PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A ferrugem é o resultado da oxidação do ferro. Sua principal causa é a exposição prolongada à água, pois os metais que contêm ferro se ligarão aos átomos de oxigênio da água, formando uma camada de óxido de ferro (ferrugem). O problema aumentará e acelerará a corrosão do metal, o que torna os cuidados de manutenção ainda mais importantes. Por sorte, remover a ferrugem não é muito difícil; basta utilizar algum dos métodos abaixo.

Método 1
Método 1 de 5:

Utilizando soluções ácidas

PDF download Baixe em PDF
  1. Por ser um ácido não tóxico, o vinagre funciona muito bem no tratamento da ferrugem e você provavelmente possui uma garrafinha dele em casa. Basta deixar o item enferrujado de molho no vinagre durante a noite e raspar a ferrugem pela manhã.
    • Dê preferência para o vinagre de cidra de maçã; por mais que o vinagre branco possa funcionar, ele não é tão eficaz.
    • O vinagre é eficiente, mas não é tão forte. Se o item estiver muito enferrujado, pode ser preciso deixá-lo de molho por ainda mais tempo. Após retirar o objeto do vinagre, mergulhe uma bolinha de papel-alumínio no líquido e use-a para raspar a ferrugem.
  2. O suco de limão é excelente para se remover manchas de ferrugem de roupas, mas também pode funcionar no metal, desde que você deixe o item de molho por um bom tempo. Borrife um pouco de sal na área afetada pela ferrugem, umedeça-a com o limão e raspe com uma bolinha de papel-alumínio.
  3. Tratam-se de produtos de limpeza comuns e baratos que funcionam bem no tratamento da ferrugem. Algumas informações úteis para que você possa utilizar os ácidos:
    • O ácido fosfórico na verdade é um "conversor" de ferrugem; ele transforma o óxido de ferro (a ferrugem) em fosfato férrico, uma substância preta e removível. Deixe o material enferrujado de molho no ácido durante a noite. De manhã, retire-o do ácido e deixe-o secar. Quando a superfície estiver bem seca, raspe o fosfato férrico e a ferrugem desaparecerá. O ácido fosfórico pode ser encontrado em refrigerantes de cola, no melaço e em solventes químicos.
    • O ácido clorídrico é utilizado na indústria do aço para desoxidar os metais. Ele pode ser encontrado em diversos produtos de limpeza, principalmente nos produzidos para a limpeza de vasos sanitários.
    • O ácido clorídrico continua funcionando mesmo após o enxágue e a secagem, mas os vapores dele podem afetar outros objetos no ambiente, causando descoloração. Para evitar tal problema, aqueça o objeto a ser tratado no fogo. Outra opção para neutralizá-lo é utilizar uma pasta de giz ou cal.
  4. O ácido oxálico presente nas batatas é capaz de remover o acúmulo de ferrugem. [1] A técnica é excelente para itens pequenos e enferrujados, como facas. Existem dois métodos para se utilizar uma batata na remoção da ferrugem:
    • Enfie a faca na batata e deixe-a dentro do vegetal por um dia inteiro. Retire-a da batata e esfregue a ferrugem.
    • Corte uma batata ao meio, cubra-a com uma porção generosa de bicarbonato de sódio e esfregue as superfícies enferrujadas. Ao terminar, esfregue o metal com um material abrasivo como uma palha de aço.
  5. É possível criar sua própria solução de remoção de ferrugem sem nem sair da cozinha. Praticamente qualquer substância ácida é capaz de soltar e remover o óxido de ferro. As soluções caseiras são excelentes para o tratamento de objetos pequenos.
    • O ingrediente ativo das soluções comerciais de tratamento da ferrugem costuma ser alguma forma de ácido, e a maioria das substâncias ácidas que você tem em casa pode fazer a mesma coisa.
    • Se estiver na dúvida sobre as interações entre algumas substâncias, faça uma pesquisa na internet antes de misturá-las. Por mais que a maioria dos itens que você tem em casa possa ser combinada, é melhor evitar algumas interações.
  6. Coloque o objeto enferrujado dentro de um copo ou recipiente com um refrigerante de cola e deixe-o de molho por um tempo. Confira o objeto a cada meia hora para avaliar o progresso.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 5:

Utilizando algumas misturas caseiras

PDF download Baixe em PDF
  1. Misture quantidades suficientes de bicarbonato e água para formar uma pasta um pouco mais grossa do que uma pasta de dentes. [2] Para obter tal resultado, você precisará de um pouco mais de bicarbonato do que de água. Após misturar a solução, aplique-a no material com algum material abrasivo, como lã de aço. Limpe e veja se a ferrugem saiu.
    • Esfregue até conseguir algum resultado. O processo pode demorar um pouquinho.
  2. A mistura deve apresentar uma consistência parecida com a pasta de bicarbonato de sódio — para fazê-la, você precisa usar um pouco mais de bitartarato de potássio do que peróxido de hidrogênio. Aplique a mistura na ferrugem e esfregue o local com um abrasivo.
    • Na falta do peróxido de hidrogênio, use a água. O ingrediente capaz de eliminar a ferrugem na mistura é o bitartarato de potássio.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 5:

Utilizando a abrasão mecânica

PDF download Baixe em PDF
  1. Como ela é cara (caso você não a possua), veja se alguém pode emprestar ou alugar uma para você. A ferramenta é bastante útil para a remoção de ferrugem em superfícies grandes, como as latarias de carros velhos.
  2. A ferramenta é equipada com lixas em disco removíveis e descartáveis. Escolha o disco mais adequado para a superfície em que vai trabalhar.
    • O ideal é começar esmerilando a ferrugem usando a maior e mais grossa lixa disponível para remover o principal logo de cara. Assim, você não precisará ficar reforçando o trabalho mais tarde.
  3. Prenda-o com um torno, se possível. Se o item for pesado o suficiente para não se movimentar com o uso da esmerilhadeira, você pode simplesmente deixá-lo parado.
  4. Vá com cuidado, mas seja firme. Mantenha a esmerilhadeira em movimento sempre para não arranhar o metal.
  5. Caso ainda haja um pouco de ferrugem, a lixadeira é a ferramenta ideal. Ela funciona de modo parecido com a esmerilhadeira, mas usa vibrações em vez de rotações.
    • Existem lixadeiras específicas para locais de difícil acesso, como cantos e superfícies irregulares.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 5:

Usando a eletrólise

PDF download Baixe em PDF
  1. Antes de mais nada, saiba que o método abaixo é muito mais fácil do que parece. Encha um balde de plástico com água o suficiente para mergulhar o objeto enferrujado. Acrescente uma colher de sopa de bicarbonato de sódio para cada três litros de água e misture bem até dissolver.
  2. O processo de eletrólise removerá a ferrugem do objeto que deseja limpar e ela se fixará no outro metal mergulhado na água. O ideal é que o pedaço descartável seja grande o suficiente para ficar apenas meio submerso na água. É muito importante que metade dele fique para fora da água.
    • Uma latinha de metal pode funcionar, desde que seja grande o suficiente para ficar meio submersa apenas.
    • Não utilize aço inoxidável ou alumínio como ânodo. Se você não sabe se o objeto que está utilizando é de aço ou não, veja se ele atrai um imã.
  3. Se o objeto estiver completamente coberto pela ferrugem, raspe-a um pouco. Mergulhe o item na água, tomando cuidado para manter o cabo fora dela sempre que possível.
    • Atenção : o objeto enferrujado não deve entrar em contato com o ânodo, pois isso pode causar um curto-circuito.
  4. Lembre-se de não mergulhar completamente o objeto, ou você corre o risco de cortar a energia do terminal positivo.
    • Se o ânodo ficar completamente submerso, use um arame ou algum outro conector entre ele o carregador de bateria para manter o terminal e a conexão secos.
  5. O processo de eletrólise começará a remover gradualmente a ferrugem. Deixe agir por cerca de 20 horas.
    • Atenção : se quiser checar o estado do objeto enferrujado, desligue e desconecte o carregador de bateria primeiro. Durante o processo, bolhas e sujeiras se acumularão na superfície, o que é absolutamente normal.
  6. Quando tirar o objeto enferrujado da água, ele estará limpo, mas ainda precisará de uma limpeza. Use uma buchinha de louça para remover os resíduos e uma escovinha de cerdas para limpar as áreas mais sujas.
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 5:

Utilizando produtos comerciais

PDF download Baixe em PDF
  1. Tais produtos existem, mas os compostos ativos deles normalmente são ácidos e liberam gases tóxicos ou semitóxicos. Você pode comprar removedores de ferrugem em lojas de materiais de construção.
    • Alguns dos principais fabricantes de removedores de ferrugem no Brasil: Vonder, Salisil, Quimox e WD-40.
    • Sempre use equipamentos de proteção ao manusear removedores de ferrugem. Luvas, óculos e máscara são essenciais.
  2. O ideal é deixar o produto agir por um tempo, mas saiba que você precisará fazer um pouco de força para remover a ferrugem completamente. Os métodos de aplicação variam:
  3. Limpe completamente o removedor de ferrugem e, se possível, seque o objeto com um secador de cabelo para evitar o retorno do problema.
  4. O removedor provavelmente amoleceu completamente a ferrugem e o que sobrou após o enxágue deve ser removido facilmente.
  5. O tempo de ação do produto dependerá do objeto que está sendo tratado, da gravidade da ferrugem e da qualidade do produto. Às vezes, é preciso tratar a superfície de metal mais de uma vez, principalmente se o objeto for grande e vertical.
    Publicidade

Dicas

  • Lembre-se de que a ferrugem pode voltar com o tempo. Previna-a cobrindo as ferramentas metálicas com óleo ou graxa. Os objetos que não podem ser cobertos com óleo devem ser tratados com um primer potente. Se optar por pintá-los com tinta, passe pelo menos uma demão de primer antes da pintura.
Publicidade

Avisos

  • Esmerilar e lixar a superfície sem cuidado pode acabar danificando o metal. Se estiver tratando um objeto valioso, dê preferência para as soluções químicas ou use eletrólise.
  • Não respire os gases dos ácidos; trabalhe sempre em ambientes com boa ventilação, pois os ácidos podem irritar a garganta e os pulmões, principalmente em quem tem problemas de respiração. Se possível, use equipamentos de proteção para os olhos, o nariz e a boca. Ao trabalhar com produtos ácidos comerciais, use luvas.
  • Descubra qual o metal específico do objeto que vai tratar. "Ferrugem" é o nome popular do óxido de ferro, que se forma apenas em objetos metálicos que contêm ferro. Todos os metais podem ser corroídos, mas existem diferentes "tipos" de ferrugem. Alguns dos métodos descritos acima, como a eletrólise, funcionam exclusivamente com o óxido de ferro e não devem ser utilizados em outros tipos de metal.
  • Tome cuidado especial na hora de limpar a ferrugem com a eletrólise, pois o procedimento utiliza correntes elétricas. É importante realizar a eletrólise em recipientes não condutores (o plástico é uma ótima opção), utilizar luvas de borracha e não conectar os cabos negativo e positivo.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Resumo do Artigo X

Para remover ferrugem e corrosão, tente usar vinagre branco. Primeiro, encha um recipiente com vinagre branco suficiente para mergulhar o objeto. Depois, ponha-o no recipiente e deixe de molho por ao menos 10 minutos. Dependendo do nível de ferrugem e corrosão, o processo pode levar até 12 horas. Depois de 10 minutos no mínimo, retire o objeto e esfregue o resto de ferrugem com uma escova de cerdas macias. A acidez do vinagre amolecerá a ferrugem, facilitando a remoção. Você também pode usar suco de limão e sal para limpar ferrugem e corrosão. Primeiro, misture suco de limão com sal até formar uma pasta. Em seguida, aplique a pasta à superfície do objeto, e deixe agir por 2 horas. Depois de 2 horas, limpe a pasta esfregando com uma escova de cerdas macias. A acidez do suco de limão dissolverá a ferrugem, e a abrasividade do sal ajudará na remoção com a escova. Caso não tenha suco de limão, você pode usar bicarbonato de sódio misturado com água. Se os métodos naturais não estiverem ajudando, talvez seja o caso de usar um removedor de ferrugem comercial. Para aprender a remover ferrugem e corrosão usando uma esmerilhadeira, desça a página!

Esta página foi acessada 360 719 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade