PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

As orquídeas estão se tornando plantas populares para se ter em casa, e muitas variedades lindas podem ser encontradas em viveiros e centros de jardinagem. Na natureza, elas geralmente crescem em árvores, e suas raízes ficam expostas ao sol, ao ar e à água. Orquídeas em vasos precisam de uma técnica de rega especial que imite seu ambiente natural. Regue-as apenas de vez em quando, quando o solo delas estiver quase seco.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Decidindo quando regar

PDF download Baixe em PDF
  1. Nenhuma variedade precisa ser regada todos os dias. Na verdade, o excesso de água pode apodrecer as raízes e matar a planta. [1] Ao contrário de muitas plantas de casa, as orquídeas só devem ser regadas quando começarem a secar. Regar apenas quando estiverem quase secas imita o ambiente natural delas.
    • Algumas possuem órgãos para armazenar água, outras não. Se a sua os tiver, como as cattleyas ou as oncidiums, deixe a planta secar totalmente antes de regar. Se ela não tiver esses órgãos, como as phalaenopsis ou as paphiopedilums, regue-a antes que seque totalmente.
    • Se não tiver certeza sobre a sua, regue quando ela estiver quase seca, mas ainda com alguma umidade.
  2. A frequência com a qual regar as orquídeas é afetada pelo nível de umidade na sua região, bem como pela quantidade de sol que a planta receberá e pela temperatura do ar. Como esses fatores mudam de acordo com a região e a casa, não há regras quanto a eles. Você terá que desenvolver uma rotina de acordo com o seu ambiente específico.
    • Se a temperatura na sua casa for fria, regue com menos frequência do que se for quente.
    • Se a planta ficar numa janela ensolarada, precisará de mais rega do que se estiver na sombra.
  3. Essa é a primeira indicação de que pode ser hora de regar a orquídea. A mistura de envasamento dela geralmente é composta de musgos ou súber (casca de árvores), e se parecer seca e esfarelada, pode ser hora de regar. No entanto, só olhar para a mistura não vai lhe dar uma indicação precisa o suficiente disso.
  4. Ele estará mais leve quando for hora de regar. Se estiver pesado, ainda há água nele. Com o tempo, você terá uma ideia de quão pesado o pote fica quando tem água versus como fica quando a planta precisa de rega.
    • Um vaso que ainda contém umidade pode parecer diferente também. Se o pote for de barro, ficará mais escuro quando ainda estiver com água. Se estiver claro, pode ser hora da rega.
  5. Essa é a melhor maneira de determinar se a planta precisa de mais água. Enfie o dedo mindinho na mistura, tomando cuidado para não perturbar as raízes da orquídea. Se não sentir nenhuma umidade ou se sentir bem pouco dela, regue a planta. Se sentir umidade logo que fizer isso, espere mais um pouco. Quando estiver em dúvida, sempre espere mais um dia. [2]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Regando corretamente

PDF download Baixe em PDF
  1. Não será possível regar uma orquídea da maneira adequada a não ser que o vaso tenha furos pelos quais a água passe. Se o líquido ficar no vaso, apodrecerá as raízes, então ele precisa sair pelo fundo. Se comprou uma orquídea num vaso ornamental sem furos, coloque-a num com furos adequados. Use uma mistura para envasamento própria para orquídeas em vez de terra comum.
    • Procure por vasos especiais feitos para plantar orquídeas. Esses vasos normalmente são feitos de terracota e possuem furos de drenagem extras nas laterais. Você deve encontrá-los em agropecuárias e lojas especializadas.
    • Use o método do cubo de gelo se não quiser replantar. Se só quiser um jeito rápido de regar sem ter que replantar, use o método do cubo de gelo. Coloque o equivalente a 1/4 de xícara de água congelada (cerca de três cubos de gelo) sobre a mistura para envasamento. Deixe derreter dentro do vaso. Espere uma semana antes de fazer isso de novo. Esse método não é o melhor para cuidar da planta a longo prazo, mas funciona se não quiser mudar o vaso. [3]
  2. O jeito mais fácil de regá-la é segurá-la sob uma torneira e ligá-la na temperatura ambiente. Se tiver um anexo para difundir a água em vez de passá-la numa corrente só, isso será melhor para a planta. Deixe-a ali por um minuto inteiro, permitido que a água passe pelo vaso e saia pelos furos no fundo. [4]
    • Não use água tratada com produtos químicos pesados. Se sua espécie de orquídea for especial, veja se pode usar água destilada ou de chuva.
    • O líquido deverá passar rápido pelo vaso. Se ele parecer ficar preso lá dentro, sua mistura pode estar muito densa.
    • Depois de regar a orquídea, verifique o peso do vaso para saber a diferença quando ele ficar mais leve e a planta precisar ser regada novamente.
  3. Assim, o excesso de água terá bastante tempo para evaporar antes de escurecer. Se a água ficar da noite para o dia, pode causar apodrecimento ou deixar a planta suscetível a doenças.
    • Se vir excesso de água nas folhas, seque com uma toalha de papel.
    • Alguns minutos depois de regar, verifique o prato do vaso e esvazie-o para que não fique nenhuma água parada perto da planta.
  4. Já que orquídeas crescem bem na umidade, borrifar água na sua orquídea é um jeito maravilhoso para mantê-la saudável, especialmente por impedir que suas raízes secam. Encha uma garrafa de spray com água e borrife na planta de vez em quando. O quanto você vai borrifar de água dependerá do lugar onde você vive. Ambientes mais secos exigirão que você borrife mais água; ambientes úmidos exigirão menos.
    • Verifique se sua orquídea parece seca. Se parecer, borrife água.
    • Não deixe água acumular nas folhas.
    • Você pode encontrar uma garrafa com borrifador na internet ou em lojas de departamento.
    Publicidade

Dicas

  • Quando a orquídea estiver florescendo ou liberando novas folhas e raízes, precisará de mais água.
  • O meio de plantio dela é áspero e poroso, permitindo um bom fluxo de ar para as raízes e ainda assim deixando que retenham um pouco de umidade. O jeito mais fácil de conseguir um bom meio é comprando uma mistura pronta de um viveiro.
  • Quando a planta estiver descansando entre as florações, usará menos água. Isso acontece geralmente no fim do outono e no começo até o meio do inverno, dependendo da espécie.
  • Uma planta maior precisará de mais água do que uma menor no mesmo vaso.
  • Temperaturas mais frias e pouca luz farão com que a planta precise de menos água.
  • Condições muito úmidas farão o mesmo. Nas muito secas, ela precisará de mais. Níveis de umidade entre 50 e 60% são os ideais.
Publicidade

Avisos

  • Se usar fertilizantes solúveis em água, os sais podem se acumular no meio ou no vaso e prejudicar a planta. Não use fertilizante a cada rega.
  • A orquídea morrerá rapidamente em um vaso saturado de água.
  • Se as folhas parecerem murchas ou moles, a planta pode estar sofrendo com excesso de água, o que apodrece as raízes e deixa o líquido indisponível para as folhas, ou pode estar muito seca. Verifique tocando o meio antes de regar.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 117 966 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade