Baixe em PDF Baixe em PDF

Inchaço nos dedos pode ser resultado de uma lesão ou de edema. É uma condição médica comum e que faz com que excesso de líquido seja armazenado em vários locais do corpo, incluindo as mãos, pés, tornozelos e pernas. O edema pode ser causado pela gravidez, medicamentos ou condições médicas específicas como problemas nos rins, complicações no sistema linfático ou insuficiência cardíaca congestiva. Aqui estão algumas sugestões para reduzir os o inchaço.

Método 1
Método 1 de 2:

Diagnostique o inchaço

Baixe em PDF
  1. Ingerir excessivamente alimentos ricos em sal pode fazer seus dedos incharem. Alimentos altamente processados costumam ter níveis altíssimos de sódio. Por exemplo: [1]
    • Sopas enlatadas;
    • Frios;
    • Pizza congelada;
    • Molho de soja;
    • Queijo cottage;
    • Azeitonas.
  2. Lesões na área costumam ser a causa de inchaços no dedo. Líquidos, como sangue, se acumulam na local afetado e o incham. Trate o ferimento com a ajuda de compressas frias (que constringe os vasos sanguíneos) e, na sequência, calor (que ajuda a remover os fluidos).
    • Se o ferimento demorar mais de duas semanas para sarar, se os sintomas ficarem mais graves ou frequentes e se sinais de infecção surgirem, converse imediatamente com seu médico.
  3. Quando o seu corpo se depara com algo que é alérgico, ele libera histamínicos em sua corrente sanguínea. Para reduzir o inchaço, você pode tomar anti-histamínicos. Se sentir dificuldade em respirar depois de uma reação alérgica, consulte um médico imediatamente.
  4. A obesidade sobrecarrega o sistema linfático, resultando em edema nas mãos e nos pés. Converse com um médico ou nutricionista para fazer um plano de perda de peso.
  5. Suas mãos podem ter a síndrome do túnel do carpo ou celulite, por exemplo. Algumas infecções bacterianas que afetam as mãos ficam na corrente sanguínea e nos gânglios linfáticos, por isso é importante falar com o seu médico se você suspeitar de qualquer infecção.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Tratando dedos inchados

Baixe em PDF
  1. Mover os dedos bombeia o excesso de fluido de volta para o coração. O movimento provoca fluxo sanguíneo para a área, o que estimula a pressão necessária para bombear fluidos em excesso. Os exercícios podem ser tão simples quanto digitar em um teclado, flexionar os dedos ou usar as mãos para se vestir ou preparar o café da manhã. Qualquer movimento de seus dedos irá reduzir o inchaço.
    • Se você não tem tempo para fazer exercícios tradicionais, faça uma caminhada de 15 minutos uma vez por dia. Caminhar apenas 10 a 15 minutos é uma ótima maneira de aumentar a circulação por todo o corpo. Balance ou mova as mãos para cima e para baixo enquanto você anda.
    • Pessoas que sofrem de obesidade são mais propensas ao edema, pois o sistema linfático funciona mais lentamente. O inchaço pode diminuir se o sistema linfático for estimulado. Exercitar-se com mais frequência, adotar uma dieta saudável de frutas, legumes e proteínas, além de beber muita água, são exemplos de ações que podem estimulá-lo.
  2. O inchaço também pode ser causado por má circulação ou por sangue estagnado em suas mãos. Elevar as suas mãos vai ajudar qualquer fluxo de sangue acumulado a voltar a circular no corpo.
    • Para o tratamento de edema grave, levante os dedos acima do nível do coração durante 30 minutos, pelo menos três ou quatro vezes por dia. Os médicos também recomendam elevar suas mãos acima do seu coração durante o sono.
    • Para tratar um inchaço menor, mantenha as suas mãos e dedos elevados durante um curto período de tempo.
    • Tente levantar as mãos acima da cabeça, entrelaçando-as e trazendo-as atrás da cabeça. Mova sua cabeça para trás e crie um pouco de resistência. Após 30 segundos, solte as mãos, agite-as, e repita o mesmo movimento várias vezes.
  3. Massageie os tecidos nos dedos inchados em direção ao seu coração. Use movimentos de fricção fortes e firmes. A massagem vai estimular os músculos e o fluxo de sangue para os dedos, o que ajudará a espalhar o excesso de líquido que causa os o inchaço.
    • Procure um profissional para massagear suas mãos e pés. Massagens profissionais não são muito caras.
    • Faça você mesmo uma massagem em suas mãos. Usando o polegar e o dedo indicador de uma das mãos, aperte suavemente, mas firmemente a mão oposta. Passe o polegar e o indicador a partir da base da palma da mão à extremidade de um dos dedos. Repita a operação para cada dedo; em seguida, massageie a outra mão.
  4. Elas aplicam pressão as suas mãos e dedos, o que impede o acúmulo de excesso de fluidos.
  5. O sal faz com que seu corpo retenha mais água e fluidos, o que pode afetar os dedos. Ao limitar a ingestão de sal, você reduz as chances de reter mais líquidos. Se você acha que a comida está muito insonsa, use outros temperos para dar sabor aos alimentos.
  6. Uma temperatura moderada irá estimular uma melhor circulação. Mantenha uma temperatura constante no seu ambiente para reduzir o inchaço que resulta de mudanças de temperatura extremas.
    • Estudos mostram que banhos e compressas quentes aumentam o inchaço nas partes do corpo afetadas, incluindo os dedos.
    • A exposição a temperaturas extremamente baixas pode também agravar a situação. Se o inchaço em suas mãos é causado por uma contusão, aplicação de frio moderado (como um saco de gelo envolto em um tecido) irá reduzi-lo.
  7. Diuréticos reduzem a retenção de líquidos em pacientes que têm edema e inchaço. Com a medicação receitada pelo seu médico, o inchaço nos dedos diminuirá.
    Publicidade

Avisos

  • As mulheres grávidas devem sempre consultar um médico antes de iniciar qualquer tipo de medicamento para reduzir os efeitos do inchaço nas mãos ou dedos. Diuréticos não são recomendados para mulheres grávidas.
  • Em casos de inchaço prolongado sem alívio ou inchaço grave, procure um médico imediatamente. Edema grave ou persistente pode ser um sinal de uma doença muito mais grave, como um tumor, insuficiência cardíaca ou outro problema médico grave. Em caso de dúvida, procure um médico imediatamente.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Luvas de compressão.
  • Diuréticos.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 163 096 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade