Baixe em PDF
Baixe em PDF
Principalmente no verão, acontece de uma pessoa ficar com água presa nos ouvidos após um banho de piscina ou mesmo de chuveiro. Isso pode ser desagradável, mas se a água não for removida (ou se ela não sair sozinha), talvez você tenha que lidar com uma infecção do ouvido interno e canal auditivo, a otite externa, também conhecida como otite de nadador. Felizmente, é fácil remover a água com apenas alguns truques. Se o tratamento caseiro não funcionar e você começar a sentir dor, será importante consultar um médico o mais rápido possível.
Passos
-
Use uma solução caseira feita com meia medida de vinagre e álcool isopropílico. Além de ajudar a extrair a água que ficou nos ouvidos, essa solução também impedirá que eles infeccionem. Faça uma solução que seja composta de partes iguais de álcool isopropílico e vinagre branco, e depois use um conta-gotas para pingar várias vezes, com cuidado, dentro do ouvido afetado. Depois, retire cuidadosamente o excesso. Você pode pedir a ajuda de um adulto para aplicar a solução. [1] X Fonte de pesquisa
- O ácido nessa mistura age para decompor o cerúmen (cera de ouvido) que pode estar segurando a água no canal auditivo.
- O álcool auxiliará na evaporação mais rápida da água.
- Não faça isso se você tiver um tímpano perfurado.
-
Crie um vácuo no ouvido. Incline o lado afetado para baixo sobre a palma da mão e use-a para pressioná-lo suavemente, para dentro e para fora (como um desentupidor), até a água começar a sair. O movimento criará uma sucção que trará a água para fora, até cair na palma da mão. Não faça isso com o ouvido inclinado para cima. Caso contrário, você pode empurrar a água ainda mais para dentro do canal.
- Uma alternativa é inclinar o ouvido para baixo, colocar um dedo dentro dele para fazer um vácuo, pressionando e retirando o dedo rapidamente. A água deve sair num instante. Observe que esse não é o método mais recomendado, pois pode arranhar seu canal auditivo e causar uma infecção. Se a palma da mão não funcionar e você precisar usar o dedo, garanta que ele esteja limpo e suas unhas cortadas. [1] X Fonte de pesquisa
- Outra alternativa é, durante o processo, massagear a orelha em sentido horário. Fazê-lo ajudará a retirar a cera molhada superficial. Algo que pode ser particularmente útil se a substância estiver prejudicando sua audição.
-
Seque-o. Embora você possa não acreditar na eficácia do secador para remover água dos ouvidos, sua utilidade foi comprovada por algumas pessoas. [2] X Fonte de pesquisa [3] X Fonte Confiável Cleveland Clinic Ir à fonte Simplesmente coloque o secador na configuração de aquecimento mais baixa, ou mesmo fria, e mantenha uma distância de 30 cm entre ele e a cabeça, direcionando o ar para o ouvido até sentir a água sair. Só tome cuidado para que o ar não esteja muito quente ou próximo demais do ouvido para evitar queimaduras. [1] X Fonte de pesquisa
- Outra opção é utilizar o secador através da abertura da orelha, em vez de para dentro dela. Se estiver quente, o ar seco evapora a água, empurrando seu vapor para fora. [4] X Fonte de pesquisa
-
Aplique medicamentos sem prescrição para remover a água. Esses medicamentos podem ser encontrados em farmácias e geralmente contêm álcool, que evapora rapidamente. Pingue o remédio no ouvido como recomendado na bula e incline a cabeça para baixo para esvaziar a área afetada.
- Como recomendado para a solução caseira, você pode pedir a ajuda de um adulto para aplicar o conta-gotas.
-
Seque-o com um pano. Limpe a orelha devagar com uma toalha macia para se livrar de um pouco da água, inclinando-a para baixo em direção ao pano. [1] X Fonte de pesquisa Apenas tome cuidado para não pressionar o tecido para dentro do ouvido, ou pode acabar empurrando a água de volta para dentro dele.
-
Incline a cabeça para o lado. Outro truque que você pode experimentar é ficar de pé e inclinar a cabeça de forma que o ouvido afetado fique virado para o chão. Tente pular num pé só para escoar a água. Puxar o lóbulo da orelha para alargar o canal ou puxar o topo da orelha para o lado da cabeça também pode ajudar a remover a água.
- Você também pode ignorar a parte dos pulos e simplesmente inclinar a cabeça para o lado e esperar.
-
Deite de lado com o ouvido entupido para baixo. A gravidade pode ajudar a esvaziá-lo naturalmente. Deite-se com o lado afetado inclinado para baixo e use um travesseiro para relaxar. Fique nessa posição por alguns minutos. Assista à televisão ou encontre outro meio de se entreter, se necessário.
- Se perceber que está com água no ouvido à noite, mantenha-o inclinado para baixo quando for deitar para dormir. Isso pode aumentar as chances de a água escoar sozinha enquanto você dorme.
-
Mastigue. Finja estar mastigando algum alimento para mexer os ossos da mandíbula ao redor das orelhas. Incline a cabeça para o lado que não tem água e depois incline-a rapidamente para o outro lado. Tente também mascar chiclete para ver se isso pode deslocar a água incômoda. O movimento da mastigação pode ajudar a liberar a água que ficar presa em sua tuba auditiva, que faz parte do ouvido interno.
- Tente mascar enquanto inclina a cabeça com o lado afetado para baixo para obter maior efeito.
-
Boceje. Às vezes, é possível estourar a "bolha" de água simplesmente ao bocejar. Qualquer movimento que afetar a água dentro do ouvido pode aliviar a tensão e liberá-la. Se você sentir um "estouro" ou algum movimento da água, o bocejo pode ter tido um efeito positivo.
-
Procure um médico se for preciso. Você deve consultar um médico se começar a sentir dor decorrente da água presa no ouvido. Além disso, saiba que uma infecção do ouvido médio pode dar a sensação de que há água presa ali e que será necessário tratá-la também. Porém, é muito provável que a dor que a acompanha seja um sinal de que a água causou a infecção conhecida como otite de nadador. Se apresentar os seguintes sintomas, consulte um médico imediatamente: [5] X Fonte de pesquisa [6] X Fonte de pesquisa
- Secreção amarelada ou esverdeada ou malcheirosa que sai do ouvido;
- Dor de ouvido que aumenta quando você puxa a orelha;
- Perda de audição;
- Coceira no ouvido ou no canal auditivo.
Publicidade
-
Seque as orelhas depois de nadar. Após entrar na água, seja do mar ou de piscina, ou depois de sair de um simples banho, você deve ficar atento e manter suas orelhas e ouvidos secos. Enxugue a água do ouvido externo com uma toalha limpa e também a área mais próxima ao canal. Incline a cabeça para um lado ou outro para tirar o excesso de água. [7] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fonte
- É verdade que algumas pessoas são mais suscetíveis à água no ouvido de acordo com o formato dele. Se você tem essa tendência, é preciso ficar bastante atento.
-
Evite usar hastes flexíveis para limpá-los. Você pode achar que um cotonete ajuda na limpeza, seja para remover água, cera ou um objeto estranho. Na verdade, o cotonete tem o efeito contrário e pode empurrar a água ou a cera ainda mais para dentro. Ele também pode arranhar o interior do ouvido, causando mais dor. [8] X Fonte de pesquisa [9] X Fonte Confiável Cleveland Clinic Ir à fonte
- Um lenço de papel também pode arranhar a parte de dentro da orelha.
-
Evite usar protetores auriculares ou bolinhas de algodão quando tiver água presa no ouvido. Usar protetores ou algodão ao dormir pode ter um efeito similar ao de utilizar cotonetes, caso haja água ou outras substâncias presas nessa área, empurrando a matéria para o fundo. Se você tiver dor de ouvido ou sentir que há água presa nele, evite usar esses objetos por um tempo. [10] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fonte
- Você também deve evitar usar fones de ouvido até que a dor passe.
Publicidade
Dicas
- Não cutuque nem coce o interior da orelha para não sofrer com infecções.
- Tenha cuidado para não machucar seu ouvido.
- É possível encontrar em muitas farmácias um produto que contém 95% de álcool, desenvolvido para remover água dos ouvidos. Ele é usado da mesma forma, mas é mais eficaz do que usar apenas água (pode custar mais caro do que álcool e faz o mesmo trabalho).
- Assoe o nariz. A mudança na pressão do ar geralmente resolve o problema.
- Despeje uma tampa cheia de álcool isopropílico dentro do órgão afetado, com a orelha voltada para cima. Depois, incline sua cabeça para que a orelha fique voltada para baixo. A água deve sair logo em seguida.
- Inclinar a cabeça para um lado e depois para o outro rapidamente também pode resolver o problema.
Publicidade
Avisos
- Não insira objetos estranhos dentro do ouvido. Cotonetes e outros itens podem acumular materiais no fundo do canal auditivo, arranhando a pele e causando infecções. [1] X Fonte de pesquisa
- Consulte um médico se nenhuma dessas dicas for eficaz.
- O álcool isopropílico é apenas para uso tópico e não deve ser ingerido. Ligue para a emergência imediatamente se isso acontecer.
- O álcool isopropílico pode arder um pouco ao entrar em contato com a pele.
- Tome cuidado para não perder o equilíbrio ao dar pulos. Apoie-se em uma cadeira ou corrimão.
- É provável que esses métodos deixem você com uma mistura de cera e água quentes saindo do ouvido.
Publicidade
Referências
- ↑ 1,0 1,1 1,2 1,3 1,4 MayoClinic.com on preventing swimmer’s ear
- ↑ http://www.healthguidance.org/entry/12519/1/How-to-Get-Water-Out-of-Your-Ear.html
- ↑ http://health.clevelandclinic.org/2014/07/best-ways-to-steer-clear-of-swimmers-ear-this-summer/
- ↑ ConsumerEnergyCenter.org: Evaporative Cooling
- ↑ http://encyclopedia.nmh.org/Library/Encyclopedia/85,P01078?PrinterFriendly=true
- ↑ http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/000622.htm
- ↑ http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/swimmers-ear/basics/prevention/con-20014723
- ↑ http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/000622.htm
- ↑ http://health.clevelandclinic.org/2014/07/best-ways-to-steer-clear-of-swimmers-ear-this-summer/
Publicidade