Baixe em PDF Baixe em PDF

Mofo no teto é feio, difícil de limpar e não é saudável. Além disso, ele também pode causar danos permanentes à residência, portanto, deve ser removido o quanto antes. Leia este artigo paral manter seu teto limpo e descontaminado.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Elimine a fonte do mofo

Baixe em PDF
  1. Na maioria dos casos, o mofo é decorrente da entrada de água em um telhado com goteira. Se a água atravessar o teto, será preciso consertar essa rachadura antes de remover os fungos. Se não eliminar a fonte do problema, ele ocorrerá novamente.
  2. Por vezes, o teto de banheiros e cozinhas pode criar bolor por conta de um sistema de ventilação inadequado. Coloque ventiladores e exaustores no cômodo para permitir que o vapor seja eliminado.
    • Alguns modelos de exaustor podem ser instalados por você mesmo, enquanto outros precisarão de intervenção profissional. Converse com um representante da marca na loja onde comprar o produto para decidir qual é o melhor modelo para o seu caso.
  3. O mofo prefere locais escuros, portanto, manter as janelas abertas, de modo a permitir que a luz do Sol entre no quarto, irá evitar o crescimento de mofo no teto. Se não for possível fazer isso, instale mais lâmpadas — isso também aquecerá o cômodo, o que também reduz o crescimento dos fungos.
  4. Se o isolamento da casa for ruim, isso pode estimular o crescimento do mofo. O efeito do ar gelado na parte externa das paredes e quente na parte interna pode causar condensação. Quando estiver quente, mais ar úmido entrará em contato com as paredes frias e esse encontro causará condensação, o que causa mais problemas com mofo.
    • O isolamento oferece uma barreira entre o ar externo e interno, o que diminui a favorabilidade das condições de desenvolvimento de fungos.
    • O isolamento deve ser melhorado nas paredes e ao redor dos sistemas de aquecimento, ventilação e ar-condicionado.
  5. Uma pequena mancha de um lado do teto pode indicar a presença de uma grande quantidade de fungos do outro lado. Se remover a parte pequena, mas a outra continuar ali, o problema retornará após um tempo.
  6. O mofo prefere locais úmidos e quentes, e os desumidificadores removem a umidade do ar, diminuindo as condições para que os fungos cresçam e se multipliquem.
  7. Depois de usar o chuveiro, deixe a porta aberta e um ventilador ligado por aproximadamente 15 minutos para que o vapor saia do banheiro. Isso elimina a umidade da qual os fungos precisam para crescer.
  8. As toalhas úmidas podem umidificar o cômodo, portanto, pendure-as em um local onde elas possam secar completamente, de preferência, em outro cômodo. Faça isso para manter a umidade no menor nível possível, reduzindo as condições necessárias para que o fungo se reproduza.
    • Evite secar as roupas dentro de casa em estantes ou cadeiras, caso tenha problemas com mofo. O excesso de umidade dessas roupas pode estimular o crescimento deles.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Remova o mofo

Baixe em PDF
  1. Normalmente, será possível vê-lo no teto, e ele poderá ser preto, verde, marrom ou laranja. Outros fatores que indicam a presença de mofo incluem rachaduras ou descascados na tinta, desbotamento, recorrência de linhas pretas, “inchaços” por baixo da tinta ou cheiro de umidade.
  2. Fazer isso e eliminar a causa dele evitará que haja mais danos à saúde ou à estrutura da casa. Além disso, o processo de remoção será mais fácil e você evitará que ele cresça de novo.
  3. Use uma escada, banquinho ou outro item próprio para oferecer apoio. De preferência, ele deverá ter pés de borracha ou de outro material que evite escorregões. Se não tiver, compre um tapete antiderrapante para colocar embaixo, principalmente se o chão for escorregadio (como pisos).
  4. Se for algum material poroso (gotelé, madeira, drywall, etc.), não será possível limpá-lo apropriadamente, o que significa que o mofo irá retornar depois. Será preciso remover a parte afetada e substituí-la.
    • Tetos porosos incluem os gotelés, que precisam ser removidos e substituídos para impedir o crescimento do mofo. [1]
  5. Posicione-a sob o local afetado pelo mofo. Fique de pé para alcançar o teto. Verifique se é possível fazê-lo confortavelmente e se você está em um local seguro.
    • Para fazer limpeza com o braço levantado, é preciso ter força e flexibilidade.
    • Se tiver problemas no braço, pescoço, costas ou pulso, pode ser doloroso fazer uma limpeza nessa posição. Nesse caso, ou faça intervalos regulares ou procure alguém mais forte para limpar o local.
  6. Se o teto for pintado e a tinta estiver descascando, será preciso removê-la primeiro. Isso ajudará a limpar o mofo, pois será possível verificar se há algum excesso por baixo da tinta.
  7. As luvas servem para protegê-las tanto dos produtos de limpeza quanto do próprio mofo. Já as roupas velhas podem ser facilmente limpas com água bem quente para remover os esporos do mofo que caíram nela ou se espalharam pelo ar.
  8. Existem diversas opções para isso. A mais comum é uma combinação de 2 colheres de sopa de bórax, ¼ de xícara de vinagre e 2 xícaras de água quente, que serve para matar o mofo, desodorizar o ar e diminuir as chances de ele voltar.
    • O bórax é um produto natural de limpeza que não emite gases perigosos, além de ser um desodorizador, fungicida e inibidor natural de mofo. Trata-se de um mineral com baixa toxicidade, e o custo-benefício é bom.
    • O vinagre é um ácido leve que mata 82% das espécies de fungo, é natural e seguro. Ele não é tóxico, não emite gases perigosos, é um desodorizador e pode ser adquirido por preços baixos em supermercados. Você pode borrifar o vinagre diretamente no ar e esperar agir.
    • O alvejante é um eliminador natural de mofo e conseguirá remover as manchas causadas, contudo, ele produz gases irritantes, pode danificar os materiais onde for usado e não penetrar em materiais porosos. O cloro presente no produto permanece na superfície, enquanto a água é absorvida, o que oferece ainda mais umidade para o mofo. Use-o em uma proporção de 1 parte de alvejante para 10 de água.
    • O peróxido de hidrogênio é uma boa alternativa para o alvejante, pois trata-se de um material seguro que não danifica o ambiente. Ele é fungicida, antiviral, antibacteriano e pode remover as manchas. Borrife peróxido de hidrogênio 3% diretamente no mofo.
    • A amônia pode ser usada em superfícies lisas, mas não funciona nas porosas. Além disso, ela é irritante, tóxica e nunca deve ser misturada com alvejante, pois o gás produzido por essa mistura é tóxico. Você pode misturar partes iguais de amônia e água para limpar.
    • O bicarbonato de sódio mata o mofo, é seguro e desodoriza o ar. Ele pode até mesmo absorver a umidade para evitar a recorrência. Como as espécies de mofo que ele mata são diferentes das atingidas pelo vinagre, costuma-se usar os dois produtos juntos. Use 1 colher de chá de bicarbonato de sódio com 1 xícara de água.
    • O óleo de melaleuca é uma solução eficaz para matar o mofo. Ele é caro, mas inofensivo para pessoas e animais, além de ser antibacteriano e fungicida. Verifique se o óleo vem da planta Melaleuca alternifolia e misture 1 colher de chá a 1 xícara de água para criar a solução. [2]
  9. Esses equipamentos protegerão os olhos, caso algum dos produtos pingue do teto enquanto você estiver limpando. Como alguns dos agentes são um pouco cáusticos, é fundamental proteger os olhos. Além disso, os esporos mortos se espalham facilmente pelo ar, portanto é fundamental usar accessórios para evitar a inalação deles.
    • Deixe o cômodo bem ventilado enquanto estiver limpando para evitar a inalação de esporos.
    • Você pode bloquear outras áreas da casa usando lençóis de plástico para evitar que os esporos se espalhem. Cubra as portas e dutos de ventilação e aponte um ventilador para uma janela aberta, de modo a empurrar os esporos para fora.
  10. Coloque-a em um frasco com spray e aplique diretamente no local. Tome cuidado para não encharcar, fazendo com que a solução pingue em você.
  11. Esfregue para frente e para trás para fazer o fungo se soltar. Faça intervalos conforme for necessário, principalmente se a mancha for grande. Também pode ser necessário mudar a posição da escada para alcançar todas as partes.
  12. À medida que usar os panos, troque-os por novos ou enxágue o que estiver usando. Se não fizer isso, há o risco de espalhar o mofo pelo teto em vez de removê-lo.
  13. Depois de ter removido a parte visível, aplique a solução novamente para cobrir o local com uma solução fungicida. Isso evitará que ele retorne nos próximos dias.
  14. Se tiver ventiladores, ligue-os. Se o tempo estiver quente, deixe a janela aberta para ventilar. Isso ajuda a eliminar os esporos e secar o teto.
  15. Se ele estiver desbotado ou se você quiser pintá-lo novamente, será preciso lixá-lo. Faça isso nas áreas afetadas pelo mofo para a remover possíveis resquícios e melhorar a base para receber a tinta nova.
    • Se precisar pintar todo o teto novamente, por exemplo, pelo fato de as cores ficarem diferentes, será necessário lixar tudo.
  16. Prefira aquelas à prova d’água. Elas evitam a recorrência de mofo, principalmente se ele foi causado por condensação. Pergunte na loja de materiais de construção quais os melhores produtos e quais as instruções a serem seguidas.
    Publicidade

Dicas

  • Sempre limpe o mofo assim que detectá-lo. Isso evita que a situação se torne perigosa ou que o dano à casa se torne permanente.
  • Teste a solução de limpeza em uma pequena área do teto para ter certeza de que ela não danifica a estrutura.
  • Lembre-se de encontrar a fonte do mofo e resolver o problema antes de começar a limpeza, do contrário, os fungos retornarão.
Publicidade

Avisos

  • Nunca passe tinta por cima do mofo. Ele simplesmente irá atravessar a nova camada de tinta! Remova-o primeiro sempre.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Escada ou banquinho.
  • Esponja ou panos de limpeza.
  • Água em um balde ou frasco com spray.
  • Óculos de proteção e luvas.
  • Máscara ou respirador.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 159 765 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade