Baixe em PDF
Baixe em PDF
Alguma vez já acordou, se olhou no espelho e deu de cara com uma grande espinha vermelha? A acne faz parte da vida de algumas pessoas, mas o inchaço e a vermelhidão que a acompanha não precisa ser a sua realidade. Assim como prevenir ou combater a acne, reduzir o inchaço e a vermelhidão pode ser uma tarefa difícil, mas, por sorte, existem alguns métodos que comprovadamente funcionam. Nós mostraremos o que fazer.
Passos
-
Aplique hamamélis para ajudar com a vermelhidão e o inchaço. A hamamélis é uma planta nativa da América do Norte, muitas vezes utilizada como adstringente para tonificar a pele. Ela também é usada como remédio contra a coceira e a vermelhidão. Embora seja provável que a hamamélis não trate sua acne, ela definitivamente suavizará a pele irritada e ajudará a minimizar a aparência da espinha. [1] X Fonte de pesquisa
- A hamamélis normalmente é vendida como adstringente. Você pode encontrar loções com ou sem álcool (em geral, elas possuem 14% de álcool), mas comprá-la com álcool não é recomendado, já que ele pode ressecar e irritar a pele. [2] X Fonte de pesquisa
-
Use um cubo de gelo. Esse método rápido ajuda caso a espinha esteja vermelha ou dolorida. Deixe um cubo de gelo fora do freezer por alguns minutos e, em seguida, coloque-o sobre a espinha para reduzir o inchaço. O frio ajuda a contrair os vasos sanguíneos abaixo da pele, minimizando a aparência e vermelhidão da espinha. [3] X Fonte de pesquisa
-
Use um saquinho de chá encharcado para cobrir a área. Deixe um saquinho de chá em infusão por um minuto (chá preto de preferência). Esprema a maior parte do líquido e espere até que ele esfrie um pouco. Em seguida, coloque-o em cima da espinha. Você pode beber o chá depois se quiser.
- Os sachês de chá contêm boas quantidades de taninos, que ajudam a reduzir o inchaço e, muitas vezes, são usados topicamente para tratar problemas como olhos inchados. [4] X Fonte de pesquisa
-
Tome serrapeptase, o substituto do ibuprofeno, para reduzir a inflamação. A serrapeptase é uma substância química natural feita a partir de bicho-da-seda e é oficialmente classificada como suplemento alimentar. A serrapeptase reduz a inflamação ao decompor as proteínas mais rápido e com mais eficácia. [5] X Fonte de pesquisa
-
Faça uma pasta de aspirina. A aspirina é um remédio caseiro popular usado para combater a vermelhidão e o inchaço. Ela contém ácido salicílico, uma substância química utilizada para aliviar a dor e a inflamação. [6] X Fonte de pesquisa A aspirina deve reduzir o inchaço e, ao mesmo tempo, secar a espinha, resolvendo dois problemas de uma só vez.
- Amasse os comprimidos de aspirina até obter um pó fino e, em seguida, misture com água, algumas gotas de cada vez. Adicione água suficiente para formar uma pasta áspera.
- Com um cotonete, aplique a pasta na espinha, cobrindo-a por completo.
- Permita que a pasta endureça sobre a espinha e deixe repousar por várias horas. Muitas pessoas optam por misturar e aplicar a pasta na espinha antes de dormir, limpando-a pela manhã ao lavar o rosto.
-
Tente usar pasta de dentes. A pasta de dentes é um remédio caseiro popular para diminuir o tamanho da espinha. Embora seja possível que ela seque as espinhas, pois contém ingredientes específicos – bicarbonato de sódio, peróxido de hidrogênio, triclosano e outros –, a pasta de dentes não é melhor no tratamento de espinhas do que outras opções. [7] X Fonte de pesquisa Existem evidências de que ela pode até mesmo irritar a pele, por isso tenha cuidado ao utilizá-la.
- Use pasta de dentes em creme, não em gel. O creme contém os ingredientes que secam e reduzem o inchaço da espinha, já as variedades em gel nem sempre os têm.
-
Experimente o óleo de neem e o óleo de melaleuca. Esses óleos essenciais vêm de árvores e funcionam para reduzir o inchaço, combatendo as bactérias que produzem a acne. Enquanto o neem é uma espécie de panaceia para várias doenças e enfermidades, o óleo de melaleuca é especialmente útil no tratamento de problemas e infecções da pele. [8] X Fonte de pesquisa [9] X Fonte de pesquisa
- Já que esses óleos essenciais podem ser irritantes em sua forma pura, dilua-os em água em partes iguais antes de usar. Em seguida, aplique o óleo sobre a espinha com um cotonete, deixando agir por 10 a 20 minutos. Limpe após esse intervalo.
-
Experimente uma máscara de argila. A máscara de argila é útil para absorver a umidade da pele, ajudando a tratar a inflamação e a remover o pus da espinha. Os poros de muitas pessoas podem ficar visivelmente menores e mais fechados após a aplicação da máscara de argila. Para melhores resultados, aplique a máscara em toda a face uma vez por semana e faça o tratamento local de alguma espinha problemática no intervalo entre essas aplicações.
-
Experimente usar limão, pepino ou tomate. Esse trio de ingredientes naturais tem ajudado a reduzir a inflamação de muitos pacientes que procuram soluções caseiras. Embora cada um funcione de forma diferente, acredita-se que todos combatam a acne com a mesma tenacidade. Ainda assim, não há nenhuma evidência científica de que esses ingredientes naturais possam curar acne ou reduzir a inflamação, então os use a seu critério.
- Corte uma fatia de limão e coloque-a sobre o local da espinha. Acredita-se que o ácido cítrico do suco de limão combata as bactérias da acne e até mesmo ajude na cicatrização. [10] X Fonte de pesquisa A aplicação de suco de limão arde.
- O pepino é um conhecido anti-inflamatório. [11] X Fonte de pesquisa Corte uma fatia de pepino e coloque-a sobre o local da espinha. O pepino deve suavizar a pele, pois ajuda a reduzir a inflamação.
- A acidez suave do tomate ajuda a combater a acne. Na verdade, muitos medicamentos para acne usam vitamina A e C – das quais o tomate é fonte. [12] X Fonte de pesquisa Corte uma fatia de tomate e coloque-a sobre o local da espinha, deixando por um período máximo de uma hora.
Publicidade
-
Determine o seu tipo de pele. Todo mundo tem um tipo de pele particular: normal, seca, sensível, oleosa ou mista. [13] X Fonte de pesquisa Conhecer o seu tipo de pele permite encontrar os produtos certos e criar um tratamento eficaz ao mesmo tempo que minimiza a irritação. Caso não saiba qual é seu tipo de pele, pergunte a um dermatologista, a um maquiador ou a um funcionário de uma loja de maquiagem e produtos para a pele. Eles podem testar sua pele e dar-lhe orientações sobre cuidados.
- Normal: poros pouco visíveis, sem sensibilidade, boa aparência.
- Seca: pequenos poros, manchas vermelhas, menos elasticidade, sem brilho.
- Sensível: experimenta vermelhidão, coceira, ardor ou ressecamento quando exposta a uma substância irritante.
- Oleosa: poros maiores, tez brilhante, presença de cravos, espinhas e outras manchas.
- Mista: normal em algumas áreas, seca ou oleosa em outras, principalmente na zona T.
-
Lave o rosto duas vezes ao dia com sabão neutro. Tente ser o mais delicada possível ao limpar a área afetada e use água morna, não quente. Marcas como Dove fazem sabonetes suaves que são criados para limpar a pele, sem ressecá-la ou irritá-la. Você também pode usar um produto para limpeza facial com ácido salicílico, um composto que ajuda a remover e prevenir a acne.
- Faça a limpeza com as mãos limpas e evite itens que podem causa irritação, como esponjas, buchas ou panos. Não há problema nenhum em lavar o rosto com as mãos. Qualquer outra coisa provavelmente irritará a pele em vez de ajudar.
-
Hidrate a pele. A hidratação da pele é um fator importante para mantê-la livre da irritação. Fazer hidratação regularmente mantém a sua pele firme e saudável. Para obter melhores resultados, após cada vez que lavar o rosto, passe um hidratante não comedogênico. "Não comedogênico" significa simplesmente que ele não bloqueará os poros.
- Procure um creme hidratante ou loção que seja adequado para o seu tipo de pele. Por exemplo, se você tiver pele oleosa, compre um hidratante que tenha “sem óleo” no rótulo. Você não precisa usar hidratante a cada vinte minutos, mas é bom ter um à mão caso sua pele resseque durante o dia. Isso tende a ser um problema no inverno, por causa do frio e do vento.
- Saiba que existem dois tipos básicos de hidratantes: à base de gel e de creme. Hidratantes à base de gel funcionam melhor para a pele oleosa ou mista, enquanto os à base de creme tendem a ser melhores para peles secas ou sensíveis.
-
Mantenha-se hidratada. Beber mais água ajuda o corpo a manter-se saudável e em bom funcionamento. E isso provavelmente levará você a não tomar tantas bebidas açucaradas, como sucos, refrigerantes e bebidas energéticas. Existem evidências crescentes de que há uma conexão entre o que você come e quanta acne você tem. [14] X Fonte de pesquisa [15] X Fonte de pesquisa [16] X Fonte Confiável PubMed Central Ir à fonte Manter o corpo hidratado conservará, por sua vez, a pele hidratada, dando a ela aparência e textura saudáveis.
-
Tire a maquiagem antes de ir para a cama. Não fique com preguiça. A maquiagem deixada pode entupir os poros e causar mais acne. Se possível, mantenha alguns lenços ao lado de sua cama para usá-los quando você estiver com preguiça de ir ao banheiro para lavar o rosto.
-
Faça esfoliação uma vez por semana. Isso ajudará a remover as células mortas da pele, deixando-a mais macia e a suavizando seu tom de pele. Você pode comprar um esfoliante. Apenas lembre-se de que mais nem sempre é melhor. Fazer esfoliação mais de uma vez por semana pode ressecar e irritar a pele.
-
Use um adstringente. O adstringente é uma substância que fecha os poros, dando firmeza e tonificando a pele. Embora não seja bom usar adstringentes com frequência, eles podem ser úteis para remover o óleo e a sujeira antes de lavar o rosto.
- Se quiser usar um adstringente natural, experimente esfregar fatias de limão sobre a pele. Em seguida, enxague e deixe secar naturalmente ou enxugue suavemente com uma toalha. Esse processo tem a vantagem extra de deixar um aroma fresco.
- Se você usar um adstringente forte, certifique-se de aplicar um hidratante para evitar o ressecamento da pele. Se usar o limão, tenha cuidado com a região em torno dos olhos. Se um pouco do suco entrar em contato com os olhos, pare e lave-os com água por vários minutos.
-
Use protetor solar. Embora tomar um pouco de sol seja saudável, o exagero pode produzir vermelhidão e irritação em seu rosto. Além disso, os raios UV podem causar manchas escuras e aumentar o risco de câncer de pele. Antes de sair, tente colocar um hidratante com FPS 30 ou 45.
- Há pouca necessidade de produtos com FPS mais elevado; os FPS 30 ou 45 já bloqueiam mais de 90 % dos raios nocivos.
-
Reconheça as diferentes causas da acne. Adolescentes e espinhas andam estereotipicamente de mãos dadas, mas espinhas podem ter diversas causas. Algumas podem ser as seguintes:
- Alterações hormonais: podem estar relacionadas à passagem pela puberdade e ao uso de certos medicamentos ou anticoncepcionais etc.
- Dieta: Laticínios e produtos à base de glúten podem fazer com que as erupções comecem.
- Cabelo sujo: a oleosidade de seu cabelo pode estar obstruindo os poros, especialmente em torno da coroa de sua cabeça.
- Cosméticos: se você usa maquiagem, mesmo após lavar o rosto, pode haver resíduos cobrindo os poros e criando espinhas. É importante encontrar um bom removedor de maquiagem. Além disso, produtos para a pele muito oleosos ou fortes para o seu tipo de pele podem ter o mesmo efeito negativo.
- Transpiração e umidade excessiva: pode soar estranho, mas há um fungo na pele chamado Malassezia. Ele pode estar na sua pele sem causar problemas, mas, quando é exposto a muita umidade, pode se multiplicar rapidamente, provocando surtos.
-
Não aperte a acne ou toque a pele do seu rosto. Embora possa ser tentador estourar seus cravos e espinhas, isso é contraproducente. Estourar espinhas espalha as bactérias que causam a acne para diferentes partes de seu rosto. Sem contar que suas mãos contêm sujeira, óleo e outras impurezas que fazem mal à pele sensível. Tente o máximo possível manter as mãos longe de seu rosto e de outras áreas propensas a acne.Publicidade
Dicas
- Há máscaras faciais que ajudam temporariamente a reduzir a vermelhidão e hidratam o rosto. Se quiser tentar essa alternativa, procure as máscaras que contenham Aloe vera ou outros componentes calmantes.
- Não toque o rosto com as mãos ou dedos. Sua pele produz óleo naturalmente, logo, tocar em seu rosto poderia transferir essa oleosidade e entupir os poros.
- Não tente todas essas sugestões de uma só vez. Escolha uma ou duas, experimente-as juntas e veja o que funciona. Mais nem sempre é melhor.
Publicidade
Avisos
- Se a acne persistir por semanas, agende uma consulta com seu médico ou dermatologista. Algumas formas de acne são teimosas e só podem ser tratadas de maneira eficaz com medicamentos e/ou loções vendidas com receita médica. Além disso, a acne persistente pode ser um sinal de outros problemas.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.skinacea.com/acne/acne-treatment-witch-hazel.html# .UZ1N_Sv725I
- ↑ http://cdn.intechopen.com/pdfs/28883/InTech-Skin_irritation_caused_by_alcohol_based_hand_rubs.pdf
- ↑ http://www.runnersworld.com/health/ice-baths-cold-therapy
- ↑ http://www.rd.com/home/22-ways-to-use-tea-for-beauty-home-and-garden/
- ↑ http://www.webmd.com/vitamins-supplements/ingredientmono-1115-SERRAPEPTASE.aspx?activeIngredientId=1115&activeIngredientName=SERRAPEPTASE
- ↑ http://www.cas.org/news/insights/science-connections/aspirin
- ↑ http://www.huffingtonpost.com/2012/10/23/toothpaste-pimples-acne-dry-out_n_1994320.html
- ↑ http://www.webmd.com/vitamins-supplements/ingredientmono-577-NEEM.aspx?activeIngredientId=577&activeIngredientName=NEEM
- ↑ http://www.webmd.com/vitamins-and-supplements/lifestyle-guide-11/supplement-guide-tea-tree-oil
- ↑ http://www.facingacne.com/lemon-juice-cure-reduce-acne/
- ↑ http://www.cidpusa.org/diet.html
- ↑ http://articles.timesofindia.indiatimes.com/2013-04-21/beauty/29739359_1_tomato-vitamin-c-skin
- ↑ http://www.webmd.com/beauty/face/whats-your-skin-type
- ↑ http://www.npr.org/blogs/thesalt/2013/02/19/172429086/diet-and-acne-for-a-clearer-complexion-cut-the-empty-carbs
- ↑ http://www.huffingtonpost.com/dr-mark-hyman/do-milk-and-sugar-cause-a_b_822163.html
- ↑ http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22419445
Publicidade