PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A maioria das verrugas não é perigosa, mas elas podem ser desagradáveis de se olhar e podem deixá-lo constrangido. Se estiver pensando em fazer uma cirurgia, ou se preferir tratar a verruga em casa, saiba que a maioria delas é de fácil remoção. Elas podem ser escuras, claras ou até um pouquinho amareladas. [1] Se você mal pode esperar para se livrar de uma verruga indesejada o mais rápido possível, veja algumas providências que podem ser tomadas.

Método 1
Método 1 de 3:

Tratamentos cirúrgicos

PDF download Baixe em PDF
  1. Um profissional deve examinar sua verruga antes da remoção. Eles poderão dizer se a sua verruga é maligna. Eles também avaliarão qual o melhor método de remoção a ser usado por você.
    • A grande maioria das verrugas é benigna. No entanto, sintomas como coceira, sangramento e mudanças de tamanho e de cor podem indicar que a verruga é maligna. [2]
    • Se uma verruga for maligna, ela deve ser removida o quanto antes.
    • Se a sua verruga não for perigosa, não há necessidade de removê-la. No entanto, muita gente prefere remover as suas verrugas por motivos estéticos.
    • O médico avaliará a forma, a cor, o diâmetro, as bordas e a evolução da verruga para determinar se você precisa fazer exames. [3]
  2. Há muitos métodos de remoção de verrugas e você deve ponderar com cuidado sobre qual é o melhor pra você. Você precisará pensar sobre:
    • ’’’Eficácia. Pense na eficácia que se espera de cada tratamento. O procedimento escolhido vai remover a verruga toda? Há algum risco de ela aparecer novamente?
    • ’’’Custo. Os preços dos procedimentos vão variar entre si, então pense no quanto você pode pagar.
    • ’’’Risco. Quais são os riscos associados a cada procedimento? A verruga pode ficar infectada? Existe o risco de ficar uma cicatriz ou de haver lesão em algum nervo? Vai ser preciso te dar anestesia?
  3. Este tipo de remoção funciona melhor para verrugas superficiais. A verruga é removida ou com tesoura cirúrgica ou é raspada com um bisturi. [4]
    • Primeiro, o cirurgião retira a verruga por meio de um corte, para que ela não forme mais um caroço na pele.
    • Pontos são desnecessários neste tipo de remoção. A ferida será cauterizada ou coberta com creme ou solução para parar o sangramento. Depois um antibiótico tópico será aplicado.
    • A ferida deve ser coberta com faixas e você poderá sair do consultório em questão de minutos. [5]
  4. Esse tipo de remoção funciona melhor para verrugas que sejam mais escuras ou verrugas lisas que penetrem mais fundo na pele.
    • Primeiro, a verruga e a pele em volta dela devem ser esterilizadas e anestesiadas.
    • Depois, o cirurgião usa um bisturi para retirar a verruga. A profundidade da incisão dependerá do tamanho da verruga e do fato de ela ser maligna ou não. Uma área maior é retirada se a verruga for maligna, para garantir a sua completa remoção.
    • A ferida é fechada por meio de pontos. Uma consulta de retorno é necessária para que certos tipos de ponto sejam removidos, enquanto outros tipos desaparecem por conta própria. [5]
  5. Esse é um método alternativo de remoção de verrugas, que o faz por meio de nitrogênio líquido, que congela e destrói a verruga. Somente algumas clínicas oferecem este serviço.
    • O nitrogênio líquido pode ser aplicado na ferida diretamente usando uma haste flexível de algodão, ou pode ser aplicado na forma de spray.
    • Pode acontecer de serem necessárias várias aplicações do nitrogênio líquido para eliminar completamente a verruga. O nitrogênio líquido vai fazer com que uma bolha se forme na pele, mas, uma vez que a bolha cicatrizar, a pele deve voltar ao normal.
  6. A eletrocoagulação queima a verruga por meio da aplicação de um choque por corrente elétrica. Isto destrói o tecido da verruga após algumas sessões. Este método não requer pontos, já que o calor da eletricidade cauteriza a ferida.
    • Outros dois métodos de remoção de verrugas oferecidos por algumas clínicas são radiocirurgia, que consiste em usar ondas de radiofrequência em lugar de eletricidade, e tratamentos a laser. Esses dois métodos baseiam-se na ideia de queimar o tecido da verruga.
  7. Usá-la diminui o risco de sangramento (consequentemente, diminuindo os riscos de complicações médicas). [6]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Soluções caseiras

PDF download Baixe em PDF
  1. A Aloe vera é útil para as doenças de pele, como a psoríase, herpes, queimaduras, etc. [7] Passar a babosa na pinta pode ajudá-lo a removê-la. Para isso, passe uma quantidade considerável da substância no local e depois cubra com uma gaze. Deixe-a por três horas, remova e lave o local. Faça isso todos os dias por três semanas. Talvez dê algum resultado.
  2. Vinagre de maçã — um ingrediente milagroso usado em incontáveis remédios caseiros — é um dos tratamentos mais comuns para a remoção de verrugas. Os ácidos contidos no vinagre, assim como os ácidos málico e tartárico, acabam por dissolver a verruga, removendo-a completamente da pele. Apenas passe um pouco do vinagre na pele limpa usando uma haste flexível de algodão.
  3. O alho é outro remédio polivalente, que muitos dizem ser eficiente na remoção das verrugas. Soque o alho até que ele vire uma pasta e aplique-a a sobre a verruga, tomando todo o cuidado para evitar atingir a pele ao redor (o alho pode queimá-la). Cubra com uma faixa e deixe por algumas horas de uma noite para outra. Dizem que este método dá resultado em apenas cinco dias.
  4. O iodo é uma boa opção para quem tem a pele mais sensível, já que ele não queima a pele como o alho ou o vinagre de cidra de maçã. Aplique o iodo diretamente na verruga usando uma haste flexível de algodão, até três vezes por dia. Continue a fazer isto todos os dias, até ver uma melhora na aparência da verruga.
  5. Extraia o suco de algumas maçãs verdes e passe-o diretamente na verruga. Da mesma forma que o vinagre de cidra de maçã, os ácidos do suco vão dissolver a verruga, mas podem ser necessárias pelo menos três semanas para você notar qualquer melhora na aparência dela.
  6. O suco de abacaxi pode ser passado diretamente na verruga, mas você deve tentar também misturar meia xícara de abacaxi fresco e um quarto de xícara de sal grosso para produzir um excelente esfoliante facial. Isso pode ajudar a remover as camadas de pele mais externas da verruga.
  7. Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e duas colheres de sopa de óleo de rícino. Vai se formar uma pasta. Passe um pouco dessa pasta diretamente na verruga e deixe por várias horas ou de uma noite para outra antes de lavar.
  8. O mel é um alimento muito gostoso, mas você sabia que ele tem propriedades curativas e um poder impressionante contra as bactérias? Passe um pouco de mel diretamente na verruga para tratá-la de forma natural e segura. Acrescente uma gota de óleo de linhaça, se quiser, para acalmar e amaciar a pele.
  9. Existem muitos remédios caseiros que promovem a eliminação de verrugas por meio do uso de ingredientes naturais. Apesar de haver poucas experiências científicas para comprovar a eficácia desses tratamentos, há muitas pessoas que garantem a sua eficácia. Seja cuidadoso ao usar sucos naturais ácidos, porque eles podem queimar a sua pele. Para usar remédios caseiros de forma segura e eficaz, passe os sucos naturais na pele pelo menos uma vez e no máximo três vezes por dia.
    • Se você tem a pele muito sensível, deixe os sucos nela por não mais do que 10 a 15 minutos, para evitar irritá-la.
    • Tente aplicar um pouco de vaselina na pele em volta da verruga. Isso vai impedir que a pele fique irritada pelos tratamentos para a verruga.
    • O tempo que leva para uma verruga clarear ou desaparecer varia de pessoa para pessoa.
    • Tenha em mente que os remédios caseiros provavelmente não funcionarão tão rápido ou de forma tão efetiva quanto a remoção cirúrgica ou os cremes medicinais mais fortes, mas são uma boa opção se você está querendo um método grátis ou natural.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Cremes e pomadas

PDF download Baixe em PDF
  1. Os cremes para remoção de verrugas não são muito caros e apresentam eficácia razoável no tratamento caseiro para a pele.
    • A maioria dos cremes clareia a verruga até que ela não seja mais visível. Isso pode acontecer em uma questão de semanas.
    • Cremes mais fortes e vendidos sem receita nas farmácias focam em retirar a pele da verruga camada por camada, até que ela seja completamente removida.
    • Saiba que os cremes de remoção podem deixar cicatrizes maiores do que a remoção por cirurgia. [8]
  2. Um creme branqueador de uso geral também pode ser bom para disfarçar as verrugas. Eles funcionam como os cremes removedores de verrugas, já que removem-na num nível superficial por meio do clareamento da pele.
    Publicidade

Dicas

  • Preste atenção ao seu corpo e a quaisquer verrugas que podem ter mudado com o tempo. Preste atenção principalmente às verrugas escuras ou lisas. Consulte seu médico se você estiver preocupado com uma verruga.
  • Sempre use filtro solar quando estiver ao ar livre. Isto ajuda a impedir verrugas cancerígenas de se desenvolverem.
Publicidade

Avisos

  • Se está tratando a verruga em casa, saiba que alguns tratamentos naturais, como o vinagre de sidra de maçã e o alho, podem queimar a pele e deixar cicatrizes. Coloque vaselina na área em volta da verruga para evitar queimaduras.
  • Muitas pessoas tentam remover as verrugas por motivos estéticos, sem saber, no entanto, que cada remoção pode deixar uma cicatriz. Muitas vezes, o cirurgião pode te dar uma ideia do tipo e lugar onde vai ficar a cicatriz antes de você tomar uma decisão sobre a remoção da sua verruga.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 258 635 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade