PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Tirar um curativo adesivo, ou o famoso Band-aid, já é dolorido, mas ter que tirar aqueles pedacinhos de cola que ficaram na pele é ainda pior. Felizmente, existem diversas maneiras de limpar essa cola do curativo, bastando apenas ter cuidado para não agredir demais a pele esfregando ou raspando-a. Cada tipo de adesivo presente em cada tipo de curativo pode responder de maneira diferente às dicas a seguir, portanto, experimente algumas (se não todas) e tenha paciência, pois essa cola pode ser bastante chata de sair.

Método 1
Método 1 de 3:

Usando remédios caseiros simples

PDF download Baixe em PDF
  1. O calor e a umidade deixam o adesivo mais maleável, [1] facilitando na hora de tirá-lo com uma bucha ou, até mesmo, fazendo com que ele caia sozinho. Uma maneira mais conveniente ainda de amolecer a cola do curativo é simplesmente tomando um banho de água morna.
    • Caso não tenha tempo para tomar um banho, encha uma bacia ou panela com água morna e deixe a área do corpo com o Band-aid de molho por alguns minutos. No entanto, lembre-se de que quanto mais tempo o adesivo ficar na água, melhor.
  2. Alguns adesivos se dissolvem no óleo, enquanto outros perdem a aderência quando usadas algumas gotas de azeite de oliva, óleo de canola, de coco, de girassol ou de óleo vegetal para amolecer a cola do Band-aid. [2]
    • Para melhores resultados, esfregue um pouco o óleo no curativo usando um pano macio ou um cotonete. Você não precisa encharcar a pele, apenas umedecê-la e deixar o óleo fazer efeito por alguns minutos antes de esfregá-la com uma toalha ou um algodão e repetir o procedimento conforme necessário até tirar toda a cola.
  3. Cubra-o com uma toalha de papel para evitar que ele grude na pele e deixe sobre o adesivo por cinco minutos. O gelo deixará o adesivo quebradiço, facilitando na hora de tirá-lo. [3] [4]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Usando produtos comuns para cuidados com a pele

PDF download Baixe em PDF
  1. Esse método funciona usando os mesmos princípios dos óleos de cozinha, dissolvendo o adesivo ou diminuindo a aderência dele na pele. No entanto, o óleo de bebê tem um benefício adicional, que é o fato de não irritar a pele, nem mesmo as mais sensíveis.
    • A maioria dos óleos de bebê é simplesmente uma combinação de óleo mineral com um pouco de perfume. Sendo assim, você também pode usar óleo mineral puro se preferir, já que ele faz um efeito semelhante, além de ser um pouco mais barato.
    • Caso esteja tirando o adesivo da pele de uma criança, dilua uma gota de corante alimentício no óleo de bebê para limpar a cola ao mesmo tempo em que distrai a criança. [5]
  2. Como a maioria das loções tem como base um óleo ou lipídios (gorduras), elas conseguem tirar a cola do curativo da mesma maneira que o óleo de bebê e o de cozinha. Esfregue um pouco de loção sobre o Band-aid e deixe descansar por alguns minutos antes de esfregá-lo com uma toalha fina ou uma bola de algodão.
    • De preferência, use uma loção sem perfume, pois os produtos químicos usados nas fragrâncias das loções com perfume podem causar dor e feridas na pele irritada pelo curativo. [6]
  3. Como o calor solta a cola dos adesivos presentes no Band-aid, use-o juntamente com um óleo ou loção e obterá resultados ainda melhores! Como a água morna limpa o óleo, use-a em forma de compressa, colocando-a sobre o curativo embebido em loção. Nosso artigo sobre compressas mornas detalha várias maneiras fáceis de fazer isso.
    • Encha mais da metade de uma meia com arroz seco e cru e amarre-a com um nó. Em seguida, esquente-a no micro-ondas a cada 30 segundos até que esteja morna para usá-la como compressa sobre o adesivo embebido em óleo.
    • Coloque um pano entre a compressa e o curativo se não quiser sujar a meia.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Usando produtos químicos

PDF download Baixe em PDF
  1. Ele é barato e pode ser facilmente encontrado em farmácias ou na internet. Esse álcool é bastante eficaz na dissolução de alguns tipos de adesivo, por isso, passe apenas uma pequena quantidade dele no curativo usando um cotonete ou uma bola de algodão e espere alguns segundos antes de limpá-lo.
    • O álcool isopropílico pode ressecar e irritar a sua pele, principalmente em áreas mais delicadas, como no rosto. Portanto, use apenas algumas gotas por vez e deixe a pele descansar entre as tentativas de tirar a cola.
  2. O ingrediente ativo na maioria dos removedores de esmalte é a acetona, um solvente químico, que também funciona como um solvente para diversas colas e adesivos. [7] Esfregue um pouco de removedor sobre o curativo e espere alguns segundos antes de esfregá-lo para tentar tirar a cola da pele.
    • Assim como o álcool isopropílico, a acetona também tende a ressecar e irritar a pele, portanto, tenha os mesmos cuidados.
    • A acetona pura funciona tão bem quanto o removedor de esmalte.
    • No entanto, tenha cuidado ao usar a acetona, pois ela é uma substância altamente inflamável, não devendo, portanto, ser usada em combinação com o calor. [8]
    • Os removedores de esmalte sem acetona não têm o solvente necessário para dissolver o resíduo de cola do Band-aid, portanto, não funcionarão para esse fim.
  3. Ela funciona da mesma maneira que os óleos e loções, tendo ainda o benefício adicional de ser espessa e, portanto, mais fácil de deixá-la descansar por mais tempo na pele. Como a vaselina é muito oleosa, basta uma camada fina dela por cinco a dez minutos para limpar a cola do adesivo com facilidade (usando um pano macio ou toalhas de papel).
  4. [9] Esse tipo de produto é feito especialmente para tirar os adesivos presentes em curativos e pode ser encontrado na forma de spray ou lenços descartáveis. Apesar de ser um pouco mais caro e difícil de encontrar, ele é bem mais eficaz do que os produtos listados anteriormente.
    • Procure esse produto em farmácias ou em sites na internet. [10]
  5. Muitos produtos químicos (principalmente o álcool isopropílico, a acetona e alguns removedores de adesivo) podem irritar a pele se ficarem em contato com ela por muito tempo. Para evitar isso, lave o local que estava com o curativo com água e sabonete após cada uso desses produtos químicos.
    • Caso não consiga tirar toda a cola da pele de uma só vez, espere um dia antes de repetir o procedimento usando um produto químico agressivo novamente, para dar à sua pele a chance de descansar e se recuperar. Se não quiser esperar, combine o uso de um produto químico com uma das soluções mais suaves listadas anteriormente.
    Publicidade

Dicas

  • Seja paciente, pois os adesivos do Band-aid degradam-se naturalmente e desaparecem por conta própria ao longo do tempo.
  • O álcool isopropílico também é vendido na forma de gases umedecidas descartáveis. Procure por "sachês antissépticos" ou "álcool swabs" na seção de primeiros socorros da farmácia.
Publicidade

Avisos

  • O álcool isopropílico e o removedor de esmalte causarão ardência na pele se você tiver feridas abertas, cortes ou pele sensível.
  • O álcool isopropílico também pode danificar tecidos delicados, portanto, tenha cuidado para passá-lo apenas na pele coberta pelo Band-aid e sempre descarte as gazes usadas cuidadosamente.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 76 751 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade