Baixe em PDF
Baixe em PDF
Os calos se desenvolvem nos dedos por conta da fricção e da pressão. Está sofrendo com esse problema? Aprenda a remover os calos seguindo os Passos abaixo cuidadosamente para não piorar a situação sem querer! O processo é simples: confira-o abaixo.
Passos
-
Use calçados confortáveis. Os calos surgem por conta da pressão e da fricção nos dedos dos pés, problemas que são piorados com o uso de calçados desconfortáveis. A coisa mais importante a se fazer para a prevenção dos calos e para eliminar os calos atuais é evitar sapatos que apertem os dedos.
- O ideal é sempre usar meias com calçados fechados, pois elas criam um amortecimento que minimiza a fricção causadora dos calos.
- Evite saltos altos, principalmente aqueles com pontas finas.
-
Alivie a pressão nos calos utilizando espumas entre os dedos. Quando chegar em casa e tirar os sapatos, minimize a pressão nos dedos encaixando uma espuma de pedicure entre eles.
- Experimente também calçar uma sandália de pedicure de espuma. Tal calçado contém espumas entre os dedos, separando-os e evitando a fricção.
-
Aplique um talco para pés entre os dedos. [1] X Fonte de pesquisa O talco ajuda a absorver a umidade, reduzindo a probabilidade de irritações e inflamações.
- Jogue um pouco de talco ao redor dos dedos antes de colocar as meias e calças os sapatos pela manhã. Reaplique o produto no decorrer do dia caso sinta que a pele entre os dedos está começando a ficar suada.
-
Esfregue a pele grossa com uma pedra pomes. Umedeça o pé em uma mistura de água morna e sabão por 20 minutos para amolecer a pele. Em seguida, esfregue o calo com uma pedra-pomes para suavizar a superfície dele. [2] X Fonte Confiável Cleveland Clinic Ir à fonte
- Se preferir, use uma lixa de pé em vez da pedra-pomes. [3] X Fonte de pesquisa Provavelmente será mais fácil usar a lixa no caso dos calos entre os dedos.
-
Reduza o desconforto com gelo. Se o inchaço e o incômodo dos calos persistirem, aplique uma compressa de gelo por alguns minutos para aliviar o problema.
- O gelo não ajudará na recuperação do calo, mas ele pode tratar a dor associada ao problema.
Publicidade
-
Experimente pomadas de venda livre. A maioria dos tratamentos de venda livre para calos contém uma quantidade mínima de ácido salicílico, que dissolve a queratina que compõe o calo e a camada grossa de pele sobre ele. [4] X Fonte de pesquisa
- Uma das desvantagens dos tratamentos caseiros é o fato do ácido poder danificar a pele saudável ao redor dos calos. Se exagerar no uso, você pode acabar fazendo mais mal do que bem.
- Os ácidos devem ser evitados por diabéticos, pessoas com problemas de sensibilidade e por quem tem a pele fina.
- Sempre siga as instruções da bula antes de aplicar qualquer tratamento tópico.
-
Use um emplastro para calos. Tais tratamentos grudam como um curativo adesivo, acolchoando os calos, mas também contêm uma pequena quantidade de ácido salicílico para aliviar o problema.
- Os melhores emplastros para calos são os com formato de rosquinha. Eles aliviam o calo ao mesmo tempo em que prendem a umidade na pele, mantendo o local macio e confortável.
- Como muitos emplastros contêm tratamentos com ácidos, eles não devem ser combinados com outros medicamentos. Se precisa cobrir o calo depois de aplicar um tratamento, utilize um emplastro sem ácido salicílico ou faça um curativo comum.
Publicidade
-
Amacie o calo com óleo de rícino. Ao amolecer os calos, você minimizará a dor e o desconforto associados a eles, facilitando a esfoliação do local.
- Umedeça uma bola de algodão no óleo e aplique-a sobre o calo por três minutos. Em seguida, enxágue com água e esfolie a área.
- Repita o procedimento por até três vezes ao dia.
-
Deixe os calos de molho em um banho com sais de Epsom. Em vez de colocar os calos de molho na água pura, dissolva alguns sais de Epsom no líquido morno para acelerar o processo.
- Na falta dos sais de Epsom, coloque um pouco de sal grosso na água. Além de amolecer o local, o sal ajudará a esfoliar as camadas de pele morta.
- Dissolva cerca de ½ copo de sais de Epsom em um balde com oito litros de água morna. Deixe os pés de molho por cerca de 20 minutos.
- Ao terminar, esfregue os calos com uma pedra pomes para remover o restante da pele morta.
-
Aplique aspirina no local. A aspirina é a fonte do ácido salicílico e pode ser aplicada diretamente na pele, basta triturar alguns comprimidos e colocá-los sobre os calos. O ácido ajudará a dissolver a proteína que compõe as camadas de pele morta.
- Triture um comprimido de aspirina e misture-o com algumas gotas de água até formar uma pasta.
- Aplique a mistura aos calos e deixe agir por cinco a dez minutos. Em seguida, enxágue e seque o local.
-
Prepare uma pasta com bicarbonato de sódio, limonada e água. A mistura de bicarbonato acelerará o processo de recuperação dos calos nos dedos. [5] X Fonte de pesquisa
- Misture algumas gotas de limonada com um pouco de água e uma colher de chá de bicarbonato de sódio até formar uma pasta. Aplique a mistura sobre os calos e cubra-a com um curativo durante a noite. Enxágue a pasta pela manhã e repita o processo por uma semana. O calo ficará ressecado e se soltará a pele.
- Como alternativa, acrescente três colheres de sopa de bicarbonato de sódio em uma banheira com água morna. Deixe os pés de molho por 20 minutos e esfregue os calos com uma pedra-pomes.
- Outra opção é misturar o bicarbonato com um pouco de água para formar uma pasta. Aplique a mistura sobre os calos, cubra-os com curativos e deixe assentar durante a noite. Lave os pés pela manhã.
-
Deixe os calos de molho em chá de camomila. A camomila ajuda a aliviar o desconforto ao mesmo tempo em que seca o suor entre os dedos e altera o pH da pele, acelerando a recuperação.
- Coloque um sachê de chá morno e úmido direto nos calos por uma a três horas.
- Como alternativa, despeje um pouco de chá de camomila em uma bacia e deixe os pés de molho por 15 a 20 minutos.
- Independentemente do método, lixe os calos após retirá-los do chá com uma pedra- pomes ou uma lixa de pé.
-
Aplique vinagre diluído sobre o calo. O vinagre é um adstringente que resseca a pele, portanto, ele é mais do que capaz de secar e fazer com que o calo caia; trata-se da oportunidade perfeita para amolecer o calo e lixá-lo.
- Dilua o vinagre em uma proporção de uma parte de vinagre para três partes de água.
- Aplique a solução de vinagre aos calos e cubra-os com curativos durante a noite.
- Esfolie a pele do calo pela manhã com uma pedra pomes ou uma lixa.
-
Aplique mamão sobre o calo. O mamão papaia é capaz de aliviar a dor e o desconforto associados aos calos, muitas vezes ajudando a ressecar a pele e acelerar a queda dos calos.
- Corte o mamão e amasse-o com um garfo. Aplique em seguida a fruta diretamente aos calos, cobrindo com um curativo e deixando agir durante a noite.
- Esfolie novamente o calo pela manhã. O tratamento com mamão, mesmo quando realizado ocasionalmente, pode fazer com que os calos caiam por conta própria.
-
Use suco de figueira verde e óleo de mostarda. O suco é responsável por amolecer os calos, enquanto o óleo ajuda a matar as bactérias que poderiam causar infecções.
- Umedeça uma bola de algodão no suco de figueira verde e aplique na pele, deixando secar naturalmente.
- Quando o suco secar, aplique um pouco do óleo de mostarda com algodão. Assim, você impede uma possível infecção bacteriana caso a esfoliação deixe a pele rachada e com cortes.
-
Prepare uma mistura de açafrão, Aloe vera e bromelina. A mistura ajudará a amolecer a pele nos dedos afetados pelos calos, facilitando a remoção deles. [6] X Fonte de pesquisa
- O açafrão é um anti-inflamatório capaz de aliviar o desconforto, o Aloe vera contém propriedades curativas e a bromelina é um extrato com propriedades adstringentes. Na falta da bromelina, use óleo de melaleuca.
- Misture partes iguais dos três ingredientes para formar uma pasta. Aplique-a nos calos e cubra com um curativo, deixando agir durante a noite. Pela manhã, enxágue a mistura e lixe os calos com uma pedra pomes.
Publicidade
-
Compre palmilhas customizadas. As palmilhas customizadas fornecem a quantidade correta de acolchoamento e proteção para os pés, acelerando a recuperação dos calos existentes e prevenindo o surgimento de mais calos.
- Você pode utilizar palmilhas em gel encontradas em lojas, mas os modelos customizados serão ainda mais eficazes. Converse com um podólogo para encontrar uma empresa que fabrica palmilhas customizadas para você.
-
Peça a prescrição de um remédio tópico. Os medicamentos de prescrição normalmente contêm concentrações mais altas de ácido salicílico ou outras combinações de ácidos para obter resultados similares.
- Os ácidos não devem ser utilizados por pessoas que sofrem de diabetes, problemas de sensibilidade ou pele fina.
- Outros ácidos que podem ser utilizados no tratamento dos calos incluem o ácido tricloroacético e uma mistura de ácido salicílico, ácido lático e colódio. [7] X Fonte de pesquisa
- Siga as instruções da bula sempre para evitar danos na pele ao redor do calo.
-
Aplique um medicamento antibiótico. Se o calo estiver infeccionado, pode ser preciso utilizar medicamentos antibióticos para tratar a infecção.
- Saiba que o tratamento com antibióticos só será prescrito caso o calo fique infectado. Os antibióticos não agirão no calo em si, apenas na infecção.
-
Converse com um podólogo sobre a remoção da pele endurecida. Por mais que nunca se deve cortar ou raspar um calo por conta própria, um profissional pode fazê-lo de modo seguro, caso necessário.
- O profissional anestesiará a área e cortará cuidadosamente a parte grossa do calo com uma lâmina fina e afiada. O procedimento é indolor e seguro quando realizado por alguém especializado, sendo capaz de reduzir o desconforto geral e acelerar o processo de recuperação. [8] X Fonte Confiável National Health Service (UK) Ir à fonte
-
Informe-se sobre uma intervenção cirúrgica. Caso sofra com calos frequentes nos dedos, o podólogo pode recomendar um procedimento cirúrgico para corrigir o posicionamento dos ossos dos dedos. A operação alivia a pressão dos dedos e reduz a probabilidade de surgirem calos no futuro.
- Os calos podem se desenvolver entre os dedos quando os ossos deles crescem em ângulos estranhos que forçam o contato entre as articulações. Uma cirurgia pode alinhar os ossos, reduzindo a probabilidade de colisões.
Publicidade
Avisos
- Não tente tratar calos em casa se você sofrer de diabetes, aterosclerose ou qualquer problema de circulação.
- Nunca tente cortar ou raspar um calo. É pouco provável que você consiga eliminá-lo; o máximo que você conseguirá é uma nova ferida.
Publicidade
Materiais Necessários
- Calçados confortáveis;
- Meias;
- Espuma de pedicure;
- Talco;
- Pedra-pomes;
- Lixa de pé;
- Gelo;
- Medicamentos de venda livre;
- Óleo de rícino;
- Água
- Sais de Epsom;
- Aspirina;
- Bicarbonato de sódio;
- Chá de camomila;
- Vinagre;
- Mamão;
- Suco de figueira verde;
- Óleo de mostarda;
- Açafrão;
- Aloe vera;
- Bromelina ou óleo de melaleuca;
- Tratamentos de prescrição médica;
- Antibióticos.
Referências
- ↑ http://www.webmd.com/skin-problems-and-treatments/blisters-corns-calluses
- ↑ http://my.clevelandclinic.org/orthopaedics-rheumatology/diseases-conditions/corns.aspx
- ↑ http://www.besthealthmag.ca/get-healthy/home-remedies/natural-home-remedies-calluses-and-corns
- ↑ http://www.medicinenet.com/corns/page3.htm#how_can_corns_and_calluses_be_treated
- ↑ http://www.speedcoverage.com/how-to-remove-corns-from-feet-naturally-at-home/
- ↑ http://omtimes.com/2012/09/natural-ways-to-remove-corns-and-calluses/
- ↑ http://www.healthcentral.com/encyclopedia/408/64.html?ic=506048#encyc_treatment
- ↑ http://www.nhs.uk/Conditions/CornsandCalluses/Pages/whatarecornsandcalluses.aspx
Publicidade