PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

As axilas são áreas bastante sensíveis do corpo. Por isso, você tem que escolher o método de remoção de pelos com o qual se sinta mais confortável. A depilação com gilete é a melhor opção, já que é prática e rápida; além disso, dá para usar cera e o depilador elétrico, que têm resultados mais duradouros, ou até usar um creme ou uma pomada para não sentir dor durante o processo. Por fim, se quiser uma solução permanente, marque uma consulta com um profissional para fazer sessões de eletrólise.

Método 1
Método 1 de 5:

Usando uma gilete ou navalha

PDF download Baixe em PDF
  1. O processo fica bem mais fácil quando a pele está macia, flexível e em temperatura média. Depile-se assim durante o banho ou molhe a região com água morna antes de começar.
    • Passe um esfoliante na pele se os seus pelos costumam encravar. [1]
    • Se a sua pele é muito sensível, faça o processo à noite, para que ela se recupere enquanto você dorme.
  2. Assim, a pele da axila vai ficar esticada e firme, o que ajuda a evitar cortes da gilete ou navalha.
  3. Cubra todos os pelos com um produto que facilite a passagem da lâmina na pele. Se você pular esse passo, pode acabar se cortando.
    • Você também pode passar um sabonete em barra até formar espuma na pele.
    • Só use xampu ou condicionador se você não tiver mais nada à disposição.
  4. Compre um acessório novo; caso contrário, você pode se machucar e acabar com pelos encravados ou uma infecção.
  5. Os pelos de cada pessoa crescem em uma direção diferente na axila. Pode ser até que eles sigam várias direções. Tente seguir esse caminho certo para ser mais eficaz e lembre-se de molhar a navalha de novo quando necessário.
  6. Tire o excesso do creme e veja se os pelos saíram. Se necessário, retoque o produto e repita tudo.
  7. O processo pode deixar marcas na pele; por isso, deixe-a cicatrizar antes de usar qualquer produto (para não se machucar e nem ter uma reação adversa).
Método 2
Método 2 de 5:

Usando creme depilatório

PDF download Baixe em PDF
  1. Esses cremes podem ter potências variadas. Alguns são feitos para áreas sensíveis, como o rosto e as axilas, enquanto outros são ideais para regiões de pele mais grossa, como as pernas. Comece com um produto suave e, se ele não surtir efeito, troque para algo mais forte.
    • Você pode ter uma reação adversa na pele se usar um creme forte demais.
    • Se tiver dúvidas, comece com um creme para o rosto.
  2. Enxague a pele para tirar o excesso de desodorante e o suor antes de aplicar o creme. Lembre-se também de secá-la com batidinhas de uma toalha.
  3. Puxe bem a pele e fique em uma posição confortável — que você consiga manter por alguns minutos, enquanto passa o creme e se depila.
  4. Não o passe nos locais próximos, mas que não tenham pelos, e modere na quantidade.
  5. Deixe o braço erguido enquanto o creme atua. No geral, é bom esperar de três a dez minutos, enquanto os produtos químicos dissolvem os pelos. Só não passe do tempo recomendado.
    • Se é a primeira vez que você está usando um creme depilatório, enxague-o depois de um minuto para ver se ele não causou nenhuma reação alérgica. Veja se há vermelhidão, coceira ou caroços; se não, reaplique-o.
    • É normal o creme arder um pouco, mas não a ponto de doer. Lave-o se você sentir qualquer incômodo.
  6. Siga os mesmos passos: aplique o creme nos pelos e espere um pouco enquanto ele atua. Depois, enxague.
  7. Assim, a sua pele vai ter tempo para se recuperar depois do tratamento, o que vai reduzir as chances de haver irritação.
Método 3
Método 3 de 5:

Usando cera

PDF download Baixe em PDF
  1. Esse é o comprimento ideal para quem quer usar cera. Se os pelos estiverem muito curtos, use outro método; por outro lado, se estiverem longos demais, eles podem ficar embaraçados e difíceis de tirar. [2] Caso necessário, espere mais alguns dias enquanto eles chegam à condição ideal.
  2. Todo tipo de cera para o corpo serve nesse processo. A maioria dos kits vem com um pote de cera (que você tem que aquecer no micro-ondas ou em uma panela especial), além de aplicadores especiais.
    • Esquente a cera de acordo com as instruções do fabricante.
    • Teste a cera no dorso da mão para ver se ela não está quente demais.
  3. Use um esfoliante ou uma bucha para tirar a pele morta e a sujeira do local; depois, enxague. Isso facilita a depilação e evita as infecções.
  4. O talco seca as axilas e impede que a cera grude na pele. Você também pode ligar um ventilador ou abrir uma janela para arejar o local.
  5. Estique bem a pele para que os pelos fiquem mais expostos e o processo seja indolor.
  6. Mergulhe o aplicador na cera e espalhe um pouco dele nos pelos da axila (seguindo a direção em que eles crescem). Depois, coloque uma das folhas de papel em cima do material e pressione de leve.
  7. Faça um movimento ágil, como se fosse puxar um curativo, para ser eficaz (e sentir menos dores).
    • Se você não conseguir puxar a folha com a cera, pode ser que a sua pele não esteja bem esticada. Nesse caso, flexione o cotovelo e use os dedos para puxar a região enquanto remove o material com a outra mão.
    • Você também pode suar um pouco e dificultar a remoção da cera. Ligue um ventilador próximo para arejar o ambiente.
  8. Dependendo da quantidade de pelos no local, você pode ter que fazer a aplicação mais duas ou três vezes para ver resultados. Termine de um lado antes de avançar ao outro e, se necessário, use uma pinça para finalizar tudo.
  9. O óleo suaviza a pele das axilas e ajuda a remover o resto de cera que ainda está preso na região.
  10. A sua pele pode ficar irritada se você aplicar o produto logo de cara. Deixe o efeito passar por algumas horas.
Método 4
Método 4 de 5:

Usando um depilador elétrico

PDF download Baixe em PDF
  1. Esse é o comprimento ideal para quem quer usar o depilador elétrico. Se os pelos estiverem longos demais, eles podem ficar embaraçados e difíceis de tirar. Você também pode passar uma gilete ou navalha nas axilas um ou dois dias antes de usar a máquina para ajustar a região.
  2. O depilador é um equipamento pequeno e possui peças giratórias que arrancam os pelos. Como com a cera, os resultados podem durar semanas, embora o processo seja um pouco doloroso. [3] Seque totalmente as axilas com o talco antes de prosseguir para não ter nenhum acidente.
  3. Estique bem a pele para não sofrer acidentes com as peças da do depilador.
  4. Comece com a menor potência para se acostumar à sensação dos pelos sendo puxados.
  5. Deixe-o a poucos milímetros da pele no início. Conforme o equipamento puxa os pelos, você vai sentir um beliscão de leve (parecido com o da cera), mas logo vai se acostumar ao processo e poder passar para o passo seguinte.
  6. Agora, é hora de tirar os pelos que não saíram na primeira rodada. Estique bem a pele e aumente a potência da máquina para terminar.
  7. Comece com o depilador na menor potência de novo e continue até não restarem mais pelos.
  8. As suas axilas vão estar vermelhas e irritadas. Assim, produtos como aloe vera (babosa) e afins vêm a calhar para reduzir a dor.
  9. Não use o produto logo depois, pois a pele vai estar irritada.
Método 5
Método 5 de 5:

Fazendo sessões de eletrólise

PDF download Baixe em PDF
  1. Se você tem interesse em experimentar a eletrólise, vá a um salão de beleza ou consultório de dermatologia bem recomendado para descobrir mais sobre o processo e se organizar.
    • A eletrólise destrói folículos capilares individuais com energia térmica ou química — e é permanente. [4]
    • Descubra se o salão faz eletrólise com agulhas, que é a única forma de tornar o processo permanente de fato.
  2. O tratamento pode durar de 15 minutos a uma hora. Algumas pessoas não sentem dor, enquanto outras descrevem certo incômodo. Ademais, talvez você tenha que marcar sessões repetidas se tiver muitos pelos.
  3. A sua pele vai ficar vermelha e inchada após a sessão. Por isso, cuide bem dela e aplique aloe vera ou outra pomada recomendada pelos profissionais. [5]

Dicas

  • Se você decidir usar algum creme, teste-o em uma parte pequena da pele antes de se depilar para saber se há reações alérgicas.
  • Se você decidir usar uma navalha ou gilete, tenha cuidado na hora de passar desodorante! Veja se não há nenhum corte no local.
  • Leia a lista de ingredientes de todos os produtos antes de usar (para saber se não tem alergia a algo).

Avisos

  • Você pode até sofrer uma queimadura com a navalha ou gilete. Nesse caso, a dor vai demorar para diminuir.
  • Se você fizer força demais e a lâmina da navalha ou gilete não for ideal para a sua pele, você pode acabar se cortando.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 20 654 vezes.

Este artigo foi útil?