PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Você gostaria de ter legumes frescos no seu prato todas as noites ou olhar para as lindas flores do seu jardim? Não importa o tamanho do seu quintal: você pode criar um jardim de diferentes tipos para atender às suas necessidades. Leia a seguir para obter informações sobre como começar a plantá-lo.

Método 1
Método 1 de 3:

Planejamento

PDF download Baixe em PDF
  1. Alguns jardins são hortas exclusivas para produzir frutas e legumes que você pode usar para alimentar a sua família ou dar para os vizinhos. Outros são são ornamentais, ou seja: servem para embelezar sua casa e criar uma linda paisagem. Se você não tiver certeza do tipo de jardim que quer, pense nas seguintes opções:
    • Hortas: podem incluir pimenta, tomate, couve, alface, batata, abóbora, cenoura e muitos outros vegetais. Se um vegetal é típico da sua região, você pode encontrar uma maneira de cultivá-lo.
    • Nos jardins de flores, você pode plantar flores diferentes para brotar em diferentes épocas do ano. Alguns jardins de flores são estruturados, com flores plantadas em fileiras, enquanto outros têm uma aparência mais natural. Seu estilo pessoal e o seu tipo quintal vão determinar o jardim que combina com você.
    • Os jardins herbais complementam tanto os jardins de flores e hortas, pois eles tendem a florescer lindamente e adicionam sabor a sua comida. Jardins de ervas pode incluir alecrim, tomilho, endro, coentro e uma variedade de outras ervas que para fazer especiarias secas e chás.
  2. Depois, faça uma lista das plantas que você deseja comprar.
    • Algumas plantas não crescem bem em certas zonas. Se você mora em um lugar com invernos amenos e verões quentes, o crescimento de plantas que precisam do frio pode ser prejudicado.
    • A menos que você queira um jardim relativamente grande, escolha plantas que necessitam de condições de crescimento semelhantes. Será que elas precisam do mesmo tipo de solo e exposição ao sol? Caso elas precisem de diferentes condições, você poderá ter de criar um jardim com vários tipos de condições de crescimento, o que pode ser complicado em um jardim pequeno.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Steve Masley

    Especialista em Casa e Jardim
    Steve Masley elabora e cuida de hortas de vegetais orgânicos na Área da Baía de São Francisco há mais de 30 anos. É Consultor de Jardinagem Orgânica e Fundador da Grow-it-Organically, um website que ensina tudo sobre jardinagem. Em 2007 e 2008, Steve lecionou no Campo de Prática de Agricultura Sustentável Local na Stanford University.
    Steve Masley
    Especialista em Casa e Jardim


    Considere a estação do ano. De acordo com os donos da Grow it Organically, uma empresa de jardinagem na Califórnia: "A melhor hora de criar um jardim é depois da última geada, na primavera. Você pode encontrar mais informações em calendários de plantio disponíveis em agropecuárias de sua região."

  3. Dê uma olhada em torno de seu quintal para avaliar onde você quer que o jardim fique localizado. O local escolhido deve ajudar tanto o jardim quanto estar em um local propício para o cultivo de plantas fortes e saudáveis.
    • Não importa em que tipo de jardim você plante: a maioria das plantas crescem melhor em solos ricos e com bom escoamento. Evite que o seu quintal acumule poças d'água depois de uma chuva forte, pois isso pode indicar a solo não possui aeração suficiente e/ou é feito de muita argila para que as plantas cresçam de forma saudável.
    • A maioria dos vegetais crescem melhor com bastante sol; se você está plantando uma horta, escolha um local que não receba sombra de árvores ou da sua casa. As flores são mais versáteis, e se você gostaria de certo tipo flor do lado de sua casa, você pode escolher as que crescem melhor na sombra parcial ou total.
    • Se o seu solo não for de alta qualidade, você pode fazer um canteiro suspenso e cultivar flores e vegetais lá. Os canteiros suspensos são recipientes feitos dentro de quadros de madeira e preenchidos com solo.
    • Mesmo que você não tenha um quintal, ainda é possível cultivar um jardim. Plante flores, ervas e certos vegetais em grandes vasos em seu pátio. Você pode posicioná-los de acordo com a quantidade de sol que eles precisam.
  4. Adapte o projeto para atender as necessidades de delas, assegurando-se de que as que necessitarem de sombra sejam plantadas na sombra, e as que necessitam de luz direta estejam em uma área que não receba sombra durante o dia.
    • Leve em conta o espaço que cada planta vai precisar, tanto no momento do plantio quanto do amadurecimento. Certifique-se de tudo o que você quer plantar vai caber no seu jardim e que tenha espaço suficiente para se espalhar.
    • Leve em consideração o tempo que as plantas demoram para germinar. Muitas plantas precisam ser plantadas em tempos diferentes e lugares diferentes. Por exemplo, se você mora em uma região com invernos amenos e verões quentes, você pode precisar para plantar suas flores mais cedo do que se você vivesse em uma região com invernos frios e verões mais curtos.
    • Se você está plantando uma horta, projete-a para que você entre e colha vegetais enquanto eles amadurecem. Você pode querer fazer um caminho no jardim para essa finalidade.
    • Os jardins florais devem ser projetados com estética em mente. Escolha cores que combinem bem e crie padrões agradáveis aos olhos. Observe que flores diferentes florescem em horários diferentes.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Plantio

PDF download Baixe em PDF
  1. Reuni-lo demora um pouco, mas uma vez que você comprá-lo ele tenderá a durar muito. Você vai encontrar o melhor material uma loja jardinagem ou uma creche. Reúna os seguintes materiais:
    • Sementes ou mudas. Você pode optar por começar usando sementes ou comprando mudas para acelerar o processo.Confira a lista de plantas que você pretende cultivar e plante-as para dar variedade ao terreno.
    • Fertilizante e solo superficial. Farinha de ossos, farinha de sangue e outros fertilizantes fazem com que suas plantas cresçam saudáveis, e uma camada de solo superficial é útil no caso de você precisar plantar algo que precise de proteção extra.
    • Cobertura vegetal ou adubo. Muitas plantas precisam uma camada de cobertura vegetal ou adubo para protegê-las de temperaturas extremas enquanto elas estão nos estágios iniciais de crescimento. Você pode comprar adubo, cobertura vegetal ou fazer o seu próprio adubo.
    • Equipamentos de revolver o solo. Se você está planejando ter um jardim grande, pode ser preciso comprar ou alugar uma máquina de revolver o solo. Ela é girada no chão para quebrar o solo e deixá-lo fofo. Para áreas menores, um ancinho ou enxada devem ser suficientes.
    • Uma pá. Ela facilita cavar os buracos de tamanho adequado para sementes ou mudas jovens.
    • Mangueira para regar o jardim. Compre uma mangueira com um acessório que permite que você pulverize as plantas de acordo com as necessidades delas.
    • Materiais para construir uma cerca. Se você está plantando uma horta, você pode precisar para construir uma cerca em torno dela para manter coelhos, e animais de estimação da vizinhança longe dos vegetais maduros.
  2. Use a máquina de revolver ou ancinho para quebrar o solo na área que você traçou para o seu jardim. Revolva o solo a uma profundidade de cerca de 12 centímetros para ter certeza que ele está bem solto. Remova pedras, raízes e outros objetos sólidos do canteiro. Em seguida, adube-o para prepará-lo para o plantio.
    • A forma como suas plantas crescem depende da qualidade da terra. Você pode comprar produtos analisar o solo e descobrir a quantidade de matéria orgânica, nutrientes, e o nível de PH. Use os resultados para determinar o quanto de fertilizantes e outros ingredientes você deve adicionar.
    • Não adicione mais fertilizantes do que o recomendado pelas instruções. Fertilizante extra pode ser tóxico para as plantas. Nem todas as plantas gostam de solo muito féril – algumas até se beneficiam de um solo pobre, então lembre-se da deixar o solo compatível com a quantidade de nutrientes que suas plantas precisam.
    • Se, o valor do PH for muito ácido quando você testar o solo, adicione calcário para deixá-lo mais alcalino. Se ele for muito alcalino, você pode adicionar farelo de algodão, enxofre, casca de pinheiro ou adubo para deixá-lo mais ácido.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Plantando o jardim

PDF download Baixe em PDF
  1. Use a pá para cavar buracos espaçados a poucos centímetros de distância ou conforme indicado na embalagem das sementes ou mudas que você comprar. Certifique-se de que os buracos estão na largura e profundidade certa. Coloque as sementes ou mudas nos buracos e cubra o solo com terra, batendo gentilmente nele.
  2. Dependendo das plantas que você escolher, pode ser necessário fertilizar o jardim novamente após o plantio. Algumas plantas podem precisar de mais fertilizante do que outras, por isso se certifique de usá-lo apenas nas áreas certas.
  3. Alguns tipos de plantas necessitam de uma fina camada de adubo, cobertura vegetal ou solo arável para protegê-las durante a germinação das sementes, enquanto elas estão jovens e frágeis. Espalhe as sementes à mão ou use um espalhador para cobrir uma área maior.
    • Alguns tipos de adubo ou cobertura vegetal não são apropriados para certas plantas. Pesquise sobre o que você está plantando para utilizar a cobertura de solo correta.
    • Uma camada muito grossa desses materiais pode inibir o crescimento das plantas, por isso se certifique de adicionar apenas o que cada tipo de planta precisa.
  4. Quando você terminar de plantar e tratar o solo, pulverize o jardim com água para deixá-lo úmido. Continue a regá-lo todos os dias acrescentando mais ou menos água em diferentes áreas de acordo com as necessidades das plantas durante as primeiras semanas após o plantio.
    • Regar demais o solo pode apodrecer as sementes e impedir o crescimento das plantas. Não regue o solo até que a água escorra pelo jardim.
    • Nunca deixe o solo secar por completo. Molhá-lo uma vez por dia costuma ser suficiente; entretanto, é bom pulverizar um pouco de água no jardim de vez em quando para mantê-lo úmido.
    • Assim que as plantas brotarem, regue-as manhã ao invés de regá-las à noite. A água depositada nas folhas e no caule pode causar mofo e outras doenças às plantas.
  5. Elas roubam os nutrientes dos legumes, flores e ervas. Faça isso todos os dias para certificar-se de que suas plantas obtenham os nutrientes de que precisam, - só tome cuidado para não puxar para os brotos também.
  6. Se você vir pequenos animais, como coelhos ou ratos no seu jardim ou bairro, é bom colocar uma cerca em volta do jardim para protegê-lo. Uma cerca de dois ou três metros de altura cerca deve ser alta o suficiente para manter as pequenas criaturas fora.
    Publicidade

Vídeo

Dicas

  • Se você não quiser ou puder fazer o teste de PH no solo, você ainda pode ser capaz de obter algumas informações sobre ele observando as ervas daninhas que estão crescendo. Dentes-de-leão, por exemplo preferem solo muito fértil. Se não há muitas ervas daninhas crescendo, isso significa que a terra provavelmente não é muito fértil. Se as plantas daninhas parecerem pouco saudáveis, o solo pode estar com uma deficiência de nutrientes. Capim-colchão, plátanos, azeda-ovelhas e cavalinhas preferem solo ácido, enquanto camomila e pé-de-ganso preferem solo alcalino.
  • Para descobrir o quanto o seu solo escoa a água, faça este teste: em primeiro lugar, cave buracos entre 2,5 cm e 5 cm de largura e encha-os com água. Se demorar cerca de 1 até 12 minutos para a água escoar, isso significa que o solo absorve muita água seca facilmente. Se o solo levar de 12 a 30 minutos para escoar a água, o solo tem boa drenagem. Se o escoamento levar de 30 minutos a 4 horas, o solo não escoa bem a água, mas funciona para plantas que gostam de solo úmido. Se demorar ainda mais, então você provavelmente não será capaz de plantar nada até que você faça a correção do solo.
Publicidade

Avisos

  • Sempre regue o seu jardim se ele parecer seco.
  • Não deixe o solo muito seco, mas não o regue demais também.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Sementes ou mudas.
  • Camada arável de solo.
  • Adubo ou cobertura vegetal.
  • Mangueira.
  • Máquina de revolver ou ancinho.
  • Pá.
  • Fertilizante.
  • Materiais para construir uma cerca.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 5 853 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade