Baixe em PDF Baixe em PDF

Quem nunca apagou acidentalmente um arquivo importante do computador? Acontece com todo mundo! Por sorte, há várias formas de prevenir-se contra esse tipo de contratempo, facilitando a recuperação desses itens antes que se percam para sempre. Leia este artigo para saber como restaurar arquivos através de ferramentas nativas do Windows 10 e outros dois simples aplicativos de recuperação de dados.

Método 1
Método 1 de 6:

Verificando a Lixeira

Baixe em PDF
  1. Antes de entrar em pânico ou experimentar qualquer outro método, veja bem se o item não está na Lixeira do PC, que deverá estar na Área de Trabalho, mas também pode ser acessada ao clicar no ícone do Windows, digitar Lixeira e selecionar o ícone de uma lixeira.
  2. Se a Lixeira estiver cheia de arquivos, use a barra de pesquisa no canto direito superior da tela; caso prefira, basta rolar a tela para baixo e tentar encontrar o que você procura.
  3. O arquivo excluído será retornado à pasta em que ele estava quando foi deletado.
    • Para restaurar vários arquivos de uma só vez, segure a tecla “CTRL” enquanto clica em cada um deles. Depois, clique com o botão direito em um deles e opte por “Restaurar”.
    • Você também pode recuperar tudo de uma só vez clicando em “Restaurar todos os itens” na parte superior da janela da Lixeira.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 6:

Usando o Windows File Recovery

Baixe em PDF
  1. Quando não conseguir restaurar dados da Lixeira ou do seu backup, essa ferramenta poderá ajudá-lo a recuperar acesso aos arquivos perdidos. [1]
    • Será preciso recuperá-los a uma unidade que não é a mesma em que foram deletados. Se você tiver apenas um disco rígido, será preciso conectar um pendrive ou HD externo ao PC para realizar esse processo. Se não tiver outro, será impossível usá-lo.
    • Não há como restaurar itens de ou para qualquer tipo de armazenamento em nuvem ou rede através desse método.
  2. Esse utilitário pode já vir instalado em certos SOs da Microsoft, mas nem todos.
    • Abra o app da Microsoft Store no menu “Iniciar”.
    • Pesquise por Windows File Recovery .
    • Se você vir a opção “Adquirir”, clique nela e siga as instruções para adicionar o aplicativo ao computador.
    • Caso o utilitário já esteja instalado, a opção será substituída por “Abrir”.
  3. É bem fácil; basta digitar “Recuperação de Arquivos do Windows” no campo de pesquisa do Windows (abra-o com o atalho tecla “Win + S”, se necessário) e clique em “Recuperação de Arquivos do Windows”, nos resultados. Uma janela com um pedido de permissão vai abrir.
    • Dê permissão para o aplicativo realizar mudanças no computador.
  4. Há duas formas de restaurar arquivos:
    • Modo regular (normal) : use esse modo se o arquivo apagado estava em uma unidade NTFS que não estava corrompida.
    • Modo extensive (extensivo) : recomendado se o arquivo excluído estava em uma unidade com formato FAT ou exFAT, como cartões de memória e outros dispositivos removíveis, ou se o drive estiver corrompido. O processo demorará um pouquinho mais para terminar.
      • Caso não saiba direito qual modo utilizar, experimente o regular primeiro, e se não der certo, o "extensive".
  5. O comando será mais ou menos assim: winfr "unidade-origem:" "unidade-destino:" "/modo" "/switches" "nome do arquivo ou pasta" . O “switch” /n permite que o usuário especifique pastas e arquivos para recuperação. Veja alguns exemplos, que vão funcionar tanto no modo "regular" quanto no "extensive":
    • Para reobter todos os itens que terminam com “.jpeg”, da pasta “Fotos” e no disco rígido “C”, recuperando-os à unidade “F”, digite winfr C: F: /regular /n *\Usuários\seunomedeusuário\Fotos\*.JPEG .
    • Você também pode usar “/n” várias vezes para recuperar arquivos que atendem a diversos critérios. Por exemplo: para restaurar aqueles com extensão “.jpeg” e “.png” da pasta “Fotos”, digite winfr C: F: /regular /n \Usuários\seunomedeusuário\Fotos\*.JPEG /n \Usuários\seunomedeusuário\Fotos\*.PNG .
    • Para recuperar todos os itens que terminam com “docx” de qualquer localização no disco rígido original, insira winfr C: F: /regular /n *.docx .
    • Se quiser restaurar toda a pasta “Documentos” do drive “C:” ao drive “F:”, digite winfr C: F: /regular \ Usuários\seunomedeusuário\Documentos\ .
      • Não se esqueça de colocar a barra invertida (“\”) no fim do nome da pasta. Ela é imprescindível quando você quiser recuperar uma pasta inteira.
  6. A Recuperação de Arquivos do Windows tentará restaurar os arquivos; se tiver sucesso, eles serão salvos à unidade de destino em uma nova pasta, que terá o nome “Recovery_(data e horário)”.
    • Quando não conseguir recuperar dados no modo regular, execute o mesmo comando, mas substituindo /regular por /extensive .
    • Há extensões de arquivos que ficam ocultas por padrão, como “.log”, “.vbs”, “.c”, “.cab”, “.py” e “.lnk”. Se não conseguir encontrar o tipo de arquivo que deseja, execute o utilitário de recuperação novamente, mas desta vez adicionando o switch /e para desabilitar a filtração estendida.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 6:

Restaurando arquivos a partir do Histórico de Arquivos

Baixe em PDF
  1. Utilize este método para recuperar um arquivo ou pasta que você acidentalmente apagou ou sobrescreveu com uma versão mais nova nas pastas “Documentos”, “Músicas”, “Vídeos” ou “Área de Trabalho”. Para acessar o utilitário, pressione a tecla “Windows”, digite {{kbd|restaurar seus arquivos} e clique em “Recuperar seus arquivos com o Histórico de Arquivos”. [2]
    • Esse meio de restauração exige que o Histórico de Arquivos esteja ativado nas configurações. Ele funciona com uma rede ou um drive externo; se não tiver nenhum deles, a ferramenta não estará habilitada. [3]
    • Se o item que você queria recuperar não existe mais, você pode recuperar a pasta a uma versão anterior, em que ele ainda estava presente.
  2. Todos os arquivos com versões mais recentes salvas serão exibidos no Histórico de Arquivos; assim que encontrar aquele que deseja reobter, será possível navegar pelas datas das versões salvas anteriormente.
  3. Escolha uma que existia antes de realizar a mudança que apagou ou estragou o item.
  4. Uma mensagem de confirmação aparecerá.
    • Caso prefira recuperar a pasta ou arquivo a um outro diretório, clique com o botão direito em “Restaurar”, opte por “Restaurar para” e clique na localização desejada.
  5. A versão original do item será salva no diretório original.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 6:

Utilizando o Recuva (Gratuito)

Baixe em PDF
  1. Gratuito, esse aplicativo “restaura” arquivos que forma acidentalmente removidos do computador. [4] Clique aqui para baixá-lo.
    • A versão gratuita do Recuva deve ser o suficiente para reobter a maioria dos arquivos apagados.
  2. Se for pedida permissão para realizar mudanças, conceda-a.
    • Da primeira vez que o Recuva for aberto, uma mensagem de aviso pode aparecer, dizendo que ele está bloqueado. Clique na mensagem, selecione a primeira opção na lista, entre no menu “Ações” e clique em “Permitir no dispositivo” para continuar.
  3. Use o assistente rápido para recuperar os arquivos excluídos.
  4. Caso não saiba bem qual é a extensão dele, escolha “Todos os arquivos”.
  5. Por exemplo: se ele estava na Lixeira, clique em “Na Lixeira”.
    • Para inserir uma certa pasta, clique em “Em uma localização específica”, em “Pesquisar...” e então selecione a pasta.
  6. O Recuva começará a procurar pelos arquivos excluídos.
    • Você verá a opção “Escaneamento Profundo” disponível. Tente fazer o escaneamento normal primeiro; se não funcionar feche e reabra o Recuva, marque a opção “Habilitar Escaneamento Profundo”. Saiba que o processo vai demorar muito mais tempo e pode nem ser necessário.
  7. O Recuva pesquisará por cópias sombrias de arquivos apagados nas localizações que você apontou. Assim que o escaneamento terminar, uma lista de arquivos aparecerá.
  8. Os arquivos ou pastas serão recolocados nos diretórios em que estavam, originalmente.
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 6:

Fazendo a restauração a partir de um backup antigo

Baixe em PDF
  1. Se você faz backup do PC a outra unidade, como um disco rígido ou unidade de rede, ou até a outra versão do Windows que foi instalada em seu computador, será possível restaurar arquivos a qualquer momento a partir dos backups. Pressione a tecla “Windows” e digite painel de controle ; clique em “Painel de Controle nos resultados de busca. [5]
  2. Se não o encontrar, clique em “Sistema e Segurança” primeiro.
  3. Para restaurar um item seu, entre em “Restaurar meus Arquivos”; se for de outro usuário (ou todos), opte por “Restaurar arquivos de todos os usuários”.
    • Para reobter dados de um outro backup do que o escolhido por padrão, clique em “Restaurar arquivos de outro backup” e selecione-o.
  4. Defina qual opção é válida para você, dependendo se você quer restaurar arquivos individuais ou pastas inteiras.
  5. Você pode digitar uma parte do nome e clicar em “Pesquisar”.
    • Você pode usar caracteres curingas, como “*.jpg”, para encontrar todos os arquivos que correspondem a uma certa sequência de texto.
  6. Para que sejam colocados na localização original, deixe a opção padrão marcada; do contrário, faça a seleção em “Na seguinte localização” e clique em “Navegar” até chegar à pasta desejada.
  7. Arquivos e pastas que você selecionou serão restaurados ao diretório especificado.
    Publicidade
Método 6
Método 6 de 6:

Utilizando o “Stellar Data Recovery” (Aplicativo pago)

Baixe em PDF
  1. Esse programa é pago, mas você poderá realizar um escaneamento gratuito para ver se o app pode restaurar os dados necessários antes de desembolsar uma certa quantia. Obtenha o aplicativo fazendo uma pesquisa na internet e obtendo o aplicativo grátis.
  2. Escolha todos os tipos de arquivo que desejar.
  3. Você acessar os mais comuns, como “Área de Trabalho” ou “Documentos”, mas também clicar em “Choose Location” (Escolher Localização) para ir manualmente até uma pasta.
    • Se o arquivo havia sido salvo em uma unidade externa que está conectada ao PC, selecione-a.
    • Caso o arquivo tenha sido salvo em uma partição que não existe mais, escolha “Can't Find Drive” (Não consigo encontrar a unidade).
  4. Ao fim do processo, uma lista com arquivos e pastas que podem ser restaurados será mostrada.
    • Caso nada seja encontrado, clique no link ao lado de “Deep Scan” (Escaneamento profundo) para realizar uma varredura mais a fundo.
  5. Essa será a hora de pagar pelo Stellar, caso queira continuar utilizando-o. Após o pagamento, a chave do produto será enviada via e-mail; insira-a no campo correspondente (Product Key); após validá-la, será possível recuperar todos os dados marcados, assim como itens que forem excluídos e precisarem ser reavidos, no futuro.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 4 220 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade