PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

As cicatrizes podem parecer feias para você e fazer com que sinta vergonha de expor suas pernas. Ainda que não seja possível removê-las totalmente, existem muitos cremes e géis, procedimentos médicos e remédios caseiros que podem afetar drasticamente a aparência delas. Independentemente de a cicatriz resultar de queimaduras, cirurgias, lesões, catapora, acne ou picadas de insetos, há tratamento para todos os tipos. Leia para descobrir mais.

Método 1
Método 1 de 4:

Reduzindo a aparência das cicatrizes

PDF download Baixe em PDF
  1. Antes de escolher um tratamento, é essencial conhecer o tipo de cicatriz, pois certos tratamentos funcionarão apenas com determinados tipos. Você deve sempre consultar seu dermatologista antes de experimentar quaisquer tratamentos. As principais categorias de cicatrizes incluem:
    • ' Cicatrizes queloides : grandes e elevadas, nascem a partir de um ferimento que se cura muito agressivamente. As cicatrizes queloides podem ficar cada vez maiores com o tempo, e podem até retornar após o tratamento. Elas são particularmente comuns em pessoas com tez mais escura.
    • Cicatrizes hipertróficas : cicatrizes elevadas que, inicialmente, são vermelhas ou rosadas, mas desaparecem com o tempo. Podem nascer por conta de queimaduras ou de cirurgias, podendo causar coceira.
    • Cicatrizes atróficas : buracos profundos deixados para trás após casos severos de acne ou de catapora.
    • Estrias : finas e avermelhadas, surgem por conta de perdas ou ganhos rápidos de peso. Elas são ainda comuns entre as mulheres grávidas. Com o tempo, essas cicatrizes começarão a desaparecer e se tornarão brancas.
    • Cicatrizes de contratura : normalmente causadas por queimaduras severas, podendo podem cobrir uma grande área de pele. Tais cicatrizes podem parecer contraídas, especialmente se estiverem ao redor de juntas. Elas podem limitar, potencialmente, o movimento corporal.
    • Manchas escuras : essas marcas não são cicatrizes, mas apenas uma hiperpigmentação pós-inflamatória causada por picadas de mosquitos e de outros insetos.
  2. Você deve começar a tratar o problema – com um creme ou outro tratamento do gênero – assim que o ferimento houver se recuperado totalmente. A maioria dos tratamentos para cicatriz surtirá efeitos em cicatrizes recentes, e não em antigas. Você poupará muito dinheiro se tratar a cicatriz de pronto.
  3. A maioria das cicatrizes eventualmente desaparecerá por conta própria enquanto a pele se rejuvenesce – eliminando camadas antigas de pele e cultivando novas. Você pode ajudar esse processo ao esfoliar a pele regularmente no banho, usando uma escova corporal ou uma com cerdas macias. . [1]
  4. Esse é o conselho mais ignorado de todos, sendo que ele pode reduzir significativamente a aparência de cicatrizes. O que muitas pessoas falham em compreender é que cicatrizes novas são extremamente sensíveis aos raios UV, sendo que a exposição à luz solar pode fazer com que elas escureçam muito mais. Ao aplicar o protetor solar de FPS 30 em cicatrizes novas, você diminuirá a descoloração significativamente. [1]
  5. Massagear regularmente as pernas pode ajudá-lo a quebrar o tecido fibroso que causa a cicatrização. Ele também melhora a circulação, que pode ajudar com a descoloração. Você pode massagear as pernas no banho usando uma escova corporal ou pode usar as mãos para dar esfregadas longas e circulares na perna.
  6. Um bom corretivo pode fazer maravilhas para esconder cicatrizes nas pernas. Certifique-se de conseguir um corretivo que combine com seu tom de pele, e que se misture bem à pele ao redor da cicatriz. Um corretivo à prova da água é sua melhor opção caso precise expor suas pernas à condições climáticas imprevisíveis. A maquiagem teatral (que é muito mais grossa que a normal) pode afetar maravilhosamente as cicatrizes particularmente ruins.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Usando remédios caseiros

PDF download Baixe em PDF
  1. A Vitamina E vem sendo usada em muitos tratamentos de saúde e de beleza por muitos anos, e muitas pessoas afirmam que ela é excepcional para o tratamento de cicatrizes. O óleo de Vitamina E é hidratante e contém poderosos antioxidantes, ajudando a recuperar a pele e a melhorar a aparência de tecidos danificados.
    • Você pode tomar capsulas de Vitamina E oralmente ou pode aplicar um óleo topicamente ao perfurar uma cápsula com uma agulha e aplicar a substância interna dela na área afetada. [2]
    • Você pode querer testar o óleo de Vitamina E em um pequeno pedaço de pele antes de aplicá-lo a áreas mais amplas. O óleo de Vitamina E pode causar reações alérgicas em algumas pessoas, resultando em dermatite por contato.
  2. A manteiga de cacau é um produto natural que ajuda a controlar a aparência de cicatrizes ao hidratar e suavizar as camadas externa e média da pele, ainda que, simultaneamente, amacie a superfície da mesma. Você pode usar cacau puro ou utilizar uma loção contendo manteiga de cacau, que deve ser aplicada à área cicatrizada de duas a quatro vezes por dia.
    • Você deve massagear a manteiga de cacau na pele usando movimentos circulares, certificando-se de que ela seja completamente absorvida pela pele.
    • Esteja atento ao fato de que a manteiga será mais eficiente em cicatrizes novas do que nas antigas, ainda que você possa continuar enxergando melhoras em ambos os casos.
  3. O suco de limão é um remédio caseiro comum para o tratamento de cicatrizes, recebendo críticas mistas. Acredita-se que ele reduz a aparência de cicatrizes ao usar como um agente descolorante, minimizando a vermelhidão enquanto esfolia a pele, ajudando-a a se regenerar. Ainda que o suco de limão tenha ajudado algumas pessoas a reduzir cicatrizes, o método não é recomendado por dermatologistas. O suco de limão pode ser abrasivo e secar a pele, sendo que não há provas científicas atestando que ele remova cicatrizes. [3]
    • Se decidir experimentar o suco de limão nas cicatrizes, corte uma pequena fatia do fruto e esprema-o diretamente sobre a área desejada. Deixe o suco de limão descansando na pele por uma noite ou por diversas horas. Não aplique o suco de fruta fresco mais que uma vez por dia.
    • Se sentir que o suco puro é muito forte, dilua-o em água antes da aplicação ou misture-o com pepino batido para limitar a abrasividade do tratamento.
  4. A babosa é uma planta cuja essência (o gel de aloe vera) se tornou conhecida por suas propriedades hidratantes e relaxantes. Ele normalmente é usado para tratar queimaduras, mas também pode ser utilizado como um eficiente tratamento natural para cicatrizes. O aloe vera contém propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, sendo o tratamento mais eficiente para cicatrizes novas (ainda que não deva ser aplicado a ferimentos abertos). O gel alivia a pele e a ajuda a se regenerar, reduzindo a aparência de cicatrizes com o tempo. [4]
    • Para aplicar, quebre uma folha de babosa e esprema a essência clara e parecida com gel diretamente sobre a pele cicatrizada. Massageie a essência na pele usando pequenos movimentos circulares. O aloe vera é muito gentil para a pele – portanto, é possível reaplicar a essência até quatro vezes por dia.
    • Se não puder colocar as mãos numa planta de babosa (ainda que elas devam estar disponíveis em qualquer loja que lide com plantas), há muitos cremes e loções disponíveis no mercado que contêm extrato de aloe vera. Isso pode ser igualmente eficiente.
  5. O azeite de oliva é outro tratamento natural que aparentemente melhora a aparência de cicatrizes. O azeite extra virgem, em particular, aparentemente produz os melhores resultados, pois ele possui um nível maior de acidez e é rico em Vitamina E e K. [5] O produto funciona ao amaciar e hidratar a pele, fazendo com que o tecido cicatrizado se afrouxe, enquanto que a acidez do produto esfolia a pele.
    • Aplique uma colher de chá de azeite de oliva extra virgem à área afetada e massageie usando pequenos movimentos circulares, até o produto ser bem absorvido. Você pode usar o azeite de oliva como agente esfoliante ao misturá-lo com uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Você pode massagear a mistura na cicatriz antes de enxaguar com água quente.
    • Você pode aumentar a eficiência do tratamento de azeite de oliva ao misturá-lo com outro óleo. Combine duas partes de azeite de oliva com uma parte de azeite de rosa mosqueta , de camomila ou de calêndula. Aplique a mistura à cicatriz. Os azeites adicionais aumentarão as propriedades reconfortantes do azeite de oliva.
  6. O pepino é um tratamento natural seguro que, diz-se, quebra o tecido cicatrizado enquanto resfria e alivia qualquer pele inflamada ao redor da cicatriz. Novamente, esse tratamento funcionará melhor em cicatrizes novas do que em antigas. Para usar, descasque um pepino, corte-o e misture-o em um processador de alimentos até obter uma mistura com consistência de pasta. Aplique uma leve camada dessa pasta à pele cicatrizada e deixe-a descansando durante a noite. Você também pode aplicar uma grossa camada da mistura na pele e lavá-la após 20 minutos.
    • O resto da pasta do pepino pode ser guardada na geladeira por vários dias. Você pode continuar a aplicá-la na área afetada todas as noites.
    • Você pode aumentar a eficiência desse tratamento ao misturar a pasta de pepino com os produtos mencionados acima, como o suco de limão, o azeite de oliva ou o aloe vera.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Experimentando outros métodos simples

PDF download Baixe em PDF
  1. Há muitos produtos disponíveis em farmácias que afirmam remover ou enfraquecer a aparência de cicatrizes. Independentemente desses produtos funcionarem ou não para você, tudo dependerá do tipo e da gravidade de sua cicatriz.
    • Ainda que profissionais médicos possam se mostrar céticos quanto ao sucesso de tais cremes [6] , muitas pessoas afirmam que produtos como Mederma e VitaK são eficientes.
    • O Mederma funciona bem para marcas de arranhões e para outros tipos de cicatrizes se ele for sistematicamente aplicado de 3 a 4 vezes por dia, por até seis meses. Ele atua ao amaciar a área e ao diminuir as cicatrizes nas pernas ou em outras áreas do corpo. [7]
  2. Folhas de silicone para cicatrizes são maneiras completamente inovadoras de lidar com cicatrizes, especialmente com as mais feias. As folhas são autoadesivas – portanto, elas grudarão à pele enquanto a tecnologia de silicone atuará para hidratar, amaciar e apagar as cicatrizes. As folhas de silicone podem ser compradas pela internet ou em algumas farmácias, sendo que a caixa normalmente fornecerá um estoque para 8 ou 12 semanas.
    • As folhas de silicone são comprovadamente úteis no tratamento de cicatrizes, mas exigirão tempo e paciência para exibir resultados notáveis. As folhas devem ser usadas sobre a cicatriz todos os dias, 12 horas por dia, num período de dois a três meses. [8]
  3. Cremes descolorantes, como aqueles contendo o ingrediente “Hidroquinona”, reduzem a aparência de cicatrizes, como arranhões e manchas escuras, ao atacar a hiperpigmentação – efeito causador de cicatrizes marrons, pretas, vermelhas ou púrpuras. Esses cremes eficientemente clarearão a cor das cicatrizes, fazendo com que elas fiquem cada vez menos notáveis com o tempo.
    • Fique atento ao fato de que o creme baseado em hidroquinona, ainda que seja eficiente, foi banido na União Europeia por conter propriedades cancerígenas, aumentando o risco de câncer de pele. [9]
    • A Hidroquinona ainda pode ser comprada em farmácias regularmente no Brasil, podendo ser comprada em concentrações de até 2%. Qualquer coisa maior que isso exigirá uma receita.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Realizando procedimentos médicos

PDF download Baixe em PDF
  1. A dermoabrasão é um método de esfoliação de pele, usando uma escova rotatória de arame ou uma roda de diamante, que removerá as camadas superiores da pele sobre e ao redor da cicatriz. Nas semanas após o procedimento, a nova pele voltará a crescer, e a aparência da cicatriz se reduzirá drasticamente. A dermoabrasão normalmente é utilizada para tratar a acne e outras cicatrizes faciais, ainda que ela possa ser feita nas pernas por um cirurgião qualificado. A dermoabrasão nas pernas é um procedimento delicado, pois a pele das pernas é muito fina. Se feito incorretamente, o processo pode trazer mais malefícios que benefícios. [10]
    • A dermoabrasão nas pernas normalmente é recomendada para manchas escuras ou cicatrizes profundas causadas por picadas de mosquito, etc.. Cicatrizes queloides ou hipertróficas (cicatrizes elevadas) não devem ser tratadas com dermoabrasão.
    • Marque uma consulta com um cirurgião plástico tarimbado que possa analisar sua cicatriz e decidir se você é um bom candidato para a dermoabrasão. Esteja atento ao fato de que tais procedimentos estéticos não são naturalmente cobertos pelo seguro.
  2. O descascamento químico pode ser usado para tratar cicatrizes superficiais nas pernas, e funciona particularmente bem para tratar cicatrizes causadas pela hiperpigmentação. Durante o procedimento, o dermatologista aplicará uma camada de solução ácida à pele cicatrizada e a deixará no local por, aproximadamente, dois minutos. Você sentirá uma sensação de queimação, que logo deixará de existir assim que o ácido for neutralizado e a solução for lavada. Nas duas semanas após o procedimento, as camadas superiores de pele começarão a se descascar, deixando uma pele nova e suave para trás. [11]
    • Dependendo da cicatriz, você pode precisar passar por vários procedimentos químicos antes de sentir uma diferença notável na aparência da pele.
    • Esteja atento ao fato de que a pele nova exposta após o descascamento químico será particularmente sensível, sendo que você precisará protegê-la ao evitar a exposição ao sol e ao usar um protetor solar com FPS alto por várias semanas.
  3. O tratamento a laser é uma ótima opção para melhorar a aparência de cicatrizes profundas que não podem ser totalmente tratadas através da dermoabrasão e do descascamento químico. O tratamento a laser funciona ao queimar o tecido cicatrizado, permitindo que pele nova cresça e substitua a superfície cicatrizada. A área é anestesiada com um creme especial antes do procedimento, portanto, o tratamento não é particularmente doloroso. Outra vantagem é que o laser pode atingir a cicatriz com precisão, de maneira que a pele ao redor permaneça intacta. [12]
    • O tratamento a laser deve ser executado apenas por uma clínica respeitável que possua uma equipe bem treinada. O laser pode ser perigoso se usado incorretamente.
    • Você pode precisar voltar à clínica para uma série de tratamentos quando quiser remover completamente a cicatriz. A desvantagem dessa opção é que o tratamento a laser pode ser muito caro, sendo que seu preço varia muito de acordo com o tamanho e a profundidade da cicatriz.
  4. Essas injeções vêm sendo usadas com sucesso para tratar cicatrizes queloides, cuja eliminação é notoriamente difícil. Para pequenas queloides, as injeções esteroides, que contêm substâncias como hidrocortisona, são injetadas diretamente na pele ao redor da cicatriz. Queloides maiores algumas vezes são fatiadas ou congeladas antes do uso das esteroides. [13]
    • O tratamento esteroide é um processo, e não um procedimento. Você terá de voltar à clínica a cada duas ou três semanas para receber outra injeção.
    • Esse tratamento possui uma taxa alta de sucesso, mas é relativamente caro e pode causar a descoloração da pele em pessoas de tez mais escura. Consulte um cirurgião cosmético para decidir se esse tratamento é o melhor para você. [14]
  5. Injeções de colágeno ou de outras gorduras podem ser muito úteis para melhorar a aparência de cicatrizes profundas, como as causadas por catapora. O colágeno é uma proteína animal natural, que é injetada na pele com uma fina agulha, preenchendo a cicatriz. Ainda que seja muito eficiente, os resultados do tratamento de colágeno não são permanentes, pois o corpo absorve o colágeno natural. Você precisará reencher a cicatriz após quatro meses. [15]
    • Cada injeção de colágeno custa, aproximadamente, R$1000. Portanto, esse caminho pode ser caro.
    • Você precisará fazer um exame de pele antes de receber quaisquer injeções de colágeno, para garantir que seu corpo não tenha reações alérgicas ao tratamento.
    Publicidade

Avisos

  • Verifique se não é alérgico aos produtos indicados no artigo. Tente fazer um teste em um pequeno pedaço da pele para garantir que não haverá reações alérgicas.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 554 093 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade