Pular corda, além de ser uma divertida atividade externa, é também uma ótima forma de exercitar-se e de impressionar os amigos. Quer você apenas deseje saber como pular corda, aprender alguns truques novos ou brincar pulando a corda dupla com amigos, siga estes simples passos para atingir os seus objetivos.
Passos
-
Escolha a corda certa. Você deve encontrar uma corda que chegue quase à altura dos ombros, quando dobrada ao meio. Isso lhe dará espaço suficiente para confortavelmente saltar sobre ela, mas não tanto a ponto de lhe fazer tropeçar. [1] X Fonte de pesquisa
- A corda deve ter alças fáceis de agarrar e ser nem leves e nem pesadas demais.
-
Coloque-se de pé e pegue a corda. Segure as alças da corda uma com cada mão. Estenda as mãos e os antebraços pelo menos 30 centímetros para longe do corpo, em um ângulo de 45 graus. Isso criará um arco maior sobre o qual saltar.
-
Dê um passo sobre a corda. A corda deve estar solta atrás de você, de modo que a seção central bata em seus calcanhares.
-
Use as mãos e os pulsos para balançar a corda sobre a sua cabeça. Não movimente os braços — tente manter os movimentos limitados aos pulsos. [2] X Fonte de pesquisaDICA DE ESPECIALISTAGuia de Mochilagem e TrilhaHalle Payne pratica mochilagem e trilhas no Norte da Califórnia há mais de 3 anos. Foi Guia da Stanford University's Outdoor Education Program, Líder de Trilha para a Stanford Sierra Conference Center e deu aulas sobre Educação Ambiental e sobre os princípios "Leave No Trace", forma de preservar a natureza ao não deixar rastros de atividade humana nela.
Seus pulsos ficarão mais fortes com o tempo. Halle Payne, ex-membra da Stanford Jump Rope, conta o seguinte: "As pessoas normalmente ficam surpresas com quanto movimento os pulsos fazem. No final dos treinos, especialmente aqueles mais acelerados, em que você move a corda o mais rápido possível, os pulsos podem ficar bem doloridos."
-
Quando a corda está indo rumo à parte frontal de seus pés, salte sobre ela. Coloque-se na ponta dos dedos e impulsione o salto com a parte frontal dos pés. [3] X Fonte de pesquisa
- Tente manter a movimentação isolada aos tornozelos. Dobrar os joelhos para saltar dificultará o exercício consideravelmente.
-
Escolha um ritmo que funcione bem para você. Para iniciantes, é melhor movimentar a corda lentamente, de modo a permitir tempo suficiente para dar um pequeno salto entre cada pulo. Mantenha as costas eretas e continue olhando para frente, até chegar ao ritmo correto. Se você observa os pés enquanto salta, estará mais propenso a perder o equilíbrio.
- À medida que a sua habilidade aumenta, você poderá contar quanto tempo é capaz de pular corda sem errar. Uma forma divertida de registrar o seu progresso é contar quantos saltos você pode fazer, sem atrapalhar-se.
Publicidade
-
Inverta a corda. Quando você estiver melhor pulando corda para frente, experimente fazê-la em sentido inverso. Comece com a corda à frente dos pés e jogue-a sobre a cabeça, para trás. Pule sobre ela antes que ela atinja os calcanhares.
-
Faça o truque da corda cruzada. Para esse truque, tudo o que você deve fazer é cruzar os braços à sua frente entre cada salto. É preciso prática até conseguir o ritmo certo, mas, uma vez que ele seja alcançado, você poderá seguir alternando entre a corda cruzada e a corda normal, entre cada salto.
-
Faça o balanço lateral. Dobre a corda ao meio enquanto a segura em ambas as alças. A seguir, movimente-a cruzando a mão direita sobre a esquerda e levando-a rumo ao quadril esquerdo, então cruzando a corda mais uma vez, até que a mão direita retorne ao quadril direito. A mão direita, essencialmente, desenhará um “8” deitado no ar. [4] X Fonte de pesquisa
- A forma feita pela corda criará um “X” no ar, ou algo parecido a uma gravata borboleta achatada.
- Balance os quadris para manter o movimento da corda fluindo.
- Uma vez que você tenha finalizado a execução dessa forma, traga a mão direita para cima, criando um “arco-íris” sobre o qual pular.
- Pule através da forma, faça novamente o “X” e continue a repetir o processo.
-
Combine os truques. Uma vez que você tenha dominado alguns desses truques, será possível combiná-los juntamente. Experimente fazer o salto cruzado e, a seguir, passar para o balanço lateral.DICA DE ESPECIALISTAGuia de Mochilagem e TrilhaHalle Payne pratica mochilagem e trilhas no Norte da Califórnia há mais de 3 anos. Foi Guia da Stanford University's Outdoor Education Program, Líder de Trilha para a Stanford Sierra Conference Center e deu aulas sobre Educação Ambiental e sobre os princípios "Leave No Trace", forma de preservar a natureza ao não deixar rastros de atividade humana nela.
Halle Payne, ex-membra da Stanford Jump Rope, sugere: "Assim que aprender um truque, como o da corda cruzada, tente fazê-lo pulando com a corda invertida."
Publicidade
-
Escolha uma corda mais longa. Essa corda deve ser longa o suficiente para passar sobre a cabeça do(s) saltador(es) enquanto os amigos se mantêm a uma distância segura.
-
Pule depois de colocar-se entre os amigos. Volte-se na direção de um deles e coloque a corda à esquerda ou à direita de seus pés. Peça a eles que lancem a corda sobre a sua cabeça, e salte quando ela alcançar o seu outro lado. Consiga o ritmo desse padrão de saltos antes de continuar.
-
Corra para dentro da roda em movimento. Isso exige o momento certo, mas é possível. Uma vez que você se sinta confortável correndo para a corda, é possível praticar o salto olhando entre as duas pessoas, em vez de olhar para uma delas.
- Um ou dois outros amigos podem entrar para pular corda com você, aproximando-se da corda sempre um a um. Uma vez que uma pessoa encontre o ritmo adequado, a próxima pessoa pode entrar.
-
Pule duas cordas. Para pular duas cordas, os dois amigos devem ter uma corda em cada mão. Eles girarão uma delas e, a seguir, girarão a outra no sentido inverso, quando a primeira estiver na metade do arco. [5] X Fonte de pesquisa
- Uma vez que as cordas comecem a se mover, você deve pular sobre cada uma delas, ainda voltado para um dos amigos. Lembre-se de que você precisa pular com o dobro da velocidade necessária para saltar uma corda, uma vez que cada ciclo requer o salto sobre duas cordas.
- Pular duas cordas é mais desafiador e divertido se houver mais de uma pessoa no meio.
- Vocês podem até mesmo cantar canções para contar quantos saltos foram dados. Depois de dizer as palavras, comece a contar “um, dois, três...” e marque quantas vezes o(s) saltador(es) conseguiu pular com êxito.
Publicidade
Dicas
- Experimente pular corda com música. A batida lhe ajudará a manter o ritmo.
- Mantenha os calcanhares fora do chão e fique na ponta dos pés. Use os tornozelos como molas. Isso evita que os seus pés batam com força sobre a superfície.
- Uma vez que você tenha mais habilidade no salto, passe para o pulo rápido. A corda é mais pesada e, por isso, irá mais rápido e fará ainda mais divertida a execução de truques.
- Faça acordos não-verbais com os seus amigos. Por exemplo, se você quiser ir mais rápido, bata as mãos duas vezes e, para reduzir a velocidade, bata uma vez.
- Se você tem muitas pessoas no local, é possível brincar de helicóptero. Uma pessoa gira a corda ao redor, em forma de círculo, segurando uma de suas extremidades, e todos pulam sobre ela.
- Pesquise online por rimas para pular corda.
- Mantenha os seus olhos direcionados a apenas um ponto. Isso lhe ajudará a concentrar-se mais e a manter o equilíbrio. Você pode julgar onde a corda está sem olhar diretamente para ela.
- Dê pulos pequenos — isso poupará energia e lhe permitirá saltar por mais tempo. Bons saltadores dão pulos tão pequenos que chega a ser difícil ver seus pés se movendo.
- Sinta-se confortável com os passos básicos, antes de experimentar alguns truques.
- Considere entrar em um clube de pular corda!
- Não desista! A prática leva à perfeição!
Avisos
- Escolha uma área aberta para pular corda e esteja atento a quem ou o quê está ao redor, para evitar chicotear alguém.
- A corda balançada com velocidade demais pode ricochetear. Comece lentamente.
- Tome cuidado ao executar movimentos como o cruzado, mencionado anteriormente. As cordas com material plástico machucam bastante se você cometer um erro e se chicotear — comece devagar!
Materiais Necessários
- Corda de pular;
- Alguns truques (opcional);
- Pessoas (em atividades grupais).
Referências
- ↑ https://www.artofmanliness.com/articles/how-to-jump-rope-like-a-boxer/
- ↑ https://www.artofmanliness.com/articles/how-to-jump-rope-like-a-boxer/
- ↑ https://www.fitnessmagazine.com/workout/arms/express/jump-rope-workouts/
- ↑ https://www.fitnessmagazine.com/workout/arms/express/jump-rope-workouts/
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=0a3jbQ5Edvo