Baixe em PDF
Baixe em PDF
Recuperar as chaves trancadas dentro do carro é uma daquelas ações inconvenientes, mas nada impossíveis. A melhor maneira de resolver o problema é recorrer às chaves reservas — ainda mais se estiver estacionado em uma área de risco ou se o tempo estiver fechado. Entretanto, em casos mais extremos, basta ter as ferramentas certas à disposição ou ir à drogaria mais próxima para destravar as portas sem ter de recorrer ao guincho.
Passos
-
Use este método se tiver um carro de modelo mais antigo e precisar de algo simples para destravar a porta. Ele funciona com travas verticais e horizontais, além das que ficam próximas à maçaneta. Entretanto, não dá certo com modelos de veículos mais novos e luxuosos, cujos fios elétricos na lataria podem estragar com esse processo.
-
Pegue um cabide de metal. Essa é a ferramenta básica deste método.
-
Desdobre o cabide até deixá-lo reto, mas mantendo o gancho na ponta. Dessa forma, ele vai ficar mais adequado para puxar a trava.
-
Passe o cabide entre a janela e a borracha de proteção. Aproxime-o do canto do vidro, onde o acesso fica mais fácil.
- Tente não arranhar o veículo enquanto destrava a porta. Repintar a lataria pode custar caro, a depender da cor e do tamanho do estrago.
-
Mexa o gancho do cabide até pegar a trava da porta. Insira-o em cerca de 20 cm na lataria. Não desista, mesmo que demore um pouco.
-
Puxe o cabide para cima para fazer o destravamento. Depois que encontrar o pino da trava e segurá-lo com o metal, puxe para abrir a porta e pegar as chaves.Publicidade
-
Use um cordão de tênis para levantar o pino da porta e recuperar as chaves. No Brasil, a maioria dos carros tem um pino na região da maçaneta. Se for o caso, você pode usar um cordão ou uma corda para fazer o destravamento.
- Este método é simples, mas exige prática.
-
Faça um nó corrediço no meio do cordão. Assim, você vai poder controlar o tamanho do laço.
- Faça um laço no meio do cordão, cruzando as pontas. Segure o trecho em que elas se encontram com o polegar e o indicador da mão esquerda.
- Use a mão direita para fazer mais um laço nesse lado do cordão. Dessa vez, não o cruze — só faça um nódulo.
- Passe o segundo laço pelo laço da esquerda com a mão direita.
- Segure o laço com a mão direita (impedindo-o de se fechar) e aperte o nó, puxando as pontas soltas do cordão.
- Faça um laço no meio do cordão, cruzando as pontas. Segure o trecho em que elas se encontram com o polegar e o indicador da mão esquerda.
-
Passe o cordão pela porta. Comece no canto superior, passando o material por baixo, de um lado a outro. Continue até chegar perto do pino.
-
Amarre o nó no pino da porta. Passe o cordão de um lado para outro até alcançar a trava. Depois, puxe as pontas do material para fechar o laço.
-
Puxe o cordão para cima para destravar a porta. Depois de prender o laço pelo pino, puxe-o para terminar. Pegue as chaves e tenha cuidado para não repetir o erro.Publicidade
-
Use este método se quiser uma maneira simples de recuperar as chaves sem danificar o veículo. Com ele, dá para abrir parte da porta de vários modelos de veículos com um objeto inflável.
-
Veja se todas as portas do carro estão trancadas. Muitas pessoas arrombam as portas na tentativa de pegar as chaves sem conferir antes.
-
Tente abrir um pequeno vão no canto da porta. Ponha os dedos na borracha que fica próxima ao canto superior direito do local. Puxe até criar um espaço com cerca de 6,5 milímetros.
- Se não tiver força nos dedos para isso, use uma alavanca de plástico — não de metal, ou pode danificar a pintura da porta. Se só tiver uma ferramenta metálica, cubra-a com uma camiseta ou toalha para reduzir os danos.
-
Insira um medidor de pressão arterial no espaço que criou. Prenda-o bem entre a porta e a lataria do veículo e solte logo em seguida.
- Você pode usar qualquer objeto inflável neste método. Com sorte, talvez até encontre algo específico para recuperar chaves trancadas. Se acontecer muito com você, tente comprar um kit do tipo.
-
Pressione a bomba do medidor de pressão. Enquanto ele infla, vai aumentar o vão no canto da porta. Continue até deixá-lo com 1,3-2,5 cm de largura.
- Não exagere na hora de inflar o medidor, ou pode danificar o metal da porta, quebrar a janela ou tirá-la do eixo.
-
Desdobre um cabide de arame para fazer uma ferramenta longa e fina. Se não tiver esse item, use um graveto, uma vara ou algo semelhante. O formato do objeto depende do tipo de mecanismo de trava do carro.
- Na maioria dos carros, dá para usar uma vara para empurrar o botão da trava e a maçaneta.
- Para destravar carros mais antigos, você pode ter de usar ferramentas em formato de gancho.
-
Ponha o cabide no espaço que criou com o medidor de pressão. Use-o para prender o botão da trava ou pressionar a trava automática. Se for o caso, tente também empurrar a parte interna da maçaneta.
- Em alguns casos, pode ser mais fácil tentar alcançar as próprias chaves com a ferramenta — ou abaixar o botão da trava. Depende da estrutura do veículo específico.
-
Após destravar a porta, tente não repetir esse incidente! Use a ferramenta em questão para pegar as chaves e, se possível, faça uma cópia para emergências.Publicidade
-
Use este método se tiver trancado o carro com as chaves dentro, mas ainda puder acessar o porta-malas. Ele é fácil e prático.
-
Encontre o cordão de emergência. Muitos porta-malas têm esse detalhe, que dá acesso do compartimento ao resto do carro. Ele costuma ficar no teto ou na porta em si.
-
Puxe o cordão para destravar os assentos dos passageiros de trás. Muitos carros sedã têm essa função.
-
Entre no carro por esse espaço. Depois de destravar os assentos, passe por cima deles e pegue as chaves.
-
Vá ao chaveiro e faça uma cópia das chaves. Essa é a melhor maneira de evitar mais incidentes no futuro. Guarde-as na carteira, na bolsa ou em casa para sempre ter um plano B.Publicidade
Dicas
- Se não conseguir recorrer a qualquer método deste artigo, acione o seguro para chamar o guincho.
- O método do medidor de pressão é bastante usado, principalmente por motoristas de guincho que precisam destravar carros que resgatam.
- Se cometer esses erros com frequência, compre uma caixinha magnética para guardar as chaves de reserva.
Publicidade
Avisos
- Tenha cuidado ao tentar arrombar a porta de veículos mais novos, pois eles têm fios elétricos na lataria — que podem acabar danificados.
- Se o carro tiver alarme, pode dispará-lo por acidente.
- Tenha muito cuidado para não danificar o exterior ou interior do carro com os métodos deste artigo. Se tiver dúvidas, chame um chaveiro profissional.
Publicidade
Materiais Necessários
- Medidor de pressão arterial;
- Cabide de metal;
- Alavanca de plástico.
Referências
- Vídeos colhidos do canal IamRafe
Publicidade