Baixe em PDF
Baixe em PDF
O cianoacrilato, também conhecido como supercola e pelo nome de marca Super Bonder, é um tipo de adesivo instantâneo bastante famoso no mundo inteiro por aderir a qualquer superfície em questão de segundos. Infelizmente, acidentes acontecem. Se cometeu um erro e espalhou Super Bonder em algum lugar em que não devia, continue lendo e aprenda a resolver o problema.
Passos
-
Tente descascar a cola da pele. Às vezes, basta puxá-la com os dedos para removê-la, principalmente se a cola não estiver colando dois dedos. Tome cuidado ao puxá-la e, se sentir qualquer dor ou ver que a pele está saindo junto com a cola, pare imediatamente.
- Espere a cola ficar sólida antes de tentar removê-la. Não toque nela enquanto ainda estiver grudenta.
- Agarre a ponta da cola seca com as unhas ou uma pinça e arranque-a da pele lentamente. Pare se a cola não sair com facilidade ou caso você sinta dor.
-
Umedeça a cola. Um pouco de água quente e sabão pode ajudar bastante a amolecê-la. Encha um recipiente com água morna e acrescente uma colher de sopa de detergente neutro. Deixe o dedo de molho por um minuto e tente remover a cola novamente. [1] X Fonte de pesquisa
- Se ainda não conseguir arrancar a cola, tente levantá-la com outro dedo, uma espátula ou o cabo de uma colher.
- Pode ser preciso repetir o processo várias vezes.
- Experimente usar suco de limão em vez de água, ou uma mistura de partes iguais de limão e água. O ácido do suco ajuda a enfraquecer a cola. [2] X Fonte de pesquisa
-
Use solventes minerais. Se você tem pele sensível, molhe a área afetada com um solvente mineral (como Varsol) e tente remover a cola da pele. Repita se a cola não sair.
-
Use acetona. Trata-se de um método ideal para pessoas com peles mais fortes, pois a pele sensível pode ficar ressecada ou irritada com o uso da acetona. Nunca aplique a acetona sobre uma ferida aberta. [3] X Fonte de pesquisa
- Enxágue a pele em água morna misturada com sabão para amolecer a cola. Se possível, adicione um pouco de vinagre gelado para ajudar. Tente arrancar a cola novamente. Se ainda não conseguir, seque a pele e siga para o próximo passo.
- Use um removedor de esmaltes à base de acetona. É importante usar um removedor que contenha acetona, pois ela amolece o cianoacrilato, que deve começar a soltar. Não use um cotonete, pois ele pode reagir com o cianoacrilato, soltando fumaça ou pegando fogo. [4] X Fonte de pesquisa Poulter, S., (2004), <i>Modern Adhesives, A Fundamental Approach</i>
- Deixe a área secar e use uma lixa de unha para remover a cola. Tome cuidado para não remover a pele junto! Se tiver muita cola nas mãos , esfregue-as com uma pedra-pomes umedecida em água quente.
- Deixe a cola sair por conta própria. Ela ficará branca e uma hora ou outra cairá da pele sozinha.
-
Experimente usar a margarina. Se você tem pele sensível, um pouco de lubrificação pode funcionar bem. Esfregue um pouco de margarina no local com cola até que ela saia.
- Se não tiver margarina em casa, substitua-a pelo azeite de oliva. A oleosidade do azeite reagirá com a cola, soltando-a da pele. [5] X Fonte de pesquisa
-
Use um sabão de roupas. Misture o sabão líquido com água quente. Se vai remover a cola de um pedaço pequeno de pele, como um dedo, ¼ de xícara de sabão misturado com 1 xícara de água quente deve ser suficiente.
- Deixe o local de molho e esfregue por cerca de 20 minutos para amolecer a cola.
-
Use sal. Crie uma pasta de sal e água para esfoliar a pele e remover a cola. [6] X Fonte de pesquisa Coloque duas colheres de sopa de sal nas mãos para começar.
- Umedeça as mãos para criar uma pasta.
- Esfregue as mãos por cerca de um minuto.
- Jogue mais um pouco de água nas mãos.
- Continue esfregando as mãos sem adicionar mais água.
- Repita até que não sobre mais sal na mão. Com sorte, a cola terá saído junto.
-
Use vaselina. Lave as mãos e o local com água quente e sabão.
- Aplique bastante vaselina na área afetada.
- Esfregue uma lixa de unha no local por cerca de um minuto, ou até que a cola saia.
- Repita o processo e lave as mãos.
Publicidade
-
Deixe a roupa de molho em água morna. Esfregue a cola para remover o máximo possível dela. [7] X Fonte de pesquisa
- Use o bom senso com relação aos tecidos delicados. Algumas peças não devem ser esfregadas com força.
- Adicione um sabão líquido forte à água para facilitar o processo. Uma tampinha do produto deve bastar.
-
Use acetona em tecidos naturais. [8] X Fonte de pesquisa Umedeça um paninho ou uma escova de dentes velha na acetona e esfregue contra a cola. Quando ela começar a se soltar, retire-a com uma espátula e lave a roupa normalmente. Se preferir, faça uma pré-lavagem na cola, como faria com uma mancha qualquer, antes de lavar.
- Não use acetona em tecidos que contenham acetato ou variantes. A roupa derreterá com o contato.
- Sempre teste a acetona em um pedaço escondido do tecido para verificar se ela não vai manchar a roupa.
- A acetona pode acabar desbotando a cor por trás da área manchada pela cola.
-
Se o acidente com a cola ocorreu em uma roupa cara ou importante para você, leve-a até uma lavanderia a seco. Se não quiser correr o risco de estragar o tecido, leve o problema para um profissional.Publicidade
-
Tente arrancar a cola da superfície antes de mais nada. Use as pontas dos dedos e as unhas para tentar simplesmente arrancar a cola. Se tiver sucesso, ótimo. Se não conseguir, siga para o próximo Passo.
- As dicas abaixo devem funcionar para a maioria das superfícies lisas, incluindo metal, pedra e madeira. Não as experimente em vidro ou plástico.
- Sempre teste os produtos químicos em uma parte escondida da superfície para verificar se eles não vão danificar o material, principalmente ao trabalhar com produtos abrasivos como a acetona. Se o teste não danificar a superfície, prossiga com a limpeza.
-
Deixe o local de molho. Umedeça um pano em uma mistura de detergente e água morna e deixe-o sobre a cola por algumas horas. [9] X Fonte de pesquisa
- Pode ser preciso cobrir o paninho com um plástico para que ele mantenha a umidade.
- Quando a cola amolecer, tente arrancá-la de novo da superfície.
-
Experimente usar a acetona. É preciso tomar cuidado ao usar a acetona em superfícies de metal, pedra e madeira, pois trata-se de um produto com características abrasivas. [10] X Fonte de pesquisa [11] X Fonte de pesquisa
- Mergulhe um paninho no pote de acetona. Se preferir, use uma escova de dentes. Por motivos óbvios, não use a escova nos dentes após mergulhá-la na acetona.
- Esfregue o paninho ou a escova sobre a tela. Ao usar o pano para remover uma pequena quantidade de cola, use um dedo como guia, fazendo movimentos circulares. Ao retirar uma quantidade maior de cola, esfregue uma superfície maior do pano.
- Use uma espátula de borracha ou silicone para levantar a cola da superfície. A acetona deve amolecer o Super Bonder, facilitando a entrada da espátula. Continue enfiando a espátula até remover completamente a cola.
- Lave o local com água morna e sabão para remover os resíduos de acetona. Ao trabalhar com madeira, faça um polimento com cera de abelha ou azeite de oliva ao fim do procedimento.
-
Use suco de limão. Na falta da acetona, ou caso você queira uma solução menos corrosiva, experimente o suco de limão.
- Aplique uma pequena quantidade do suco à cola usando uma escova de dentes exclusiva para a limpeza da casa. Faça movimentos circulares até que o adesivo comece a se soltar.
- O álcool isopropílico também é um excelente substituto para a acetona.
-
Experimente o óleo mineral em superfícies que não sejam pintadas. Umedeça um paninho no óleo e esfregue-o sobre a cola até que ela saia da superfície. Lave o local com água morna e sabão e, se necessário, faça um polimento.
- O óleo é uma excelente opção para se remover a cola de madeiras sem tingimento.
-
Lixe a cola da madeira. Em alguns casos, a lixa pode ser a melhor opção. Coloque uma fita crepe circundando a cola para proteger as áreas ao redor e lixe o Super Bonder até que ele saia da madeira. Restaure o local com óleo, verniz, tinta ou qualquer outro acabamento original da madeira.Publicidade
-
Arranque a cola com os dedos. Enfie as unhas debaixo da cola para tentar arrancá-la. Quando conseguir levantar uma pontinha, continue forçando e tentando enrolar a cola. Você precisará se esforçar um pouco, mas essa é a melhor solução para o problema.
- Experimente também usar uma espátula de plástico para arrancar a cola sem arranhar o plástico.
-
Umedeça o local. Faça uma solução com água morna e detergente neutro.
- Mergulhe um paninho na solução e torça-o para que fique apenas úmido.
- Coloque o paninho sobre a cola e sele as bordas dele com fita adesiva para criar um microambiente úmido. Deixe o paninho sobre a superfície por algumas horas para amolecer a cola.
- Use um segundo paninho umedecido na solução para esfregar a cola até que ela se solte do plástico.
-
Use o álcool isopropílico. Faça um teste com o produto em um ponto isolado do plástico, pois o álcool pode danificar algumas superfícies.
- Umedeça um paninho macio em álcool isopropílico.
- Dê batidinhas com o pano sobre a cola para amolecê-lo.
- Arranque a cola amolecida com as mãos.
- Use um segundo paninho, umedecido em uma mistura de água morna e sabão, para remover os resíduos.
- Lave o local com água morna e deixe secar.
Publicidade
-
Remova o máximo possível da cola com uma lâmina afiada. Um estilete deve ser suficiente para arrancar a cola sem danificar o vidro. Se tiver sucesso, remova os resíduos restantes com água morna e sabão.
-
Encharque a cola. Se não conseguir arrancá-la com o estilete, umedeça-a e tente novamente. [12] X Fonte de pesquisa
- Coloque o vidro em um recipiente com água morna e sabão. Se não for possível, umedeça um paninho na solução e segure-o contra a cola.
- Cole uma folha de filme plástico ao redor do paninho usando fita adesiva. Deixe agir por duas horas para amolecer a cola. Em seguida, remova-a com uma espátula.
- O álcool isopropílico, o óleo de eucalipto e a acetona são produtos que podem ajudar a remover os resíduos restantes. Lave o vidro ao terminar.
Publicidade
Dicas
- Alguns produtos de limpeza, principalmente os cítricos, são capazes de remover o Super Bonder de diversas superfícies. Existem também produtos especiais para a remoção de cola instantânea. Sempre leia as instruções da embalagem para ver em quais superfícies o produto pode ser utilizado.
- A acetona está presente na maioria dos removedores de esmalte. Como alguns produtos podem não conter acetona, confira a embalagem antes. Usar um removedor sem acetona não adiantará de nada.
- Concentre-se nas bordas da cola seca. Tente agarrá-las para levantá-las da superfície. A sua prioridade deve ser sempre umedecer e erguer a borda da cola.
Publicidade
Avisos
- A acetona e o álcool isopropílico podem desbotar cores e impressões de muitas superfícies, além de remover a cola de adesivos e decalques. Seja cuidadoso e teste os produtos antes.
- Pense bem antes de colocar o tubo ou a tampa do Super Bonder perto da sua boca! Acidentes são muito comuns, pois muitas pessoas tentam abrir o pote usando a boca.
- Não utilize roupas de algodão e lã (principalmente luvas) ao manusear produtos de cianoacrilato, pois o contato dos materiais pode causar uma reação. O tecido pode pegar fogo e você pode acabar se queimando. [13] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.supergluecorp.com/?q=removingsuperglue.html
- ↑ https://www.cleanipedia.com/gb/odour-stain-removal/remove-super-glue-skin
- ↑ http://www.supergluecorp.com/?q=removingsuperglue.html
- ↑ Poulter, S., (2004), Modern Adhesives, A Fundamental Approach
- ↑ http://www.scientificameriken.com/superglue.asp
- ↑ https://www.cleanipedia.com/gb/odour-stain-removal/remove-super-glue-skin
- ↑ http://www.loctiteproducts.com/remove-super-glue.shtml
- ↑ http://www.supergluecorp.com/?q=removingsuperglue.html
- ↑ http://www.howtocleanstuff.net/how-to-remove-super-glue-from-granite/
Publicidade