Baixe em PDF
Baixe em PDF
Preparar um filé não exige uma churrasqueira, seis horas de marinada ou um avental chique. Mesmo que você não tenha experiência com o preparo desse corte, você conseguirá fazê-lo rapidinho no forno com as dicas abaixo.
Ingredientes
- Filé.
- Sal.
- Pimenta.
Passos
-
Pré-aqueça o forno a 230°C. Você precisará de um forno bem quente para deixar o filé perfeito.
-
Comece com filés relativamente grossos. Filés com um a dois dedos de espessura funcionam melhor neste método. Isso porque os filés mais espessos levam mais tempo para desenvolver uma bela e crocante camada externa sem que o interior fique seco como pedra. Em termos práticos, quanto mais fino o filé, mais rápido ele seca e mais difícil será prepará-lo [1] X Fonte de pesquisa .
-
Elimine toda umidade dos lados do filé. A umidade em excesso na carne fará com que ela cozinhe no vapor ao invés de assar. Carne no vapor não parece algo muito apetitoso, não é? Assim, lave e seque seus filés com papéis-toalha antes de começar o preparo.
-
Tempere a carne com sal. Há diversas opiniões sobre como e quando salgar sua carne. A forma como você tempera sua carne pode ser o diferencial entre um filé bonito e saboroso ou um corte seco e sem graça.
- Deixe o bife ficar em temperatura ambiente antes de temperá-lo. Assim, ele cozinha (e pega gosto) de forma uniforme.
- Se não estiver com muito tempo, salgue seu filé imediatamente antes de colocá-lo no forno. Por quê? Porque após algum tempo, o sal puxa a umidade da carne de dentro para fora. E, como já mencionado antes, umidade na parte externa da carne não é algo muito bom.
- Se você tiver mais de 45 minutos disponíveis, salgue a carne com este tempo de antecedência. O sal irá puxar a umidade da carne para fora, mas após uns 30 ou 40 minutos, o filé voltará a sugar aquela umidade e o sal pelo conhecido processo da osmose. Isso dá à carne um sabor incrível e, alguns dizem, ajuda a torná-la mais macia.
-
Espalhe um pouco de óleo em um recipiente de aço ou outro material resistente ao forno (preferencialmente uma frigideira com este fim) e aqueça-o no fogão em fogo alto. Sim, seu filé começará a ser preparado no fogão, mas a maior parte do preparo será no forno. Este método é utilizado por chefs e restaurantes ao redor do mundo. Experimente-o uma vez antes de criticá-lo!
- Utilize algum óleo neutro como o de canola ao invés de outros mais fortes como o azeite de oliva [2] X Fonte de pesquisa . Isso ajudará a manter o sabor natural e intenso da carne.
- A frigideira estará pronta quando o óleo começar a soltar vapor.
- Você pode derreter 1 colher-de-chá de manteiga na frigideira em vez de usar óleo.
Publicidade
-
Elimine o excesso de umidade do seu filé pela última vez e coloque-o cuidadosamente na frigideira. Para evitar que o óleo pule, incline um pouco a frigideira, afastando-a levemente do fogo quando for adicionar a carne. O óleo deverá se juntar em um dos lados da frigideira. Coloque o filé cuidadosamente na frigideira e devolva-a à posição normal.
- Ajuste o filé com pegadores para garantir que esteja totalmente em contato com a superfície da frigideira, mas não pressione-o com a ideia de 'selar' a carne. A carne será selada perfeitamente sem qualquer pressão. É só uma questão de tempo. Pressionar o filé só fará com que parte de seu saboroso suco seja eliminado.
-
Siga fritando o filé em fogo alto por 2 a 3 minutos. Mantenha o filé no fogo por tempo suficiente para desenvolver uma coloração agradável (bem como sabor) no primeiro lado.
- Selar a carne antes de assá-la ajudará a manter seu exterior crocante.
-
Vire o filé e cozinhe por mais 1 ou 2 minutos adicionais em fogo alto. Você não precisará esperar o mesmo tempo do segundo lado do filé para que esteja bom.
-
Adicione um pouco de manteiga na frigideira logo antes de levá-la ao forno (opcional). Esse passo é opcional, mas uma ou duas colheres de manteiga logo antes de levar o filé ao forno dá um toque a mais muito saboroso, além de resultar em um 'molho' para ser servido junto com a carne ao final.
- Alternativamente, você pode acrescentar um pouco de caldo de carne e cubra a frigideira com alumínio para deixar o bife mais suculento.
-
Mantendo o filé na frigideira, leve-a ao forno e asse por 6 a 8 minutos. Obviamente, o tempo gasto no forno dependerá da espessura da carne (quanto mais grosso o filé, mais tempo de preparo), e no ponto de sua preferência. Após 6 minutos, a carne provavelmente estará entre mal passada e ao ponto; após 8 minutos, estará no ponto.
-
Utilize um termômetro de cozinha para analisar a temperatura da carne ao retirá-la. O termômetro de cozinha é seu grande aliado. Eles são baratos, úteis e precisos. Com um termômetro de cozinha seus problemas com o ponto da carne e de outros alimentos acabaram! Basta colocá-lo no meio do filé e pronto! Aqui há um pequeno comparativo de temperatura que você pode utilizar para saber o ponto do seu filé [3] X Fonte de pesquisa .
- 120° F (48.8° C) = Mal passada;
- 130° F (54.4° C) = Entre mal passada e ao ponto;
- 140° F (60° C) = Ao ponto;
- 150° F (65.5° C) = Entre ao ponto e bem passada;
- 160° F (71.1° C) = Bem passada.
-
Deixe a carne descansar por 7 a 10 minutos após removê-la do forno. Conforme a carne cozinha, suas camadas mais externas tendem a se contrair. Com isso, todo o suco do filé é acumulado no centro da peça. Se você corta a carne imediatamente após removê-la do forno, o suco acaba vazando, já que ele estava preso em um só lugar. Contudo, se você deixa o file 'descansar' por 8 ou 9 minutos após prepará-lo, as camadas externas da carne irão relaxar, permitindo que o líquido volte a correr por ali e por toda a peça. Isso resulta em uma carne muito mais suculenta.
- Deixe a carne levemente embrulhada em uma peça de papel alumínio para que se mantenha quente enquanto descansa [4] X Fonte de pesquisa . Lembre-se também de que a carne continuará cozinhando nestes minutos.
-
Saboreie seu delicioso filé. Sirva-o com acompanhamentos clássicos, como batatas assadas, aspargos no vapor ou uma salada comum de sua preferência.Publicidade
Dicas
- Você pode ter que experimentar diferentes temperaturas até encontrar o ponto ideal para o seu forno. Os fornos podem esfriar ou aquecer em demasia durante o preparo. Portanto, utilize seu termômetro de cozinha (e bom senso) durante o preparo.
Publicidade
Referências
- ↑ https://espetinhodesucesso.com.br/carne-boa-para-bife/
- ↑ https://www.lucianapepino.com.br/blog/bem-estar/oleo-de-canola-mitos-e-verdades/
- ↑ https://gq.globo.com/Colunas/Andre-Lima-Luca/noticia/2020/05/termometro-um-grande-aliado-para-nao-errar-o-ponto-das-carnes.html
- ↑ https://www.uol.com.br/nossa/cozinha/listas/chef-ensina-7-passos-para-preparar-carne-no-forno-e-deixa-la-no-ponto.htm
Publicidade