Baixe em PDF Baixe em PDF

Leia este artigo para aprender a recuperar um arquivo apagado do computador (Windows ou macOS). Você pode verificar se ele está na Lixeira (PC) ou no Lixo (Mac), caso tenha o excluído há pouco tempo; do contrário, desde que tenha feito backups do conteúdo da máquina, será simples restaurar o sistema a um ponto em que o arquivo ainda estava no disco rígido. Softwares de recuperação, como o Recuva (Windows) ou o Disk Drill (macOS) poderão ajudar quem não possui uma cópia de segurança, aumentando as chances de reaver o material.

Método 1
Método 1 de 7:

Restaurando a partir da Lixeira (Windows)

Baixe em PDF
  1. Clique duas vezes no ícone de uma lata de lixo, que deverá estar na Área de Trabalho. Do contrário, abra a barra de pesquisa ao lado do menu “Iniciar”, digite lixeira e clique no resultado de mesmo nome.
    • Ao excluir um arquivo do disco rígido, ele ficará na Lixeira por um tempo antes de ser apagado de vez; se não faz muito tempo que o item foi acessado — e a Lixeira não foi esvaziada —, é bem provável que ele ainda esteja lá.
  2. Role a tela para baixo ou use a barra “Pesquisar”, no canto direito superior da tela para buscar o conteúdo. Clique para destacar o arquivo.
  3. Tudo que foi marcado será colocado nas pastas em que estavam.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 7:

Restaurando a partir do Lixo (Mac)

Baixe em PDF
    • É bem possível que consiga recuperar o item do Lixo se ele foi excluído nos últimos 30 dias.
  1. Navegue pelos arquivos da janela “Lixo” e veja se o conteúdo apagado está ali.
    • Você pode pesquisar pelo nome do arquivo, em especial se houver muita coisa no Lixo. Insira uma parte ou o nome completo dele na barra “Pesquisar”, no canto direito superior da janela. Pressione Return para fazer a busca (pode ser necessário clicar na guia “Lixo”, acima dos resultados, para mostrar apenas os itens do Lixo. [1]
    • Se o arquivo não estiver mais no Lixo, veja se é possível reobtê-lo a partir do programa Time Machine ou do armazenamento do iCloud .
  2. Ele pode ser colocado na Área de Trabalho, para facilitar o acesso, ou simplesmente arrastado à pasta que preferir no painel à esquerda da janela, colocando-o de volta ao disco rígido.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 7:

Usando o Histórico de Arquivos para fazer a restauração de um backup do Windows 10

Baixe em PDF
  1. Digite restaurar arquivos na barra de pesquisa, que deve estar ao lado do menu “Iniciar”, no canto esquerdo inferior da tela. Às vezes, pode ser necessário clicar no próprio “Iniciar” ou no ícone de uma lupa ao lado dele.
    • Caso tenha realizado backups com o Histórico de Arquivos em seu computador Windows 10, eles poderão ser usados para restaurar arquivos e pastas apagados ou sobrescritos por outros dados. [2]
    • Conecte o HD externo primeiro se a cópia de segurança foi feita a ele.
  2. Esse deve ser o primeiro resultado mais acima.
    • Será preciso recorrer a outro método se a mensagem “Nenhum Histórico de Arquivos foi encontrado”.
  3. Se o backup foi feito várias vezes, use as setas para navegar pelas opções e escolha uma.
    • No canto direito superior da janela, use o campo de pesquisa para procurar por nome ou algum outro critério. [3]
  4. A versão selecionada será recolocada na pasta em que estava ao ser excluída.
    • Para mudar a pasta de restauração, clique com o botão direito em “Restaurar”, escolha “Restaurar Para”, e então defina o novo local.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 7:

Fazendo a restauração a partir do programa Time Machine (Mac)

Baixe em PDF
  1. Ele deverá estar na parte inferior da tela, no dock. Quem usa o Time Machine para fazer a cópia de segurança dos arquivos do Mac poderá restaurar conteúdo apagado com uma simples busca no Spotlight. [4]
    • Será necessário recorrer a outro método se nenhum backup do Mac foi feito com o TM.
    • Caso a cópia de segurança tenha sido feita com o iCloud, leia este Método .
  2. Uma lista de resultados correspondentes aparecerá.
    • Para refinar a busca, clique no ícone “+”, no lado direito da janela de pesquisa, e altere os critérios. [5]
  3. O ícone é de um relógio com uma seta curvada em volta. Um menu será exibido.
    • Se ele não estiver ali, clique no menu “Apple”, no canto esquerdo superior da tela, escolha “Preferências do Sistema”, “Time Machine” e depois “Mostrar Time Machine” na barra de menus. O ícone deverá surgir.
  4. Use as setas ou a linha do tempo para encontrar a cópia de segurança com o item que deseja recuperar.
  5. Ele será recolocado na pasta em que estava antes de ser deletado.
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 7:

Utilizando uma ferramenta de recuperação de dados (Windows)

Baixe em PDF
  1. Essa é a alternativa para quem não consegue reobter os arquivos da Lixeira ou de um backup; até há aplicativos gratuitos que alegam conseguir restaurar esse conteúdo, mas as opções pagas geralmente terão melhores resultados. A Intel recomenda o “Disk Drill”, o “Recuva” e o “Stellar Data Recover”. [6]
    • Nesse método, você aprenderá como usar o Recuva, que fornece uma opção gratuita de recuperação avançada de arquivos. Outros aplicativos devem funcionar de maneira semelhante.
  2. Acesse esse site em um navegador de internet. Nele, você pode adquirir o programa.
    • Anteriormente, o software era da Piriform, mas foi adquirido pelo CCleaner. [7]
  3. Você terá que salvar ou confirmar que o arquivo deve ser aberto ao fim do download.
  4. Ele terá o nome “rcsetup153.exe” e estará salvo na pasta padrão de download. Clique duas vezes nele para iniciar o instalador ou selecione-o na parte inferior do navegador após o fim do download.
    • Escolha “Sim” se for pedida a permissão de execução do programa.
  5. O app será instalado no computador e, ao fim do processo, a mensagem “Recuva v.153 Setup Completed” (Instalação do Recuva v.153 Finalizada) surgirá.
  6. O botão está no canto direito inferior da janela.
  7. Recomenda-se marcar “All Files” (Todos os Arquivos), no topo da lista, se não souber exatamente qual é o formato do item que procura reaver.
  8. Marque as opções à esquerda, referentes às pastas do computador ou deixe em “I'm not sure” (Não tenho certeza) para que a busca seja feita em todo o disco.
  9. Com isso, o Recuva poderá iniciar um escaneamento avançado do computador, aumentando as chances de recuperação de todos os arquivos.
  10. O Recuva iniciará a procura pelos arquivos apagados.
    • O escaneamento profundo pode demorar horas para terminar, em especial se você definiu que todos os arquivos deveriam ser procurados. Uma barra de progresso, com estimativa de tempo, aparecerá na tela durante o processo.
    • Ao fim do escaneamento, analise a lista de itens que foram excluídos.
  11. Marque as caixas de seleção ao lado dos conteúdos que deseja restaurar.
    • Para delimitar os resultados de busca, clique em “Switch to advanced mode” (Mudar para o modo avançado), no canto direito superior da janela, para escolher localizações ou refinar a busca a certos tipos de arquivo.
  12. O arquivo será recolocado em sua localização original.
    Publicidade
Método 6
Método 6 de 7:

Utilizando uma ferramenta de recuperação de dados (macOS)

Baixe em PDF
  1. Após tentar “salvar” itens do Lixo usando o Time Machine e o iCloud, mas sem sucesso, experimente um software de recuperação de dados. A grande maioria deles, para o Mac, é paga e cara, mas a vantagem é que são confiáveis e ainda permitem que um escaneamento gratuito seja realizado para saber se há como recuperar o arquivo antes de comprar o aplicativo. [8] O site Macworld e outras páginas de credibilidade recomendam o “Stellar Data Recovery Pro”, o “Disk Drill” e o “Data Rescue 5”.
    • Nesse Método, o programa Disk Drill será utilizado, mas outras opções devem funcionar de maneira semelhante.
  2. A imagem do aplicativo será transferida à pasta “Downloads”.
  3. O software será instalado no Mac.
    • Não se esqueça de conectar o dispositivo externo a ser investigado, se o arquivo estava em um HD externo ou pendrive, por exemplo.
  4. São as preferências recomendadas pelo desenvolvedor. [9]
  5. Siga as instruções fornecidas, confirme a senha e dê permissão para a execução do programa.
  6. Você pode usar a versão gratuita (básica) para escanear e encontrar o arquivo que foi excluído; no entanto, para realizar a restauração, será preciso fazer a atualização para uma versão paga.
  7. Por exemplo: se era um pendrive, escolha-o.
  8. O Disk Drill fará diversos escaneamentos para ajudá-lo a encontrar o arquivo certo.
  9. Se a primeira varredura não achar o que procurava, será recomendado o Escaneamento Rápido e, se o método também não tiver sucesso, a última opção será o Escaneamento Profundo.
    • Se o Escaneamento Profundo encontrar conteúdo que não havia sido detectado nas outras varreduras, haverá uma desvantagem: os nomes dos arquivos não poderão ser exibidos. Será preciso organizar e ver a prévia dos resultados para verificar se o item procurado está entre eles.
  10. Para refinar a busca — muito útil para quando muitos resultados forem exibidos —, digite um nome ou uma palavra-chave no campo de busca no canto direito superior da janela. Outra opção é delimitar os resultados por data e tipo de arquivo, e depois marcar a caixa de seleção ao lado daqueles que devem ser restaurados.
    • Caso ainda não consiga achar os dados procurados, talvez eles não possam ser recuperados. Não será preciso pagar para atualizar o Disk Drill se não der prosseguimento à restauração.
  11. Será preciso fornecer um método de pagamento, e após realizar o débito, você será redirecionado aos resultados de busca para clicar mais uma vez em “Recuperar” e iniciar o processo. Assim que o arquivo for recuperado, basta acessar a localização em que ele foi apagado para encontrá-lo de novo.
    Publicidade
Método 7
Método 7 de 7:

Fazendo a restauração a partir do iCloud (Mac ou PC)

Baixe em PDF
  1. Acesse o iCloud em um navegador de internet. Usuários que fazem o backup dos dados do computador com esse serviço poderão acessar o site dele para restaurar arquivos que foram apagados. Apenas verifique se isso aconteceu há menos de um mês. [10]
  2. O login pode ser feito em computadores, smartphones ou Tablets.
  3. Primeiro, selecione o seu nome, no canto direito superior da página.
  4. Pode ser necessário rolar um pouco a página para baixo para encontrar a opção.
  5. Você poderá escolher todos que quiser.
    • Tente outro método quando não encontrar o arquivo procurado. Isso significará que ele não está mais salvo no iCloud.
  6. O arquivo que você havia excluído poderá ser usado normalmente, mais uma vez!
    Publicidade

Dicas

  • Lembre-se de, a partir desse momento, fazer o backup dos dados a um disco rígido externo ou um serviço de armazenamento em nuvem.
  • Caso o programa de recuperação de dados não funcione, a solução será procurar uma loja ou um técnico de informática. Não será barato, mas se o conteúdo do computador for importante, valerá a pena.
Publicidade

Avisos

  • A maioria dos programas de recuperação do Mac custa de R$ 150 a R$ 300. Sem um backup do Time Machine, será preciso pagar pelo software para reaver os dados apagados.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 11 495 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade