Baixe em PDF
Baixe em PDF
Sejamos honestas: reconquistar o seu ex-namorado vai ser muito mais difícil do que conquistar um rapaz novo — e, se você quer tentar, é porque gosta dele de verdade. Para começar, reflita sobre o que deu errado, faça alguns ajustes na sua vida e saiba identificar a melhor hora de fazer a investida. No mais, siga os passos do artigo abaixo para saber o que fazer para evitar uma nova decepção.
Passos
-
Dê um tempo para si mesma. Se você ainda convive com o ex, não vai conseguir refletir sobre a situação por uma nova perspectiva. Não se sinta na obrigação de ignorá-lo, mas pelo menos não envie mensagens, ligue ou faça nada do tipo depois do término. É hora de ficar sozinha um pouco, mesmo que isso signifique que você vai ter que deixar de ir a eventos de seu interesse só para não dar de cara com ele. [1] X Fonte de pesquisa
- Se você der esse tempo para si mesma, vai ter uma perspectiva mais geral e neutra sobre o que sente e do que mais gostava no relacionamento.
- Só o fato de você dar esse espaço a si mesma já vai deixar o rapaz curioso sobre o que você anda fazendo da vida.
-
Pense no que deu errado na relação. Antes de tentar voltar, você precisa ser honesta consigo mesma. Reflita bastante para determinar o que provocou o término: você era muito brava, distante ou "saidinha"? Pense também no que pode fazer para mudar essa dinâmica. [2] X Fonte de pesquisa
- Só tente reconquistar o rapaz se você for capaz de agir de forma diferente da próxima vez. Se ele terminou porque vocês eram incompatíveis, por exemplo, vai ser mais difícil do que se tiverem terminado por motivos mais triviais, como falta de tempo.
- Liste tudo o que deu errado e destaque aquilo que você consegue controlar.
- Pense se você só estava vivendo um momento delicado ou passando por mudanças drásticas na sua vida na época do término. Se as coisas estiverem mais estáveis e controladas agora, talvez seja a hora ideal de ter um relacionamento sério.
-
Mude o seu jeito de ser. Depois de descobrir o que desandou no namoro, resista à vontade de ligar para o seu ex e jogar na cara dele que você é uma nova mulher. As ações falam mais alto que as palavras. Seja genuína e ele vai acabar percebendo a mudança por conta própria. [3] X Fonte de pesquisa
- Se o rapaz terminou porque você era carente demais, tente ser mais independente. Ele ver acabar percebendo essa mudança.
- Se ele terminou porque você não se dedicava o bastante à relação, tente fazê-lo se sentir especial. Elogie-o e diga o quanto fica feliz quando o encontra.
- Se ele terminou porque acha que você era muito saidinha com outros rapazes, não converse muito com outros homens na presença dele — ou o passado vai acabar vindo à tona.
Publicidade
-
Aprenda a se amar por dentro e por fora. Vá ao salão dar um jeito no cabelo e nas unhas, tome um banho relaxante, vista roupas confortáveis etc. Se você cuidar da aparência, vai começar a ser mais assertiva. Não precisa mudar tanto: basta prestar mais atenção à beleza e à higiene. [4] X Fonte de pesquisa
- Dedique mais 10 a 15 minutos aos seus rituais de beleza da manhã para já começar o dia bem, principalmente se você vivia ocupada ou estressada demais em relação à sua aparência antes.
- Mude o penteado ou corte de cabelo. Nada dá a sensação de começar do zero como esse tipo de mudança.
-
Pare de ligar para o que as pessoas pensam. Se você é insegura e fica remoendo as opiniões alheias, nunca vai conseguir mudar e reconquistar o seu ex. O certo é pensar bem de si mesma, não importa se os outros acham você engraçada, bonita, charmosa etc.
- Se você parar de ligar para o que os outros pensam, vai exalar confiança e impressionar o seu ex com as suas novas atitudes.
- Não ligue para o que os amigos dele pensam. Talvez eles achem que vocês não são certos um para o outro, por exemplo. Seja educada, mas não se desdobre só para agradar — ou você vai perder o foco.
-
Ocupe o seu tempo com interesses próprios. Se você se dedicar aos estudos, aos amigos ou aos outros interesses do dia a dia, vai poder crescer enquanto pessoa e até evitar ficar pensando demais no rapaz. Além disso, se ele vir esse seu novo jeito, vai entender que você é uma pessoa interessante e que tem uma vida ativa e promissora. [5] X Fonte de pesquisa
- Mostre ao seu ex que você está fazendo o que quer — estudando, praticando atividades físicas e coisas do tipo.
- Dedique bastante tempo aos seus amigos. Eles são essenciais na sua busca por uma vida mais alegre e por novas perspectivas.
- Não use um "estepe" para ocupar o seu tempo. Você só vai ficar ainda mais distraída e confusa.
-
Desenvolva a expresse a sua individualidade. Quando você buscar mais interesses e espaço para si própria, vai poder se conhecer melhor enquanto indivíduo (e não como "a ex-namorada de fulano"). Aproveite esse período para mostrar ao mundo quem você é de verdade.
- Vista roupas legais e que impressionem as pessoas. Você não precisa se desdobrar para chamar atenção; só não tenha medo de escolher aquela peça que era ousada demais para usar antes.
- Expresse a sua individualidade por meio da criatividade. Escreva contos, comece a fazer cursos de teatro, cante em karaokês etc. Mostre ao seu ex que você está confortável nessa nova fase.
Publicidade
-
Desenvolva a sua autoconfiança. A assertividade e a autoconfiança são qualidades naturalmente atraentes. Mostre ao rapaz que você é capaz de ser feliz sozinha. Se ele vir essa sua nova fase, vai ficar intrigado e interessado e querer voltar ainda mais. Faça o seguinte: [6] X Fonte de pesquisa
- Pense positivo . Se você aprender a enxergar o bem no mundo, em vez do mal, vai exalar energia positiva — e o seu ex vai querer retomar o relacionamento.
- Aprenda a ser feliz com a sua aparência. Pense em pelo menos três das suas melhores características e use roupas que destaquem essas regiões. Além disso, pratique exercícios todos os dias para ficar bem mental e fisicamente.
- Seja assertiva. Fale em um alto e bom tom, em vez de sussurrar ou balbuciar. Chame a atenção das pessoas com a voz para todo mundo ver que você sabe do que está falando.
-
Seja mais elegante. Todo mundo gosta de sair para dançar como se não houvesse amanhã, mas esse tipo de comportamento nem sempre é elegante . Quando você for a eventos sociais, socialize, mas fale de forma calma e sem querer toda a atenção. Você pode até se soltar, desde que não exagere — e o seu ex vai ficar interessado. Ninguém gosta de pessoas que ficam bêbadas e chamam atenção pelos motivos errados.
- Ser elegante é uma forma de mostrar maturidade. Todo rapaz gosta de mulheres maduras e que controlam as emoções, principalmente em público.
- Use roupas elegantes. Isso também faz parte do processo de transformação. Sinta-se à vontade para usar decotes, mas nada que seja escandaloso ou justo demais, ou as pessoas vão achar que você está desesperada por atenção. Faça as escolhas certas para conseguir o que quer.
-
Mostre ao seu ex que você está curtindo a vida. Ande sempre sorrindo para deixar claro que você está usufruindo ao máximo do mundo e das pessoas à sua volta. Só não seja dissimulada: divirta-se mesmo e fique confortável com a vida de solteira antes de tentar voltar com o rapaz.
- Ria à toa. Mostre ao rapaz que você está aproveitando a vida com os amigos e a família.
- Dedique-se às pessoas importantes. Preste total atenção às suas conversas e demonstre animação por meio da linguagem corporal.
- Mostre ao rapaz que você está ocupada se divertindo. Ele vai querer voltar a encontrar você alegre assim em um evento à noite com as amigas.
-
Evite qualquer comportamento ou sinal de desespero. Se você exagerar para o rapaz ver o quanto a sua vida está indo bem, ele vai perceber de cara. Só seja você mesma e deixe ele notar a sua mudança naturalmente. Caso contrário, as coisas só vão piorar.
- Não faça de tudo para mostrar que você está se divertindo quando ele estiver por perto. Aja naturalmente.
- Não se enfeite demais para ir a um evento a que ele também vai comparecer. Use as roupas certas para a ocasião e não pese a mão na maquiagem ou no salto alto. Ele vai perceber o seu desespero.
- Não seja carente. Deixe ele falar com você quando se encontrarem por acaso na rua.
Publicidade
-
Diga o que sente ao rapaz. Depois de você refletir sobre o passado, mudar o seu jeito de ser e reconquistar o seu ex, só resta falar com ele sobre o que está sentindo. Essa parte vai ser difícil: você tem que engolir o seu orgulho e deixar o nervosismo de lado. No fim das contas, todo o esforço vai valer a pena. Faça o seguinte: [7] X Fonte de pesquisa
- Escolha o lugar e o horário ideais para a conversa. Tente pegá-lo a sós, quando ele estiver de bom humor e sem ninguém mais por perto.
- Engula o seu orgulho. Se você errou no passado, peça desculpas pelas situações específicas que viveram.
- Seja honesta. Diga que sente falta dele, que você errou e que o quer de volta.
- Diga que você quer uma nova chance para mostrar que mudou.
-
Faça o relacionamento durar dessa vez. Se o rapaz aceitar a sua proposta, vocês vão voltar a conviver e fazer parte da vida um do outro — seja para recomeçar do zero, seja para retomar as coisas de onde elas pararam. Faça de tudo para não perdê-lo outra vez. Algumas sugestões:
- Não cometa os mesmos erros do passado. Lembre-se do que deu errado e comprometa-se a mudar de verdade.
- Não cobre demais de si mesma. Se você viver com medo de errar de novo, não vai conseguir se concentrar no presente.
- Comece do zero. Pense na situação como uma nova chance. Não fique remoendo o passado e nem brigue pelos mesmos motivos.
- Seja você mesma. Por mais que tenha mudado para melhor, você ainda tem resquícios do seu eu do passado. Assim, não deixe de ser a mulher por quem o rapaz se apaixonou e nem tente demais provar que se tornou outra pessoa.
-
Entenda quando é hora de terminar de vez. Se você tentar de tudo, mas o rapaz ainda não der o braço a torcer, talvez seja melhor desistir. Caso ele ignore as suas investidas ou seja maldoso ou grosseiro, é hora de deixar a relação no passado — antes que você fique ainda mais magoada.
- Nem toda relação pode ser salva. Você fez o que pôde e deve se orgulhar de ter tentado.
- Saia dessa situação com a cabeça erguida. Não tenha vergonha de ter aberto o seu coração para ele.
Publicidade
Dicas
- Quem é ciumento sempre tenta rebaixar os namorados ao próprio nível. Não se deixe levar; você é melhor que isso.
- Se alguém perguntar por que o seu ex trata você assim, só diga que não sabe. Não fale mal dele para ninguém — ou vai passar a imagem de que ele não é normal e que você é inocente e coitada.
- Leve positividade a todas as áreas da vida. Assim, você vai passar a impressão de que não liga muito para as situações ruins. Não faça comentários negativos a respeito do que a pessoa diz, ou só vai mostrar o quanto está magoada no fundo.
- Não fique pensando no que deveria dizer ao rapaz quando encontrá-lo por acaso. Converse com os seus amigos normalmente e ele vai acabar prestando atenção.
- Lembre-se de que a felicidade é o segredo do sucesso. Aproveite a vida ao máximo em qualquer situação.
- Pode ser que o rapaz faça de tudo para chamar a sua atenção. Se ele começar a beijar outra pessoa na sua frente, por exemplo, sorria e finja que não está nem aí.
- Se você não conseguir ignorar essas situações, imagine que está em um avião prestes a decolar — vendo os carros e os prédios ficando minúsculos lá embaixo. Você também é minúscula e o seu problema está na sua cabeça. Pense também no tamanho da sua vida em comparação aos carros no trânsito.
- Nunca mude o seu jeito de ser só para agradar, independentemente do que o rapaz disser. Se ele não gosta de você assim, é melhor achar outra pessoa, uma mais legal e que se importe com você.
- Seja gentil e educada quando o seu ex começar a namorar outra pessoa. Tente não mostrar ciúmes para não arruinar a relação de respeito e cordialidade entre vocês.
Publicidade
Avisos
- Não traia nenhum namorado só para se vingar.
- Nunca diga aos seus amigos que você está tendo problemas com o rapaz; eles vão interferir!
- Não responda às coisas indiscretas que o rapaz (ou qualquer outra pessoa) disser. Quanto menos você falar sobre o assunto, menos vai brigar ou discutir com os outros.
Publicidade
Referências
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-squeaky-wheel/201501/7-mistakes-you-need-avoid-after-breakup
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-mindful-self-express/201603/is-your-brain-breakup
- ↑ https://www.everydayhealth.com/emotional-health/how-move-on-10-steps-closure-after-you-break-up/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/skinny-revisited/201805/self-care-101
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/debunking-myths-the-mind/201706/how-hobbies-impact-your-head-and-your-heart
- ↑ https://www.entrepreneur.com/article/281874
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/emotional-fitness/201311/dont-bury-your-feelings
Publicidade