Ser ignorado por alguém é sempre uma experiência dolorosa, e tentar decidir como agir nesse tipo de situação pode ser bastante confuso, especialmente quando não sabemos se estamos sendo ignorados deliberadamente ou sem querer. Para saber qual atitude você deverá tomar, considere se a pessoa em questão o ignora regularmente e qual o estilo de comunicação dela. Compreender por que os outros o ignoram vai ajudá-lo a reagir de forma saudável e proativa.
Passos
-
Pergunte-se por que a pessoa pode estar agindo desta forma. [1] X Fonte de pesquisa Talvez ela esteja ignorando você sem querer, ou talvez esteja agindo assim intencionalmente. Pense na última vez em que conversou com ela — ela estava com raiva ou foi hostil com você? Você disse alguma coisa que poderia tê-la ofendido? Em caso afirmativo, é provável que ela ainda esteja remoendo o que quer que tenha acontecido. Do contrário, se vocês se divertiram muito na última vez em que se viram, é provável que alguma outra coisa esteja fazendo com que ela o ignore sem nem perceber. Talvez ela esteja muito ocupada estudando para uma prova ou completamente envolvida com uma nova paixão.
-
Converse com uma terceira pessoa e pergunte se ela sabe por que isso está acontecendo. Caso você esteja sendo ignorado por um amigo ou colega de trabalho, pergunte a um amigo ou colega em comum se ele faz alguma ideia do que pode estar acontecendo. Talvez ele consiga identificar ou explicar por que a pessoa está agindo assim. Talvez você a tenha chateado sem perceber, mas em vez de comunicar isso diretamente, ela simplesmente tenha decidido ignorá-lo para evitar um conflito ainda maior. Uma terceira pessoa poderá ser capaz de analisar a situação de forma mais objetiva e ajudá-lo a descobrir o que realmente está acontecendo.
-
Pergunte o motivo diretamente. Confronte a pessoa que o ignora e peça para conversar com ela em particular e, em um lugar tranquilo e privado, diga calmamente: "Queria saber o porquê de você andar me ignorando". Apresente evidências de que você tem sido ignorado, como a pessoa não retornar suas ligações ou e-mails, ou não responder quando você fala com ela. Ouça a explicação com atenção. [2] X Fonte de pesquisaDICA DE ESPECIALISTACoach de RelacionamentosAmber Rosenberg é uma coach executiva, de vida e de carreira em San Francisco. Como proprietária da Pacific Life Coach, Amber tem 20 anos de experiência profissional e atuou em empresas, no ramo da tecnologia e em organizações sem fins lucrativos. Amber treinou no Coaches Training Institute e participa da International Coaching Federation (ICF).
O nosso especialista concorda: ser direto é sempre o melhor caminho. Quando acha que alguém o está ignorando, fale com ele. Tente falar de maneira contundente, mas sem ficar na defensiva; por exemplo: "Sinto que está me ignorando. Compreendi certo?" Fazê-lo permite que você passe uma mensagem, mas sempre sem deixar a outra pessoa na defensiva.
-
Identifique o comportamento manipulador. Talvez haja uma boa explicação para tudo isso se essa for a primeira vez que a pessoa em questão o ignora. No entanto, um amigo ou colega de trabalho poderá sentir algum tipo de satisfação com tal comportamento se ele ignora você ou outras pessoas constantemente. [3] X Fonte de pesquisa Ou talvez ele esteja usando o silêncio para conseguir um pedido de desculpas ou fazer com que você concorde com alguma exigência. Finalmente, ele também pode estar agindo assim para enfraquecê-lo: talvez ele diga algo como, "Se você realmente me conhecesse ou me amasse, não teria que perguntar por que estou o ignorando". Todos os exemplos anteriores apontam para uma personalidade narcisista que deverá ser identificada e não ter os desejos atendidos.Publicidade
-
Julgue as ações da pessoa. Digamos que você confronte a pessoa e ela responda que entende seu ponto de vista e, quem sabe, até peça desculpas por ter agido assim, mas depois volte a ignorá-lo. Nesse caso, você deverá entender que ela está não está sendo sincera e que na verdade não tem nenhuma intenção de manter um relacionamento positivo com você.
-
Aceite a decisão dela de se distanciar. [4] X Fonte de pesquisa Não continue insistindo para que ela peça desculpas por ignorá-lo, nem explicando várias vezes como tal comportamento faz você se sentir. Uma pessoa que o ignora consistentemente provavelmente está obtendo algum tipo de satisfação com esse comportamento. Não entre no jogo dela tentando resolver o problema várias vezes seguidas.
-
Não se culpe pelo comportamento da pessoa. [5] X Fonte de pesquisa Se alguém o ignora continuamente, mesmo depois de você ter tentado uma reconciliação, essa decisão é dele. Não se preocupe com as coisas que poderia ter dito ou feito de forma diferente para que a pessoa desse mais atenção a você ou ao seu ponto de vista.
-
Mantenha as portas abertas. Deixe que esse amigo ou familiar saiba que você está aberto a uma reconciliação: não desista dele. Algumas pessoas precisam confrontar os próprios problemas pessoais antes de conseguirem aprender a manter relacionamentos saudáveis. Demonstre que estará lá por ela se um dia ela precisar de ajuda ou quiser ajuda.Publicidade
-
Encare o problema como uma diferença de estilos de comunicação e deduza que a pessoa não está agindo assim por mal. Por exemplo, é provável que um parceiro amoroso esteja ignorando você para evitar que um conflito se torne maior e mais grave. Talvez ele precise de um pouco de espaço para respirar e queira permitir que vocês dois esfriem a cabeça por um tempo. Quando compreender a forma como seu parceiro encara esse comportamento, vocês será capaz de fazer as pazes com ele e de evitar que o conflito se torne mais sério.
-
Aceite seus sentimentos. Sempre dói quando somos ignoramos por alguém de quem gostamos, e talvez isso o deixe triste, irritado e frustrado. Não finja que está tudo bem se você estiver se sentindo mal [6] X Fonte de pesquisa , aceitar os próprios sentimentos é o primeiro passo para poder se expressar e mostrar à pessoa o quanto ela está sendo cruel.
-
Faça uso de uma conversa estruturada. Essas conversas são marcados para um determinado horário, possuem um propósito particular e um determinado conjunto de regras que proíbem coisas como gritos e ofensas. Em uma conversa estruturada, ambas as partes estarão preparadas para encarar o problema em questão e terão ensaiado seus argumentos básicos com antecedência. [7] X Fonte de pesquisa Sugerir uma conversa assim poderá ser útil se alguém estiver ignorando você devido a um ou mais problemas antigos que impeçam a pessoa de criar uma conexão emocional mais profunda.
-
Saia da zona de conforto. Tente adotar um estilo de comunicação diferente. Se você costuma se comunicar de forma "exaltada" em conflitos — gritando constantemente, ficando com raiva e tornando-se muito emotiva — pratique manter o controle no calor do momento. Caso adote uma comunicação mais "fria" durante os conflitos — ignorando a outra pessoa, abandonando a discussão para ter mais espaço e só tentando explicar seu ponto de vista depois de alguns minutos pensando no que responder — adicione mais imediatismo e emoção ao seu comportamento (mas não exagere e comece a gritar ou xingar).
-
Peça desculpa quando for necessário. Se no decorrer da explicação da pessoa você perceber que a magoou, explique que não teve a intenção e que está arrependido, mas seja firme quando estiver explicando como você também se sente magoado pela forma como foi ignorado. Caso sinta que precisa ser desculpado por alguma coisa, perdoe a pessoa por ignorá-lo e demonstre a esperança de que ela também possa perdoá-lo. [8] X Fonte de pesquisa
- Às vezes, é difícil entender por que as pessoas ficam chateadas com coisas aparentemente inocentes que fazemos ou falamos, mas peça desculpa mesmo que ela tenha um motivo fraco ou incompreensível para ignorá-lo.
Publicidade
Dicas
- Converse com a pessoa para resolver o problema se você estiver sendo ignorando e não souber o motivo.
- Muitas vezes, as pessoas ignoram alguém quando precisam de tempo e espaço para lidar com questões pessoais. Respeite a privacidade dela e tente não levar esse comportamento para o lado pessoal.
==WikiHows Relacionados==█* Eu-Sou-Uma-Pessoa-Simpática-Quiz █* Eu-Tenho-Problemas-Com-a-Raiva-Quiz █* Meu-Marido-é-Um-Narcisista-Quiz █* Qual-Cor-Representa-Minha-Verdadeira-Personalidade-Quiz █* De-Qual-Tipo-É-Minha-Personalidade-Quiz
- Como ignorar Insultos
- Como ignorar pessoas que você não quer mais por perto
- Como chegar a um consenso
Referências
- ↑ http://www.clarke.edu/page.aspx?id=3568
- ↑ http://www.clarke.edu/page.aspx?id=3568
- ↑ http://blogs.psychcentral.com/therapy-soup/2014/11/the-silent-treatment-and-what-you-can-do-to-stop-it-cold/
- ↑ http://www.clarke.edu/page.aspx?id=3568
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/romance-redux/201205/why-you-blame-yourself-bad-relationships-and-how-stop
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/pieces-mind/201204/understanding-validation-way-communicate-acceptance
- ↑ https://books.google.com/books?id=kVEiyrmDDJIC&lpg=PA180&ots=cjWs5BQkqV&dq=structured%20conversation%20relationships&pg=PA177#v=onepage&q&f=false
- ↑ http://psychcentral.com/blog/archives/2009/08/11/7-ways-to-give-an-apology-4-ways-to-accept-one/