Baixe em PDF
Baixe em PDF
Amizades são construídas à base de confiança. Confiança é compartilhada entre dois 'bons' amigos, e quando ela é violada, a amizade acaba. É difícil, às vezes impossível, restaurar uma amizade, e na maioria das vezes ela nunca mais é a mesma. No entanto, talvez seja possível melhorar a situação com um pouco de esforço.
Passos
-
Pense na situação. Por que estão brigando? Este é um primeiro passo importante — o seu pedido de desculpas pode parecer sem sentido se não conseguir explicar por que está se desculpando, e pode fazer as brigas piorarem.
-
Converse com seu amigo. Diga a ele como se sente a respeito do que aconteceu. Diga que quer que vocês sejam amigos novamente, e fale sobre certas coisas das quais você sente falta. Se necessário, mostre suas emoções ao chorar ou abraçar.
- Mesmo na pior das circunstâncias, uma conversa honesta cara a cara pode ser o necessário para restabelecer um vínculo.
-
Tome a iniciativa. Seja aberto quanto a querer consertar a amizade. Amigos não devem fazer joguinhos psicológicos um com o outro. Se você realmente ama essa pessoa e quer que ela continue sendo sua amiga, seja aberto com relação ao que sente.
- Peça desculpas . Você tem que ser sincero; a pessoa irá perceber se você não for. É a melhor maneira de explicar seus sentimentos. Deixe uma mensagem na secretária eletrônica se ela não tiver atendido suas ligações.
- Mesmo se você se considerar a vítima da situação, é importante pedir desculpas. É provável que o seu amigo se sinta da mesma maneira, e ouvir você dizer que está arrependido pode ajudá-lo a perceber que não irá machucar o orgulho dele se também se desculpar a você.
-
Mantenha a calma e esteja aberto ao que seu amigo disser. Ficar na defensiva fará com que seu amigo faça o mesmo; será mais difícil para vocês dois se resolverem se isso ocorrer.
-
Crie uma discussão aberta. Quando possível, se o amigo concordar, sentem-se para tomar um café ou algo parecido e conversem sobre a situação. Espere pelo menos três dias para fazer isso, pois antes disso a pessoa provavelmente ainda estará chateada. Porém, isso depende muito da intensidade da briga. Quando o seu amigo falar, ouça . Seja sincero com as coisas que tem a dizer. Seu amigo irá perceber se você estiver fingindo.
- Fale calmamente e fale do coração. Permita que seu amigo sinta a dor que você está sentindo e a solidão que sentiu desde que a amizade acabou.
- Explique o quanto você valoriza e sente falta da amizade e que gostaria de conversar pessoalmente.
- Conte uma piada. Amigos adoram piadas. Piadas são divertidas. A vida deve ser divertida. A vida não é tão boa sem o seu amigo junto. Quando a tensão começar a diminuir e vocês resolverem os detalhes, alivie o clima. Porém, tome cuidado, não faça uma piada que se refira à briga... nunca. Isso pode ser visto como algo ofensivo e pode parecer que você não leva seu amigo a sério.
-
Coloque-se no lugar da pessoa. Tente dar um passo para atrás e ver outra perspectiva além da sua. Essa é uma situação onde é preciso pensar de forma crítica. Não é simples tentar entender outra pessoa. Pense nos acontecimentos recentes da vida do seu amigo. Tente entender o motivo pelo qual o relacionamento alcançou um nível tão esquentado. Para compreender a perspectiva de outra pessoa, talvez seja necessário conversar com amigos em comum ou com os parentes dela. Mas tome cuidado, pois um amigo em comum pode ser perigoso. Ele pode tentar manipular a situação para seu próprio benefício ou as coisas que você disser podem ser distorcidas quando ele passar a mensagem para o amigo com o qual você está brigando.
-
Aprenda com o que aconteceu. Nunca se arrependa, pois na vida você aprende e se fortalece com os erros cometidos e com os problemas que teve de lidar.
-
Mostre ao seu amigo que sente muito. Isso vai além das conversas. Se ele perdoá-lo ou não, mostre-lhe que não quis magoá-lo e que realmente se arrepende do que fez. Esforce-se para colocar as necessidades dele acima das suas até sentir que as coisas estão melhorando.
-
Vá consertando sua amizade aos poucos. Comece a conversar com a pessoa mais e mais, não tente tudo de uma vez só.Publicidade
Dicas
- É melhor esperar alguns dias até a raiva do seu amigo ter diminuído antes de confrontá-lo. Isso concede tempo aos dois para se acalmarem e pensarem no que aconteceu e na melhor maneira de consertar o incidente.
- Deixe-o saber como está se sentindo. Não seja rebelde, ele pode acabar indo embora sem querer consertar a situação.
- Tente ser honesto consigo mesmo e com seu amigo.
- Mantenha a calma o máximo possível e não grite com ele.
- Se ele continuar magoando seus sentimentos ou não mostrar respeito por você, vá embora. Lembre-se sempre que, se ele não precisa de você, você não precisa dele. Sempre tem outra pessoa precisando de um bom amigo. Além disso, nunca peça desculpas várias vezes. Existe um limite.
- Não chore só porque quer que seu amigo se sinta mal por você. Se você não precisa chorar, não chore, pois muitas vezes as pessoas percebem quando é falso!
- Não seja muito ansioso. Não ligue para seu amigo todos os dias chorando sobre o quanto você quer consertar as coisas, isso faz com que você pareça carente e seu amigo continue bravo.
- É mais provável que uma conversa cara a cara com a pessoa chame a atenção dela.
- Diga ao seu amigo como a amizade de vocês é verdadeira e o quanto ela significa para você.
- As ações falam mais alto que as palavras. Não apenas se desculpe, demonstre com seus atos que está arrependido e quer a amizade de volta.
- Seja um bom ouvinte. Quando a pessoa terminar completamente o que estiver dizendo, responda e compartilhe seus pensamentos.
- Não fale sobre a briga com outras pessoas, a não ser que seja para pedir ajuda para consertar a amizade. Não fofoque sobre seu amigo enquanto estiverem brigados.
- Não diga o que fizeram de errado.
- Quando vocês se verem, dê um abraço e diga “Me desculpe”. Seja honesto e se desculpe pela sua falta de consideração. Diga o quanto essa amizade significava para você, e que espera poder recuperá-la.
- Após consertar a amizade, seja mais cuidadoso com seu amigo e não brigue novamente pelo mesmo motivo. Quando brigar com ele novamente, dê-lhe a razão. Aos poucos seu amigo irá sentir que você se importa com ele, e que o trataria da mesma forma, então cuide do seu amigo! Amizade não pode ser comprada, é algo que nos dá felicidade e dor.
- Explique os problemas com clareza.
- Sugira se comprometer por tudo que aconteceu.
- Não há problema em chorar e mostrar emoções, isso mostra que você se importa.
- Chore, diga que sente muito e implore para a pessoa ser sua amiga, você irá cansá-la até concordar.
Publicidade
Avisos
- Não fique por perto se a pessoa não aceitar seu pedido de desculpas. Se ela não se importa, não é boa o suficiente para ser sua amiga.
- Cuide para não explodir quando a pessoa disser algo que possa tentá-lo a ficar bem bravo. Se você começar a gritar, pode perder a chance de voltar a ser amigo dela.
- Não deixe mensagens repetidas na secretária eletrônica. Deixe duas ou três, mas não cem. A pessoa achará que você é muito "grude" e não irá querer ficar por perto.
- Tenha certeza de que não está mais bravo com a pessoa.
- Não pense que, só porque a pessoa não quer fazer as pazes agora, ela nunca irá querer. Dê um pouco de tempo!
- Não tente influenciar a pessoa para que ela pense que não é apreciada.
Publicidade
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 185 880 vezes.
Publicidade