Baixe em PDF
Baixe em PDF
As cebolas sauté, ou salteadas, vão muito bem com todo tipo de alimento e são rápidas e fáceis de preparar. Esse prato delicioso exige o mínimo de habilidade. Espero que esteja com fome! Provavelmente só vai precisar de cebolas e óleo para fazer essa receita super versátil.
Ingredientes
- Cebolas picadas
- Óleo vegetal/azeite de oliva, manteiga ou caldo
- 4 colheres de sopa (60 g) de azeite de oliva
- 2 kg de cebolas brancas pequenas e descascadas
- 2 colheres de sopa (30 g) de vinagre balsâmico
- Sal e pimenta-do-reino recém-moída
Passos
-
Compre cebolas bonitas. Escolha aquelas sem manchas e que sejam pesadas e firmes. Só um pouco já rende bastante, por isso não compre demais: uma ou duas costumam ser suficientes para uma família de 5, dependendo do tamanho da cebola.
- Uma cebola grande rende cerca de uma xícara (226 g) de cebola picada. Use esse ponto de partida para medir sua receita. [1] X Fonte de pesquisa
-
Corte as cebolas em pedaços pequenos. Essa parte depende da sua preferência ou da sua receita -- cortar em cubos, em rodelas ou picar; seja como for, vai funcionar.
- Quer evitar chorar enquanto lida com as cebolas? Gele-as primeiro -- elas ficarão mais suaves para os olhos. Depois, corte-as debaixo d'água, perto de uma vela ou usando óculos de natação.
-
Acenda o fogo na temperatura média-alta. Saltear envolve aquecer uma substância bem rápido numa temperatura alta, por isso esquente a frigideira antes de começar.
-
Coloque óleo. Assim que a frigideira estiver quente o suficiente, coloque um pouco de óleo nela. Não ponha demais no começo, pois você pode aumentar a quantidade depois. Use o suficiente para espalhar por todo o fundo da frigideira. Você acabará usando cerca de uma colher de sopa (15 g) por cebola. [1] X Fonte de pesquisa
- O azeite de oliva é uma boa opção, e a manteiga também é saborosa para esse prato. Se quiser diminuir bem a gordura, considere usar um caldo de vegetais ou de frango. [2] X Fonte de pesquisa
-
Adicione as cebolas. Utilize uma espátula para movê-las pela frigideira enquanto cozinham, de forma que não grudem. Você pode tentar aquele movimento que os profissionais fazem quando estão salteando, mas tome cuidado: derramar óleo em si mesmo não é uma experiência agradável.
- Mantenha as cebolas em movimento. Você não quer que elas fiquem com um lado branco e cru e o outro quase preto. Elas cozinham muito rápido, por isso fique perto da frigideira e mova-as constantemente para evitar que se aglomerem.
-
Continue cozinhando até que as cebolas estejam macias e amarronzadas. Quando elas estiverem prontas (em cerca de 5 a 7 minutos [1] X Fonte de pesquisa ), desligue o fogo e coloque-as numa tigela para esfriarem antes de servir. Você também pode adicioná-las a outra parte da receita, como um molho, ou ainda comê-las como estão!Publicidade
-
Use cebolas brancas pequenas. Para essa receita, "maior" não quer dizer "melhor". A cebola deverá ser do tipo que caiba na boca, firme e de cor uniforme.
-
Descasque as cebolas. A melhor parte dessa receita (depois de terminá-la e comer, é claro) é que só é necessário descascar as cebolas: nada de cortar, picar e chorar.
-
Aqueça o óleo na temperatura alta usando uma frigideira de aço inoxidável. Deixe-a bem quente, pois você vai passar a cebola por um pouco de calor no começo para acelerar o processo.
- Se estiver pensando à frente, descasque as cebolas enquanto o fogo estiver aquecendo. Você pode não só cozinhar, mas fazer várias tarefas também!
-
Adicione as cebolas e o vinagre balsâmico. E achou que ele servia só para saladas! Jogue as cebolas, cobrindo-as adequadamente com o vinagre e o óleo e temperando-as com sal e pimenta a gosto. Se quiser incluir outro tempero, coloque-o agora.
-
Cubra a frigideira e mude o fogo para baixo. As cebolas ficarão cozinhando por cerca de 45 min. Mexa-as ocasionalmente para garantir que elas cozinhem de forma igual.
-
Retire-as do fogo quando estiverem translúcidas, amarronzadas e macias. A receita pode ser feita um dia antes e então combinada com outros pratos -- carnes, ensopados, curries, massas... quase qualquer coisa. Ou, se sua boca estiver salivando, coma as cebolas agora!Publicidade
Dicas
- O nome "sauté" vem da palavra francesa sauter , que significa "pular", porque muitos cozinheiros sacodem a frigideira para movimentar a comida. Se não for tão habilidoso nesse tipo de movimento, use uma espátula.
- Caso esteja utilizando uma frigideira antiaderente, não use uma espátula de metal. Prefira uma de madeira.
- Ao cortar as cebolas, use óculos de natação ou passe o legume na água gelada primeiro.
Publicidade
Avisos
- Não toque na frigideira quente, e não se esqueça de colocá-la na pia. No entanto, evite jogar água na frigideira, pois isso vai deformá-la.
- Ao despejar o óleo e adicionar as cebolas, tome cuidado com os respingos que podem queimá-lo.
Publicidade
Materiais Necessários
- Frigideira grande
- Espátula
- Colheres de medida
- Prato
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 70 559 vezes.
Publicidade