Baixe em PDF Baixe em PDF

O HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) é o vírus que causa a AIDS. O HIV ataca o sistema imunológico, destruindo um tipo de glóbulo branco que ajuda o corpo a combater infecções e doenças. O teste é a única maneira garantida de determinar se você tem HIV. Há sintomas a serem observados que podem indicar que você foi infectado.

Método 1
Método 1 de 3:

Identificando os sintomas iniciais

Baixe em PDF
  1. A fadiga pode ser um sinal de muitas doenças diferentes, mas é um sintoma que muitos dos infectados pelo HIV sentem. O sintoma não deve causar grande alarme caso seja o único a se manifestar, mas é algo a ser observado. [1]
    • A fadiga aguda não é a mesma coisa que a sensação de sono. Você se sente cansado todo o tempo, mesmo após uma boa noite de sono? Você acaba tirando mais cochilos do que o normal, evitando atividades estrênuas por sentir pouca energia? Esse tipo de fadiga deverá preocupá-lo.
    • Se o sintoma persistir após algumas semanas ou meses, faça exames para identificar se a causa dele é o HIV.
  2. Esses sintomas comumente surgem durante os estágios iniciais de uma infecção por HIV, que são chamados de Estágio Primário ou Agudo de Infecção por HIV. Novamente, muitas pessoas não têm esses sintomas, mas normalmente os sentem de duas a quatro semanas após contraírem o HIV. [2]
    • Febres e suores noturnos também são sintomas de gripe e de resfriados comuns. Se você estiver passando pela estação da gripe/resfriado, tais doenças podem ser a causa de seus sintomas.
    • Calafrios, dores musculares, inflamações na garganta e dores de cabeça – que também são sintomas de gripe e resfriado – também podem ser sinais de uma infecção por HIV.
  3. Os nódulos linfáticos enchem em reação às infecções corporais. Isso não acontece com todos, mas é um sintoma comum quando associado aos outros. [3]
    • Os nódulos linfáticos no pescoço tendem a inchar mais do que aqueles presentes nas axilas ou nas virilhas.
    • Os nódulos linfáticos podem inchar por causa de muitas outras infecções – como gripes ou resfriados. Portanto, investigações mais aprofundadas são necessárias para determinar a causa.
  4. Esses sintomas, que normalmente são associados à gripe, podem indicar o início de uma infecção por HIV. Examine-se caso persistam. [4]
  5. Se vir uma úlcera bucal aparecer juntamente com outros sintomas – em especial se úlceras bucais jamais tiverem surgido antes –, pode ser sinal de uma infecção por HIV. Úlceras genitais também são um indicativo da presença do HIV.
Método 2
Método 2 de 3:

Reconhecendo sintomas avançados

Baixe em PDF
  1. Fique atento à tosse seca . Esse sintoma ocorre nos estágios avançados do HIV, algumas vezes muitos anos depois do vírus ter sido contraído e permanecido latente no corpo. Esse sintoma aparentemente inócuo é fácil de ignorar inicialmente, especialmente se ocorrer durante a época de alergias ou durante a estação das gripes e tosses. Se você tiver uma tosse seca que não para mesmo após o uso de medicamentos antialérgicos ou com a utilização de um inalador, ela pode ser um sintoma de HIV.
  2. Pessoas nos estágios mais avançados do HIV normalmente encontram feridas na pele, especialmente no rosto e no torso. Elas podem se apresentar no interior da boca e do nariz. É um sinal de que o HIV está se desenvolvendo na AIDS. [5]
    • Pele vermelha e descascada pode ser um sinal avançado de HIV. As manchas também podem parecer caroços ou queimaduras.
    • Problemas de pele normalmente não acompanham gripes ou resfriados. Portanto, se problemas de pele surgirem juntamente aos sintomas da gripe, procure imediatamente seu médico.
  3. A pneumonia normalmente afeta pessoas cujos sistemas imunológicos não estão funcionando apropriadamente por outros motivos. Pessoas com um estágio avançado de HIV estão suscetíveis a pneumonias de germes que normalmente não causariam uma reação grave.
  4. Pacientes com HIV em níveis avançados comumente obtêm infecções fúngicas na boca. O problema parece manchas brancas ou outras manchas incomuns na língua e no interior da boca. Esse é um sinal que indica que o sistema imunológico não está combatendo eficientemente a infecção.
  5. As unhas amarelas ou marrons, e que estejam rachadas ou lascadas, são comuns entre os pacientes com HIV em nível avançado. As unhas se tornam mais suscetíveis a fungos que o corpo conseguiria combater sob circunstâncias normais.
  6. Nos estágios iniciais do HIV, isso poderia ser causado pela diarreia excessiva; nos estágios avançados, é conhecido como “definhação”, e é uma forte reação corporal à presença do HIV no sistema.
  7. O HIV afeta as funções cognitivas do cérebro nos estágios mais avançados. Esses sintomas são sérios e devem ser abordados de todas as maneiras possíveis.
Método 3
Método 3 de 3:

Compreendendo o HIV

Baixe em PDF
  1. Há diferentes circunstâncias que podem fazer com que você corra o risco de contrair o HIV. Se você passou por qualquer uma das seguintes situações, consulte o médico: [6]
    • Você fez sexo oral, anal ou vaginal desprotegido/desprotegida.
    • Você compartilhou agulhas ou seringas.
    • Você recebeu o diagnóstico ou foi tratado por conta de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), tuberculose ou hepatite.
    • Você recebeu uma transfusão de sangue entre 1978 e 1985, anos anteriores às medidas preventivas que entraram em vigor para impedir que sangue contaminado fosse usado.
  2. Essa é a medida preventiva mais acurada para determinar se você contraiu HIV. Entre em contato com uma clínica de saúde local, com o hospital, com seu médico de confiança ou com outra fonte para descobrir onde ser examinado.
    • Os exames são simples, baratos e confiáveis (na maioria dos casos). O exame mais comum é feito através do recolhimento de uma amostra de sangue. Há testes que usam fluidos orais (e não a saliva) e a urina. Há até mesmos exames que podem ser feitos em casa. Se você não possui um médico confiável que possa realizar os exames, entre em contato com o Departamento de Saúde local.
    • Após os exames, não deixe o medo impedir você de coletar os resultados. Saber se você está ou não infectado causa mudanças no seu estilo de vida e na sua maneira de pensar.
  3. Muitas pessoas não sabem que têm o HIV até os sintomas aparecerem. O vírus pode ser carregado pelo corpo por dez anos antes de os sintomas começarem a surgir. Se tiver um motivo para pensar que contraiu HIV, não permita que a falta de sintomas o impeça de se examinar. É melhor saber de seu estado o mais rápido possível.

Dicas

  • Caso tenha se examinado com a ajuda de um kit de testes caseiro e o resultado seja positivo, haverá instruções indicando um novo teste. Não evite essas instruções. Se estiver preocupado, marque uma consulta com seu médico de preferência.
  • O HIV não é um vírus encontrado no ar ou em alimentos. O vírus não sobrevive muito tempo fora do corpo.
  • Teste-se caso não saiba se você contraiu a doença ou não. É o certo, e será mais seguro para você e para os outros.

Avisos

  • 1/5 das pessoas infectadas pelo HIV nos Estados Unidos não sabem que estão infectadas.
  • DSTs aumentam os riscos de ser infectado pelo HIV.
  • Jamais utilize uma agulha ou seringa usada.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 1 587 593 vezes.

Este artigo foi útil?