Baixe em PDF
Baixe em PDF
É possível remover qualquer mancha de óleo utilizando um dos Métodos abaixo, mas você deve começar sempre colocando um pano ou algumas toalhas de papel sobre o líquido para absorvê-lo. Não faça força, ou você vai acabar piorando a situação. Sempre trabalhe das beiradas para o centro da mancha. O tipo de óleo não faz diferença, pois as técnicas exemplificadas servem para óleo automotivo, de cozinha, infantil, entre outros.
Passos
-
Cubra a mancha com bicarbonato de sódio ou amido de milho. Espalhe o pó deliberadamente, sem se preocupar com os excessos. Os dois produtos são absorventes e vão "sugar" o óleo sem causar danos ao carpete.
- Uma vantagem dessa técnica: ela é bem barata.
- Outra vantagem é o fato dos produtos serem orgânicos e atóxicos. Eles não farão mal ao ambiente e nem ao seu corpo. Ainda assim, mantenha crianças e animais de estimação longe do local. [1] X Fonte de pesquisa
-
Esfregue o bicarbonato ou o amido de milho sobre o carpete. Use força suficiente para penetrar as fibras do tecido, sem ser gentil demais e nem exagerar na força. Use uma escova de limpeza para manchas maiores e uma escova de dentes para manchas menores.
-
Deixe o pó assentar no local antes de aspirá-lo. A ideia é deixar o produto agir por pelo menos 15 minutos, absorvendo o óleo. [2] X Fonte de pesquisa Em seguida, use um aspirador de pó para limpar o carpete.
- Aspire bem para remover todo o pó.
-
Pingue algumas gotas de detergente líquido sobre o local manchado. Esfregue com uma escovinha e cubra o local com uma pequena quantidade de água morna. Para finalizar, passe um paninho. [3] X Fonte de pesquisa
- Não se preocupe caso o processo crie espuma, basta ir secando com o paninho até que o carpete esteja relativamente seco.
- Quanto mais detergente e água usar, mais o processo demorará.
-
Deixe o carpete secar completamente. Confira se o óleo deixou algum resíduo e repita o processo, se necessário.Publicidade
-
Umedeça um paninho limpo com um pouco de álcool isopropílico. Trabalhe sempre em um ambiente bem-ventilado e lave as mãos após manusear o álcool, pois ele é tóxico e inflamável. Mantenha-o também longe de crianças e animais de estimação. [4] X Fonte Confiável U.S. National Capital Poison Center Ir à fonte
- Desde que manuseado com cuidado, o álcool isopropílico é perfeitamente seguro.
- Um dos pontos fortes dessa técnica é o fato de muitas pessoas terem álcool isopropílico em casa.
-
Pressione o álcool contra o carpete manchado. Espalhe bem o produto e deixe secar. Caso o óleo continue visível, repita o processo.
- O álcool é um solvente que age dissolvendo o óleo e o separando das fibras do carpete.
-
Remova o excesso de álcool. Assim que o carpete estiver seco e a mancha removida, enxágue todo o local com água e seque com um paninho limpo. Pronto, agora você removeu o álcool residual e disfarçou o cheiro dele.
- Não use purificadores de ar para lidar com o cheiro do álcool, pois isso só vai piorar a situação.
- Para acelerar a secagem e remover o cheiro, abra as janelas e ligue um ventilador no cômodo. [5] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Faça um teste com o solvente de limpeza a seco antes de aplicá-lo sobre o óleo. Derrame um pouco do produto sobre um paninho limpo e pressione-o contra uma área pequena e escondida do carpete. Aguarde alguns segundos e limpe o local com um pano úmido. Deixe secar e veja se o solvente deixou alguma mancha ou removeu a tinta do tecido.
-
Aplique o solvente sobre a mancha de óleo. Com um paninho umedecido no produto, siga das beiradas para o centro da mancha, fazendo pressão suficiente para penetrar nas fibras do carpete. [6] X Fonte de pesquisa
-
Aguarde cinco minutos e remova o solvente com um paninho úmido, dando batidinhas sobre o local. Deixe secar naturalmente ou use um ventilador para acelerar o processo de secagem.
-
Analise o carpete seco e veja se sobraram resíduos do óleo. Se a resposta for sim, repita o processo quantas vezes forem necessárias, até remover completamente a mancha. O óleo costuma penetrar profundamente nas fibras do carpete, o que torna necessária a repetição da limpeza.Publicidade
Dicas
- Assim que notar a mancha, absorva o máximo possível do óleo com um paninho ou com papel. Caso o líquido encharque o carpete e seja absorvido para o assoalho, pode ser preciso chamar um profissional de limpeza. Não deixe o óleo assentar sobre o tecido.
- Se o derramamento for grande demais, use uma toalha de banho velha para absorver o óleo.
- Caso um método não dê certo, experimente outro.
- Siga as técnicas acima na ordem, pois o primeiro Método envolve produtos mais seguros e fáceis de usar — o bicarbonato de sódio e o amido de milho são atóxicos e você provavelmente já os tem em casa; o Método do álcool isopropílico também é fácil, mas é um pouco mais abrasivo e perigoso; já o terceiro Método provavelmente envolve produtos especiais que você não tem. Comece pelo simples, pois é bem provável que ele baste!
Publicidade
Avisos
- Nunca jogue o álcool diretamente sobre a mancha. Por mais que ele seja eficaz, o excesso pode acabar danificando o carpete por interagir com a cola de látex no verso dele.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.davidsuzuki.org/publications/downloads/2012/qog-stainremoval.pdf
- ↑ http://www.goodhousekeeping.com/home/cleaning/tips/a12793/stains-grease-may07/
- ↑ http://www.howtocleanstuff.net/how-to-remove-oil-stains-from-carpet/
- ↑ http://www.poison.org/articles/2012-dec/rubbing-alcohol-only-looks-like-water
- ↑ http://www.howtocleanstuff.net/how-to-remove-oil-stains-from-carpet/
- ↑ http://www.housecleaningcentral.com/en/cleaning-tips/stain-removal/remove-carpet-stain.html
Publicidade