PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Você tem um mangá de sua criação? Quer publicá-lo, mas não sabe como? A internet abriu muitas portas para ajudar artistas novos a promover seus trabalhos. Com um pouco de persistência, você pode começar a construir uma base de fãs e publicar o seu material por conta própria.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Construindo uma base de fãs

PDF download Baixe em PDF
  1. Ele é uma rede social para artistas postarem e promoverem as suas artes. Muitos começam usando esse recurso. Para se inscrever com um nome de usuário, forneça um endereço de e-mail e comece a postar. Você pode postar painéis individuais do seu mangá, artes de personagens ou até publicar o trabalho inteiro.
    • Interaja com as pessoas no site. Converse com elas para espalhar o seu nome. Busque os trabalhos de outros. Deixe comentários. O objetivo é criar uma rede para que as pessoas também possam encontrar as suas postagens. [1]
    • Escolha um nome de usuário memorável. Ele deve ser algo com o qual a sua arte se conecte.
  2. Artistas e pessoas interessadas em desenhos procuram esses recursos. Poste um guia sobre algo no qual você seja bom. Seja desenhando animais, sombras ou usando programas de design. [2] Muitas pessoas não sabem como ir de desenhos simples a mangás montados. Faça um tutorial que explique como você fez a sua criação.
    • Esses tutoriais ajudam a melhorar a sua reputação de experiente e útil. São uma boa maneira de espalhar o seu nome e de fazer com que as pessoas lhe admirem.
    • Esses tutoriais podem ser postados do Devian Art e outras mídias sociais como o Tumblr.
  3. Ele dá às pessoas um local para visitar e verificar a sua arte e a sua biografia. Você também pode ligar o mangá ao site quando estiver pronto para publicá-lo. [3] Outra estratégia é postar fotos do trabalho gratuitamente para incentivar as pessoas a comprá-lo. Ou, se você tiver mais de um mangá, postar um grátis no site e vender o outro.
    • Você pode pagar pelo domínio do site ou tentar usar domínios grátis. Eles requerem taxas mensais ou anuais; os sites grátis possuem propagandas. Considere isso antes de montar o endereço eletrônico.
    • Em vez de um website, tente criar um Tumblr. Nessa mídia, as pessoas podem "reblogar" o seu trabalho, atraindo mais público. Você também pode criar links com as suas outras redes sociais. O Tumblr pode ser uma boa maneira de interagir com as pessoas, construir uma base etc.
  4. Antes de cobrar pelo seu trabalho. Essas histórias podem fazer com que as pessoas de interessem por você. Além de demonstrarem o seu talento. Isso fará com que os outros queiram ver mais da sua arte. O objetivo é apresentar a sua arte às pessoas, divulgar o seu nome e convencer os outros a comprar o que você produz. [4] Para mangás, você pode publicar painéis ou páginas em séries. Lance materiais novos uma vez por semana. Assim, você poderá praticar as suas habilidades e se promover como um mangaká.
    • Você pode postar as histórias no Devian Art ou em outra mídia semelhante. Locais como esse reúnem trabalhos de vários artistas.
    • Poste a história em outros locais. No Tumblr, Facebook, Twitter, Pinterest etc. Você quer que números cada vez maiores vejam o que você faz.
    • As histórias podem ser curtas. Ou, se você preferir, podem fazer partes de um mangá recorrente. Considere desenhar "fanarts" de histórias já populares, como filmes ou programas de TV.
  5. Quando as pessoas souberem quem você é, ofereça-se para trabalhos mais customizados. Cobre uma pequena taxa para criar artes que os clientes queiram ver.
    • Isso permitirá que você tenha um pequeno retorno financeiro. E também pode aumentar o interesse nas suas produções.
    • Cobre taxas diferentes de acordo com o nível de dificuldade. Artes totalmente coloridas com várias personagens podem custar mais do que desenhos em preto e branco.
  6. Você quer que as pessoas conheçam o seu nome, mas isso não significa que você deve fazer postagens constantemente. Concentre-se na qualidade da sua arte. Invista tempo nela, melhore-a e aperfeiçoe-a antes de postá-la. Publicar o seu melhor trabalho mostra aos seus seguidores que as suas criações valem a pena. [5]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Vendendo o seu mangá

PDF download Baixe em PDF
  1. Você pode começar por conta própria já que é um artista pouco conhecido. Esse método é mais barato do que buscar uma editora. O dinheiro investido será apenas em materiais. Esse é o modo ideal para se promover e distribuir o seu trabalho.
    • Tente criar obras curtas. Faça histórias de, por exemplo, nove páginas. Com tamanhos também pequenos: 10,5 x 14 centímetros. Esse formato é ideal para novatos que têm pouca experiência com publicações.
    • Produza uma obra maior. Essa pode ter de 25 a 80 páginas. O tamanho pode ir de 12,5 x 20 ou de 20 x 28 centímetros. Esse formato é bom para histórias mais longas.
    • Se você fizer um desses dois, mantenha o arquivo original intacto. Não o grampeie. Você o usará para fazer cópias adicionais. [6]
  2. Há várias formas de publicar o seu próprio mangá digital quando ele estiver terminado. Programas como o Kindle Comic Converter podem converter os arquivos digitais em e-books para que você os promova na internet. [7]
    • A Kindle Direct Publishing é uma das plataformas disponíveis para que você se publique.
    • A ComiXology Submit é outra opção. Quando você publicar nesse site, o seu mangá passará por um teste de qualidade para que o site se certifique de que o material é adequado para os seus padrões. [8]
    • O Kobo Writing Life é um site de publicações de e-book. Você pode criar uma conta grátis. A equipe do website lhe ajudará. [9]
  3. Muitas delas permitem que você publique os seus próprios trabalhos. Você pode carregar o seu conteúdo, escolher uma capa e imprimir cópias gratuitamente. Algumas delas permitem que você venda o seu produto online - os itens vendidos são enviados aos compradores.
    • No entanto, muitas dessas editoras atuam somente nos Estados Unidos. Busque um exemplo que também inclua o Brasil.
  4. Consiga uma mesa em uma convenção de animes e quadrinhos. Tente vencer a sua produção lá. Essa é uma grande forma de conversar com as pessoas sobre o seu trabalho, criar conexões e promover o seu nome. No entanto, nesses eventos há bastante competição. Tente estabelecer preços baixos para que as pessoas sejam encorajadas.
    • Não limite-se a vender o seu mangá. Venda artes, cartões ou buttons no evento. Isso ajudará a gerar um negócio e a atrair a atenção das pessoas.
    • Se você não tiver tempo ou dinheiro para investir em um estande, distribua o seu mangá de graça. Entregue-o aos participantes da convenção. Isso passará a sua arte às mãos das pessoas. Certifique-se de organizar o seu website para que os leitores possam lhe visitar. [10]
  5. Após publicar o mangá por conta própria, tente encontrar outros artistas que permitam que você se divulgue em suas obras. Em troca, deixe que eles também façam propagandas no seu trabalho. Isso ajudará a promover a sua criação e a criar conexões com outros.
    • Só faça propagandas em mangás de que você goste. Você deve acreditar no que está promovendo.
    • Tente fazer propagandas em mangás do mesmo gênero que o seu. Se você escrever histórias cheias de ação e aventura, não se divulgue em obras de romance. [11]
  6. Entre em contato com os donos desses comércios. Converse com eles e peça que eles entreguem cópias grátis do seu trabalho. Você pode até convencê-los a deixarem que você venda a sua arte ali.
    • Coloque panfletos na loja que faz propagandas do seu mangá. Certifique-se de que eles têm o seu nome, informações de contato e o seu website para que as pessoas possam verificar o seu trabalho.
    • Deixe cartões de visita nos caixas.
  7. Muitas universidades e escolas possuem grupos assim. Converse com pessoas de gostos e interesses semelhantes aos seus. Fale com elas sobre mangás, arte etc.
    • Veja se o grupo está disposto a deixar que você converse com os seus membros. Veja se eles lhe deixarão explicar o seu processo de criação e publicação. Dê cópias grátis da sua arte a essas pessoas para que elas leiam e lhe ajudem.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 39 211 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade