PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

As lêndeas são pequenos ovos depositados por piolhos. Apesar de ser necessário exterminar esses insetos para poder se livrar das lêndeas, é preciso retirá-las do cabelo para que os ovos não deem cria a mais piolhos, que não apenas evita que a pessoa sinta mais dores e incômodos, mas também que os piolhos contaminem parentes, amigos, animais e até mesmo móveis. Leia o artigo a seguir para saber como remover adequadamente as lêndeas do cabelo para combater e erradicar de vez essas pragas em um só tratamento.

Método 1
Método 1 de 4:

Exterminando os piolhos adultos

PDF download Baixe em PDF
  1. Remover as lêndeas do cabelo da pessoa contaminada não fará qualquer diferença se os piolhos conseguirem procriar; assim, enquanto piolhos adultos ainda estiverem vivos no cabelo, mais lêndeas continuarão aparecendo, permitindo que mais insetos nasçam e depositem mais ovos. Esse ciclo interminável não é quebrado até que todos os piolhos adultos tenham sido exterminados. [1]
    • Mergulhar o cabelo na água por um tempo não matará ou afogará os piolhos. Estudos mostram que esses insetos simplesmente se prendem ao cabelo ou couro cabeludo ao serem submergidos, sobrevivendo por várias horas debaixo da água. Infelizmente, o cloro da água de piscina também não é forte o suficiente para exterminá-los. [2]
    • Para matar piolhos adultos, lave o cabelo com um xampu de venda livre que combata esses insetos. Em casos extremos, existem xampus mais fortes — que devem ser receitados por um médico — para matar piolhos.
  2. Xampus com piretrina — uma substância contida nas flores de piretro — são inseticidas naturais. A piretrina age sobre o sistema nervoso do piolho, apesar de alguns serem resistentes a essa toxina. [3]
    • Aplique o xampu ao cabelo seco. Espere dez minutos, adicione água até formar espuma e enxágue-o. Tente remover as lêndeas, repetindo o processo de sete a dez dias após a primeira aplicação, matando os insetos remanescentes.
  3. Apesar de existirem alguns estudos clínicos em relação à eficácia desta abordagem, algumas pessoas acreditam que os piolhos podem ser exterminados através de sufocamento. Segundo os defensores da técnica, alguns produtos entopem as cavidades respiratórias desses insetos; apesar de sobreviverem por horas sem respirar, os piolhos acabam morrendo sufocados.
    • Experimente a aplicação de vaselina. Aplique camadas grossas ao cabelo e couro cabeludo; a vaselina deve ficar até oito horas para surtir efeito sobre os insetos, e a colocação de uma touca de banho é recomendado para diminuir a circulação de ar. No entanto, lembre-se de que a vaselina será muito difícil de ser removida e não terá efeito sobre as lêndeas. [4]
    • Algumas pessoas defendem o uso de azeite. Novamente, isso se baseia no entupimento das cavidades respiratórias dos insetos, sufocando-os. Como a vaselina, aplique o azeite sobre o cabelo e couro cabeludo, coloque uma touca de banho e espere cerca de oito horas antes de lavar a cabeça. O azeite possui a vantagem de desprender mais as lêndeas do cabelo, facilitando a remoção. [5]
    • A maionese também pode funcionar no tratamento. Como ela contêm uma grande quantidade de óleo, o ingrediente que causa o sufocamento, a maionese também contribui no combate aos piolhos. Aplique-o ao cabelo e couro cabeludo da mesma forma que a vaselina ou azeite. Informalmente, é dito que as maioneses gordurosas têm maior efeito. [6]
  4. Sente-se em um local com bastante luz artificial ou natural. Isso facilitará com que a pessoa consiga detectar as lêndeas, que ficam “coladas” aos fios, perto do couro cabeludo. [7] Para “capturar” as lêndeas e o cabelo que desprenderem, coloque uma toalha sobre os ombros da pessoa contaminada.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Removendo as lêndeas com vinagre

PDF download Baixe em PDF
  1. As lêndeas são cobertas por uma substância pegajosa, que as prende aos folículos de cabelo humano. Já foi comprovado que o vinagre contêm produtos químicos que dissolvem essa substância, não deixando que as lêndeas “colem” no cabelo humano.
    • Ajoelhe-se na frente de uma banheira e coloque a cabeça sob a torneira. Ligue a água quente e molhe todo o cabelo; depois, desligue a água e ainda agachado, despeje uma grande quantidade de vinagre sobre a cabeça. Verifique se todas as partes do cabelo forma cobertas pelo líquido. Use água quente para enxaguar a cabeça.
    • Outra opção é encher uma pia com partes iguais de água e vinagre. Submerja todo o cabelo na pia, inclinando a cabeça de frente ou pela parte de trás para dentro da solução.
    • Desembarace-o com um condicionador “leave-in” e uma escova normal. Tente fazer com que todo o cabelo da pessoa desembarace, facilitando a tarefa de pentear com uma escova para “coletar” as lêndeas e sem causar dores.
  2. Para isso, é necessário um pente de metal para retirar as lêndeas e piolhos. Ele deve ter dentes finos e ser rígido, já que a eficácia será bem maior do que com pentes de plástico; esses pentes especiais são encontrados em farmácias. Use uma lupa para encontrar as lêndeas mais escondidas.
    • Os ovos podem ser enxaguadas e retiradas apenas através da aplicação de vinagre, mas vários ovos continuarão presos aos fios molhados; penteie uma pequena seção de cabelo por vez (mais ou menos da largura do pente) e depois toda a cabeça.
  3. Depois de pentear uma seção do cabelo, use uma pequena tigela com água e sabão para lavar o pente. Seque-o com papel-toalha ou com papel específico para limpar o rosto, removendo lêndeas e piolhos que se prenderem ao pente.
  4. Ao terminar de pentear uma parte do cabelo, prenda-o à lateral da cabeça para diminuir a chance de infestá-lo novamente.
  5. É uma boa ideia lavar o cabelo uma vez mais após terminar de passar o pente em toda a cabeça. Mesmo após remover os piolhos vivos e lêndeas, lavá-lo mais uma vez ajudará o indivíduo a se sentir mais limpo, principalmente após mais uma aplicação do xampu que combate piolhos, retirando todos os insetos vivos e seus ovos.
    • Assim que o cabelo secar, examine-o cuidadosamente e procure sinais de piolhos e lêndeas. Caso encontre-os, realize o processo de remoção mais uma vez, desde o começo.
  6. Aplique detergente na tigela cheia de lêndeas e sabão ou deixe-a cheia de água recém-fervida por dez minutos, junto com o pente cheio de piolhos; antes, tente retirar as lêndeas e os fios de cabelo do pente.
    • O calor acima de 54 °C matará lêndeas e piolhos. Se quiser, tal método também pode ser utilizado combinando duas xícaras de água recém-fervida com uma xícara de amônia. Mergulhe o pente na água de amônia por 15 minutos e depois limpe-o com uma escova de dentes velha. O pente estará pronto para ser utilizado novamente, se necessário.
    • Outra alternativa é misturar 2 xícaras de água fervidaa com uma xícara de amônia. Mergulhe o pente na amônia por 15 minutos, e depois limpe-o com uma escova de dente velha.
    • Cada membro da família deve ter seu próprio pente.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Removendo lêndeas com antisséptico bucal

PDF download Baixe em PDF
  1. O antisséptico bucal tem uma porcentagem alta de álcool que matará piolhos e dissolverá a substância que prende as lêndeas aos folículos capilares. Tenha cuidado, já que muitos sites de medicina e práticas da área da saúde não recomendam este Método, que é encontrado mais em endereços de “remédios naturais” para tratamento contra o problema. O álcool contido no antisséptico bucal pode queimar os olhos e causar ardência se entrar em contato com feridas abertas, além de existir o risco de ser consumido acidentalmente por uma criança.
    • Se decidir usar antisséptico bucal, aplique-o para molhar completamente o cabelo e cubra-o com uma touca de banho por 30 minutos ou mais. Os piolhos adultos serão exterminados. Se necessário, repita o processo.
    • Se quiser, passe o produto no cabelo e coloque uma toalha sobre um travesseiro, para que ele não molhe enquanto você dorme. Faça os Passos a seguir ao acordar.
  2. Depois de molhar o cabelo, retire o antisséptico bucal cuidadosamente com água quente e aplicando uma quantidade generosa de vinagre para deixar as lêndeas ainda mais soltas. [8]
    • Seguindo os Passos acima, aplique um condicionador “leave-in” ou desembaraçante, penteie o cabelo e depois use um pente de metal para retirar os ovos lentamente, penteando bem cada parte do cabelo.
  3. Enxágue o pente com detergente ou no calor de uma lavadora de louça. É também uma boa ideia aplicar o antisséptico bucal em um frasco de spray, borrifando-o nos móveis próximos. Isso matará todos os piolhos adultos e ajudará a evitar que a infestação ocorra novamente.
    • É possível lavar toalhas, roupas de cama e lençóis em água quente. Lembre-se de que o calor ataca as lêndeas e piolhos.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Evitando que uma nova infestação ocorra

PDF download Baixe em PDF
  1. Por sorte, os piolhos não são muito móveis e não podem pular e sobreviver fora da cabeça humana. Geralmente, eles contaminam outros indivíduos após o contato direto de cabeças. [9] Isso pode acontecer na escola, ao praticar esportes ou quando crianças dormem em outros lugares. Nos adultos, o simples contato com um ente querido que está infectado pode ser suficiente.
  2. Os piolhos não se alimentam se não estão na cabeça humana, morrendo em um ou dois dias. Ainda assim, vale a pena se prevenir. Evite objetos que possam conter ovos ou piolhos.
    • Estão incluídos: bonés, chapéus, presilhas e prendedores de cabelo, cachecóis, casacos e uniformes. Não compartilhe tais objetos, assim como pentes, escovas e toalhas.
    • Mergulhe todas as toalhas, pentes e escovas em água com temperatura maior que 54 °C durante dez minutos para desinfetá-los.
  3. Bichos de pelúcia, toalhas, travesseiros e roupas de cama usadas podem ser lavadas em água quente e secas com vapor ou calor para matar os insetos. Novamente, a água deve estar acima dos 54 °C. Se as roupas não puderem ser lavadas ou secas em altas temperaturas, leve-as para uma lavanderia que faça lavagem a seco ou coloque-as em um saco plástico e deixe-as seladas por duas semanas.
  4. As lêndeas e piolhos da pessoa contaminada podem cair nas superfícies da casa, como nos sofás. Se possível, use um aspirador com filtro HEPA para garantir a absorção das lêndeas durante o processo.
    • Os piolhos ou lêndeas que ficarem em tais superfícies não sobreviverão por muito tempo e provavelmente não infestarão outro indivíduo. Ainda assim, é prudente limpar os locais o mais cedo possível.
  5. Realizar a fumigação ou a aplicação de produtos químicos fortes não é necessário para acabar com essas pragas; o perigo de inalação de tais químicos pode acabar sendo desvantajoso. [10]
    • Mesmo se remédios químicos estiverem disponíveis, saiba que o uso excessivo deles nas últimas décadas diminuiu o efeito dos mesmos. Em vários casos, os insetos desenvolveram imunidade a eles. [11]
    Publicidade

Avisos

  • Em casos graves de piolhos no couro cabeludo, pode ser necessário realizar o tratamento com medicamentos receitados para erradicar os insetos. Se ainda encontrar lêndeas e piolhos após aplicar os Passos acima, vá ao médico.
  • Evite contato prolongado da cabeça com alguém que desconfia que está infestado ou os piolhos poderão contaminar você.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Xampu contra piolhos.
  • Água quente.
  • Vinagre ou antisséptico bucal.
  • Pente de metal (especial contra piolhos).
  • Toalha de banho.
  • Condicionador.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 1 234 439 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade