Baixe em PDF Baixe em PDF

As suculentas são plantas exóticas lindas e que têm uma simetria quase perfeita. No entanto, a rega delas pode ser um processo desafiador, principalmente nos primeiros anos de vida da planta. Nesse período, é importante regá-las de forma correta e constante para garantir um crescimento forte e saudável.

Parte 2
Parte 2 de 3:

Regando as suculentas adultas

Baixe em PDF
  1. Use um regador para saturar a terra com água, pois isso é importante para a planta desenvolver um sistema radicular saudável.
  2. Não existe uma frequência padrão com a qual as suculentas adultas devem ser regadas. Isso dependerá de alguns fatores, como a variedade da planta, o tipo de solo e a umidade relativa do local. Geralmente, a rega deve ser mais frequente no verão, pois é quando a planta se desenvolve mais ativamente. Já no inverno, ela entra em um estado de quase dormência com os dias mais curtos e, devido a isso, necessita de menos água.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Chai Saechao

    Especialista em Plantas
    Chai Saechao é o Fundador e Proprietário da Plant Therapy em San Francisco e se autodenomina "doutor em plantas". Largou seu emprego, no qual trabalhava há dez anos, para fundar a Plant Therapy em 2018. Na época, cuidava de mais de 250 variedades de plantas em seu apartamento. Ele acredita no poder terapêutico das plantas e espera compartilhar seu amor por elas com quem estiver disposto a ouvir e aprender.
    Chai Saechao
    Especialista em Plantas

    Evite exagerar na rega. O fundador e proprietário da Plant Therapy, Chai Saechao, diz: "Dependendo do tamanho do vaso, você deve regar suas suculentas a cada duas semanas. Plantas maiores podem ser regadas a cada três ou quatro semanas. No caso das suculentas, é melhor pecar pela falta do que pelo excesso. Regar demais pode matar a planta; porém, se ela estiver desidratada, um pouquinho a mais de água a fará voltar ao normal rapidinho."

  3. Às vezes, deixar de regá-las por um ou dois dias contribui para o fortalecimento das raízes. Diferentemente do que muita gente pensa, nem sempre é necessário seguir à risca o mesmo calendário de rega nas plantas adultas. No entanto, ainda assim é aconselhável seguir um cronograma geral.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Recuperando uma suculenta desidratada

Baixe em PDF
    • Folhas superiores secas e quebradiças.
    • Se a planta inteira murchar (embora seja difícil de recuperá-la nesse estágio).
    • Se as pontas de muitas folhas ficarem murchas.
  1. Borrife levemente as suculentas com água por até cinco dias para readaptá-las gradativamente a uma rotina de rega contínua. No entanto, não é aconselhável saturá-las com água após um longo período de seca, pois isso poderá danificar as plantas.
  2. Assim que ela se acostumar com a mudança, retorne aos poucos à rotina normal de rega. Nesse ponto, é possível voltar a regá-la com o regador e ela deverá voltar ao normal em cerca de três semanas.
    Publicidade

Dicas

  • A frequência para regar as suculentas pode variar de acordo com o ambiente de cultivo. Quanto mais quente ele for, mais será necessário regar as plantas. Já um ambiente muito úmido, exigirá uma quantidade menor de água.
  • Cultive as suculentas em vasos que tenham furos para o escoamento e em solo de boa drenagem. Ao cultivá-las em um solo muito úmido, isso poderá causar mofo e outros problemas para o crescimento da planta.
Publicidade

Avisos

  • Como as suculentas retêm água nas folhas, não é necessário regá-las diariamente. Na verdade, o excesso é pior do que a falta de água. Em caso de dúvida, aguarde um dia ou dois antes de regá-las novamente.
  • Tenha cuidado ao cultivar as plantas em solo muito úmido, pois isso poderá causar o apodrecimento das raízes.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Regador pequeno;
  • Borrifador;
  • Vaso com furos para drenagem;
  • Solo que drena bem e não retém água.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 53 856 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade