PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O gelato é uma sobremesa tradicionalmente italiana, muito parecida com o sorvete tradicional, porém com uma consistência mais firme e com ingredientes que realçam o seu sabor e atribuem novas texturas a ele. O gelato é preparado de forma sempre artesanal, sem adição de ingredientes artificias, dando a ele um sabor natural. Aprenda aqui como preparar de maneira bem simples um delicioso gelato caseiro.

Ingredientes

  • 2 xícaras e meia de leite integral;
  • 5 ovos;
  • 1/2 xícara de açúcar cristal;
  • 1 colher de chá de essência natural de baunilha ou amêndoas;
  • 1 xícara do ingrediente escolhido para dar sabor ao gelato, como um purê de morango ou chocolate;
  • Ingredientes adicionais como gotas de chocolate, pedaços de frutas ou caramelo (opcional).
Método 1
Método 1 de 3:

Preparando a base do gelato

PDF download Baixe em PDF
  1. Essa panela com água vai servir para o banho-maria. Use uma panela larga o bastante para que caiba uma tigela que possa ser levada ao fogo. [1]
  2. Use duas tigelas: ponha as gemas em uma e as claras na outra. Para separar, ponha uma das mãos sobre uma das tigelas de forma que seu dedos fiquem um pouco abertos. Com a outra mão, quebre a ponta de um ovo e vire-o para derramar a clara em cima da mão apoiada, mantendo cuidado para não deixar a gema passar por entre os dedos. Assim que toda a clara tiver caído na primeira tigela, ponha a gema no outra e descarte a casca. Repita esse processo com os quatro ovos restantes.
  3. Leve o leite ao fogo numa panela e aqueça-o em temperatura média. Quando começar a ferver, abaixe o fogo.
  4. Prepare essa mistura enquanto o leite aquece, pois esses ingredientes devem ser misturados rapidamente. Use uma batedeira para misturar as gemas de ovo com o açúcar, até conseguir um creme com uma textura bem lisa.
    • A mistura também deve ficar um pouco espessa. Bata por pelo menos dois minutos.
    • Caso você queira adicionar essência de baunilha ou amêndoas, acrescente-a nessa mistura.
  5. Use a batedeira e vá aos poucos agregando o leite a mistura preparada com gemas e açúcar. É importante adicionar o leite fervido lentamente, já que a temperatura do leite pode cozinhar os ovos e estragar a mistura. Continue batendo até conseguir um creme firme e volumoso.
  6. Coloque a tigela com os ovos, açúcar e leite na panela com água quente para o banho-maria. Deixe a mistura cozinhar, mexendo sem parar com uma colher de pau. Ela deve engrossar em pouco tempo. Retire a mistura do fogo assim que perceber que ela já está grudando na colher de pau. Deixe esfriar.
    • Cuidado para não deixar água da panela entrar na tigela: isto afeta a textura do creme e pode atrapalhar a mistura de cozinhar por igual.
    • Use uma colher de madeira no lugar de uma colher metálica: o metal pode estragar o sabor do creme.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Acrescentando sabor

PDF download Baixe em PDF
  1. Assim que a base estiver pronta, dê a ela o sabor que quiser: para isso, você pode acrescentar frutas, chocolate, caramelo; você pode ainda adicionar qualquer outro ingrediente que realce o sabor do gelato.
    • Para fazer um gelato de frutas: prepare um purê com a fruta escolhida e acrescente-o a base do gelato ainda em temperatura ambiente.
    • Para fazer um gelato de baunilha: corte uma fava de baunilha ao meio e acrescente-a ao leite antes de ele ferver. Retire a fava do leite antes de incorporá-lo a mistura de ovos e açúcar.
    • Para fazer um gelato de chocolate: derreta pedaços de chocolate em barra e espere esfriar um pouco; em seguida, acrescente o chocolate derretido à base do gelato.
  2. Se preferir, você pode ainda acrescentar ingredientes adicionais que combinem com o seu gelato, dando a ele novas texturas e sabores.
    • Uma boa opção é usar pedaços de frutas frescas ou mesmo frutas secas. Caso use frutas frescas, dê preferência a frutas maduras. [2]
    • Para deixar o gelato crocante, acrescente nozes moídas ou pedaços de chocolate.
    • Para criar um sabor picante, acrescente canela ou outra especiaria apimentada.
    • Uma outra opção é acrescentar doces picados.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Finalizando seu gelato

PDF download Baixe em PDF
  1. Cubra a tigela onde foi preparado o gelato com filme plástico e leve-a à geladeira por cerca de três horas. Esse procedimento é necessário para que a mistura do gelato esfrie completamente antes de ser levada ao congelador.
  2. Leve ao congelador para ganhar a consistência própria do gelato.
  3. Retire o gelato do congelador e misture para quebrar os cristais de gelo que podem ter se formado. Faça isso para garantir que seu gelato fique firme em vez de aerado (o gelato não deve ser tão leve e aerado quanto o sorvete comum).
  4. Espere até que ele adquira a consistência necessária para o consumo.
  5. Faça isso antes de consumi-lo: assim, o gelato não vai estar frio demais para sua língua e você poderá sentir melhor o sabor dele. [3]
    Publicidade

Materiais Necessários

  • Panela para o banho-maria;
  • Colher de pau.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 108 753 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade