Baixe em PDF
Baixe em PDF
A falta de confiança dos pais em um filho com certeza deixa todas as partes envolvidas se sentindo muito mal. Você pode estar com sensação de culpa, de estar sufocado, exposto ou constrangido, enquanto os adultos terão a impressão de exaustão, frustração e violação. No entanto, não importa o nível de fragilidade presente na relação, ela poderá ser reconstruída. Através da comunicação cuidadosa, ações calculadas e expectativas claras, será possível fazer com que eles voltem a confiar em você (e vice-versa).
Passos
-
Converse com seus pais. Fale como está se sentindo, já que é possível sua percepção do julgamento deles sobre suas ações pode não ser, de fato, a opinião que possuem sobre algo. Seja proativo e peça para que sentem para uma conversa, em um espaço livre de distrações (dispositivos eletrônicos e outros aspectos), como em um parque da vizinhança.
-
Ouça-os. Para que a comunicação ocorra de fato, é preciso falar e ouvir. [1] X Fonte de pesquisa Tente se colocar no lugar deles para absorver o que estão dizendo na conversa; se falarem algo que achar ofensivo ou confuso, pergunte. Quando as linhas de comunicação estão abertas, vocês se dedicarão a reconstruir o relacionamento de confiança que possuíam.
-
Peça desculpas por violar a confiança deles. Um pedido sincero de perdão pode ser a melhor opção para fazer com que seu pai e sua mãe voltem a confiar em você; para isso, demonstre que entendeu no que errou, o que aconteceu de verdade e como aquilo os machucou. Peça desculpas e proponha uma forma de evitar que o equívoco volte a se repetir no futuro. [2] X Fonte de pesquisa
- Tente não esperar nada de volta. Seria ótimo se um simples pedido de perdão consertasse tudo, mas é bastante improvável. É possível que seus pais não saibam o melhor modo de responder quando você pedir desculpas.
- As palavras não são tão importantes, e sim deixar claro que se arrependeu e está se desculpando com honestidade.
- Outra parte fundamental é perdoar a si próprio.
-
Pergunte aos seus pais o que poderá fazer para reconquistar a confiança deles. A maneira mais óbvia de descobrir isso é apenas indagando como deverá agir para que isso ocorra. É normal que eles não tenham uma resposta na ponta da língua, mas diga que poderão pensar e comunicar a você depois.
- Seja franco ao responder o pedido deles. Caso note que a lista de “tarefas” para obter o perdão é pouco razoável, fale sem choramingar que acha que terá dificuldade em corresponder às expectativas deles. Ofereça um meio-termo, um acordo.
-
Tenha fé em seus pais. A confiança gera confiança, logo, isso fará com que eles confiem em você; na verdade, ainda que sinta que não confia neles, neste momento, isso será normal. A confiança é uma via de mão dupla, ou seja, você também deverá conquistá-los para que tenham fé em suas atitudes.Publicidade
-
Passe mais tempo com sua família. Essa atitude beneficia a relação de confiança em várias formas: em primeiro lugar os pais não terão suspeitas de algo ilícito que você poderá fazer, já que estará com eles. Em segundo, isso vai ajudá-lo a entender e comunicar-se melhor com eles para que o relacionamento seja novamente sadio. Por fim, ambos se lembrarão de suas ótimas qualidades, como seu senso de humor, em vez de verem apenas aquela violação de confiança que ocorreu.
-
Demonstre a responsabilidade através de ações. Termine seus afazeres, chegue para buscar seu irmão menor na escola, ofereça para ajudar a lavar a louça após o jantar. Mostrar responsabilidade no dia a dia fará com que seu pai e sua mãe o considerem alguém maduro. Ainda que possa não ser o suficiente para restabelecer a relação de confiança, já serão pequenos passos, junto com outros aspectos, como a comunicação sem ruídos, que ajudarão bastante.
-
Mostre que você se importa com eles. Exibir que nutre afeição por seus pais, por si próprio e pelo relacionamento é um elemento importante dessa “via de mão dupla”. [3] X Fonte de pesquisa O seu carinho pode ser demonstrado de vários modos, mas agir e dizer coisas que sabe que fará com que os outros se sintam bem é um bom começo.
-
Conserte relacionamentos danificados. Caso já tenha machucado alguém além de seus pais, violando a confiança de outras pessoas, peça desculpas e tente consertar a situação entre vocês. Mesmo que pareça ser bobo, faça o que seus pais disseram que pode ajudar a recuperar a confiança deles. Por exemplo: lavar o carro do seu “velho” não tem nada a ver com a confiança, mas você mostra que está disposto a fazer o que for necessário.
-
Demonstre que está pronto para mudar. [4] X Fonte de pesquisa Exibir disposição em alterar seu comportamento — mesmo que em tarefas pequenas, como fazer a cama, como sua mãe sempre pede — vai enviar a mensagem de que estará propenso a instaurar grandes mudanças, que são necessárias para recuperar a confiança.Publicidade
-
Controle suas emoções. Muitas vezes, as situações e experiências que acabam com a confiança em um relacionamento são motivadas por decisões precipitadas ou feitas “no calor” do momento. [5] X Fonte de pesquisa Tentar agir de forma racional e controlar suas emoções pode ajudá-lo a se tornar alguém mais genuíno. Caso não sinta que pode controlar sentimentos por conta própria, procure um terapeuta e discuta as estratégias para lidar com essa situação. [6] X Fonte de pesquisa
-
Compreenda as expectativas dos seus pais. Quando você sabe o que eles não querem que você faça, é muito mais simples evitar tal situação. Em caso de dúvida sobre regras ou expectativas, pergunte; quando você transgrediu a confiança recentemente, tenha mais atenção sobre qual atividade ou ação que pode ser considerada inaceitável por eles. Não fique se desculpando e continue seus afazeres logo após uma situação desconfortável, já que seus pais podem considerar que você está tentando apenas “puxar o saco” e dar a impressão de que está tudo bem. Em vez disso, aguarde um pouco; leva bastante tempo para recuperar a confiança depois de infringi-la.
-
Siga as regras da casa. Você não viverá com seus pais para sempre, e é provável que eles tenham “regras” ou expectativas sobre o que deve ou não ser feito enquanto morar no teto que deram. Não descumpra as regras, mesmo que as considere incabíveis.
- Lembre-se de que, uma hora ou outra, você terá sua própria casa e poderá viver como preferir no futuro.
- Ainda que pareça que falta uma eternidade para sair da casa dos seus pais, o tempo passará e você tocará sua vida como preferir.
-
Evite o que causou o abalo na confiança entre vocês. Alguma pessoa, hábito, atividade ou evento rompeu os laços que possuíam? Evite aquilo de qualquer maneira; ao sentir que precisa de ajuda para que não se repita, peça ajuda.
- Quando o assunto for o abuso de substâncias ilícitas, por exemplo, recomenda-se buscar ajuda especializada para combater o vício.
- Se já notou que foi influenciado por um amigo a tomar decisões equivocadas, talvez seja hora de se afastar dele.
Publicidade
-
Recupere a confiança após uma mentira. Após ferir a relação com seu pai e mãe por contar uma mentira, é importante tentar ser honesto a partir desse momento — em especial se já possui um histórico de enganar aos outros. Demonstrar que está comprometido em falar apenas a verdade e ser honesto é o caminho para reconstruir um relacionamento com base na confiança; infelizmente, é possível que isso demore bastante tempo.
-
Fale sobre a quebra de regras específicas. Quando a natureza da sua transgressão envolveu a quebra de uma regra específica que seus pais definiram — como não beber antes dos 18 anos ou estar em casa até um certo horário —, discuta essas imposições com eles.
- É importante que você compreenda quais são essas diretrizes, pois elas existem, e como segui-las.
- Ter uma conversa franca com seus pais poderá ajudá-lo a tomar melhores decisões no futuro.
-
Tente fazer as pazes com alguém que você magoou. Seus pais podem ter ficado tristes ou desapontados por alguma de suas ações; tente compreender o sentimento deles e faça as pazes.
- Coloque-se no lugar deles e reflita como você também gostaria de um pedido de desculpas para consertar um desgaste entre vocês.
-
Responsabilize-se por ações de vandalismo. Caso você tenha vandalizado propriedade pública ou batido o carro, será preciso arcar com os danos. Nisso, está englobado o trabalho manual de sua parte, como pintar muros que foram grafitados, passar cera para tirar riscos do carro ou tirar o papel higiênico que jogou em árvores. No entanto, se bateu o carro de um amigo enquanto dirigia, por exemplo, talvez seja necessário pagar o valor do conserto.
-
Aceite responsabilidades financeiras. Uma atitude errada pode ter custado muito caro, logo, você precisará oferecer compensação financeira a essa parte. Mesmo que você tenha que dar o seu salário inteiro por alguns meses, aceitar essa responsabilidade financeira demonstrará que entendeu as consequências de suas ações.Publicidade
Dicas
- Dedique-se e procure por oportunidades para tomar a iniciativa e assumir responsabilidades.
- Você e seus pais podem precisar de tempo e espaço para se acalmarem. Quando estiverem de cabeça fria, tentem retomar a conversa.
- O tempo é o melhor remédio. Pode levar muito tempo para recuperar a confiança de seus pais, mas vai acontecer, até por terem criado você. Não perca a esperança.
- Compreenda que os humanos, ou seja, tanto você como seu pai e sua mãe, são imperfeitos e podem cometer erros.
- É complicado reconquistar a confiança dos pais. Se você fez algo muito ruim, tendo sido sorrateiro, como fugir de casa durante a noite, não se esqueça de pedir desculpas!
- As pequenas coisas ajudam também: realize afazeres sem que sua mãe peça, tire boas notas na escola, diga que ela é bonita e que a ama, prepare o café da manhã para seus pais, faça uma massagem nos pés da mãe, ajude seu pai a consertar um móvel, compre uma camisa para ele, diga que também é alguém especial para você, e assim por diante.
- Pergunte o que poderá fazer para reconquistar a confiança deles, mas não logo depois de um conflito. Isso pode dar a impressão que você só quer se livrar dos problemas.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.psychologytoday.com/blog/the-mindful-self-express/201304/four-steps-relationship-repair-the-h-e-l-technique
- ↑ http://www.forbes.com/sites/shenegotiates/2011/08/17/10-steps-to-an-effective-apology/
- ↑ http://www.psychologytoday.com/blog/the-mindful-self-express/201304/four-steps-relationship-repair-the-h-e-l-technique
- ↑ http://www.psychologytoday.com/blog/the-mindful-self-express/201304/four-steps-relationship-repair-the-h-e-l-technique
- ↑ http://www.forbes.com/sites/hennainam/2014/01/27/how-to-rebuild-trust/
- ↑ http://www.yourmindyourbody.org/learn-to-control-your-emotions-through-psychotherapy/
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 32 887 vezes.
Publicidade