PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

É muito comum sentir dores nos pulsos durante uma flexão. Se for o seu caso, tente verificar a posição do pulso para ver se não está incorreta e se não está colocando uma pressão indevida no local. Se a posição estiver correta, ou se ainda houver dor depois de corrigir os erros, há formas de modificar o exercício para prevenir o problema. No entanto, é importante consultar um médico para verificar se não há nenhuma lesão nos pulsos que esteja causando a dor. [1]

Método 1
Método 1 de 3:

Aperfeiçoando a posição

PDF download Baixe em PDF
  1. Talvez você tenha feito um aquecimento geral antes de se exercitar, mas se for fazer flexões, também é importante aquecer os pulsos e as mãos, principalmente se eles doerem durante o exercício. [2]
    • Para aquecer o local e obter mais força e flexibilidade, segure uma mão e espalhe os dedos.
    • Um de cada vez, começando com o polegar, gire cada um algumas vezes na direção horária e, em seguida, na direção anti-horária. Desenhe alguns círculos com o dedo e tente não movimentar nenhum outro ao fazer isso.
    • Se não conseguir fazer círculos com um dedo sem movimentar o seguinte, esse é um indicativo de uma fraqueza nos músculos das mãos e dos pulsos que precisa de atenção. Continue fazendo o exercício com uma mão, esforçando-se para movimentar apenas um dedo. Em seguida, prossiga para a outra mão.
    • Depois de fazer esse aquecimento simples, os pulsos e as mãos devem estar um pouco mais soltos e revigorados.
  2. Deixá-la muito espalhada ou muito para frente pode pressionar mais o pulso. Virar para dentro ou para fora também o deixa em um ângulo estranho, o que pode causar uma tensão desnecessária. [3]
    • Quando estiver na posição da flexão, olhe para as mãos, que devem estar viradas para frente com todas as partes da mão e dos dedos firmemente no chão.
    • Se a palma estiver côncava ou se estiver levantando os dedos, toda a pressão será colocada na área próxima ao pulso, o que causará mais dor.
    • Os pulsos devem ficar diretamente abaixo dos ombros quando os braços estiverem completamente esticados, não para frente nem para trás. É uma boa ideia pedir para alguém observar sua posição para ver se suas mãos estão no local correto e fazer os ajustes necessários.
  3. Os iniciantes geralmente fazem flexões separando demais os cotovelos para as laterais do corpo em vez de mantê-los próximos e dobrá-los para trás. [4]
    • Pode ser que já tenha feito isso para facilitar as flexões quando era um iniciante, mas o uso contínuo dessa técnica pode causar uma tensão excessiva nos pulsos, além de causar lesões nos cotovelos e nos ombros com o tempo.
    • Ao fazer uma flexão, os cotovelos devem se dobrar para trás, próximos às laterais do corpo, em um ângulo de aproximadamente 45 graus.
    • Se não tiver certeza da posição do cotovelo, faça algumas flexões e peça para alguém o observar, pois outra pessoa poderá obter uma perspectiva melhor do que você.
    • Pratique a técnica correta empurrando uma parede em pé para entender melhor a sensação da posição correta dos cotovelos.
  4. As flexões não são apenas um exercício para os membros superiores. Se estiver usando apenas a força desses membros sem envolver e contrair o abdômen, é possível que esteja colocando ainda mais pressão nos pulsos, o que pode causar dor. [5]
    • Você não está contraindo o abdômen corretamente se alguma parte do corpo estiver se movimentando depois de outras – por exemplo, se os quadris estiverem soltos ou se os membros inferiores levantarem depois dos superiores.
    • Se perceber as costas balançando ou curvando, é necessário fazer outros exercícios para fortalecer mais o abdômen antes de continuar a fazer flexões. Dessa forma, você conseguirá praticá-las corretamente sem causar uma pressão indevida nos pulsos.
    • Fazer prancha em vez de flexões pode fortalecer o abdômen. Comece com meia-prancha, utilizando o antebraço em vez das mãos, o que limita a pressão nos pulsos.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Modificando o exercício

PDF download Baixe em PDF
  1. Esse tipo de flexão é mais leve para os pulsos, fortalecendo-os juntamente com os antebraços. Com a prática, você conseguirá fazer flexões normais sem dor no local. [6]
    • Fique com o punho cerrado e comece a flexão apoiando as articulações e os dedos no chão. Role o punho para frente, tentando tocar a ponta do polegar no chão e deixando o braço reto.
    • Volte à posição original e inverta o movimento. Dessa vez, tente levar a base do punho ao chão. O cotovelo dobrará, contraindo os tríceps e alongando os pulsos. Continue rolando os pulsos para frente e para trás pelo mesmo número de repetições que você planejou para as flexões comuns.
    • Uma boa opção é iniciar essa variação de quatro para que o peso corporal fique mais apoiado. Gradualmente, movimente os joelhos para trás até conseguir fazer essa variação na posição normal da flexão, utilizando os dedos dos pés.
  2. Para fazer essa variação, quando ficar na posição da flexão, finja que está tentando segurar uma bola de basquete, empurrando o chão com as pontas dos dedos. [7]
    • Mantenha as palmas das mãos retas, não côncavas. Você deve distribuir o peso nas mãos, não nos pulsos, o que alivia a pressão no local para segurar o próprio peso ou para absorver a força da flexão.
    • Fique atento para deixar os dedos retos também, sem levantá-los do chão para evitar colocar pressão nas articulações.
  3. Mudar a posição das mãos pode limitar a dor nos pulsos durante as flexões e a prancha. Elevar os membros superiores diminui naturalmente a porcentagem do peso corporal que as mãos e os pulsos conseguem suportar. [8]
    • Por exemplo, coloque as mãos em um banco ou em um degrau elevado a alguns centímetros do chão. O restante do movimento é o mesmo que uma flexão normal.
    • Observe o corpo para saber se está na posição correta. Os cotovelos devem ficar dobrados para trás, próximos ao corpo, e as costas devem ficar retas, de forma que o corpo inteiro levante e abaixe em harmonia.
  4. Segurar halteres nas flexões mantém os pulsos retos e alivia a pressão. O tamanho ou o peso não importam, pois eles ficarão no chão. Eles devem apenas ser grandes o suficiente para que os segure confortavelmente e devem ter um peso suficiente para não se movimentarem facilmente durante o exercício. [9]
    • Coloque um halter abaixo de cada ombro. Quando se posicionar para fazer a flexão, segure os halteres com as palmas das mãos viradas uma para a outra.
    • Se machucar as mãos, enrole uma toalha nos halteres para deixar a posição mais confortável.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Alongando e fortalecendo os pulsos

PDF download Baixe em PDF
  1. Esse exercício ajuda a fortalecer os músculos das mãos e dos pulsos. Além de ser usado separadamente para o fortalecimento, use esse exercício como um aquecimento para as mãos, os dedos e antebraços antes de fazer flexões. [10]
    • Coloque as pontas dos dedos no chão com as palmas das mãos elevadas e comece a pulsá-los. Pratique sentado ou de quatro para apoiar o peso corporal – não faça na posição de flexão. Sinta os flexores dos dedos se alongarem e solte o peso com cada pulsação. Repita aproximadamente doze vezes.
    • Pulsar a palma da mão é semelhante à elevação das panturrilhas, na qual se eleva o calcanhar, mantendo os dedos e as plantas dos pés no chão – a diferença é que pulsar a palma da mão exercita o antebraço. Os antebraços fortes previnem dor nos pulsos durante as flexões.
    • Para pulsar as palmas, as mãos devem ficar retas e firmes no chão diretamente abaixo dos ombros, como se fosse fazer uma flexão normal. Faça isso de joelho para apoiar o peso corporal. Levante a palma da mão enquanto mantém os dedos e a base das articulações no chão. Em seguida, abaixe lentamente. Faça de 12 a 24 repetições.
  2. Esse exercício pode ser feito em pé ou sentado e ajuda a alongar os pulsos e os músculos das mãos, flexibilizando-os para que consigam lidar melhor com a pressão das flexões. [11]
    • Estique o braço na sua frente com a palma da mão virada para cima. Flexione o pulso direito para baixo e para trás, de forma que a palma da mão agora fique virada para você e os dedos apontem para baixo.
    • Abra as mãos e use os dedos da mão esquerda para puxar o polegar direito para trás, até senti-lo esticar. Mantenha a posição, respirando profundamente e espalhando os dedos. Eles tenderão a ficar tensos ou dobrados. Resista a essa tendência tentando mantê-los bem espalhados o tempo todo.
    • Depois de alguns ciclos de respiração, solte o polegar e prossiga para o dedo indicador. Continue com o mesmo exercício em todos os dedos da mão direita e, em seguida, abaixe o braço direito e estique o esquerdo para fazer o mesmo.
  3. Essa postura de yoga ajuda a alongar e fortalecer os pulsos. É uma inclinação profunda para frente terminando com as palmas da mão viradas para cima, debaixo das solas dos pés. [12]
    • De pés, separe os pés na mesma largura dos quadris. Incline-se para frente, dobrando os quadris e os joelhos o máximo que puder e colocando as mãos firmemente no chão.
    • Dobre os pulsos para dentro, de forma que a parte de trás das mãos fique no chão e as palmas fiquem viradas para cima. Levante os dedos dos pés e coloque as mãos debaixo deles. Os dedos das mãos devem ficar virados para os calcanhares.
    • Ao respirar profundamente, massageie as dobras do pulso com os dedos dos pés. Mantenha a posição por 20 ciclos de respiração e se levante.
  4. Os músculos e tendões das mãos e dos antebraços movimentam os braços e as articulações dos dedos. Fazer exercícios com uma grande amplitude de movimento regularmente previne dores nos pulsos durante as flexões. Faça esses exercícios em um pulso de cada vez.
    • Coloque uma toalha enrolada na borda de uma mesa para amortecer e coloque o antebraço na mesa, de forma que a mão fique pendurada na borda. Lentamente, levante a mão até sentir um alongamento, mantenha a posição por cinco a dez segundos e volte à posição original. Faça dez repetições desse exercício e, em seguida, vire o braço para deixar a palma da mão virada para cima e faça mais dez repetições.
    • Você pode exercitar a supinação e pronação do pulso ficando em pé ou sentado com o cotovelo dobrado em um ângulo de 90 graus, deixando a palma da mão virada para baixo. Gire o antebraço para colocar a palma virada para cima, mantenha a posição por cinco a dez segundos e gire de volta à posição inicial. Faça dez repetições do exercício.
    • O desvio ulnar e radial é o movimento lateral dos pulsos. Utilizando uma toalha enrolada na borda de uma mesa, descanse o antebraço com a mão de lado, como se fosse apertar a mão de alguém. Levante-a até sentir um estiramento, mantenha a posição por cinco a dez segundos e abaixe-a ao centro. Em seguida, leve a mão para baixo até sentir o alongamento. Mantenha a posição também por cinco a dez segundos antes de levantá-la à posição central, o que completa uma repetição. Faça dez repetições em cada pulso.
  5. Realizar exercícios de fortalecimento dos músculos e tendões das mãos e dos dedos permite que eles apoiem mais do seu peso corporal quando estiver na posição de flexão, colocando menos pressão nos pulsos.
    • Coloque a mão na sua frente com os dedos espalhados e o polegar virado para fora. Movimente-o lentamente por toda a palma da mão, segure por cinco a dez segundos e volte à posição original. Faça dez repetições do exercício para melhorar a flexão e extensão do polegar.
    • Coloque uma mão para a frente e estenda os dedos, como se estivesse pedindo para alguém parar. Faça uma posição de gancho com os dedos, mantendo por cinco a dez segundos, e deixe a mão reta novamente. Cerre o punho, mantenha por cinco a dez segundos e volte à posição original. Por fim, cerre o punho novamente, dessa vez deixando os dedos esticados por cima da palma da mão, não para dentro. Mantenha por cinco a dez segundos e deixe a mão reta novamente. Faça dez repetições de todos os exercícios e repita na outra mão.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 45 600 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade