Baixe em PDF Baixe em PDF

O convite para voltar a sair com um ex-namorado poderá confrontá-la com uma dúvida inesperada. Talvez estivesse mais do que feliz com o final desse namoro, ou talvez tenha sentido um pouco de saudade — independentemente da situação e dos sentimentos atuais ou passados, tenha em mente que fazer esse convite não deve ter sido fácil para a outra pessoa, afinal, vocês dois viveram uma história juntos. O mais importante agora é fazer o que é certo para si mesma, além de ser gentil com seu ex-namorado (se isso for possível).

Parte 1
Parte 1 de 3:

Descobrindo o que você quer

Baixe em PDF
  1. Seguir a intuição é uma atitude importante quando o assunto é o amor, particularmente quando precisamos decidir se queremos ou não dar uma segunda chance para alguém. Antes de tomar uma decisão, avalie suas emoções com relação à pessoa e à situação, e tente determinar como se sente.
    • Não faça pouco caso se seus instintos a deixarem desconfortável com a situação — reacender uma velha chama pode ser um processo muito trabalhoso, portanto, não assuma esse compromisso se seu coração estiver pedindo cautela.
    • Identificar os próprios sentimentos sem reservar algum tempo para tal análise poderá ser difícil, portanto, passe algum tempo em um ambiente silencioso e tente detectar o primeiro instinto quando o assunto é o convite do seu ex-namorado — o que essa intuição está dizendo? Você se sente triste, feliz, deprimida, mal-humorada, animada ou entusiasmada? Independentemente da resposta, não ignore seus instintos. Talvez o relacionamento mereça uma segunda chance se sua intuição é positiva, do contrário, talvez você simplesmente precise recusar a oferta educadamente e seguir em frente.
  2. Tome algum tempo para pensar no que aconteceu entre vocês no passado — quando terminaram o namoro? Como se sente em relação a essa pessoa agora? Como se sentia quando ainda estavam juntos? Os casais se separam por milhares de razões diferentes, portanto, pense nas razões do seu término e determine como se sente a respeito. [1]
    • O mais importante é refletir, de maneira realista, sobre o que realmente aconteceu entre vocês dois, e avaliar seus sentimentos em relação à situação.
  3. Toda separação tem uma causa subjacente, portanto, pense no motivo do término e determine se a situação ainda é a mesma — as circunstâncias mudaram o suficiente para que o relacionamento tenha mais chances de dar certo desta vez? [2]
    • Por exemplo, talvez os dois não tivessem tempo suficiente um para o outro, mas agora você tem mais tempo livre porque conseguiu um novo emprego, logo, acredita que a relação possa dar certo. Ou talvez seu ex-namorado tenha sido infiel e, nesse caso, você teria que refletir se realmente conseguirá seguir em frente e voltar a confiar nessa pessoa.
  4. Permanecer no momento presente é importante, mas você também deverá refletir sobre o que quer da vida daqui para frente, e determinar se esse ex-namorado se encaixa ou não nos seus planos futuros. Tome a decisão mais adequada para você, e não para o outro — pense com cuidado sobre os passos que pretende dar na vida, e avalie se seu ex é a pessoa certa para acompanhá-la nessa jornada. [3]
    • Você consegue imaginar essa pessoa na sua vida para sempre? Pretende estudar em outra cidade ou país? Seu ex-namorado aceitaria isso? Essas são algumas das perguntas que precisam ser feitas.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Conversando sobre a questão

Baixe em PDF
  1. Independentemente se decidiu ou não reatar, você precisará ter certeza de que os dois compreendem muito bem o que aconteceu, e os motivos da separação — portanto, não se apresse para tomar conclusões precipitadas. [4]
    • Escolha um lugar tranquilo, onde outras pessoas não possam ouvir a conversa — do contrário, você poderia acabar ficando nervosa ou sem jeito.
  2. Perdoar e seguir em frente é muito importante quando temos problemas de relacionamento, mas vocês dois não deverão ser um casal se os problemas do passado ainda estiverem presentes. [5]
    • Caso ainda esteja chateada com alguma coisa que aconteceu no passado e sinta que não está pronta para tentar reatar, deixe o motivo do término bem claro e expresse seu medo de que a situação se repita novamente.
  3. Caso perdoe seu ex-namorado e decida seguir em frente com o relacionamento, você precisará comunicar suas expectativas — do contrário, as coisas poderão acabar do mesmo jeito. [6]
    • Explique como espera que as coisas sejam diferentes daqui para frente, sendo bastante clara ao expressar seus sentimentos.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Tomando uma decisão

Baixe em PDF
  1. Lembre-se de que, fazendo isso, você precisará deixar o passado para trás e se concentrar no futuro dos dois — talvez seja uma boa levar as coisas com calma, como se estivessem começando a namorar pela primeira vez.
    • Se decidiu dar outra chance para o relacionamento, faça questão de deixar seu ponto de vista bem claro. A clareza é muito importante porque talvez seu ex-namorado faça suposições sobre o que você sente, principalmente quando o assunto são os sentimentos que tem por ele. Além disso, a honestidade é fundamental em qualquer relacionamento.
  2. Caso não queira dar outra chance, você poderá responder com um simples "não", sem oferecer nenhuma explicação, mas é importante que a resposta seja direta — isso poupará o constrangimento de ter que recusar um novo convite.
    • Talvez você precise ser mais firme na hora de responder se uma resposta breve não for suficiente. Nesse caso, tente dizer algo como: “Eu aprecio seus sentimentos, mas não estou interessada em tentar novamente. Por favor, pare de insistir".
    • O mais importante aqui é pensar no melhor para você, portanto, elimine o contato se a insistência do seu namorado começar a deixá-la desconfortável — bloqueie o número da pessoa no seu telefone para que ela não possa telefonar ou enviar mensagens, bloqueie o usuário dela no Facebook e no Gmail, e desfaça a amizade em todas as redes sociais.
    • Diga que você vai entrar em contato com a polícia se ele não parar de assediá-la.
  3. Independentemente da sua decisão, tome algum tempo para entrar com calma na nova situação, não importa se é um relacionamento com seu ex-namorado ou a vida de solteira. Não espere voltar diretamente para o estágio em que o relacionamento foi deixado — talvez vocês precisem trabalhar juntos para superar problemas de confiança e de distanciamento. [7]
    • Dê-se tempo para se acostumar à vida definitiva de solteira, ou ao novo relacionamento com essa pessoa. Essas coisas levam tempo, portanto, não pegue pesado demais consigo mesma se você precisar de mais tempo para se acostumar ou se recuperar.
    Publicidade

Dicas

  • Caso ele tenha tomado a iniciativa de terminar o namoro, mas agora se deu conta do que perdeu, tente bancar a difícil por algum tempo para decidir se também quer reatar — do contrário, seu ex-namorado vai achar que tem controle sobre a situação e que pode reconquistá-la sempre que quiser, sem nenhum esforço necessário. Portanto, não diga "sim" imediatamente.
  • Recusar o convite não necessariamente significa que vocês não possam ser amigos.
Publicidade

Avisos

  • Caso tenha chorado por vários dias porque seu ex terminou o namoro, pense na forma como se sentiu e compreenda que isso poderá acontecer novamente, mesmo que você ainda goste dele.
  • O fato de que duas pessoas ainda nutrem sentimentos uma pela outra não necessariamente significa que uma nova tentativa vá funcionar — vá em frente se achar que é o certo para você, mas não espere resultados imediatos. Prepare-se para trabalhar nos problemas do relacionamento, do contrário, as coisas vão terminar mal novamente.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 49 495 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade