Baixe em PDF
Baixe em PDF
Leia este artigo para saber como acessar um dispositivo Android após esquecer a senha ou o padrão de desbloqueio. Há algumas maneiras de se fazer isso, desde o uso da função “Encontre meu Dispositivo” até à restauração das configurações de fábrica. Lembre-se, no entanto, de que será necessário saber o e-mail e a senha da conta do Google para fazer login novamente no Android, após recuperá-lo às configurações originais.
Passos
-
Abra o site do “Encontre meu Dispositivo” em um navegador de internet.
- Caso tenha um smartphone ou tablet da Samsung, será preciso usar este método .
-
Faça login na conta do Google. Quando pedido, insira o e-mail do Gmail, clique em “Próximo”, digite a senha e escolha “Próximo” mais uma vez.
- Será preciso recuperar a conta do Google caso não saiba a senha.
-
Selecione o dispositivo Android. Verifique a lista de aparelhos na parte superior do menu à esquerda da tela do “Encontre meu Dispositivo”.
-
Clique em Bloquear , no menu lateral e embaixo do nome do Android. Uma janela pop-up será exibida.
-
Digite uma nova senha no primeiro campo de texto e confirme-a no segundo.
-
No fim da página, opte por Bloquear . A tela de bloqueio do Android será substituída pela nova senha.
-
Acesse o dispositivo usando a nova senha. Abra o Android e digite a senha recém-definida para recuperar o acesso a ele. [1] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Saiba quando este método funcionará. Usuários dos dispositivos Samsung Galaxy (ou qualquer tipo de Android da fabricante) com registro na Samsung poderão utilizar a ferramenta “Localizar meu Dispositivo” para recuperar o acesso ao Android.
- Caso não tenha um aparelho Samsung ou não o tenha registrado no site da fabricante, não haverá como utilizar esse método.
-
Faça login em sua conta da Samsung. Os usuários que ainda não estiverem logados na conta da Samsung deverão clicar em “Entrar” e inserir e-mail (ou número de telefone) e senha. Escolha “Entrar” mais uma vez.
-
Clique em Desbloquear meu Dispositivo , à esquerda da página. [2] X Fonte de pesquisa
- Será preciso escolher o Samsung Galaxy correto (se possuir mais do que um). Clique no nome do item no canto esquerdo superior da página, e um menu suspenso aparecerá com todos os aparelhos da conta. Opte pelo correto.
-
Insira novamente a senha da conta da Samsung, se necessário. Após este passo, o aparelho deverá ser desbloqueado; aguarde alguns segundos até que ele reconheça o pedido de destravamento.
- Assim que a tela estiver desbloqueada, vá ao menu “Configurações” para definir uma nova senha.
Publicidade
-
Saiba o que constitui esse método. Ao restaurar o Android às configurações de fábrica, todas suas preferências – incluindo a senha da tela de bloqueio – serão removidas, bem como aplicativos e arquivos na memória interna do aparelho.
- Infelizmente, se os dados não tiverem um backup, não haverá como recuperá-los após a restauração de fábrica.
-
Encontre a combinação para acessar o menu “Recovery”. Os botões a serem pressionados variam de acordo com a fabricante e o modelo do tablet ou smartphone; leia o manual ou informações online para descobrir qual é a do seu dispositivo.
- Por exemplo: nos aparelhos Samsung, a combinação dos botões “Ligar e Desligar”, “Home” e “Abaixar Volume” (ou “Aumentar Volume”) abre o menu de recuperação.
-
Desligue o Android. Pressione e segure o botão “Ligar e Desligar” e escolha “Desligar” no menu. Ele será encerrado.
-
Pressione e segure a combinação de botões para o menu "Recovery". Ao utilizar a combinação, o sistema será iniciado no console de recuperação.
- Caso a mensagem de erro "No command" apareça, continue segurando os mesmos botões por mais 15 a 20 segundos.
-
Selecione Recovery mode (ou Modo de recuperação). Assim que o menu aparecer, use o botão para abaixar o volume para descer até a opção “Recovery mode” (ou Modo de recuperação) e pressione o botão “Ligar e Desligar” para selecioná-la.
- Pule este passo se não encontrar a alternativa “Recovery mode”.
- Leia o próximo passo se o erro “No command” ocorrer.
-
Saia da tela "No command". Nos modelos Android Pixel (que não podem ser adquiridos sem serem importados, no Brasil), aperte e segure os botões “Ligar e Desligar” e “Aumentar Volume” ao mesmo tempo até que a tela de recuperação surja. [3] X Fonte de pesquisa
-
Selecione Wipe data / factory reset (Apagar dados / restaurar às configurações de fábrica). Navegue pelas opções até destacar essa e aperte o botão “Ligar e Desligar”.
-
Escolha Yes -- delete all user data (Sim – apagar todos os dados do usuário). Essa opção estará no meio da tela e fará com que o Android retorne às preferências de fábrica.
-
Aguarde que o Android faça a restauração total. O processo não deve durar mais do que 10 minutos.
-
Configure novamente o aparelho. Após o término da restauração, será possível definir as preferências dele como se fosse um novo tablet ou smartphone.
- Será preciso escolher o idioma e uma rede Wi-Fi.
-
Faça login na sua conta do Google. Insira o e-mail e a senha do perfil que você estava usando no Android antes da restauração.
- Caso não saiba a senha da conta do Google, recupere-a em um computador antes de continuar.
-
Complete a configuração do Android. Depois de realizar login na conta do Google, faça os ajustes restantes no dispositivo.Publicidade
-
Saiba em que ocasião esse processo deve ser utilizado. Usuários com métodos de recuperação personalizados instalados no Android (como CWM ou TWRP) podem utilizar o gerenciador de arquivos personalizados para apagar os arquivos que deixam o Android bloqueado, removendo a senha.
- Nâo há como utilizar esse processo se o Android não possuir recuperação personalizada instalada.
-
Desligue o Android. Pressione e segure o botão “Ligar e Desligar” e toque em “Desligar”, no menu.
-
Aperte e segure os botões que abrem o menu “Recuperação”. A combinação varia de acordo com cada modelo de dispositivo Android; normalmente, você deverá pressionar o botão “Ligar e Desligar”, o “Home” e um dos botões de volume.
- Leia o manual do aparelho para saber quais botões deverão ser pressionados.
-
Abra o menu Mount (Montar), na tela principal de recuperação.
-
Habilite todas as localizações. Marque as caixas de seleção ao lado de todas as pastas do Android.
- Desmarque a opção "Mount system partition read-only" (Montar partição do sistema em modo apenas leitura).
-
Baixe e transfira o gerenciador de arquivos AROMA. Toque em “Voltar” e faça o seguinte em um computador:
- Clique no link de download do AROMA .
- Aguarde o término do download do arquivo ZIP.
- Conecte o Android ao computador via cabo USB.
- No Mac, será preciso instalar o Android File Transfer.
- Coloque o arquivo ZIP na pasta "Download" do Android.
-
Instale o AROMA File Manager. Esse gerenciador de arquivos permitirá que você apague itens do sistema:
- Abra o menu “Install” (Instalar).
- Acesse a pasta “Download”.
- Selecione o arquivo ZIP do AROMA File Manager.
- Deslize o cursor de “Install” para direita ou escolha “Install” e aguarde uma confirmação.
-
Acesse a localização dos arquivos de bloqueio de tela da seguinte forma:
- Abra a pasta “data”.
- Entre na pasta “system”.
- Role a tela para baixo para ver os arquivos de sistema embaixo da lista de pastas.
-
Apague os arquivos da tela de bloqueio. Todos os arquivos que começam com "gatekeeper", "locksettings" e "lockscreen" estão atrelados à tela de bloqueio do dispositivo e devem ser excluídos da seguinte forma:
- Pressione e mantenha o dedo sobre o nome de um arquivo para selecioná-lo.
- Faça o mesmo com os outros arquivos da tela de bloqueio.
- Toque no botão “Menu”.
- Selecione “Delete'”.
- Confirme com “Yes” (Sim).
-
Reinicie o Android. Volte à tela principal de recuperação do Android e selecione “Reboot” (Reiniciar). Assim que o sistema iniciar-se mais uma vez, você deverá conseguir abrir o Android sem usar senha ou padrões. [4] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Entenda quando esse método deve ser utilizado. Caso saiba qual é a senha do Android, mas não consegue realizar o desbloqueio devido a um aplicativo de terceiros que está impedindo o acesso, será preciso usar o modo de segurança para excluir esse aplicativo.
- Há apps que instalam malwares, que “protegem” o dispositivo com uma tela de bloqueio com senha. Através do modo de segurança, será possível remover esses aplicativos.
- Lembre-se de que você precisa saber o padrão ou senha que estava em vigor no Android para completar o método.
-
Pressione e segure o botão “Ligar e Desligar” (geralmente na borda direita do aparelho). Um menu aparecerá.
-
Aperte e mantenha o dedo em Desligar . Após alguns segundos, mais um menu aparecerá.
- Nos modelos Samsung Galaxy, será preciso tocar em “Reiniciar” e segurar o botão “Abaixar Volume” enquanto o sistema reinicia. Pule os dois próximos passos.
-
Marque a opção “Reiniciar”, que deve estar na parte superior do menu.
-
Toque em OK , no fim do menu. O Android começará a reiniciar.
-
Aguarde o reinício do sistema. Ao terminar, veja se “modo de segurança” está escrito no canto esquerdo inferior da tela.
- Nos modelos Samsung Galaxy, lembre-se de segurar o botão “Abaixar Volume” durante o reinício para abrir o modo de segurança.
-
Desbloqueie o Android. O app que está “travando” o desbloqueio da tela não será carregado, portanto, basta inserir a senha ou o padrão que estava sendo utilizando anteriormente para acessar o dispositivo.
-
Abra o menu “Configurações”. Passe o dedo a partir da borda superior da tela (pode ser necessário usar os dois dedos) e toque no ícone de uma engrenagem para acessar o app “Configurações”.
-
Toque em Aplicativos , no meio da tela.
-
Encontre o app que estava bloqueando a tela. Navegue pela lista de aplicativos do Android até achá-lo e selecione o aplicativo.
-
Toque em Desintalar , na parte superior da tela.
-
Selecione OK quando possível. O aplicativo será removido sem a necessidade de qualquer senha.
- Reinicie o Android fora do modo de segurança. Segure o botão “Ligar e Desligar” e opte por “Reiniciar” (se preferir, você pode desligar o dispositivo e depois ligá-lo novamente; basta segurar o botão “Ligar e Desligar”).
Publicidade
Referências
Publicidade