Baixe em PDF Baixe em PDF

Remover manchas de sangue de tecido é desafiador, de modo que é sempre mais fácil removê-las enquanto ainda estão frescas. Felizmente, existem algumas maneiras de remover esse tipo de mancha do sofá, mesmo depois de seca. A técnica consiste em primeiro saturá-la com um líquido e pressioná-la com um pano na tentativa de limpar o máximo de sangue possível. Em seguida, basta usar um produto de limpeza para finalizar o trabalho. No entanto, independentemente do que for usado para tratar a mancha, é importante remover o excesso do produto para que ele não danifique o material.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Pré-tratando a mancha de sangue

Baixe em PDF
  1. Um sofá pode ser feito de muitos materiais diferentes e, enquanto alguns podem ser limpos com água, outros necessitam de produtos de limpeza específicos. Sendo assim, verifique a etiqueta localizada no estofamento para saber o método de limpeza ideal. [1]
    • Alguns materiais poderão ser limpos com produtos de limpeza à base de água ou solventes.
    • Se não for possível limpar o sofá com água ou solvente, é aconselhável levá-lo a um profissional capacitado que realize a limpeza da mancha de sangue.
  2. Antes de aplicar qualquer produto de limpeza no sofá, é aconselhável realizar um teste para verificar se ele não danificará o material. Faça isso aplicando o produto em uma área discreta do estofado. Em seguida, deixe-o fazer efeito por 24 horas para observar o resultado. [2] As seguintes opções deverão ser testadas antes de usá-las em seu sofá:
    • Álcool isopropílico.
    • Água oxigenada.
    • Solução de água e detergente.
    • Produtos de limpeza para estofado.
  3. Usando uma escova de dente de cerdas macias, escove delicadamente a área afetada para remover qualquer excesso de sangue seco que ainda possa estar na superfície do material. Em seguida, limpe a área com um pano seco para remover os resíduos de sangue. Dessa forma, a mancha poderá ser removida com mais facilidade. [3]
  4. Umedeça um pano branco com uma das opções de sua preferência e torça-o para remover o excesso de líquido. Em seguida, pressione o pano contra a mancha até saturar a área. [4]
    • Use apenas água fria para tratar a área afetada, pois a água morna acabará contribuindo para impregnar a mancha.
    • Procure limpar o sofá apenas com pano branco, pois os coloridos podem manchá-lo.
    • Verifique na etiqueta de cuidados do sofá qual o melhor método de limpeza para tratar o material que ele é feito.
  5. Use um pano limpo para secar a área afetada, pressionando-o contra a mancha até remover o excesso de sangue e líquido do sofá. No entanto, evite esfregar o tecido, pois isso poderá contribuir para impregnar o sangue, dificultando ainda mais a remoção da mancha. Em vez disso, permaneça pressionando o local até secá-lo. [5]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Limpando a mancha de sangue

Baixe em PDF
  1. Depois de saturar e secar a área, selecione uma entre as diversas opções de produtos para remover a mancha de sangue. Entre as opções mais populares disponíveis, estão:
    • Uma parte de bicarbonato de sódio misturada a duas partes de água.
    • Suco de limão fresco misturado a uma pitada de sal.
    • Água oxigenada.
    • Álcool isopropílico (dependendo do material).
    • Duas colheres de chá de detergente líquido (10 ml) misturadas a duas xícaras de água fria (240 ml).
    • Spray para cabelo.
  2. Primeiro, embeba um pano limpo na solução e torça-o para remover o excesso de líquido. Em seguida, pressione-o contra a área manchada até saturá-la com o produto. Sendo assim, não esfregue a mancha, pois isso fará com que ela penetre ainda mais no material. [6]
    • Não se assuste se a água oxigenada começar a espumar, pois isso significa que ela está apenas matando as bactérias.
  3. Siga pressionando a mancha com partes diferentes do pano até ele sair seco e limpo.
  4. Continue alternando entre saturar a área com o produto de limpeza e pressioná-la com um pano limpo até secá-la. Faça isso até que não saia mais sangue no pano e a mancha seja removida. [7]
  5. Para remover uma mancha de sangue que não quer sair, talvez seja necessário tentar uma abordagem com um produto de limpeza comercial. [8] Primeiramente, sature um pano com o limpador e pressione a mancha com ele. Em seguida, use um pano seco para pressionar a área até remover o sangue e o produto.
    • Utilize um produto de limpeza enzimático que seja seguro para usar em sofás. Esses tipos de produtos são especificamente desenvolvidos para degradar proteínas de manchas orgânicas como sangue.
  6. Para enxaguar o excesso de produto do sofá, molhe um pano limpo com água fria, torça o excesso e pressione a área até saturá-la. Em seguida, mude para um pano seco e pressione o tecido até remover a maior parte possível da água e o do produto de limpeza. [9] Para finalizar, deixe a área secar completamente, apontando um ventilador na parte úmida para acelerar o processo de secagem.
    • Verifique na etiqueta de cuidados do sofá se é possível enxaguá-lo. Caso contrário, apenas pressione a área afetada com um pano seco para evitar danificá-lo.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Filip Boksa

    Especialista em Remoção de Manchas
    Filip Boksa é CEO e Fundador da King of Maids, uma empresa norte-americana especializada em faxina que ajuda seus clientes com limpeza e organização.
    Filip Boksa
    Especialista em Remoção de Manchas

    Dica do Especialista: Misture bicarbonato de sódio, água e um pouco de suco de limão. Aplique a solução sobre a mancha por 30 minutos e enxágue com um pano úmido.

    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Mantendo o sofá limpo

Baixe em PDF
  1. Ao derramar qualquer tipo de comida, utilize uma colher para coletar os restos do alimento. Em seguida, umedeça um pano limpo com água fria ou álcool (dependendo do material) e sature a área afetada. Pressione a mancha até ela desaparecer e faça o mesmo para secar.
    • Quanto mais cedo limpar a sujeira, mais fácil será para remover as manchas, pois dessa forma elas não terão tempo para secar e nem impregnar. [10]
  2. Use uma escova de cerdas macias para escovar delicadamente a sujeira e o óleo do estofamento. Em seguida, utilize o aspirador de pó com o acessório para aspirar estofamentos e aspire o sofá, incluindo costuras, aberturas e fendas.
    • Para obter os melhores resultados, repita o processo de limpeza a cada duas semanas. [11]
  3. Existem diversos produtos comerciais usados para proteger tecidos e estofados que poderão ser aplicados em sofás e outras superfícies de tecido. Além de proteger as áreas contra manchas, eles também facilitarão a limpeza. Siga os seguintes passos para realizar uma aplicação:
    • Agite a lata.
    • Segure a lata a uma distância de 15 cm do sofá.
    • Borrife uma camada fina e uniforme em toda a superfície do sofá.
    • Aguarde até o produto secar.
    • Para finalizar, aplique uma segunda camada.
  4. Outra maneira de proteger o sofá de derramamentos, sujeiras e manchas é cobri-lo com uma capa de tecido lavável. Você poderá adquirir uma a partir de uma loja de utilidades domésticas, fazer a própria capa ou usar um lençol ou cobertor antigo para cobrir o sofá.
    • Para manter a capa limpa, lave-a a cada dois meses ou sempre que ela sujar.
    Publicidade

Avisos

  • Utilize luvas para evitar doenças contagiosas ao entrar em contato com sangue de outra pessoa.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 99 288 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade