Baixe em PDF
Baixe em PDF
Às vezes, o bico de pena ou caneta tinteiro escapam da sua mão e acabam deixando uma poça de tinta no carpete. Não se assuste! Alguns produtos simples, que podem ser encontrados em casa, ajudarão você a resolver esse pequeno problema.
Passos
-
Assim que tiver derramado a tinta, pegue um pano limpo e álcool isopropílico. Umedeça a ponta do pano com o álcool e remova a mancha. Jamais esfregue o pano sobre a tinta! Dê batidinhas suaves, absorvendo a tinta com as fibras do pano.
- Comece pelas bordas e vá indo para o centro, impedindo que a mancha se espalhe e se torne um problema maior. Faça movimentos no sentido horário em torno dela com o pano.
-
Continue a dar batidinhas, umedecendo-o com mais álcool quando precisar. Fique em uma posição confortável, porque o álcool tem de penetrar na mancha por cerca de 30 minutos. [1] X Fonte de pesquisa Ele precisa, literalmente, corroê-la, o que pode levar algum tempo. Não desista!
-
Para evitar danos, lave o local com água morna e vinagre. Uma boa proporção é um quarto de xícara de vinagre para um litro de água morna. O álcool isopropílico pode deixar o tapete ressecado, dependendo da textura, por isso é uma boa ideia enxaguá-lo com esta solução.
- Se a mancha finalmente tiver saído, enxágue com água limpa e deixe secar. Aspire o local, caso as fibras fiquem um pouco deformadas.
-
Se a mancha persistir, cubra-a com creme de barbear. Deixe agir por 15 minutos. Em seguida, retire-o e exágue o local com a solução de água e vinagre mencionada acima.
- Agora a mancha já deve ter desaparecido definitivamente . Enxágue somente com água e maravilhe-se com o seu tapete impecável!
Publicidade
-
Borrife um lubrificante como o WD-40 ou o importado “Triflow” sobre a mancha. Deixe-o agir por alguns minutos. Note que é muito importante fazer um teste em um pedaço de tapete mais escondido, pois o produto pode manchá-lo permanentemente , piorando o problema.
- O WD-40, no entanto, costuma ser bastante seguro. [2] X Fonte de pesquisa Se tiver que escolher entre diversos lubrificantes, opte por ele.
-
Limpe a mancha com esponja, água morna e sabão. Um limpador de tapete também funciona, mas por que desperdiçar produto quando o sabão consegue dar conta? Esfregue o sabão na mancha, retirando tanto o lubrificante como a tinta.
-
Enxágue com água morna. Até o sabão pode deixar algum resíduo indesejável, por isso enxágue bem com água limpa e morna. Dê atenção principalmente para as bordas da mancha, pois é fácil se esquecer dessa parte.
-
Deixe secar. O tapete ficará como novo! Passe a mão nele ou o aspire para devolver sua textura natural.Publicidade
-
Faça uma solução com de detergente. Em 1 copo (250 ml) de água, misture apenas uma colher de chá (5 ml) de detergente líquido incolor. Borrife generosamente esta solução sobre a mancha.
- Qualquer detergente pode ser usado nesta etapa. [3] X Fonte de pesquisa
-
Remova a mancha com um pano branco limpo. Assim como nos dois métodos anteriores, não a esfregue, pois isto só a faria ficar ainda mais grudada no tapete. Bata com movimentos suaves.
-
Faça uma solução com amônia. Assim como fez com o detergente, borrife uma solução feita com 1 colher de sopa (15 ml) de amônia em 1/2 xícara de água. Remova a mancha com outro pano limpo.
- Se não tiver um frasco com spray à mão, tente improvisar com uma embalagem velha de spray para o corpo ou cabelo. Caso não dê, faça à moda antiga e regue-o.
-
Misture partes iguais de vinagre e água. E depois? Você já deve saber – use esta mistura em um pano limpo e limpe o tapete. A mancha praticamente desapareceu, não é? Muito bom!
-
Reaplique a solução com detergente para limpar quaisquer resíduos. Basicamente, lave bem o seu tapete, sobretudo após usar amônia. Se não fizer isso, corre o risco de danificá-lo.
-
Enxágue com água limpa e deixe secar. Para retirar toda a amônia, vinagre e sabão do tapete, lave-o com água limpa e deixe-o secar. Se ficar muito duro, enxágue-o mais uma vez.
- Passe os dedos nele. Como ficou? Não ficou perfeito? Passe aspirador nele algumas vezes. Isso deve resolver o problema.
Publicidade
Dicas
- Se você tiver o hábito de usar nanquim em canetas tinteiro, leve-as para o seu local de trabalho dentro de uma vasilha ou outro recipiente. Dessa forma, caso derrame alguma tinta, ela cairá dentro da vasilha e não em seu tapete.
- Algumas pessoas acreditam que produtos absorventes (como sal ou maisena) colocados sobre a mancha recente são capazes de absorvê-la. Deixe-os sobre a mancha por um dia, remova-os, e pronto. Se você for crédulo, pode experimentá-los.
Publicidade
Avisos
- Não despeje o álcool diretamente sobre a mancha, pois isto espalhará ainda mais a tinta.
- Não esfregue o pano na mancha de tinta; ela penetrará nas fibras do tapete!
- Qualquer tentativa de remoção pode danificar o tapete. Teste qualquer uma das técnicas num pequeno pedaço que fique fora do alcance dos olhos antes de utilizá-las.
Publicidade
Materiais Necessários
Usando álcool isopropílico
- Panos limpos;
- Álcool isopropílico;
- Vinagre;
- Água morna;
- Creme de barbear (se não sair).
Usando um lubrificante
- WD-40 ou outro lubrificante;
- Panos limpos;
- Esponja;
- Água com sabão.
Usando uma solução de detergente, amoníaco e vinagre
- 1 colher de chá de detergente líquido;
- Vinagre;
- 1 colher de sopa de amoníaco;
- Panos limpos;
- Frasco com spray.
Referências
Publicidade