Baixe em PDF
Baixe em PDF
Perder a voz pode ser uma grande inconveniência. Tal perda pode ser causada pela extenuação das cordas vocais ou de problemas médicos mais sérios. Muitos vocalistas e outros indivíduos que utilizam as vozes em um alto volume por períodos extensos de tempo ficam mudos de vez em quando. Se a perda for causada por um motivo que não seja o uso temporário e excessivo das cordas vocais, visite um médico. Se sua perda for causada pelo esgotamento ou pela tensão excessiva de sua voz, é possível se recuperar rapidamente em alguns passos.
Passos
-
Descanse a voz pelo máximo de tempo possível. Uma simples conversa em volume normal pode provocar uma tensão desnecessária nas cordas vocais, diminuindo seu tempo de recuperação. É claro, certas situações exigem a fala. Limitar o uso das cordas vocais pode ajudá-lo a acelerar o processo de recuperação – portanto, tente não falar.
- Cochichar é ainda pior. É algo pouco natural e acaba forçando ainda mais as cordas vocais.
- Mantenha uma caneta e um papel consigo para escrever o que precisa ser comunicado aos outros. Isso pode ser bastante divertido!
-
Gargareje água salgada . O gargarejo hidrata a garganta, amacia as cordas vocais e acelera o processo de recuperação de voz. Há vários enxaguantes comerciais que podem matar bactérias na garganta. Algumas bactérias podem causar perda de voz.
- Se esquentar um copo de água no micro-ondas, confira se o líquido não está muito quente. A última coisa que você quer é queimar a garganta.
-
Aqueça o corpo com yoga. A voz é parte do corpo – portanto, se você quiser aquecer sua voz, aqueça o corpo inteiro. O yoga é uma ótima maneira de ficar atento ao corpo e de começar a fazer o diafragma agir. Se você não estiver superdoente, essa é uma maneira de se soltar (se você estiver doente, pode ser melhor ficar na cama!).
- Aqui está um bom exercício para fazer o diafragma trabalhar. Sente-se no chão com os joelhos dobrados e levemente separados. Coloque as mãos nos joelhos e, com os braços esticados, inale profundamente pelo nariz. Exale potentemente com a boca. Coloque as mãos nos joelhos e pressione-os firmemente, afastando os dedos uns dos outros. Olhe para cima, alongue a língua e imite o rugido de um leão – um “ahhh” alto e aberto. Certifique-se de que o som saia de seu diafragma, e não da garganta!
-
Utilize o poder do vapor. Tudo envolve hidratação – é sério. Se você tiver água ao redor, tudo ficará bem. Se um chuveiro quente não estiver disponível no momento, faça uma panela de água ferver e coloque a cabeça sobre ela. Jogue uma toalha sobre sua cabeça para manter o vapor circulando pela sua cavidade nasal.
- Fique na posição por alguns minutos. Você deve começar a sentir as cavidades nasais se limpando (caso esteja resfriado). Repita isso quantas vezes quiser.
-
Pare de fumar . Como se isso já não viesse sendo dito há anos, o cigarro é absolutamente terrível para todos os aspectos de sua saúde, incluindo a voz. Isso que é secar o esôfago! Você provavelmente também fortalecerá as cordas vocais.
- Caso esteja na dúvida: parar de fumar poupará seu dinheiro; é melhor para quem está por perto; corta o risco de doenças cardíacas e de câncer no pulmão e na bexiga; faz com que todos os tipos de exercícios se tornem mais fáceis. [1] X Fonte Confiável American Lung Association Ir à fonte
-
Visite um médico. Caso tenha simplesmente cantado karaokê algumas vezes na última noite, você provavelmente não precisará ficar muito preocupado com o problema. Porém, fique alarmado caso sua voz não venha se manifestando há uma semana sem motivo aparente. Visite seu médico para descobrir o que está acontecendo.
- Falando de maneira geral, você deve ir ao médico se qualquer problema durar mais de um dia. É sempre melhor prevenir do que remediar. Se o problema vier acompanhado de outros sintomas (tosse, febre, etc.), você definitivamente terá de visitar o médico.
Publicidade
-
Beba muita água. Mantenha o corpo bem hidratado enquanto restaura a voz. Aumentar a ingestão de fluídos ajuda sua garganta a produzir uma quantidade mais saudável de umidade e restaura as funções de voz. A umidade é vital para a recuperação da voz.
- Qual o oposto de água? Álcool . Ele seca a garganta e deixa o corpo inteiro desidratado. Se quiser recuperar a voz, evite-o.
-
Evite alimentos ácidos e bebidas ácidas. Alimentos e bebidas ácidos – como chás, frutas cítricas e chocolates – não possuem nenhum efeito positivo direto nas cordas vocais, mas promovem o refluxo ácido (uma coisa muito ruim). O refluxo ácido pode piorar a inflamação e exacerbar a perda de voz. A melhor maneira de eliminar substâncias e bactérias estranhas que estejam prejudicando sua voz é beber muita água limpa.
- Você ouviu direito: O chá é ácido, e coisas ácidas são péssimas para o tecido de seu esôfago. [2] X Fonte de pesquisa As pessoas juram que o chá alivia a garganta, pois ele as faz se sentirem melhor. O chá é relaxante, mas não ajuda a resolver o problema.
-
Mantenha os líquidos aquecidos. Certo, visto que você provavelmente não beberá apenas água, mantenha quente todo líquido que for ingerir. Você não quer que ele seja muito quente ou muito frio – ambas as temperaturas afetam negativamente o tecido da garganta. Se você estiver bebendo chá (encaremos: você provavelmente está), o mel é aceitável.
- Curioso quanto ao leite? Laticínios revestirão sua garganta. Isso pode ser relaxante, mas apenas cobre o problema e o faz retornar após pouco tempo. Caso vá cantar ou se apresentar de outra forma, não consuma laticínios horas antes da apresentação.
Publicidade
-
Visite a farmácia local. Há pelo menos uma dúzia de produtos que indicam curar magicamente nossas vozes. O Olmo Vermelho é um exemplo de produto que aparentemente ajuda sua voz a voltar ao normal. Se você estiver desesperado por uma solução mágica, tal produto pode acabar ajudando.
- Porém, apenas para lembrá-lo: água, água, água, água, um pouco mais de água e descanso vocal são as melhores soluções. Não dependa de milagres.
-
Use pastilhas ou medicamentos em gotas para diminuir a dor. Uma mudança de temperatura ou um ambiente seco podem irritar a garganta. Por causa disso, fornecer umidade pode ajudar a aliviar essa irritação. O uso de medicamentos em gotas e outras pastilhas é eficiente para manter a garganta lubrificada.
- Até mesmo mascar chiclete pode ajudar uma oca seca. Quanto mais você permanecer lubrificado e hidratado, melhor será.
-
Invista em um umidificador. Especialmente se o ambiente seco for a causa dessa irritação, o umidificador pode ajudar a resolver seu problema. É algo semelhante a jogar a cabeça em uma panela fumegante de água. Porém, com o umidificador, a água circulará por todo o ambiente.
-
Aborde o problema. Normalmente, perder a voz é um sintoma de um problema maior. Caso tenha tosse, resfriados ou irritações na garganta, aborde tais problemas , sem se concentrar apenas na perda de voz. Você pode descobrir que sua voz retorna após a administração de antibióticos. Comece a tomar Vitamina C. Acabe com a gripe.Publicidade
Avisos
- Procure um médico caso sua volte não retorne após alguns dias. A perda duradoura da voz poderia ser um sintoma de um problema mais sério. Tal problema pode exigir atenção médica.
Publicidade
Referências
Publicidade