PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

As hemorroidas são veias inflamadas, inchadas ou dilatadas, localizadas no reto ou no ânus, que causam dor ou prurido. Muitas pessoas (tanto homens quanto mulheres) desenvolvem a condição durante a vida, mas é apenas quando incham é que elas são percebidas, já que causam transtornos. Ao saber os sintomas e as causas da condição, será possível detectá-la rapidamente e tratá-la em casa; em situações mais graves, será necessário tratamento médico especializado. Continue lendo para aprender mais sobre este problema.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Identificando as hemorroidas

PDF download Baixe em PDF
  1. Existem diversas veias dentro e ao redor do ânus; quando incham ou ficam mais salientes devido à pressão, elas recebem a denominação de hemorroidas. Isso pode ocorrer na parte interna ou externa do ânus e, apesar de ser desagradável, raramente é algo muito grave. Os sintomas mais comuns são coceira e dor. [1] Também pode ocorrer desconforto ao andar ou ficar sentado.
  2. O momento de maior dor das hemorroidas ocorre ao eliminar fezes, que é quando há pressão sobre as regiões retal e anal. Além da dor, muitos relatam a sensação de ter que evacuar novamente, mesmo com os intestinos vazios. [2]
  3. Um dos sinais mais comuns das hemorroidas é o sangramento sem dor, geralmente ao evacuar, com presença de sangue no papel higiênico ou no vaso sanitário. A região anal também pode doer, coçar ou apresentar pequenas saliências em volta do ânus. [3]
    • As hemorroidas não são a única razão possível para que tais sintomas ocorram. Vá ao médico para descartar outros problemas.
  4. Presentes em vários tamanhos e com a cor do tecido que o cerca, eles indicam um possível quadro de hemorroidas. Às vezes, podem ser pretos ou ter uma coloração vermelha escura ou roxa; neste caso, é fundamental ir ao pronto-socorro, já que o caso é de trombose hemorroidária, que precisa de tratamento médico imediato.
  5. As hemorroidas externas fazem com que a região anal fique inchada e sensível; existem medicamentos que podem diminuir o tamanho delas, incluindo vasoconstritores de venda livre. Se quiser, experimente usar cremes e lencinhos (ou até uma pequena compressa de gelo) para diminuir o incômodo e o inchaço. Duas ou três vezes por dia, entre em uma banheira com cerca de 10 cm de água quente ou use um banho de assento que possa ser afixado no vaso. Para secar, não esfregue; apenas dê leves toques com a toalha.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Descobrindo se você está em um grupo de risco

PDF download Baixe em PDF
  1. A pressão realizada para eliminar as fezes contribui para o aparecimento da condição, já que força as veias do reto e ânus, causando inchaço, dor e irritação. Os indivíduos com pouca movimentação intestinal ou dificuldade de evacuar terão maior chance de fazer força e aumentar a pressão. Leve tais hábitos em consideração para determinar se eles aumentam o risco de contrair hemorroidas.
    • Fazer força pode levar uma hemorroida interna a passar pelo ânus, uma condição denominada prolapso de hemorroida. [4]
    • Ela se transforma em emergência médica se a hemorroida não diminuir ou voltar ao normal após aplicação de pomada.
  2. Essa condição faz com que o paciente se sinta “inchado”; na hora de evacuar, acaba exercendo muita pressão e facilitando o aparecimento de hemorroidas. Pessoas que têm problema em eliminar fezes regularmente podem tentar evacuar as fezes e pressionar muito a região do reto e ânus.
  3. Indivíduos que trabalham dirigindo por muitas horas, ficam sentados no escritório ou que não conseguem se mover por outras razões estão sob maior risco. Avalie seus hábitos diários para determinar se ficar muito tempo sentado pode ser o problema.
  4. Irritações da região anal e retal também promovem a inflamação das veias no local; uma infecção anal, por exemplo, pode afetar o tecido em volta, formando as hemorroidas.
  5. O peso extra, a pressão contra órgãos internos, alteração na dieta e o próprio parto podem exacerbar a inflamação das veias. Consulte um ginecologista caso sinta algum transtorno.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Tratando as hemorroidas

PDF download Baixe em PDF
  1. Passe uma bolinha de algodão em hamamélis e esfregue-a no local afetado, deixando secar por alguns segundos. [5] Caso prefira não usar hamamélis puro, opte por cremes contendo a planta medicinal.
  2. Muitos deles são bastante eficazes no combate às hemorroidas; em certos casos, os pacientes sequer precisam consultar um médico. Na farmácia, procure pelos seguintes tipos de cremes:
    • Cremes corticosteroides, que diminuem o prurido e o inchaço.
    • Os cremes com lidocaína também auxiliam a diminuir o desconforto.
    • Pomadas, supositórios e cremes vasoconstrictores.
  3. É comum que indivíduos com hemorroidas sintam dor ao evacuar; os emolientes fecais, que deixam as fezes macias, podem auxiliar ao permitir uma evacuação sem a necessidade de pressionar a região anal e retal. Além disso, o medicamento é útil para acabar com o hábito de fazer muita força ao eliminar fezes.
  4. Perfumes, corantes, papéis higiênicos ásperos e outros aspectos irritantes podem piorar bastante as hemorroidas. Dê preferência aos papéis higiênicos brancos e macios (alguns podem até usar bolinhas de algodão, se a sensibilidade for grande. Certas pessoas sentem desconforto ao usar calças apertadas ou meia-calças.
  5. Elas permitem que o ar circule melhor pela região anal, evitando que as hemorroidas fiquem cada vez mais irritadas e doloridas. Usar roupas íntimas de tecidos sintéticos faz com que a umidade fique presa ao corpo; não é nem preciso dizer que usar roupas íntimas e de banho apertadas causará bastante desconforto e irritação em pacientes com as veias inchadas.
  6. Encha a banheira com água quente (não pelando) e fique dentro dela por cerca de 15 minutos (não adicione qualquer tipo de sabão, já que as veias podem ficar ainda mais irritadas). Se quiser, coloque um pouco de hamamélis para melhorar as propriedades restaurativas da água.
  7. Quando os sintomas da hemorroida aparentemente não melhorarem com o tratamento caseiro, não desaparecendo após cerca de uma semana, consulte um proctologista para saber se é necessário realizar alguma medida ou procedimento para solucionar o problema. Geralmente, as hemorroidas podem ser curadas com medidas caseiras, mas se persistirem, não há necessidade em ficar aguentando o desconforto por muito tempo.
    • A dificuldade em fazer com que as hemorroidas melhorem também pode indicar um problema mais grave, como sangramento proveniente de outro local que não seja no fim do reto ou do ânus.
    • Tratamentos à base de calor e cirurgias são frequentemente empregadas no tratamento para hemorroidas graves.
  8. Aumente a ingestão de fibras; elas deixam o bolo fecal mais macio, facilitando com que passem pelo sistema digestório. Para obtê-las, coma feijão, pães e cereais integrais, além de legumes e frutas frescas. Caso queira, tome um suplemento quando não conseguir consumir a quantidade suficiente através dos alimentos. O aumento do consumo de fibras deve ser lento, para evitar a sensação de inchaço e gases.
  9. Manter o corpo bem hidratado ajuda a amolecer as fezes e deixando-as mais fáceis de serem evacuadas. A água é sempre a melhor escolha, mas o importante é consumir fluidos durante o dia inteiro.
    • O suco de ameixa é um laxante natural e pode ajudá-lo a evacuar com menor dificuldade.
  10. Todos os dias, realize alguma atividade física para promover a movimentação do sistema digestório; até mesmo andar 20 a 30 minutos por dia poderá ajudá-lo a não ficar com o intestino preso.
    Publicidade

Dicas

  • Existem diversos remédios caseiros que podem ser utilizados, como óleo de hortelã no banho ou óleo de melaleuca misturado a azeite e aplicado no local. No entanto, o alívio é apenas temporário.
  • Recomenda-se ir a um proctologista ao desconfiar de hemorroidas. Ele poderá fornecer as medicações corretas (sejam elas prescritas ou de venda livre) para reduzirem a irritação causada pelo problema.
Publicidade

Avisos

  • Devido a algumas concepções equivocadas, as hemorroidas não precisam ser externas, ficando ocultas dentro do ânus antes de ficarem mais salientes (às vezes, sequer ficam) na parte externa do corpo. Ao sentir dor ou desconforto durante a evacuação, é melhor consultar um médico.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 97 079 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade