Baixe em PDF Baixe em PDF

Você quer compartilhar seu dia especial com as pessoas importantes da sua vida, mas uma delas recusou seu convite de casamento. Como lidar com esse tipo de coisa? Neste artigo, listamos 11 formas maduras de reagir de acordo com a situação. Também falamos de quando vale a pena investigar os motivos que a pessoa tem para faltar à festa. Leia o passo a passo abaixo e fique com a consciência tranquila!

1

Presuma que a pessoa tem um bom motivo.

Baixe em PDF
  1. Por mais que pareça um tipo de "ataque", as pessoas podem recusar convites de casamento por uma série de motivos diferentes. É normal você querer saber por que aquele seu amigo ou parente disse que não iria à cerimônia ou festa, mas às vezes vale mais a pena entender que pode haver uma boa justificativa por trás disso. [1]
    • Pode ser que a pessoa tenha outros planos inadiáveis, como uma viagem marcada com a família ou um evento do trabalho.
    • Se ela não vive perto de você, talvez não consiga separar um tempo para viajar e comparecer ao casamento.
    • Existe até a possibilidade de haver um motivo de saúde. Por exemplo: se a pessoa tem que fazer uma cirurgia ou está com suspeita de covid, é natural que ela não vá ao casamento.
    • Por fim, há a chance de ser uma questão financeira. Isto é coisa séria, ainda mais se o casamento vai ser em um lugar diferente ou a pessoa não tenha condições de dar um presente extravagante.
    Publicidade
2

Aceite a justificativa (se a pessoa der uma).

Baixe em PDF
  1. Pode acontecer, por exemplo, que você sinta que essa explicação não basta. Isto é natural, ainda mais considerando que seu casamento é algo importante na sua vida. Mesmo assim, tente respeitar a resposta da pessoa e deixar o assunto para lá. [2]
    • Apesar de parecer falta de educação, a pessoa não é obrigada a explicar por que não vai ao casamento. Cada um pode decidir o que faz. Mesmo se você achar que a explicação dela é válida, tente não ligar muito para o assunto.
3

Agradeça à pessoa pelo aviso.

Baixe em PDF
  1. Sabe o que é pior do que ouvir que aquele seu amigo ou parente não vem ao seu casamento? Não ouvir nada . O fato de que essa pessoa está se explicando é um grande sinal de respeito e amor (mesmo que a sensação no momento seja péssima), então faça o possível para agradecer. [3]
    • Você pode dizer "Ah, que pena. Mas eu entendo. Obrigado por me avisar" ou "Obrigado por me avisar com antecedência. Que pena que você não vai conseguir!".
    • Se a pessoa recusou o convite, mas não disse nada, fique na sua. Qualquer coisa que você disser neste momento pode ter um toque passivo-agressivo.
    Publicidade
4

Diga à pessoa que ela vai fazer falta no casamento.

Baixe em PDF
  1. Fazer isso mostra que você não está magoado — e é ótimo, sobretudo se sua intenção é continuar tendo uma boa relação com ela no futuro. É direito seu ficar um pouco chateado, lembre-se de que a intenção dela não é causar nenhuma decepção. Seja compreensivo! [4]
    • Você pode falar "Vamos sentir sua falta. Mas quero te ver logo!" ou "Queria você lá, mas sei que essas coisas acontecem. Vou pensar em você!".
5

Tente deixar para lá se você e a pessoa não são tão próximos.

Baixe em PDF
  1. Uma mensagem rápida de agradecimento e lamento é suficiente caso a pessoa não seja tão próxima assim. Ela já disse que não consegue comparecer, então talvez nem seja de bom tom querer saber mais. Não se deixe tomar por nenhuma reação emocional. [5]
    Publicidade
6

Pergunte o motivo se a pessoa é sua amiga ou parente.

Baixe em PDF
  1. No geral, não é de bom tom perguntar por que alguém recusou o convite do casamento — a menos que vocês tenham alguma proximidade e possam ser francos um com o outro. Mande mensagem ou ligue para a pessoa e seja honesto quanto ao que você está sentindo. [6] Veja exemplos:
    • "Ah, que chato. Eu estava contando com a sua presença. Se importa de me dizer por que você não vai?".
    • "Eu fiz alguma coisa para você não querer ir? Você é uma das minhas melhores amigas, então eu queria muito a sua presença."
7

Seja franco se você estiver magoado.

Baixe em PDF
  1. É normal perder um pouco do sono por uma coisa dessas — e pode ser que a melhor atitude seja explicar à pessoa o que você está sentindo. Só não se esqueça de não insistir caso ela se recuse a explicar por que não vai ao casamento. [7] Exemplos do que falar:
    • "Fico um pouco magoado com isso. Sei que é injusto pedir, mas quero muito que você vá se conseguir."
    • "Sei que não nos vemos há um tempo, mas vai ser péssimo não ter você no meu casamento. Não dá para fazer um esforço?"
    Publicidade
8

Tente chegar a um meio-termo caso o problema seja de ordem prática.

Baixe em PDF
  1. Se necessário, abra uma exceção para ela! Por exemplo: caso ela não consiga ninguém para cuidar do recém-nascido que tem em casa, deixe-a levar a criança; caso precise pegar um voo na mesma noite do casamento, fale que não há problema se ela sair mais cedo. Quem sabe a pessoa até não muda de ideia ao ver essa sua disposição para negociar? [8]
    • Elabore a ideia como uma opção em potencial, não uma solução definitiva. Por exemplo: falar coisas como "Ah, se você quer trazer alguém, pode trazer. Resolvemos o problema!" soa presunçoso.
    • É melhor dizer "Eu entendo que você não conhece ninguém lá e ficaria um pouco isolado. E se você pudesse levar um convidado?".
9

Deixe para lá se a pessoa for irredutível.

Baixe em PDF
  1. Por mais que seja triste saber que um amigo ou parente importante não vai ao seu casamento, no fim das contas as suas opções são bastante limitadas. Nesse caso, tente deixar essa decepção para lá e concentre-se no que importa de verdade. Se a pessoa não vai fazer um esforço, que pena... Para ela. [9]
    • Seja como for, é bom se lembrar de que a pessoa poderia simplesmente faltar ao seu casamento sem nenhuma explicação ou inventar alguma emergência mentirosa para não comparecer.
    • Avisar você é um gesto legal por parte dela, mesmo que no momento não pareça.
    Publicidade
11

Aceite que é normal ficar um pouco magoado.

Baixe em PDF
  1. A recusa ao convite pode ser um balde de água fria, então faz sentido ficar chateado. Não dá para controlar esse tipo de coisa — o que não ameniza o impacto, claro. Desabafe sobre o assunto com sua noiva (ou seu noivo), chore o que tiver que chorar e faça tudo que for necessário para se sentir melhor. [11]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 4 822 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade