Baixe em PDF Baixe em PDF

Prender a respiração por um bom tempo é fundamental para nadar grandes distâncias e, de quebra, ainda impressiona os amigos. Para praticar natação ou surf, é necessário ficar bastante tempo submerso e praticar técnicas de respiração o ajudará a desenvolver a resistência ideal.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Desenvolvendo a capacidade muscular

Baixe em PDF
  1. Encontre um lugar confortável e rígido para deitar ou sentar de joelhos. [1] Para aprender a controlar a respiração corretamente, o melhor é começar praticando fora da água.
  2. Concentre-se em limpar sua mente de preocupações e pensamentos desnecessários e mantenha-se ereto e imóvel, para desacelerar o coração. Quando o coração bate mais devagar, o corpo usa menos oxigênio. [2]
    • O corpo precisa de oxigênio para funcionar e se mover e, quanto mais imóvel ficar, menos precisará dele.
    • Primeiro, pratique prender a respiração sem se mexer e só depois comece a incluir alguns movimentos simples, como andar; isso treinará seu corpo a conservar oxigênio por mais tempo, mergulhar e nadar com menos ar.
  3. Respire pela barriga, não pelo peito. O diafragma é um músculo acoplado à base dos pulmões, ajudando-o a expandir e absorver mais oxigênio. [3]
    • Comece inspirando por cinco segundos e vá aumentando o tempo a cada inspiração. Isso alongará seus pulmões e aumentará sua capacidade de prender o ar.
    • Encher as bochechas de ar não ajuda em nada e ainda usa os músculos faciais, o que também gasta oxigênio.
  4. Enquanto estiver prendendo a respiração, solte um pouco de ar de vez em quando. O acúmulo de dióxido de carbono nos pulmões fará com que seu corpo tente soltar o ar todo de uma vez, mas controle-se. [4]
    • Quando acabar, solte todo o ar restante até o último suspiro, para se livrar completamente do dióxido de carbono.
    • Essa substância é tóxica e pode causar desmaios, mas é o próprio corpo que a produz quando a respiração é impedida de alguma forma.
    • Quando você conseguir passar por esse espasmo, o baço se encarregará de liberar sangue com mais oxigênio na corrente sanguínea e se você conseguir passar dessa parte, poderá prender a respiração por ainda mais tempo. [5]
  5. Sempre que retomar a respiração, force-se a ir um pouco mais longe. Inspire e expire por dois minutos por vez, em um ritmo tranquilo e regular, treinando seu corpo a funcionar por mais tempo sem oxigênio.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Treinando submerso

Baixe em PDF
  1. Passe cinco minutos inspirando e expirando lentamente. Fique em pé ou sentado na parte rasa da piscina e relaxe o corpo.
  2. Respire fundo pela boca e afunde, mantendo a boca e o nariz tampados.
    • Se precisar, use a mão para fechar as narinas.
    • É importante ficar relaxado, pois prender a respiração dentro da água é mais arriscado do que fora dela.
  3. Quando chegar ao seu limite, empurre-se para cima e solte o ar restante assim que sair da água, para inspirar o mais rápido possível.
    • Dê-se uma pausa de dois a cinco minutos para respirar fundo antes de mergulhar novamente, restaurando o nível de oxigênio do seu corpo.
    • Caso sinta pânico em algum momento, relaxe e volte à superfície. O pânico pode fazer você respirar involuntariamente debaixo d'água, causando um afogamento.
  4. Mergulhar mais profundamente e nadar exigirão mais oxigênio, portanto não tente se forçar além de seus limites de uma vez.
    • Quando mergulhar, permaneça relaxado e tranquilo, para manter os batimentos cardíacos em um ritmo lento.
    • Nadar é o oposto disso; seus músculos usarão força para se mover com rapidez e isso acelerará seus batimentos cardíacos. [6]
  5. Quando estiver acostumado a passar mais tempo sem ar, não se cronometre; isso o deixará mentalmente exausto. [7] Prefira medir a distância que consegue percorrer na piscina, ou a profundidade a que chega antes de precisar de ar.
    • Peça para um amigo cronometrá-lo se realmente quiser saber seu tempo.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Praticando com segurança

Baixe em PDF
  1. Praticar sozinho pode ser perigoso; se você desmaiar, engasgar ou qualquer coisa acontecer, você não poderá se ajudar. Procure alguém que saiba como aplicar reanimação cardiopulmonar (RCP) para o caso de uma emergência.
  2. Assim, você poderá se erguer com facilidade se precisar. Tenha em mente que se mover dentro da água exigir mais energia e mais oxigênio do que fora.
  3. Se sua visão começar a apagar ou se você sentir tontura, saia da água imediatamente. Não arrisque sua segurança para ficar submerso por poucos segundos a mais.
    Publicidade

Dicas

  • Procure fazer aulas de mergulho se quiser descer mais fundo e ficar submerso por mais tempo. Aprender com um profissional é sua melhor opção.
  • Pratique respirar dessa maneira diariamente para alongar os pulmões.
  • Use óculos de proteção se não estiver acostumado a ficar debaixo d'água de olhos abertos.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Uma piscina
  • Um amigo que saiba fazer RCP.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 133 057 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade