Este artigo foi coescrito por Nancy Lin, PhD
. A Dra. Nancy Lin é Psicóloga e Proprietária da Go to Sleep San Diego, uma clínica particular para o tratamento de insônia, traumas, depressão e problemas relacionados. Também tem experiência em questões relacionadas à diversidade cultural na saúde mental. A Dra. Lin é formada em psicologia pela University of California, em Berkeley, e é Mestra em Antropologia Médica pela University of London, SOAS. É Doutora em Psicologia Clínica pela University of Massachusetts e completou sua residência e especialização no VA San Diego Healthcare System (VASDHS).
Há 10 referências
neste artigo. Você pode encontrá-las ao final da página.
Este artigo foi visualizado 2 945 vezes.
Algumas pessoas parecem ter um "dom" de tirar as outras do sério — e gostam de fazer ou falar coisas provocantes de propósito. Mas o que elas querem com isso? É simples: ver a explosão de raiva nos olhos de suas vítimas! [1] X Fonte de pesquisa A boa notícia é que você não tem que cair nessa cilada. Por mais que não dê para controlar as ações alheias, dá para regular as suas reações . Leia nosso passo a passo para conhecer as melhores táticas!
Passos
-
Lembre-se de que a pessoa quer tirar você do sério. Isto é uma tática de manipulação emocional na qual, muitas vezes, o "provocador" faz de tudo para assumir o papel de vítima. Quando você entender isso, vai ser mais fácil resistir às tentativas de qualquer pessoa de controlar suas emoções. [2] X Fonte de pesquisa Veja alguns exemplos de mau comportamento:
- Comentários maliciosos sobre suas habilidades ou capacidade.
- Comentários depreciativos sobre algo de que você gosta, como seu filme preferido.
- Ofensas disfarçadas de elogios.
- Comentários que façam você se sentir insignificante ou inconveniente.
Publicidade
-
A provocação é um tipo de manipulação psicológica ou emocional. A pessoa pode tentar manipular suas emoções dizendo ou fazendo coisas que ela sabe que tiram você do sério. Se você se deixar levar pela raiva, ela vai conseguir o que quer — e pode acusá-lo de ser desequilibrado, estar fora de controle ou até ser agressivo. Fique atento aos seguintes sinais: [3] X Fonte de pesquisa
- Se a pessoa acusar você de algo de repente ou trouxer à tona algo que aconteceu no passado, mas que já se resolveu.
- Se a pessoa bancar a vítima e disser que você sempre a ataca ou menospreza as ideias que ela tem.
- Se a pessoa fizer piadas ou comentários sarcásticos que ataquem seus pontos sensíveis.
- Se a pessoa focar possibilidades negativas ou julgar suas decisões.
- Se a pessoa interpretar erroneamente (e de propósito) algo que você disse ou fez.
-
Mostre à pessoa que você não vai ter a reação que ela espera. Gestos como sorrir e acenar com a cabeça indicam que você não está caindo na cilada do provocador, bem como abrem um espaço propício para controlar seus nervos.
- Isso também mostra à pessoa que ela não vai conseguir controlar sua resposta emocional. Sua força ajuda a reter esse poder!
Publicidade
-
Relaxe os músculos e deixe os braços dos lados do corpo. Às vezes, ações falam mais alto que palavras. Se você estiver cara a cara com a pessoa, mas com uma postura tensa — com músculos contraídos, por exemplo —, isso vai ser um dos principais indícios da sua irritação... Mesmo se conseguir se expressar com calma. Sendo assim, controlar a reação corpo também ajuda a regular a voz! [4] X Fonte Confiável Harvard Business Review Ir à fonte
- Também vale a pena dar um passo para trás, principalmente se você e a pessoa estiverem muito próximos. Dê um espaço a ela para indicar que não está interessado em discutir.
- Se suas palavras não corresponderem à sua linguagem corporal, a pessoa vai entender que conseguiu tirar você um pouco do sério (e continuar insistindo até piorar as coisas).
-
As pessoas que gostam de provocar as outras costumam dar uma trégua quando se sentem ouvidas. Esse comportamento pode ser indício de ciúmes ou mágoas, sentimentos que a pessoa não sabe muito bem expressar diretamente. Quando você mostrar empatia , ela vai se sentir ouvida e respeitada. Em geral, esta tática funciona se vocês estiverem discordando em algo. [5] X Fonte Confiável Harvard Business Review Ir à fonte Veja algumas coisas legais para dizer:
- "Te entendo."
- "Talvez você esteja certo."
- "Entendo o que você está dizendo" (depois, repita o que ela falou).
Publicidade
-
Dê à pessoa a oportunidade de expressar os próprios sentimentos. Às vezes, as pessoas provocam as outras porque acham que discutir é a única forma de elas expressarem seus pontos de vista. Você pode diminuir esse antagonismo ouvindo com atenção o que o provocador tem a dizer! Esta tática combina com a anterior, de demonstrar empatia. [6] X Fonte de pesquisa Veja algumas coisas legais para dizer:
- "Entendo que você discorda. Me diz o que faria."
- "Você pensa em um jeito melhor de resolver as coisas?".
- "Quero saber como você lidaria com a situação."
-
Faça perguntas abertas à pessoa para entender melhor o ponto de vista dela. Essa tática é excelente se você sentir que alguém está tentando provocar você para causar uma discussão sobre política ou uma questão de ordem social. Em vez de bater de frente com a pessoa, peça para ela explicar a própria perspectiva. Demonstre curiosidade sobre essa visão e tente encontrar pontos em comum com a sua. [7] X Fonte Confiável Harvard Business Review Ir à fonte
- Você pode dizer algo como "Me diz por que você concorda com esse ponto de vista".
- Se você tem curiosidade sobre a forma como ela coloca as próprias visões em prática, diga "Sempre tive interesse no assunto. Me diz o que isso quer dizer no seu dia a dia".
- Essa tática só funciona se você estiver curioso de verdade com a visão da pessoa. Se não for o caso, é melhor falar algo nas linhas de "Interessante. Preciso pensar um pouco nisso" e mudar de assunto.
Publicidade
-
Diga à pessoa o que você sente quando ouve os comentários dela. Às vezes, pode ser que você tenha a impressão de que a pessoa não estava fazendo nada de propósito. Se for o caso, diga isso a ela . Por outro lado, se ela sabia que isso iria magoar seus sentimentos, você vai ter a oportunidade de encerrar a conversa.
- Você não precisa entrar em detalhes. Por exemplo: diga "Olha, isso me magoou muito" ou "Não achei isso legal".
- Caso a pessoa insista para você se explicar melhor, é direito seu se recusar a continuar. Fale algo do tipo "Fiquei magoado. Só isso" ou "Não quero falar mais do assunto agora".
-
Encare a situação com um pouco de humor. Isto dá certo quando a pessoa faz elogios insinceros ou comentários que sempre caem como baldes d'água fria nos outros. Ela logo vai perceber que não consegue tirar você do sério tão fácil assim. [8] X Fonte de pesquisa
- "Obrigado pelo voto de confiança" é uma boa resposta que inclui um pouco de humor (e sarcasmo). Fale isso com um tom de voz alegre!
Publicidade
-
Use algo que a pessoa disse para mudar o rumo da conversa. Essa tática é excelente para lidar com pessoas que gostam de provocar — e, não por acaso, ela também é muito popular entre políticos. Em vez de falar diretamente do assunto, busque uma oportunidade de abordar outro tema. Isto é interessante quando, por exemplo, você não conseguir encerrar o papo (ou mesmo a relação) com a pessoa. [9] X Fonte Confiável Harvard Business Review Ir à fonte
- Se não der para você usar nenhuma deixa a partir do comentário dela, olhe para o lado como se tivesse acabado de se lembrar de algo. Em seguida, diga "Nossa! Quase esqueci de te contar..." seguido por uma fala aleatória.
- Não se preocupe se ficar muito óbvio que você está tentando mudar de assunto. A pessoa vai entender o recado de que você prefere falar de outras coisas.
-
Diga "Obrigado" e continue a conversa normalmente. Essa reação é ideal para quem faz elogios insinceros. Pode ser que a pessoa tente provocar você, mas veja que não está sendo bem-sucedida se parecer que você entendeu o que ela disse por uma ótica positiva. [10] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo: se aquela sua tia disser "Parabéns! Você finalmente conseguiu um emprego de verdade", responda com "Obrigado. Estou bem animado para começar!". Não há necessidade de defender seus empregos anteriores.
- Também dá para você falar "Obrigado por me dar sua perspectiva". Em seguida, deixe o assunto de lado (ou mude o tema da conversa). [11] X Fonte Confiável Harvard Business Review Ir à fonte
Publicidade
-
Às vezes, o silêncio é a melhor resposta. Se você estiver conversando com a pessoa cara a cara, opte pelo jeito mais elegante possível de não dar a ela a satisfação de reagir à provocação: saindo de perto. Caso vocês estejam conversando pela internet, é só não responder mais. Feche o bate-papo ou até bloqueie a pessoa (se não quiser mais nenhum contato com ela). [12] X Fonte de pesquisa
- Se você estranhar a ideia de sair de perto sem falar nada, diga "Bom, depois dessa eu até vou embora".
- Ou fale "Não quero entrar nesse assunto. Tenha um bom dia".
-
Tentativas repetidas de provocação são indícios de bullying. Peça ajuda! Amigos e colegas de confiança podem dar uma força para você lidar com o problema. Além disso, esse apoio é capaz de deixar a situação mais leve. Se você é criança, fale com seus pais ou um adulto próximo sobre o que está acontecendo. [13] X Fonte de pesquisa
- Se alguma pessoa estiver provocando você pela internet, bloqueie-a para não ter nenhum contato com ela mais. Caso isso aconteça pelas mídias sociais, denuncie o perfil à plataforma.
- Lembre-se de que você nunca precisa enfrentar essas situações sozinho. Se a pessoa estiver incomodando você, ela provavelmente está fazendo isso com outros — e vai continuar até que alguém dê um basta no comportamento.
Publicidade
WikiHows Relacionados
Referências
- ↑ https://www.safeworkers.co.uk/employee-relations/avoiding-the-bait-at-work/
- ↑ https://www.safeworkers.co.uk/employee-relations/avoiding-the-bait-at-work/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/communication-success/201510/14-signs-psychological-and-emotional-manipulation
- ↑ https://hbr.org/2017/06/how-to-de-escalate-an-argument-with-a-coworker
- ↑ https://hbr.org/2017/06/how-to-de-escalate-an-argument-with-a-coworker
- ↑ https://www.hprc-online.org/social-fitness/relationship-building/avoid-argument-traps
- ↑ https://hbr.org/2017/06/how-to-de-escalate-an-argument-with-a-coworker
- ↑ https://www.inc.com/amy-morin/5-best-ways-to-respond-to-backhanded-compliments.html
- ↑ https://hbr.org/2011/02/arguing-is-pointless.html
Sobre este guia wikiHow
Este artigo foi útil?
Artigos Relacionados
Inscreva-se na Newsletter Gratuita do wikiHow!
Receba tutoriais úteis em seu email semanalmente!
Inscreva-me!