PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A cromagem é o processo pelo qual uma fina camada de cromo é aplicada sobre uma superfície de metal através de galvanoplastia (geralmente sobre uma camada de níquel). O resultado ultra brilhante é decorativo, resistente à corrosão e a manchas, e muito durável. No entanto, a cromagem é rotineiramente removida por muitas razões. Por exemplo, apesar da durabilidade da cromagem, ela pode se estragar com o uso e ficar feia, necessitando de uma remoção. Há muitas maneiras de remover cromo, algumas das quais usam materiais caseiros e outras que usam soluções químicas altamente tóxicas — independente do método, tome todos os cuidados necessários e siga os protocolos relevantes de segurança.

Método 1
Método 1 de 3:

Removendo cromo com uma máquina especializada

PDF download Baixe em PDF
  1. O jateamento abrasivo (como, jato de areia, jato com pó de vidro, etc) é um processo no qual os materiais são esfregados com um spray de grãos finos de um pó ou pequenas esferas. Em geral, lojas de peças automotivas e empresas de construção terão acesso a esse tipo de equipamento. Um jateamento abrasivo prolongado pode remover um acabamento cromo de um objeto, embora, depois, possa ser necessário um trabalho manual nas áreas de difícil alcance. [1]
    • Você deve usar uma granulometria relativamente média (por exemplo, lixa 400) ao jatear o cromo para evitar danificar o metal de baixo.
    • Note que o pó e sedimentos produzidos ao retirar pedacinhos de cromo usando um jato abrasivo podem ser tóxicos. Proteja seu rosto com um equipamento de proteção adequado.
  2. Limpadores ultrassônicos são equipamentos especiais que usam ondas de som para limpar itens delicados e difíceis de limpar como joias. Limpadores ultrassônicos podem remover até mesmo o cromo em certas situações (especialmente quando o cromo já foi enfraquecido com outro método). Coloque os itens de cromo no cesto do limpador ultrassônico e mergulhe-os em um líquido propício para limpeza (geralmente água comum). Deixe o limpador funcionar de acordo com as instruções.
    • Usar um solvente que possa dissolver cromo (por exemplo, alvejante) ao invés de água pode aumentar o poder de remoção do cromo de um limpador ultrassônico. No entanto, só faça isso se a solução que você usar não for corroer o limpador ou então reagir com ele de alguma forma. Por exemplo, como visto abaixo, ele reagirá mal em cestos de alumínio.
    • Note que, embora as máquinas de ultrassom venham em diversos tamanhos, a maioria só comporta pequenos itens, como joias, parafusos, ferramentas, ornamentos, etc.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Removendo cromo com produtos químicos

PDF download Baixe em PDF
  1. O ácido clorídrico, ou muriático, é forte e corrosivo. Em altas concentrações, ele pode ser usado para remover camadas de cromo de objetos metálicos. Para remover o cromo, uma solução ácida com uma concentração aproximada de 30 - 40 % deve ser suficiente. [2] Proceda como descrito abaixo:
    • Misture 1 parte de ácido clorídrico para 3 de água em uma cuba usada para mistura química (como um balde de plástico duro, etc) para produzir uma solução ácida a 30%. Uma alternativa é comprar uma solução ácida pronta.
    • Mergulhe os objetos cromados na solução até que o cromo saia.
    • Lave completamente o objeto em água e sabão e enxague bem antes de secar.
  2. Hidróxido de sódio, comumente chamado de lixívia, é um produto químico cáustico altamente básico. [3] Ele pode dissolver diversos tipos de camadas metálicas, incluindo cromo, mas reage de forma perigosa com água e alumínio, corroendo o próprio alumínio e produzindo o gás hidrogênio inflamável. Logo, ele deve ser usado somente em itens que não usam alumínio como material de base. Proceda como descrito abaixo:
    • Misture cerca de 200 a 350 ml de hidróxido de sódio com 4 litros de água em uma cuba feita de material neutro (como um balde de plástico duro).
    • Mergulhe o objeto cromado na solução até que o cromo saia. Isso pode levar bastante tempo, então fique de olho.
    • Lave completamente o objeto em água e sabão e enxague bem antes de secar.
  3. O cromo é fixado ao metal através do processo de galvanização, na qual uma corrente elétrica é usada para ligar o cromo ao metal a um nível molecular. Ao reverter o processo, a camada de cromo pode ser removida de forma extremamente eficiente. No entanto, fazer isso pode ser muito perigoso. Não somente por que envolve uma corrente elétrica ativa, mas também porque produz diversos gases químicos tóxicos e cancerígenos. Cromo hexavalente, por exemplo, é um produto extremamente perigoso. Logo, é melhor deixar esse processo para profissionais [4] — os passos abaixo têm propósitos meramente informativos.
    • Misture ácido crômico e ácido sulfúrico em água em uma proporção aproximada de 100:1. Por exemplo, você pode acrescentar 900 gramas de cristais de ácido crômico e 9 mililitros de ácido sulfúrico fluido a água para fazer aproximadamente 4 litros de produto. Misture a solução em um tanque de imersão apropriado usado para galvanização, teste de materiais e/ou tratamentos químicos.
    • Aqueça a solução. Mantenha a temperatura da solução entre 35 e 46 graus Celsius para cromo decorativo. Mantenha a temperatura entre 49 a 66 graus Celsius para cromo duro.
    • Passe, através de fios, uma carga negativa de uma fonte de alimentação DC através da solução de cromagem.
    • Prenda o catodo positivo ao objeto a ter o cromo removido e mergulhe-o na solução. O metal cromo do exterior carregado positivamente será retirado do objeto.
    • Enxague o objeto em água corrente, depois enxague novamente. Os resíduos devem ser processados e descartados profissionalmente.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Removendo cromo falso ou leve com materiais caseiros

PDF download Baixe em PDF
  1. Uma das formas mais simples e fáceis para um iniciante remover cromo é através de ação mecânica — por exemplo, esfregando com um abrasivo. Misture bicarbonato de sódio ou um limpador caseiro sólido com água para fazer uma pasta abrasiva que possa ser esfregada sobre o cromo com um tecido macio até que o material comece a sair. Esse método deve funcionar melhor com cromagem muito fina e fraca ou com cromagem "falsa" (por exemplo, plástico pintado com um falso material "cromado"). Mesmo nesses casos, você precisará de força no braço.
    • Confira o progresso frequentemente à medida que esfrega. Esfregar por muito tempo pode arranhar o material de baixo.
  2. Alguns tipos de cromo (especialmente as variantes plásticas falsas, como as que você pode encontrar em modelos de carro, etc.) podem ser removidos com limpadores comerciais de forno. Essas poderosas soluções desengordurantes geralmente vêm em uma garrafa de spray. Coloque uma camada generosa de limpador sobre a peça cromada, depois deixe descansar por 10 minutos. Passe um pano retirando o cromo junto com o limpador spray. [5]
    • Note que alguns limpadores spray para forno podem escurecer o metal de base se deixado por muito tempo nele. Limpe o produto e repita o processo constantemente até obter o resultado desejado.
  3. [6] Outro método favorito dos fãs de modelos de carro para remover o cromo é o banho de alvejante. Nesse método, as peças cromadas são simplesmente mergulhadas em alvejante e deixadas para agir. Cerca de um dia depois, dependendo da espessura, o cromo deve ter ficado mais macio, se não tiver soltado completamente.
    • O primeiro benefício desse método comparado aos outros é que o alvejante deve deixar intacta qualquer base abaixo da camada externa de cromo.
    • Depois de usar alvejante para remover o cromo, ele deve ser corretamente descartado e nunca reutilizado (para lavar roupa, etc.)
  4. Fluido de freio automotivo padrão funciona como solvente de tinta para remover camadas de cromo de objetos plásticos. No entanto, esse método exige paciência, podendo demorar dias. Além disso, ele requer o correto manuseio e descarte do fluido de freio, que é tóxico. Esfregue fluido de freio no objeto e deixe assentar cerca de 10 minutos antes de enxaguar. Repita quantas vezes forem necessárias para remover completamente o cromo.
    • Note que o fluido de freio pode dissolver plástico, então seja muito cuidadoso ao usar esse método sobre peças plásticas (ou opte por outro método).
    Publicidade

Dicas

  • Familiarize-se com a natureza do substrato ou metal que foi cromado, assim você evita estragá-lo.
Publicidade

Avisos

  • Usar produtos caseiros é perigoso para olhos, pele e respiração; use equipamento de segurança e tenha sempre soluções de primeiros socorros/emergência à mão.
  • Ácido clorídrico, hidróxido de sódio e ácido sulfúrico são particularmente voláteis, tóxicos e até mesmo cancerígenos; reduza os riscos usando equipamentos de segurança e tendo soluções de primeiros socorros/emergência à mão.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Bicarbonato de sódio ou limpadores caseiros;
  • Panos;
  • Limpador spray para forno;
  • Ácido clorídrico;
  • Sistema galvanizador com fonte de energia;
  • Hidróxido de sódio;
  • Cuba para misturas químicas;
  • Equipamento de segurança, incluindo: óculos, avental e luvas resistentes a ácido, e máscara para respiração.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 83 751 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade