PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Diversas pessoas escolhem queimar incenso por razões variadas. Quer você o faça para relaxar, por motivos religiosos ou apenas porque gosta do cheiro, é importante saber como usá-los adequadamente.

Método 1
Método 1 de 3:

Escolhendo o incenso e o incensário

PDF download Baixe em PDF
  1. Esse produto consiste em um fino bastão de madeira (geralmente em bambu) coberto pelo incenso — apenas os primeiros 2 a 5 centímetros estão descobertos. Ele pode ser suave e refinado ou, em alguns casos, granulado e áspero. O aroma ao queimar, geralmente forte, inclui tanto o odor do incenso como o do núcleo de madeira.
  2. Essas variedades são feitas com puro incenso e não apresentam um núcleo revestido. Elas exalam um aroma mais leve, perfeito para espaços pequenos, como quartos e escritórios. Devido ao fato de estarem destituídas de núcleo, seu odor é mais simples e sem notas profundas de madeira queimada. [1]
  3. Os suportes para incenso, também chamados de incensários, vêm em diversas formas e tamanhos. O que você usa para sustentá-lo depende do tipo de produto que está sendo utilizado: revestido ou sólido. Você pode adquirir um incensário especialmente projetado para bastões de incenso ou, ainda, fazer o seu próprio com materiais que estejam à disposição.
    • Se você tem um bastão de incenso revestido, use um incensário em estilo “barco”, um longo e estreito pedaço de madeira, metal ou cerâmica com um pequeno orifício em sua extremidade. Esse incensário geralmente tem um sulco inferior ao centro, que é usado para apanhar as cinzas que caem.
    • Se você tem um bastão de incenso sólido, evite usar um incensário de madeira. Os bastões sólidos queimam até o fim de sua estrutura e, por isso, usar qualquer material inflamável como incensário pode ser perigoso. Em vez disso, considere em preencher uma tigela ou um copo com grãos, arroz, sal ou areia, a fim de nela inserir o bastão de incenso. [2] Se você deseja usar um incensário, prefira um modelo feito em cerâmica ou pedra.
    • Considere comprar um incensário com formato específico. Diversos modelos vêm em formas características, como elefantes, flores de lótus, folhas ou como tigelas. Geralmente, eles são feitos em cerâmica (o que os torna adequados tanto para bastões revestidos como para os sólidos) e têm um pequeno orifício no topo.
  4. Você pode criar um incensário simples com uma tigela e algo granuloso ou, ainda, fazer o seu próprio a partir de argila. Aqui estão algumas ideias:
    • Use argila e faça um incensário com forma. Pegue uma porção de argila natural seca e achate-a. Corte-a no formato desejado com um estilete ou uma faca. A seguir, você pode deixá-la plana ou levantar as bordas para obter um formato similar ao de uma tigela. Pegue o bastão de incenso e fure um orifício na argila, retirando-o a seguir. Deixe que a argila seque antes de usá-la como incensário.
    • Faça um incensário com uma tigela ou um balde. Escolha um recipiente largo o suficiente para que apanhe qualquer resíduo que caia do incenso. Preencha-o com grãos, arroz, sal ou areia.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Usando o incenso

PDF download Baixe em PDF
  1. Como esses produtos liberam muita fumaça, é preciso queimar o bastão em um local bem arejado. No entanto, ao mesmo tempo, você deve mantê-lo longe de janelas ou portas abertas, onde passa muita corrente de ar. É importante que não haja nada inflamável perto do incenso, como cortinas. [3]
  2. Você pode usar um fósforo ou isqueiro. Segure o bastão sobre a chama até que ele esteja completamente aceso.
  3. [4] A chama talvez se apague sozinha. Nesse caso, observe a extremidade do bastão. Se puder ver uma brasa brilhante, o incenso está queimando adequadamente. Por outro lado, se nada pode ser notado e a ponta parece cinzenta, você terá que reacender o bastão.
  4. Você agora poderá ver uma brasa brilhante na ponta do bastão de incenso, além de um filete de fumaça, mas não uma chama. Depois de aproximadamente 30 segundos, você poderá sentir seu aroma. [5] Isso significa que o bastão está queimando adequadamente. Se não pode observar nada e a extremidade parece estar cinzenta, é possível que o bastão tenha sido apagado. Nesse caso, reacenda-o. Dessa vez, proteja-o com a mão detrás da chama enquanto você a assopra.
  5. Se estiver usando um produto cored , coloque a extremidade de madeira no incensário. Se, por outro lado, está usando um bastão sólido, não importa qual extremidade será colocada no ponto de apoio. A maioria dos incensários manterá o incenso em um ângulo vertical ou levemente inclinado. Caso o produto sustente o incenso em um ângulo inclinado, é importante que a ponta do bastão ainda esteja sobre o incensário. Se a ponta se estender para fora, corte um pouco do bastão ou coloque o incensário sobre uma superfície resistente ao calor.
    • Se está usando uma tigela ou um balde contendo grãos, arroz, sal ou areia, empurre gentilmente a base do bastão para dentro do conteúdo até que ele possa permanecer na posição vertical sem nenhum apoio adicional. Você pode colocar o incenso em um ângulo completamente vertical ou levemente inclinado. Caso o ângulo inclinado seja a sua preferência, lembre-se de deixar a ponta sempre dentro do perímetro do recipiente. Desse modo, ao acender o bastão, todas as cinzas cairão diretamente em seu interior, e não sobre a mesa ou o chão.
  6. A maioria dos bastões de incenso queima por 20 a 30 minutos, dependendo do tamanho e da espessura.
  7. Assim como com quaisquer chamas, é importante não deixar que o incenso queime sem observação. Se precisa sair do local, apague o incenso mergulhando sua ponta na água ou pressionando-a contra uma superfície à prova de calor. O incensário deve ser mantido sobre uma superfície resistente ao calor e longe do alcance de cortinas, crianças e animais de estimação.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Sabendo quando queimar o incenso

PDF download Baixe em PDF
  1. Queimar um incenso durante a meditação não apenas ajuda a relaxar a mente, como também dá mais foco.
  2. Devido ao fato de incensos produzirem bastante fumaça aromática, é possível usá-los como odorizador de ar. Lembre-se, no entanto, de que o incenso apenas mascara os cheiros presentes no local. Para suprimi-los por completo, é preciso eliminar sua fonte (seja ela lixo, louças sujas, bagunças e assim por diante).
  3. Você pode usar o incenso para lhe ajudar a se concentrar, aumentar a motivação, amenizar dores de cabeça e diminuir a depressão. Queimar incenso também ajuda a relaxar e a se sentir menos estressado. [6]
  4. Incensos enchem o cômodo com fumaça aromática, que, por sua vez, é inalada por você. Estudos revelam que essa inspiração diária pode levar ao câncer de pulmão. [7]
  5. A fumaça advinda do uso intensivo de incensos pode deteriorar a qualidade do ar de sua casa, contribuindo com o aparecimento de problemas como asma, dores de cabeça e outras doenças respiratórias. Além disso, ela pode irritar os olhos, o nariz, os pulmões e a garganta. [8]
    Publicidade

Dicas

  • Você pode acender quantos bastões quiser ao mesmo tempo, mas um costuma ser suficiente para preencher um cômodo por completo.
  • O incenso dura por aproximadamente 20 a 30 minutos.
  • Se não planeja queimar todo o bastão, mergulhe a ponta dele em água para garantir que ele esteja apagado.
  • Se não está certo quanto ao tipo de incenso que deve comprar, pergunte a um funcionário da loja quais são os produtos mais populares, e faça uma seleção de diferentes bastões individuais. Experimente-os um de cada vez até encontrar aquele que mais o agrada.
Publicidade

Avisos

  • Mantenha o incenso em uso longe de áreas com muita corrente de ar ou de onde ele possa ser arrastado.
  • Jamais deixe de observar o incenso em uso.
  • Faça uso de uma boa ventilação de ar. O excesso da fumaça do incenso pode causar dores de cabeça.
  • Mantenha o incensário sobre uma superfície plana e resistente ao calor, a fim de diminuir os riscos de incêndio caso ele seja derrubado ou se as cinzas voarem para longe.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Incenso.
  • Incensário.
  • Fósforos ou isqueiro.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 216 557 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade