Baixe em PDF Baixe em PDF

Cansado do excesso de pelos no rosto e no corpo, mas odeia a dor, o custo e o tempo perdido necessário para se depilar com uma lâmina? Não tema -- há várias maneiras de se livrar dos pelos sem chegar perto de uma lâmina. Dependendo da qualidade do pelo e do resultado esperado, qualquer uma dessas escolhas pode ser a certa para você, então eduque-se sobre elas hoje para saber o que fazer!

Método 1
Método 1 de 2:

Soluções do dia a dia

Baixe em PDF
  1. Cremes depilatórios são feitos para remover pelos dissolvendo-os na superfície da pele. [1] Geralmente, esses produtos vêm na forma de loção ou em frascos como os de xampu, e são vendidos em farmácias a preços relativamente baixos. Se usar esse método, verifique os ingredientes quando fizer a compra para verificar se não possui sensibilidade a eles. Lembre-se de seguir as instruções do rótulo.
    • Prós: não machuca e é fácil de usar.
    • Contras: necessita de uso frequente (os pelos crescem em velocidade normal). Pode ter um cheiro ruim.
    • Notas: para melhores resultados, aplique após o banho quando os pelos estiverem macios. Não use produtos corporais no rosto – eles podem conter produtos químicos agressivos. [2] .
  2. Outro produto útil para se livrar de pelos indesejáveis é a almofada de remoção. Esse produto funciona basicamente como um polidor portátil: você esfrega a superfície grosseira contra a pele em movimentos rápidos e curtos aplicando uma pressão moderada, removendo assim os pelos. A área em que a almofada trabalha a cada vez é pequena, fazendo com que esse método seja o melhor para pequenos tufos de pelo. [3]
    • Prós: não dói quando usado corretamente e não causa irritações devido à loção pós-barba.
    • Contras: exige tempo.
    • Notas: esse produto desgastará a pele, deixando-a acinzentada. Uma boa ideia é aplicar uma loção na sequência para reidratá-la. Lave e seque as almofadas após o uso.
  3. Esse método de remoção de pelo, que se originou há séculos na Turquia, está ganhando popularidade pelo mundo. Quando alguém possui pelos indesejados, o profissional usa uma linha de algodão para dar uma volta no pelo, torcendo-a para a remoção. Com essa técnica, é possível remover uma boa quantidade de pelos de maneira relativamente rápida – 15 minutos para sobrancelhas é considerado um tempo bom. [4]
    • Prós: menos agressivo do que a cera, sendo recomendado para peles sensíveis. Dura por várias semanas.
    • Contras: pode doer, é mais útil em superfícies planas (articulações não são recomendadas) e não pode ser realizado em casa.
    • Notas: reserve um tempo para encontrar um profissional com boa reputação. Ele pode tornar o processo muito menos doloroso.
  4. A pinça é uma ferramenta antiga e confiável que permite agarrar e puxar pelos indesejados individualmente. Esse processo relativamente doloroso é geralmente reservado para a remoção de alguns pelos novos por vez – mais que isso pode ser difícil de suportar.
    • Prós: é um método preciso; permite que você remova exatamente os pelos desejados, um de cada vez.
    • Contras: doloroso e demanda tempo, a menos que queria remover apenas alguns pelos. Além disso, pode causar uma leve irritação em algumas pessoas.
    • Notas: lave a pinça antes e depois do uso. Veja o artigo Como Evitar Pêlos Encravados na Depilação com Pinça para obter informações de como minimizar irritações durante as sessões.
  5. Esse famoso método de remoção de pelos possui uma reputação assustadora, mas geralmente não é tão ruim como dizem. A cera é ótima para remover pelos difíceis das pernas, axilas, região do biquíni e rosto (quando aplicada gentil e cuidadosamente). [5] Esse método também é útil para pessoas com pelos grossos e pretos que fazem contraste com a pele clara. A depilação à cera pode ser feita por profissionais ou com kits de depilação encontrados em lojas de cosméticos.
    • Prós: remove muitos pelos de maneira relativamente rápida e dura por várias semanas.
    • Contras: doloroso, embora a dor diminua após a primeira vez. Além disso, é difícil de se fazer em casa. Profissionais podem ser um pouco caros.
    • Notas: se fizer a aplicação por conta própria, sempre aplique a cera no sentido do crescimento do pelo e puxe na direção oposta . Siga as instruções da embalagem, especialmente em relação ao aquecimento da cera.
  6. Esse método de remoção de pelos funciona quase da mesma maneira da cera – uma mistura líquida espessa é aplicada sobre a pele e é puxada com um pano após um tempo de descanso. A diferença está nos ingredientes da mistura: diferente da cera, utiliza-se uma mistura de açúcar, suco de limão e água, criando uma consistência de mel. Isso cria um produto menos agressivo para a pele de algumas pessoas (especialmente para aquelas com alergias).
    • Prós: remove muitos pelos rapidamente, dura por várias semanas, apresenta menores riscos de alergias/irritações e pode ser feito em casa (cuidadosamente).
    • Contras: dor similar à depilação com cera, embora diminua após a primeira vez. Difícil de se fazer em casa e profissionais podem ser caros.
    • Notas: veja o artigo Como Fazer uma Pasta de Açúcar Para Depilação para obter uma receita caseira e instruções de uso.
  7. Uma depiladora é um dispositivo que funciona mais ou menos como um conjunto de pinças automáticas, puxando fios com garras mecânicas. Entretanto, diferente das pinças, as depiladoras puxam apenas o pelo -- não a pele ao redor -- o que torna o processo menos doloroso para alguns. Esses aparelhos são bastante versáteis, pois trabalham de maneira relativamente rápida e podem ser usados em várias partes do corpo, além de manter níveis razoáveis de dor. [6]
    • Prós: remove muitos pelos rapidamente, dura várias semanas, é mais rápido que o uso da pinça manual e é mais gentil com a pele.
    • Contras: um pouco doloroso, embora seja reduzida após o primeiro uso. Requer uma pequena manutenção/limpeza.
    • Notas: se puder, consiga uma depiladora à prova d'água e remova os pelos durante o banho, quando eles estiverem mais macios e fáceis de sair.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Soluções permanentes

Baixe em PDF
  1. Esse método é um dos procedimentos cosméticos mais comuns hoje em dia. [7] Nele, um raio de luz altamente concentrado atinge os folículos de pelo individuais, destruindo-os. O cabelo geralmente para de crescer quase permanentemente após três a sete sessões. [8]
    • Prós: rápido e relativamente indolor. Amplamente disponível devido à sua popularidade.
    • Contras: causa dor e vermelhidão similar a uma queimadura de sol por vários dias. Bolhas, descoloração temporária e outros efeitos colaterais mais desagradáveis são possíveis, porém raros. [9]
    • Notas: os pelos tratados caem em cerca de um mês, não imediatamente. O protetor solar é geralmente recomendado para proteger a área tratada.
    • Custo: varia, dependendo da clínica estética. [10]
  2. Em uma eletrólise, uma sonda fina e pequena é usada para destruir folículos com uma onda curta de rádio. Posteriormente, o pelo em si é removido por uma pinça. Esse método cria uma perda de pelos quase permanente após várias sessões. A eletrólise é adequada para a maior parte do corpo. [11]
    • Prós: geralmente o desconforto é pequeno. Poucas sessões de curta duração.
    • Contras: pode causar dores temporárias e vermelhidão.
    • Notas: procure um especialista confiável e certificado. Um procedimento mal realizado pode causar ainda mais dores. [12]
    • Custo: varia dependendo da clínica.
  3. Infelizmente, no momento, não há um método de remoção de pelos verdadeiramente "permanente". Mesmo que as técnicas acima "possam" eliminar permanentemente o crescimento dos pelos, os resultados nunca serão 100%. Após alguns anos, é possível que haja um pouco de crescimento, então sessões de "retoque" podem ser necessárias. Tenha isso em mente quando tomar sua decisão.
  4. Mesmo que tanto a depilação a laser quanto a eletrólise sejam consideradas como sendo seguras quando realizadas por um profissional, há uma pequena chance (porém real) de perigo. Por exemplo, em alguns casos isolados, indivíduos que utilizaram quantidades excessivas de creme anestesiante para o tratamento a laser sofreram sintomas graves. [13]
    • Por essa razão, é crucial discutir esses procedimentos com o médico antes de se submeter a eles. Apenas o profissional pode dizer com certeza quais tratamentos (caso haja algum) são seguros e apropriados para você.
    Publicidade

Dicas

  • Com todos os métodos acima, o melhor é esfoliar a pele regularmente para reduzir o risco de pelos encravados.
  • Quando estiver testando um método, como o da cera, pela primeira vez, faça a aplicação em uma pequena área pouco visível até dominar a técnica.
Publicidade

Avisos

  • Preste atenção à maneira que a pele reage ao produto usado. Se você desenvolver brotoejas, coceira ou vermelhidão, interrompa o uso.
  • Seja conservador em relação a soluções permanentes e semipermanentes, como o uso da cera, especialmente em áreas muito visíveis, como o rosto. É sempre possível repetir a depilação se um local passar desapercebido, mas é impossível colocar os pelos de volta magicamente depois deles terem sido removidos.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 224 177 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade