Baixe em PDF Baixe em PDF

Gases e inchaços ocorrem como consequência natural da quebra da comida pelo sistema digestivo. Quando o gás não deixa o corpo através de arrotos ou flatulências, ele se acumula no trato digestivo e gera inchaços. Continue lendo para aprender a reduzir gases e inchaços através de medicamentos e de mudanças na dieta.

Método 1
Método 1 de 3:

Conseguindo alívio imediato

Baixe em PDF
  1. Muitas pessoas tendem a forçar seus corpos a segurarem os gases para evitar embaraços, mas libertar os gases é uma função corporal natural que ocorre para facilitar a liberação de um subproduto da digestão. Segurar os gases apenas gera mais dor e desconforto. Em vez de ficar se segurando, encontre um lugar confortável para soltá-los.
    • Se você estiver em público quando um problema de gases ou de inchaços surgir, encontre um banheiro onde possa ficar até que toda a dor tenha desaparecido.
    • Se você achar difícil liberar os gases, mude a posição do seu corpo até encontrar uma que ajude a soltá-los. Deite-se e relaxe completamente seus músculos até os sintomas aliviarem.
    • Andar pode ser muito útil. Dê uma caminhada ao redor da rua ou suba e desça escadas para facilitar a saída dos gases. [1]
  2. Para alívio rápido de pressões abdominais causadas por gases e inchaços, deite-se e coloque uma garrafa de água quente ou uma compressa aquecida em seu estômago. O calor e o peso vão ajudar você a relaxar a musculatura e soltar os gases.
  3. Tanto a menta quanto a camomila possuem propriedades que ajudam na digestão e contribuem para aliviar dores estomacais. [2] Compre as folhas ou chá em saquinho. Misture os ingredientes em água quente e deguste a bebida para eliminar rapidamente os sintomas dos gases e dos inchaços.
  4. O alho também possui propriedades que estimulam o sistema gástrico, contribuindo para aliviar gases e inchaços. Suplementos de alho estão disponíveis em lojas de alimentos saudáveis, mas alhos frescos podem oferecer alívio mais rápido.
    • Experimente sopa de alho, visto que água quente ajuda a distribuir o alho pelo seu organismo rapidamente. Esmague alguns dentes de alho e salteie-os em azeite de oliva no fogão. Adicione vegetais ou caldo de frango, deixe cozinhar em fogo brando por um tempo, e coma quente.
    • Evite comer alho com outros alimentos que possam causar mais gases e inchaços. Para melhores resultados, coma-o cru ou acrescente-o em uma sopa.
  5. Prefira remédios que quebrem as bolhas dos gases e reduzam a pressão nos intestinos e no estômago.
    • Medicamentos contendo simeticona são feitos para aliviar o acúmulo de gases. [3]
    • O carvão ativado também ajuda a aliviar os gases. O carvão ativado é vendido em farmácias e lojas de produtos naturais. [4]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Fazendo mudanças no estilo de vida

Baixe em PDF
  1. Gases se formam quando carboidratos que não são digeridos pelo intestino fino são fermentados pela bactéria no seu cólon. [5] Pode ser que nem todos os alimentos listados abaixo afetem você; por isso, remova-os ou limite-os em sua dieta para descobrir o que lhe causa mais gases:
    • Feijões e outros legumes. Feijões pretos, feijões limas, ervilhas e outros legumes são famosos causadores de gases. Eles contêm um açúcar chamado “oligossacarídeo”, que não pode ser digerido pelo organismo; o açúcar intacto e não digerido produz gases assim que chega no intestino fino.
    • Frutas e vegetais fibrosos. A fibra possui muitos benefícios à saúde, mas ela não pode ser completamente digerida, sendo uma das principais culpadas pelos gases e inchaços. Tente descobrir quais frutas e vegetais fibrosos lhe são mais problemáticos. Alfaces, brócolis e outros vegetais crucíferos tendem a causar mais gases do que outras verduras.
    • Laticínios feitos de leite de vaca. O leite da vaca contém lactose, que não é bem recebida pelos sistemas digestivos de muitas pessoas. Evite leite, queijo, sorvete e outros laticínios feitos com leite. O leite de cabra é melhor de digerir: prefira-o.
    • Adoçantes artificiais. Sorbitol, manitol e outros adoçantes podem causar inchaços.
    • Refrigerantes e outras bebidas gaseificadas. As bolhas de ar nas bebidas gaseificadas geram inchaços, pois ficam presas no estômago.
  2. O corpo produz ácido hidroclórico – substância que quebra a proteína – naturalmente durante o início de sua refeição. Se você começar uma refeição comendo carboidratos, o ácido hidroclórico será usado antes da proteína que entrará mais tarde no sistema digestivo. A proteína mal digerida acaba fermentando e gerando gases e inchaços.
    • Em vez de começar suas refeições com pão e salada, coma alguns pedaços de suas carnes, peixes ou outras proteínas.
    • Se a digestão de proteína parecer um problema recorrente, considere tomar suplementos de ácido hidroclórico, vendidos em farmácias e lojas diversas. Tome-os após a refeição, enquanto estiver digerindo o alimento.
  3. Mastigar sua comida é a primeira parte do processo digestivo, pois os dentes e a saliva ajudam a despedaçar o alimento. Mastigue bem antes de engolir para dar menos trabalho ao estômago e aos intestinos. Isso reduzirá a possibilidade de a comida fermentar e causar gases.
    • Tente mastigar cada pedaço 20 vezes antes de engoli-lo. Deite seu garfo na mesa enquanto mastiga para comer do jeito correto.
    • Mastigar devagar também diminui o quanto de ar você engole, o que diminui a quantidade de gases no estômago.
  4. A digestão apropriada requer um suprimento de bactérias saudáveis. A humanidade vem suplementando seus corpos com alimentos contendo bactérias por séculos.
    • Iogurtes contendo probióticos são uma fonte comum de bactérias que ajudam na digestão. Kefir é outro laticínio de fácil digestão.
    • Chucrute, kimchi e outros vegetais fermentados também são boas opções.
  5. Suplementos de enzimas digestivas podem ajudá-lo a quebrar os componentes causadores de gases de feijões, fibras e gorduras. Tente identificar qual tipo de comida está causando o problema e selecione o suplemento correto.
    • Enzimas digestivas devem ser tomadas antes da refeição, e não depois. Assim, seu corpo estará pronto para digerir o alimento que for inserido no organismo.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Entendendo desordens do trato digestivo

Baixe em PDF
  1. É natural que gases e inchaços aconteçam de vez em quando, especialmente após a ingestão de algum dos culpados típicos (como feijões ou sorvetes). Porém, em alguns casos, pode haver uma causa por trás de gases em excesso e até doloridos.
    • A síndrome do intestino irritável afeta seu cólon, causando diarreia e dores após o consumo de certos alimentos. [6]
    • A doença celíaca é uma desordem digestiva associada ao glúten, uma proteína encontrada no pão e em outros produtos feitos de trigo, cevada ou centeio. [7]
    • A doença de Chron é uma desordem gastrointestinal que pode se tornar muito grave se não for tratada.
  2. Se você possui gases e inchaços diários que sejam dolorosos ou que interfiram em sua vida cotidiana, procure o médico para discutir causas e soluções possíveis. Visto que os gases e os inchaços estão diretamente relacionados à alimentação, prepare-se para fazer algumas mudanças em seu estilo de vida.
    Publicidade

Dicas

  • Exercícios regulares ajudam a aliviar os gases e os inchaços além de evitar inúmeros problemas de saúde. Caminhe diariamente, corra ou nade para dar ao corpo a oportunidade de liberar gases.
Publicidade

Avisos

  • Não elimine inteiramente um grupo alimentar de sua dieta sem antes consultar o médico.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 108 686 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade