Baixe em PDF Baixe em PDF

Como é maravilhoso quando Deus promete dar poder a um indivíduo! Imagine só: o Todo Poderoso, que criou todo o universo, dando poder a nós , meros mortais.

1 Coríntios 4:20 traz: "Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder".

Leia este artigo para entender essa promessa simples, mas profunda.

  1. Elas estão em Lucas 24:49 ("E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder") e em Atos 1:8 ("Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra").
  2. Preste atenção ao versículo em que Lucas associa poder à "promessa do meu Pai (Jesus)" e àquela em Atos, que associa poder à chegada do Espírito Santo .
  3. Nesses versículos, Jesus identificou a promessa do Pai como batismo do Espírito Santo — para que nó conseguíssemos entender que esse "poder" vem da mesma origem: o batismo (a chegada) do Espírito. Em Atos 2:4, os discípulos recebem o poder quando recebem também o Espírito Santo em si (e, nesse momento, começam a falar em línguas ). Por fim, em Atos 2:38, por sua vez, Pedro conta como é possível receber esse poder.
  4. Busque mais informações sobre como receber esse poder, o Espírito Santo, e como é possível recebê-lo de acordo com a Bíblia . Depois, comece a usá-lo para glorificar a Deus e atrair pessoas a Ele.
  5. Entenda que, quando uma pessoa recebe o Espírito Santo, ela adentra algo tão significativo que vai além da compreensão humana. O sonho de todo bom cristão é ver todas as pessoas que Deus criou entenderem o amor de Cristo — e quão infinito ele é. Esse amor é incompreensível no momento, mas oremos para que não seja para sempre. Assim, todos vão se preencher com o que Deus preparou para a humanidade (que, diga-se de passagem, vai muito além do que muitos imaginam). Leia Efésios 3:18-20.
  6. . João 14:12 traz "Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai", enquanto Efésios 3:20 proclama "Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera".
  7. Atos 1:8 conta "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra", enquanto 1 Coríntios 2:4 traz "E a minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder".
  8. Romanos 15:13 afirma "Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo", enquanto 2 Timóteo 1:7 traz "Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação".
  9. João 2:23 traz "E, estando ele em Jerusalém pela páscoa, durante a festa, muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome"; já Atos 8:6 diz "E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia"; 1 Tessalonicenses 1:5 , por sua vez, traz "Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós".
  10. Romanos 1:16 relata "Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego", enquanto 1 Coríntios 1:18 conta "Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus".
    • O poder não confere autoridade sobre as outras pessoas (leia Mateus 20:25-28 ).
    • Ele só deve ser usado para espalhar e glorificar o nome de Jesus, e nunca para obtenção de glória pessoal (leia João 7:18 e 2 Coríntios 10:17-18 ).
    • Além disso, quem dota do poder não é mais importante que os outros. "Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado" ( Lucas 14:11 ).
    • Receber o poder não é uma desculpa para fazer o que é errado, e sim um motivo para fazer o que é certo. "Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" ( Filipenses 4:13 ; leia também Filipenses 4:8 ).
    Publicidade

Dicas

  • Embora todos que recebam o Espírito Santo recebam também poder, muitos ainda têm que seguir esta máxima: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á" (leia Mateus 7:7 ).

  • O poder de Deus tem diversos aspectos:
    • Curar os enfermos:
      • João 14:12: Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.
      • Efésios 3:20: Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera...
    • Espalhar a palavra de Deus:
      • Atos 1:8: Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
      • 1 Coríntios 2:4: E a minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder.
    • Regozijar no Espírito:
      • Romanos 15:13: Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo.
      • 2 Timóteo 1:7: Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.
    • Testemunhar a presença de Jesus e atrair pessoas a Deus:
      • João 2:23: E, estando ele em Jerusalém pela páscoa, durante a festa, muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome.
      • Atos 8:6: E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia.
      • 1 Tessalonicenses 1:5: Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós.
    • Testemunhar a salvação:
      • Romanos 1:16: Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.
      • 1 Coríntios 1:18: Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
Publicidade

Avisos

  • Esse poder não dá autoridade sobre outras pessoas (leia Mateus 20:25-28 ).
  • Só use o poder para espalhar e glorificar o nome de Jesus, e nunca para obter glória pessoal (leia João 7:18 e 2 Coríntios 10:17-18 ).
  • O poder também não torna quem o dota mais importante do que as outras pessoas. Jesus disse que "qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado" ( Lucas 14:11 ).
  • É perceptível quando pessoa recebe o poder de Deus. Portanto, não acredite em todo mundo que disser que também recebeu, mas que não tem sinais que mostrem isso (leia Romanos 1:16-19 ).
  • Há aqueles que negam que o poder de Deus ainda exista. A Bíblia diz que devemos evitar pessoas assim (leia 2 Timóteo 3:5 ), mas que ainda temos que orar para que mudem de ideia (leia 2 Timóteo 2:25 ).
  • Receber o poder de Deus não é uma desculpa para fazer coisas erradas, e sim certas. "Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" ( Filipenses 4:13 ; leia também Filipenses 4:8 ).
Publicidade

Materiais Necessários

  • Atitude e disposição.
  • Bíblia Sagrada (para consultar quando necessário).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 44 074 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade