PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Os narcisistas são manipuladores, arrogantes e prepotentes. É um transtorno de personalidade com traços bastante definidos. Existem várias estratégias que essas pessoas usam para se desvencilhar de críticas, menosprezar os outros ou até fazer com que eles duvidem da própria noção da realidade. Se isso acontecer com você, tente o possível para não "pagar na mesma moeda": esta é justamente a reação que o narcisista espera! Leia as dicas deste artigo e aprenda a lidar com os portadores dessa patologia!

1

O narcisista precisa ser questionado.

PDF download Baixe em PDF
  1. Por mais que você tenha vontade de se defender das acusações absurdas da pessoa, lembre-se de que é isso que ela espera. Não caia na cilada! É muito melhor pensar em uma resposta simples, direta e que deixe claro que você não está para brincadeira. Por exemplo: [1]
    • Se a pessoa acusar você de não estar nem aí para ela, diga "Eu me importo muito com você. Se você não vê isso, não posso fazer nada" ou "Eu me importo com você, sim. Sinto muito que você ache que não".
    • Se um colega de trabalho narcisista acusar você de não fazer seu serviço, responda com "Não acho que as coisas são bem assim" ou "Eu faço meu serviço. No seu lugar, eu prestaria mais atenção no seu trabalho".
    • Se um parente acusar você de nunca dar sinal de vida, diga "Te mandei mensagem semana passada. Você não respondeu. Não tem muito o que dizer" ou "Não fico calculando quantas vezes mando mensagem ou ligo para as pessoas, mas lembro que te mandei algo mês passado. Você também pode vir atrás de mim, tá?".
    Publicidade
2

Não negocie e nem discuta com um narcisista.

PDF download Baixe em PDF
  1. A pessoa quer mesmo é arranjar confusão — e provavelmente vai ter uma resposta na ponta da língua para tudo que você disser. Lembre-se que é um dos traços da personalidade dele! Nem tente discutir! Você só vai estar mordendo a isca. Nenhum narcisista se contenta em "só" fazer acusações quando percebe que está conseguindo o que tanto queria. [2] Veja algumas frases interessantes para dizer aqui:
    • "Sinto muito que a gente não concorda nesse assunto."
    • "Que pena que você pensa isso."
    • "Esse assunto tá fora de questão. Não vou falar bater boca com você."
    • "Bem, cada um pensa o que quer."
    • "Você pode pensar isso, mas guarde sua opinião pra si mesmo."
3

Retome o foco da conversa se o narcisista tentar mudar de assunto.

PDF download Baixe em PDF
  1. Muitos dos que sofrem dessa patologia fazem acusações mirabolantes quando eles mesmos são acusados de algo por terceiros. Este é outro traço comum dessa condição mental. Se isso acontecer entre você e a pessoa, não a deixe mudar o rumo da conversa. Ela pode estar projetando a própria responsabilidade — e, se perceber sua reação, acabará insistindo ainda mais. Por exemplo: [3]
    • Se um amigo jogou você para escanteio, e você falou do assunto, pode ser que ele diga algo como "Bem, eu finjo que não tô nem aí pra você porque sei que você não tá nem aí pra mim". Nesse caso, responda com "Podemos falar sobre o assunto depois, mas vamos manter o foco aqui. Você precisa parar de me criticar assim".
    • Se um colega de trabalho acusar você de não fazer seu serviço só porque você perguntou por que ele não terminou um relatório importante, diga "Você pode pensar isso à vontade. Direito seu. Mas não muda o fato de que eu preciso do seu relatório pra trabalhar".
    • Quanto mais você se afundar no debate, mais o narcisista vai ficar satisfeito.
    Publicidade
4

Mantenha a calma (na medida do possível).

PDF download Baixe em PDF
  1. Tente se controlar, não importa o que ele fizer — comentários maldosos, novas acusações etc. Não dê à pessoa o que ela quer e, com o tempo, ela vai acabar entendendo que não adianta agir assim: é melhor mudar de comportamento com você. [4]
    • Fale com a pessoa usando um tom de voz calmo. Isto vai deixar ainda mais óbvio que você não está mordendo a isca.
    • Você não é obrigado a engolir as provocações de ninguém. Por mais difícil que seja manter a calma, isso ainda é melhor do que perder as estribeiras com a pessoa.
    • Não perca a calma nem se você e a pessoa estiverem a sós. Caso estejam em público, a tentação pode ficar ainda maior. Mesmo assim, não se esqueça: o narcisista vai se afundar sozinho se você não cair na dele.
5

Imponha um limite de convivência específico.

PDF download Baixe em PDF
  1. Defina uma regra clara de como você aceita ser tratado, principalmente se não puder tirar o narcisista de vez da sua vida ou se o comportamento dele for muito frustrante. Diga que não vai aceitar esse tipo de atitude, explicando em seguida o que vai acontecer se ele não cooperar. [5] Veja exemplos:
    • "Não vou mais tolerar suas acusações de que eu não tô nem aí pra você. Você sabe o que eu sinto. Se continuar reclamando e dizendo que eu sou frio e distante, nossa relação termina aqui."
    • "Não aceito mais você fazer comentários do meu trabalho. Você tem seu serviço, eu tenho o meu. Se continuar me criticando assim nas reuniões, vou acionar o RH."
    • "Não tenho interesse em ficar marcando quem vai atrás de quem. Se você continuar reclamando que eu não dou sinal de vida, vou parar de ter qualquer tipo de contato com você."
    Publicidade
6

Reforce as consequências de a pessoa desrespeitar seus limites.

PDF download Baixe em PDF
  1. O certo é você impor aquelas regras que criou antes! Do contrário, o narcisista vai achar que pode continuar agindo assim... A ponto de fazer ainda mais acusações infundadas. Por exemplo: se você disse que não iria mais mandar mensagem, não mande; se disse que iria parar de sair com ele, não saia mais. É difícil, mas é a melhor decisão para não ter que continuar lidando com um comportamento tão tóxico. O narcisismo é também uma patologia de apego, então esse comportamento o acertará em cheio! [6]
    • No futuro, talvez dê para aliviar a barra e repensar no seu relacionamento com a pessoa — desde que ela entenda o recado. Por outro lado, fica muito mais difícil ver mudanças positivas se ela achar que você não tem pulso firme para se afastar de verdade.
7

Não aceite nenhuma culpa.

PDF download Baixe em PDF
  1. Uma das estratégias que eles mais gostam de usar é confundir a percepção que suas vítimas têm da realidade. Nunca duvide da sua sanidade! Se a pessoa acusar você de algo que não fez, nunca se deixe sentir culpado e pedir desculpas. [7]
    • Por exemplo: quando um narcisista faz algo errado, ele pode dizer "Ah, não fiz isso. Acho que você tá enganado". Em seguida, talvez até tente inverter as coisas e falar que a culpa é sua.
    • Embora nem sempre seja uma boa ideia reagir a acusações de um narcisista com uma lista de fatos, isso pelo menos vai ajudá-lo a encarar o que está acontecendo de forma objetiva. Por exemplo: se a pessoa disser que você não liga para ninguém, liste as coisas que fez nesse último ano pelos outros (incluindo ela).
    Publicidade
8

Afaste-se do narcisista se você precisar de espaço.

PDF download Baixe em PDF
  1. Muitos narcisistas forçam a barra e se recusam a dar um "respiro" aos outros. Se você se sentir sobrecarregado ou precisar de um tempo, não tenha medo de bloquear a pessoa nas mídias sociais, evitar os lugares que ela frequenta etc. Tente não interagir de forma nenhuma enquanto você não se sentir preparado. [8]
    • Esta não é uma boa solução em longo prazo caso você pretenda manter a pessoa na sua vida. Até dá para pedir espaço de vez em quando, mas não exagere na frequência — para não parecer que está fugindo de qualquer conflito. [9]
9

Peça ajuda a alguém quando o narcisista acusar você em público.

PDF download Baixe em PDF
  1. Muitos pessoas com esse traço de personalidade fazem acusações em público justamente para provocar reações em suas vítimas. Se você mantiver a calma, mas a pessoa continuar insistindo, peça ajuda a alguém de confiança. Contar com um sistema de apoio assim faz toda a diferença. [10]
    • Você pode recorrer a um amigo próximo e pedir algo como "O Júnior não para de me criticar. Não sei se você percebeu, mas eu posso acabar dizendo alguma coisa da próxima vez que a gente sair. Só queria te avisar."
    • Se o narcisista é seu parente, converse com outra pessoa da família — que seja mais calma e racional — e peça uma forcinha no próximo almoço e domingo.
    • Se você tem um amigo próximo no trabalho, peça ajuda a ele para se defender de um colega insuportável.
    Publicidade
10

Pegue a pessoa de surpresa com sua educação.

PDF download Baixe em PDF
  1. Caso essa pessoa seja um chefe, parente ou outro alguém em posição de poder, fica mais difícil reagir com algumas das dicas acima. Nessas horas, use afirmações positivas quando você for conversar com ela. Como ela provavelmente quer arranjar confusão, vai ficar desnorteada se sua reação for tão inesperada assim. Veja exemplos: [11]
    • Se um amigo seu é muito crítico, responda com "Eu gosto de você, e sinto muito se parece que não. Você é um bom amigo. Vou tentar mudar".
    • Se sua mãe vive acusando você de não ligar ou mandar mensagem, responda com "A senhora tá certa. Sempre te vejo on-line, mas nunca tenho tempo. Vou aparecer com mais frequência".
    • Se um colega de trabalho acusar você de pisar na bola, diga "Eu sei que erro de vez em quando. Não consigo acertar sempre, que nem você. Mas tô dando o meu melhor".
11

Cuide do seu bem-estar.

PDF download Baixe em PDF
  1. Continue dedicando seu tempo aos relacionamentos positivos da sua vida, mas também à sua saúde (física, emocional e mental). Acima de tudo, não se culpe de nada . Embora as coisas nem sempre sejam simples, ainda é importante reconhecer que os problemas da pessoa não têm nada a ver com você. Veja só: [12]
    • Se você tem um amigo complicado, não há nada de errado em mandar mensagem para ele da próxima vez que a turma for sair para comer.
    • Se o narcisista atrapalha até as reuniões de família, é direito seu faltar a um ou dois almoços para se resguardar.
    • Se você lida com a pessoa no trabalho, faça coisas interessantes nas horas de folga para não ficar pensando nela.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 3 518 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade