PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Embora a gente sempre ouça que as amizades são sólidas e profundas, a maioria delas pode, na verdade, ser bem superficial. Se um amigo seu se distanciou e você deseja se reaproximar, o melhor caminho é se mostrar aberto, ser honesto e estar pronto para entender os sentimentos dele. Tome o tempo que precisar, reflita sobre a situação e, quem sabe, você poderá recuperar a amizade e seguir em frente.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Avaliando a situação

PDF download Baixe em PDF
  1. Deve haver um motivo específico para a amizade ter esfriado. Pense sobre a situação da maneira mais objetiva que puder. Um de vocês está mais envolvido no conflito do que o outro?
    • Mesmo que você tenha sido magoado, considere a possibilidade de ter magoado seu amigo também em algum momento, talvez de alguma maneira mais sutil, que você não tenha percebido.
    • Por outro lado, se quem errou foi você, pense no que fez e no motivo, além do que pode fazer para não errar novamente.
  2. Se parece que não há uma razão específica para o distanciamento, não tire conclusões precipitadas. Pode ser que não tenha a ver com você ou que seu amigo esteja passando por alguma coisa. [1]
  3. Mesmo que você queira retomar a amizade, até que esteja pronto para assumir seus erros ou perdoar seu amigo pelos erros dele, não será possível seguir em frente.
    • Sendo assim, é melhor conversar com o seu amigo antes que seja tarde. É importante que ambos estejam prontos para conversar e acertar as coisas, em vez de guardar rancor. Talvez ele não ouça no começo, mas se você mostrar que se importa, com o tempo, ele será capaz de perdoá-lo.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Entrando em contato

PDF download Baixe em PDF
  1. Se você concluiu que precisa pedir desculpas, seja específico e fale sobre o que está se desculpando. Seja sincero: por que está pedindo desculpas? [2]
    • Por exemplo, se você tem ignorado seu amigo porque agora dedica boa parte do tempo à sua namorada, não é apropriado se desculpar por dedicar seu tempo à outra pessoa. Em vez disso, fale que você sente muito por não ter passado tanto tempo com o seu amigo.
  2. É melhor conversar pessoalmente, se possível, pois a linguagem corporal é capaz de comunicar sentimentos mais do que a voz, o que evitará possíveis mal-entendidos. Porém, se não for possível, converse pelo telefone.
    • Se for se encontrar com ele, evite frases vagas, como “Precisamos conversar”. Falar coisas desse tipo deixará seu amigo na defensiva. Em vez disso, aborde-o de uma maneira mais calorosa, como “Estou com saudades” ou “Eu queria saber se você gostaria de sair comigo, pois faz tempo que não nos vemos”. [3]
  3. Se você é muito tímido ou se seu amigo não quer vê-lo, uma carta pode ajudar a quebrar essa barreira. Às vezes, se expressar no papel é muito mais fácil do que se expressar pessoalmente. Tente ser simples e direto. No final, sugira um encontro casual, tranquilo, como sair para dar uma volta no parque ou tomar um café.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Comunicando-se

PDF download Baixe em PDF
  1. Diga ao seu amigo que ele é muito importante para você e que você está com saudades. Embora seja tentador superar a situação o mais rápido possível, a pressão pode acabar prejudicando a resolução. Essa é a oportunidade de ser honesto e abrir seu coração.
    • Novamente, evite frases vagas, como “Vamos resolver isso de uma vez”, pois isso deixará seu amigo receoso e na defensiva. [4]
  2. É importante conversar sem presumir nada em relação ao que ele sente ou que vai dizer. Mantenha a cabeça aberta e deixe-o falar o quanto for necessário. [5]
    • Talvez ele precise que você dê dicas, como “Sei que você se sente mal com tudo isso” ou “Eu queria que fôssemos amigos novamente. Acha que isso é possível?”. [6]
    • Ouça sem interrompê-lo, mesmo quando algum comentário parecer provocativo.
  3. Talvez você já tenha refletido, mas seu amigo não. Os dois precisam de tempo para processar a conversa. Você já deu um passo importante, que foi conversar — agora recue e deixe seu amigo refletir sobre o que foi dito.
    • Isso é principalmente importante caso você não tenha recebido uma resposta positiva em relação à conversa. Pode ser que daqui algumas semanas ou meses seu amigo volte atrás. [7]
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Seguindo em frente

PDF download Baixe em PDF
  1. Seu amigo pode precisar de tempo, talvez mais tempo do que você deseja, para superar a situação. Amizades são complexas, então, não espere que tudo se resolva da noite para o dia. [8]
  2. Se os dois estiverem prontos para retomar a amizade, essa transição será um ótimo momento para entrar em um acordo sobre determinados assuntos, e também para que vocês possam crescer e amadurecer um com o outro.
    • Por exemplo, talvez você possa concordar em ser um ouvinte melhor e seu amigo pode concordar em não fazer tantas críticas. [9]
    • Isso não quer dizer, no entanto, que é preciso fazer mudanças drásticas em si mesmo para agradar seu amigo. Se ele fizer demandas que vão muito além do que você pode fazer, então, repense sua amizade, veja se ela é saudável e se baseia em amor e respeito mútuo.
  3. Quando sentir que ambos já conversaram sobre tudo e já se resolveram, combine de se encontrarem de novo. Sugira alguma atividade divertida que vocês costumavam fazer juntos (sair para caminhar, cozinhar, ver um filme) para que não fiquem mais pensando sobre os problemas passados e possam seguir em frente com a amizade. [10]
    Publicidade

Dicas

  • Às vezes, as amizades chegam a um fim natural porque as pessoas seguem caminhos diferentes ou cometem erros imperdoáveis. Se os seus esforços parecem ser em vão, talvez seja melhor aceitar que acabou e seguir em frente.
  • Evite palavras como “você” ou “seu” e palavras que descrevam a pessoa. Prefira “eu”, “nós” e palavras que descrevam você quando for pedir desculpas. Isso mostrará que você refletiu sobre a amizade e que acredita na importância dela. Exemplo: “Eu sei o que eu fiz e sei que nossa amizade era muito forte”.
  • Converse quando ambos estiverem bem e fale com maturidade sobre o que levou ao fim da amizade. Decida se vocês ainda têm interesses em comum, como os que fizeram vocês se tornarem amigos, e observe por uma ou duas semanas como a nova amizade se desenvolve.
  • Considere se vale a pena salvar a amizade. Se a amizade acabou porque seu amigo não foi leal ou porque os dois se distanciaram, pode ser melhor cada um seguir seu próprio caminho, permitindo que as coisas se encerrem naturalmente.
  • Se o seu amigo deseja espaço, respeite-o. É melhor ficar bem e sozinho do que triste em uma briga. Dê a ele o tempo solicitado para que, talvez, a amizade possa voltar mais forte do que nunca.
  • Confie nos seus outros amigos, principalmente se eles conhecem bem a pessoa. Talvez eles possam dar conselhos sobre o que fazer em relação à amizade que você tem com ela, entre outras coisas.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 40 824 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade