PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Caso suas roupas estejam cheirando a mofo, é provável que elas tenham sido infestadas com os esporos de um bolor. Isso pode ocorrer caso fiquem guardadas por muito tempo ou sejam esquecidas por alguns dias dentro da máquina de lavar. É possível se livrar desse odor utilizando produtos comuns como vinagre, bicarbonato de sódio ou bórax. Após lavar as roupas, seque-as ao ar livre sob o sol para livrar-se completamente do cheiro.

Método 1
Método 1 de 3:

Tratando peças que podem ser lavadas na máquina

PDF download Baixe em PDF
  1. As roupas com cheiro de mofo normalmente podem ser tratadas com produtos comuns e não tóxicos. Esse método também é a melhor opção para tecidos delicados que não podem ser lavados com alvejante. O cheiro não será eliminado até que você se livre dos esporos de bolor existentes na peça. Vasculhe a casa para descobrir se possui algum dos produtos abaixo:
    • Vinagre branco
    • Bórax
    • Bicarbonato de sódio
  2. Coloque as roupas na máquina com a quantidade de sabão que normalmente utiliza. Deixe que a máquina se encha de água conforme inicia o ciclo antes de prosseguir.
    • É melhor utilizar água quente para garantir a eliminação dos esporos.
    • Se estiver lavando roupas que não podem ser lavadas em água quente, utilize água fria. Talvez seja necessário lavá-las mais vezes para se livrar completamente do odor.
  3. Quando a máquina estiver cheia, despeje uma xícara de vinagre, bórax ou bicarbonato de sódio diretamente na água para que o produto se disperse corretamente. Finalize o ciclo de lavagem normalmente.
    • Esses itens possuem propriedades que ajudam a matar os esporos do bolor e remover odores ruins. Caso as roupas estejam muito mofadas, você pode combinar o bicarbonato de sódio e o vinagre.
    • Se não for possível despejar o produto diretamente na água, misture-o com uma xícara de água quente e utilize o dispenser de sabão líquido.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Susan Stocker

    Especialista em Limpeza Sustentável
    Susan Stocker é proprietária da empresa número 1 de limpeza sustentável de Seattle, a Susan's Green Cleaning. É conhecida na região por seus incríveis protocolos de trabalho — ganhando o Better Business Torch Award por Ética e Integridade em 2017 — e sua defesa em relação a práticas sustentáveis de faxina.
    Susan Stocker
    Especialista em Limpeza Sustentável

    Nossa especialista concorda: a melhor maneira de tirar o cheiro de roupas é lavá-las logo após o uso. É muito mais fácil remover odores quando eles não estão acumulados. Se o cheiro das roupas estiver muito forte, adicione um copo de vinagre na máquina para desodorizar peças naturalmente.

  4. Secar as roupas em um varal sob o sol ajudará a matar os esporos restantes e refrescar o odor delas. Mesmo durante o inverno ainda é possível secar as roupas ao ar livre, basta escolher um dia ensolarado. Tente estender as roupas em uma área que receba bastante luz e vento.
    • Se estiver chovendo, você precisará utilizar a secadora. Entretanto, isso não é o ideal, pois a secadora cria um ambiente fechado que não permite a fluidez de ar fresco nas roupas.
    • Caso as roupas saiam da secadora cheirando a mofo, aguarde um dia ensolarado e lave-as novamente.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Tratando peças que só podem ser lavadas a seco

PDF download Baixe em PDF
  1. Caso precise remover o odor de mofo de um casaco ou outra peça que só possa ser lavada a seco, a água não é uma opção. Um produto de limpeza sem enxágue limpa a superfície sem saturar o tecido, o que diminui as chances de deformações. Consulte a seção de produtos de limpeza para encontrar esses produtos.
    • O ideal é misturar uma tampinha do produto com alguns litros d'água. Coloque a solução em uma garrafa spray.
    • Borrife a mistura na roupa de modo que ela fique levemente úmida.
    • Pendure a peça para secar sob o sol e o vento. Quando estiver seca, o odor deve ter ido embora. Se ele permanecer, repita o processo.
    • O processo requer que o tecido seja molhado. Não utilize esse método em itens que não devam ser molhados sob nenhuma circunstância, como couro e veludo.
  2. Também é possível utilizar o bicarbonato de sódio em peças que só possam ser lavadas a seco. Ele absorverá o odor mofado, mas pode ser necessário repetir o processo mais de uma vez para obter bons resultados.
    • Apoie a roupa em uma superfície limpa e polvilhe uma camada fina de bicarbonato. Vire a peça e repita o processo. Se não deseja aplicar o produto diretamente no tecido, tente colocá-lo em um saco plástico ao lado da caixa de bicarbonato.
    • Deixe o bicarbonato de sódio assentar no tecido durante a noite.
    • Leve a peça para fora de casa e bata-a bem. Utilize uma escova macia para remover o excesso de bicarbonato.
    • Pendure a roupa no varal pelo resto do dia.
  3. Caso não queira comprar um produto de limpeza especial, utilize uma vodca barata. Coloque a bebida em uma garrafa spray e borrife-a na peça inteira. Pendure-a sob o sol para secar. Isso deve remover ou enfraquecer o odor.
  4. Se os métodos caseiros não obtiverem sucesso, pode ser necessário levar a peça a uma lavanderia profissional. Esses estabelecimentos utilizam produtos poderosos para desodorizar o tecido e quase sempre são capazes de se livrar do bolor. Se não estiver interessado em cobrir a roupa com muitos produtos químicos, procure uma lavanderia ecológica que utilize dióxido de carbono líquido na limpeza. [1]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Tratando peças mofadas

PDF download Baixe em PDF
  1. Caso os itens estejam extremamente mofados e você não queira jogá-los fora, tente fervê-los para matar os esporos e remover o cheiro forte. Esse método só deve ser utilizado em itens como toalhas, lençóis e tecidos firmes que aguentem o processo. Ferver tecido delicados provavelmente os destruirá. Para isso:
    • Ferva uma panela grande de água. Você precisa de água suficiente para saturar a peça que está tratando.
    • Coloque a peça em uma panela grande separada. Despeje a água fervente sobre ela.
    • Deixe a roupa de molho na água por cinco minutos.
    • Torça a peça para remover o excesso de água. Se ela ainda estiver muito quente, utilize luvas de borracha.
    • Lave a roupa normalmente na máquina e seque-a ao ar livre.
  2. O alvejante é um matador de bolor muito eficaz. Entretanto, nem todos os tecidos podem ser lavados com ele. Exceções incluem toalhas, lençóis e meias. Por precaução, confira a etiqueta das peças antes de limpá-las com alvejante. Caso a etiqueta diga "Não utilize alvejante" , utilize outro método. Sempre que for utilizá-lo, procure um ambiente bem ventilado e proteja as mãos com luvas. Para limpar as roupas com alvejante:
    • Misture uma solução de meia xícara de alvejante e quatro litros de água em um balde.
    • Deixe as roupas de molho na solução.
    • Lave as roupas normalmente na máquina. Deixe-as secar sob o sol ao ar livre.
  3. Ela possui um odor forte e tóxico para os pulmões, portanto, utilize-a em um ambiente bem ventilado. Coloque as roupas na lavadora e inicie um ciclo de lavagem sem adicionar sabão. Adicione uma xícara de amônia na água e deixe o ciclo terminar. Em seguida, execute um segundo ciclo apenas com sabão. Pendure as roupas sob o sol para secar. [2]
    • Nunca misture o alvejante com a amônia, pois isso criará um fumo prejudicial para os pulmões.
    • Manuseie a amônia com cuidado e utilize roupas de proteção. Caso a inspire, saia do ambiente e vá para um local com ar puro. Ligue para a emergência ao sentir tonturas. [3]
    Publicidade

Dicas

  • Se você possui uma máquina de lavar com abertura frontal, verifique a vedação de borracha da porta. Se a parte inferior, onde a água é drenada, parecer mofada, ela pode estar contribuindo para o problema. Tente limpá-la com uma solução de alvejante ou, em casos extremos, substitua-a. Quando a máquina não estiver sendo utilizada, mantenha a porta levemente aberta para evitar o aparecimento do mofo.
  • Existem alguns produtos e métodos que podem ajudá-lo a remover o odor de modo da máquina de lavar. Clique aqui para mais informações.
  • Você pode utilizar folhas amaciantes na secadora para que o calor libere a fragrância delas, que penetrará nas peças. Entretanto, isso apenas ajudará a mascarar o odor, não eliminar o problema.
  • Para impedir que as roupas fiquem fedidas, lave-as normalmente e limpe o guarda-roupa mensalmente borrifando um perfume.
  • Tente colocar as roupas no congelador por algumas horas.
  • Borrife Listerine nas roupas.
  • Alguns sabões líquidos podem resolver o problema.
  • O dióxido de cloro é utilizado no controle de mofo em barcos e bibliotecas, mas ele também funciona para roupas! Os produtos comerciais que o contêm são difíceis de se encontrar, a menos que saiba como eles são chamados. Você pode comprar sachês para controle de odores e colocá-los nas gavetas de roupas para controlar o crescimento do mofo. O dióxido de cloro é um irritante e deve ser utilizado em ambientes arejados.
Publicidade

Avisos

  • Lave as mãos imediatamente caso derrube alvejante ou amônia na pele.
  • Nunca misture amônia e alvejante, pois essa solução resultará em um gás nocivo.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 112 809 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade