar irritação nasal, bucal e ocular. Nesse caso, use óculos de proteção, luvas e uma máscara de ar na hora de poli-lo. [3]
  3. No início do lixamento, use a lixa mais suave, a 50, e passe-a suavemente sobre a superfície do cristal. [4]
    • Deixe toda a superfície do cristal consistente. Não é legal deixar algumas partes do cristal menos lixadas que outras.
  4. É sempre ideal lixar trocando as lixas de forma gradual até a mais fina. Quando terminar de usar a de 50, continue lixando com a de grão 150 e finalize a lixação com a de 300 a 600. [5]
    • Lembre-se: esfregue toda a superfície do cristal suavemente.
    • Não se esqueça de eliminar as manchas ou descolorações que ainda estiverem no cristal.
    • Quando terminar de lixar, o cristal deve estar polido, limpo e brilhoso.
  5. Após terminar a lixação, use um pano macio dar um brilho a mais na pedra. Limpe-a com um pano ligeiramente úmido para eliminar a sujeira que ficou da lixação e deixe a pedra secar. O cristal deve ficar limpo e polido. [6]
    Publicidade

Avisos

  • Use sempre luvas de borracha ao lidar com o ácido oxálico, seja líquido ou em pó. Ele é cáustico e vai deixar queimaduras químicas se entrar em contato com a pele.
  • Nunca esquente o ácido oxálico em ambientes internos. Os gases podem ser intensos e irritantes sem uma ventilação adequada.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 61 568 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade