Baixe em PDF
Baixe em PDF
A maioria das verrugas caninas é benigna e não necessariamente exige remoção. A retirada indevida pode na verdade causar um estresse impróprio no cachorro e até desencadear outro surto de verrugas no futuro próximo. Entretanto, caso decida removê-las, há alguns remédios holísticos que você pode experimentar antes de ir ao veterinário e pagar por procedimentos profissionais.
Passos
-
Veja se um crescimento é uma verruga. Esses elementos, também chamados de cistos sebáceos, são um tipo de massa cutânea benigna que aparece nos cachorros conforme eles envelhecem, semelhantes à maneira como os sinais aparecem nos humanos. Outros crescimentos também podem ocorrer no corpo de um cão. Alguns exemplos incluem acrocordóns, mastocitomas, tumores nos folículos capilares, tumores no tecido conectivo e fibromas [1] X Fonte de pesquisa .
- Caso esteja em dúvida quanto ao crescimento que está vendo, sem saber se é uma verruga simples ou outra doença, consulte o veterinário. Ele pode recolher algumas células do local e examiná-las em um microscópio para dar a você um diagnóstico preciso [2] X Fonte de pesquisa .
-
Examine a aparência da verruga. As verrugas verdadeiras são causadas pelo papillomavirus e costumam ser encontradas nos filhotes ou em cães mais velhos com um desequilíbrio no sistema imunológico. Elas se parecem com caules de couve-flor e geralmente surgem ao longo do focinho, dos lábios ou das gengivas. O normal é sumirem após alguns meses, conforme o sistema imune se desenvolve, mas elas podem ser contagiosas e tornar difícil para o cachorro engolir ou respirar.
- As verrugas comuns e benignas são pequenas e têm cor de pele. Elas costumam se parecer com cogumelos minúsculos.
- Se uma verruga benigna crescer ou parecer inflamada, você pode precisar removê-la. Nem sempre é possível saber se o crescimento é um tumor canceroso ou não. Muitas vezes, as verrugas relacionadas ao câncer são pretas, crescem rápido e se inflamam. Elas geralmente se formam ao redor das pálpebras ou lábios e devem ser retiradas assim que possível.
-
Monitore o desenvolvimento da verruga. Se ela não crescer ou mudar de forma, você provavelmente não precisa removê-la. No entanto, é preciso avisar o veterinário sobre quaisquer verrugas que surjam no cachorro para que o profissional possa acompanhá-las também.
- Muitas verrugas desaparecem sozinhas, mas até as que persistem geralmente continuam inofensivas.
-
Decida se a verruga é ou não um problema. Você pode removê-la apenas por razões estéticas, mas não se costuma recomendar uma cirurgia somente por esse motivo. Se, no entanto, uma verruga benigna ficar presa, fizer seu cachorro se coçar ou deixá-lo desconfortável constantemente, pode-se optar por retirá-la.
- O veterinário também pode dar orientação sobre a necessidade ou não de remoção. As verrugas que o cão pode irritar coçando ou esfregando, ou que se esfregam contra uma coleira, devem ser removidas para evitar infecções repetidas e inflamação. Às vezes, a coceira também pode indicar que a verruga é cancerosa e deve ser retirada.
Publicidade
-
Acompanhe o progresso de qualquer método escolhido. No primeiro dia antes do tratamento, fotografe a verruga ou o sinal existente para estabelecer um ponto de partida. Use uma régua para medi-la em milímetros. Date a foto, circule o dia um da terapia no calendário e anote as medidas.
- Se tiver certeza de que o cão só tem uma verruga benigna (não cancerígena), você pode experimentar algumas dessas soluções holísticas. A maioria não foi submetida a estudos extensos para determinar se são mesmo eficazes, mas elas podem ajudar seu cachorro.
-
Experimente a tuia. Trata-se de um tratamento homeopático feito de um tipo de árvore que é considerado seguro para a maior parte dos cães. Ele está disponível nas formas de pellet e líquida, e deve ser dado a seu cachorro oralmente [3] X Fonte de pesquisa .
- Você só precisa dar uma dose ao cão. Caso não veja nenhuma melhoria após as primeiras duas semanas, no entanto, pode administrar uma segunda dose.
- Note que a tuia é um tratamento homeopático dado também aos cachorros que sofrem de excesso de vacinação, ou vacinose. Há uma especulação de que algumas verrugas são causadas por esse problema, e se você suspeitar de que esse talvez seja o caso do seu cão, a tuia pode ser um remédio ainda mais eficaz.
- Esse tratamento pode causar abortos, portanto não o use em uma fêmea grávida.
-
Procure por suplementos com agentes antivirais além da tuia, como o enxofre e o "psorinum" [4] X Fonte de pesquisa .
-
Melhore o sistema imunológico do seu cachorro com um apoio vitamínico. A verruga pode ser um sintoma de fraqueza no sistema imune, por isso talvez suma se você resolver essa fraqueza. Busque suplementos que contenham ingredientes capazes de melhorar o sistema imunológico, incluindo arabinogalactanas, luteína e cogumelos shiitake.
-
Dê a seu cachorro L-lisina. Ela está disponível na forma de pílulas. Forneça ao cão afetado 500 mg duas vezes por dia até que as verrugas sumam [5] X Fonte de pesquisa Blackwell's Five-Minute Veterinary Consult: Canine and Feline. L. P. Tilley and F. W. K. Smith, Jr.. John Wiley & Sons. 2011 .
-
Aplique vitamina E na verruga. Use uma agulha ou uma faca esterilizada para perfurar uma cápsula de vitamina E padrão. Passe a vitamina diretamente na verruga usando os dedos limpos ou um cotonete. Repita o procedimento três a quatro vezes por dia durante duas a três semanas, até ver melhorias.
-
Esfregue óleo de rícino sobre a verruga. O óleo de rícino padrão, encontrado em farmácias, pode amaciar as verrugas caninas e reduzir bastante a irritação, ajudando a evitar que o cão abra o cisto ao coçá-lo [6] X Fonte de pesquisa . Use um dedo limpo ou um cotonete para aplicar o óleo diretamente sobre o problema. Faça o tratamento uma vez a cada dia ou dois, conforme a necessidade, para reduzir o incômodo até que a verruga suma.
-
Experimente o vinagre de cidra de maçã. Esse produto é bem eficaz para a remoção de verrugas e sinais. O processo é indolor no começo; porém, mais para o meio do ciclo de terapia, o animal sentirá de um formigamento leve até ardência conforme o ácido do vinagre eliminar o crescimento. Não use esse método em verrugas ao redor do olho ou da área genital.
- Despeje uma pequena quantidade de vinagre de cidra de maçã em uma xícara;
- Passe vaselina na pele ao redor da verruga para proteger a área não afetada;
- Faça o cachorro se sentar ou deitar para que o cisto fique voltado para cima. Use um conta-gotas para aplicar de duas a três gotas de vinagre de sidra de maçã sobre ele e deixe agir. Qualquer excesso que escorrer pode ser limpo com uma toalha de papel.
- Mantenha o animal ocupado com um brinquedo ou fazendo carinho para permitir que o vinagre aja por 10 minutos. Em seguida, deixe o cachorro viver a vida dele.
- Aplique o produto três a quatro vezes por dia. Com a continuidade do tratamento, a verruga pode começar a arder conforme for sumindo, porém continue com o método três a quatro vezes por dia até chegar à "raiz". Eventualmente, ela ficará ressecada e cairá.
- Quando a raiz do crescimento secar, haverá um ponto vermelho ou uma bolha na pele. Limpe-o com cuidado usando água morna e uma toalha, e aplique óleo de coco na região uma vez por dia até que o local fique curado. O óleo de coco tem propriedades antifúngicas e promoverá a cura e a regeneração de células cutâneas saudáveis [7] X Fonte de pesquisa .
Publicidade
-
Dê azitromicina ao cachorro. Esse é um tipo de antibiótico usado para tratar verrugas em humanos e que também se provou eficaz no tratamento do mesmo problema em cães [8] X Fonte de pesquisa Azithromycin therapy of papillomatosis in dogs: a prospective, randomized, double-blinded, placebo-controlled clinical trial. Yağci BB1, Ural K, Ocal N, Haydardedeoğlu AE. 2008. Vet. Dermatology. Aug;19(4):194-8. doi: 10.1111/j.1365-3164.2008.00674.x . O medicamento precisará ser prescrito por um veterinário. A terapia consiste em uma dose oral calculada de acordo com o peso do cachorro uma vez por dia durante 10 dias.
-
Considere uma aplicação de interferon subcutâneo para as verrugas causadas por infecções virais. Esse é um tratamento antiviral que pode ser prescrito pelo veterinário e que está disponível para as verrugas que não respondem a outros métodos ou para os crescimentos graves [9] X Fonte de pesquisa . O veterinário injetará o remédio no cachorro várias vezes por semana ou o instruirá a fazê-lo em casa.
- A terapia pode continuar por até oito semanas.
- Embora você possa evitar a cirurgia e os riscos associados a ela, o tratamento pode causar diversos efeitos colaterais, incluindo febre e perda de apetite.
-
Peça ao veterinário para realizar uma eletrocauterização, também chamada de eletrocirurgia. Ao fazê-la, o profissional usa uma pequena ferramenta que permite a ele aplicar uma quantidade concentrada de eletricidade na verruga. Essa eletricidade queima o tecido contaminado, removendo o problema.
- A cirurgia costuma ser realizada com anestesia local, o que a torna uma boa opção se você estiver preocupado com os riscos envolvidos na anestesia geral [10] X Fonte de pesquisa .
-
Discuta a possibilidade de criocirurgia com o veterinário. Durante esse procedimento, o profissional usará uma ferramenta especializada para congelar a verruga. O congelamento destrói o tecido doente, diminuindo bastante o problema e, em muitos casos, fazendo com que ele suma de vez [11] X Fonte de pesquisa .
- Assim como a eletrocauterização, a criocirurgia é realizada com anestesia local, portanto o cachorro não precisará ser colocado para dormir.
-
Opte pela excisão. Esse é o tratamento mais tradicional para as verrugas, mas o veterinário pode precisar colocar o cão sob anestesia geral para realizá-lo. Durante uma excisão comum, o veterinário só corta a verruga e o tecido contaminado usando um bisturi.
- O profissional pode optar por esperar até que o cachorro precise de uma anestesia geral por outro motivo para excisar as verrugas, já que essa é uma medida extrema para se tomar apenas para removê-las [12] X Fonte de pesquisa .
-
Experimente a ablação a laser. Opte por esse tratamento se o seu cão tiver verrugas persistentes que não respondam a outros métodos. O cachorro precisará passar por anestesia geral, mas a ablação ataca as verrugas pela raiz e costuma ser o tratamento mais poderoso contra as verrugas resistentes ou recorrentes [13] X Fonte de pesquisa .Publicidade
Dicas
- Os veterinários podem usar verrugas caninas causadas pelo papillomavirus para determinar o estado atual do sistema imunológico do cachorro. Essa atitude pode ser especialmente útil para cães mais velhos, cujos sistemas imunes têm mais chance de desenvolver desequilíbrios. Como resultado, você pode considerar seriamente a possibilidade de deixar os crescimentos benignos em paz, desde que não causem nenhum problema ao cão [14] X Fonte de pesquisa .
Publicidade
Avisos
- Se a verruga tiver sido causada por um vírus, você deve manter o animal longe de outros cães, especialmente se ela se desenvolver na boca. O cachorro deve ter a própria tigela de água e não a dividir com outros. Mantenha também o seu cão longe de parques ou outros locais cheios desses animais até que a verruga suma.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.merckvetmanual.com/pethealth/dog_disorders_and_diseases/skin_disorders_of_dogs/tumors_of_the_skin_in_dogs.html
- ↑ http://pets.webmd.com/dogs/dog-lumps-bumps-skin
- ↑ http://dailymed.nlm.nih.gov/dailymed/fda/fdaDrugXsl.cfm?setid=5c31cacd-c3e1-4241-beca-29f1b28a6fd1&type=display
- ↑ http://www.biopathica.co.uk/documents/vetguidefinal.pdf
- ↑ Blackwell's Five-Minute Veterinary Consult: Canine and Feline. L. P. Tilley and F. W. K. Smith, Jr.. John Wiley & Sons. 2011
- ↑ http://www.organic-pet-digest.com/dog-warts.html
- ↑ http://www.dogsnaturallymagazine.com/the-health-benefits-of-coconut-oil/
- ↑ Azithromycin therapy of papillomatosis in dogs: a prospective, randomized, double-blinded, placebo-controlled clinical trial. Yağci BB1, Ural K, Ocal N, Haydardedeoğlu AE. 2008. Vet. Dermatology. Aug;19(4):194-8. doi: 10.1111/j.1365-3164.2008.00674.x
- ↑ http://www.revmedvet.com/2015/RMV166_25_29.pdf
- ↑ http://www.petwave.com/Dogs/Health/Warts/Treatment.aspx
- ↑ http://www.vcahospitals.com/main/pet-health-information/article/animal-health/cryosurgery-in-dogs/952
- ↑ https://www.vetinfo.com/surgical-removal-of-dog-warts.html
- ↑ http://www.petwave.com/Dogs/Health/Warts/Treatment.aspx
- ↑ http://healthypets.mercola.com/sites/healthypets/archive/2012/10/01/dog-warts-treatment.aspx
Publicidade