Baixe em PDF Baixe em PDF

Livros antigos se transformam em tesouros e podem até valer bastante dinheiro; no entanto, é comum que eles adquiram um odor distinto, de mofo. Porém, é possível secar as páginas e utilizar absorventes para remover o cheiro desagradável de bolor das suas obras mais queridas.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Arejando os livros para remover o odor

Baixe em PDF
  1. Deixe-o em pé sobre uma mesa, e separe as páginas cuidadosamente; se não conseguir descolá-las com os dedos sem rasgá-las, use um abridor de carta e uma pinça para fazer isso. Outra opção é assoprar de cima para baixo para que as páginas se descolem.
  2. Para acelerar o processo, aponte o aparelho para as páginas do livro, na configuração quente (mas não no máximo, para que o calor não danifique o livro). Deixe o livro em pé e use o secador para remover toda a umidade.
  3. Opte por um local quente, dentro de casa, ou deixe-o no sol (apenas se ele não for valioso), já que os raios solares, quando batem diretamente nas páginas, podem acelerar a descoloração e a desintegração, fazendo com que elas fiquem dobradas. É fundamental deixar cada página seca antes de colocá-lo de volta na estante.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Utilizando produtos absorventes para remover odores

Baixe em PDF
  1. É possível comprar pacotinhos de sílica em qualquer loja de artesanato; eles mantêm as páginas secas ao atrair a umidade. [1] Coloque-as dentro das páginas do livro e deixe dentro por cerca de três dias; se estiver preocupado com o aparecimento de entalhes, retire-os após um dia. [2]
  2. É preciso um recipiente grande, como um cesto de lavar roupa, e um menor; encha o maior com a areia até a metade, que agirá absorvendo a umidade do livro. Ele deve ser colocado na parte inferior do recipiente menor, que por sua vez, precisa ser posicionado dentro do maior, que estará preenchido com a areia do gato. [3]
    • Deixe o livro no absorvente por alguns dias, e verifique se o cheiro sumiu. Retire-o, usando um pincel para tirar o pó acumulado. Do contrário, repita até que o cheiro fique mais agradável.
    • Guarde-o em um lugar seco e limpo para que o mofo não contamine-o novamente.
  3. Despeje uma xícara da substância dentro de um cesto ou caixa de plástico, e depois coloque os livros (é um método muito útil para quando precisar fazer isso com mais de uma obra) dentro, selando totalmente o recipiente. Deixe-o repousar por 48 a 72 horas, e verifique se há alguma melhora; em caso afirmativo, repita o procedimento até que o cheiro suma.
    • Para quem vive em locais secos e ensolarados, aplicar uma pitada de bicarbonato de sódio a cada 10 páginas é uma boa opção. Deixe-o aberto e fora de casa durante o dia (por três ou quatro dias seguidos), virando as páginas frequentemente e continuando até que o cheiro melhore. É uma técnica que não funciona para todos os tipos de mofo e bolor, mas é útil em certos casos; no entanto, evite-a em livros valiosos ou antigos.
  4. Deixe o jornal no livro durante três a cinco dias, mas não utilize essa técnica em livros antigos ou valiosos, já que o jornal é ácido e pode transferir a tinta às páginas.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Ocultando o odor

Baixe em PDF
  1. Eles são amplamente utilizados para absorver odores de tecidos, mas também funcionam em livros; ainda assim, saiba que os óleos presentes nesse produto poderão danificar livros, logo, tenha cuidado. Corte diversas folhas em três partes e coloque uma a cada 20 páginas; deixe o livro dentro de um saco ziplock e o cheiro deve sumir em alguns dias. Experimente os seguintes passos:
    • Esse método também funciona bem na prevenção do cheiro de mofo no livro; basta colocar um pedacinho de um amaciante em folha entre cinco livros na estante.
  2. Corte um quadradinho de um protetor de gaveta com fragrância e posicione dentro do livro (use de duas a três peças, dependendo do tamanho). Recoloque a obra dentro de um saco ziplock e deixe-a repousar em um local seco por uma ou duas semanas.
    • Verifique se a fragrância fresca do produto passou para o livro, e continue até que o cheiro melhore.
  3. Pingue algumas gotas de um óleo essencial (lavanda, eucalipto, melaleuca, entre outros) em algumas bolinhas de algodão, que devem ser colocadas dentro de um saco ziplock. Depois, coloque o livro dentro e feche-o; após alguns dias, retire-o. Devido ao risco de manchas de óleo, isso é recomendado apenas para livros menos raros e que você deseja ler, como os didáticos.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Armazenando os livros corretamente

Baixe em PDF
  1. Ele precisa ser seco e temperado, já que o frio pode levar à presença de umidade, enquanto o calor seca o papel, desintegrando-o. A umidade em excesso é prejudicial para livros, logo, encontre um bom cantinho para guardá-los ou diminua a umidade. [4]
    • Em porões ou sótãos, veja se há algum vazamento, mofo ou umidade excessiva.
    • Antes de guardar os livros, analise se há cheiro de mofo ou sinais de bolor no local.
  2. O ideal é utilizar caixas de plástico quando o lugar de armazenamento for suscetível a vazamentos ou umidade; além disso, pacotinhos de gel de sílica evitarão a condensação.
  3. Não coloque-os de qualquer maneira ou “sobrecarregue” as estantes; verifique se há circulação de ar entre eles e se a estante não está encostada em paredes frias, úmidas ou bolorentas.
  4. Elas evitam que a umidade seja absorvida pelo livro; é mais fácil trocar as sobrecapas do que ter que colar páginas ou refazer o encadernamento. É uma opção barata e simples.
    Publicidade

Dicas

  • Nem todos os odores de bolor são causados por mofo ou outro tipo de contaminação. Se o livro não demonstrar sinais de dano por água ou manchas, além de ter sido armazenado em um ambiente sem fumaça, mas ainda tiver um cheiro de bolor, os ácidos do papel possivelmente eram muito oxidantes. O odor do papel degradado por ácidos é inevitável, devido à idade e à exposição ao calor.
Publicidade

Avisos

  • Evite a exposição direta à luz do sol e outras fontes de calor (aquecedores, radiadores ou armazenamento em recipientes de metal), bem como fontes de luz brilhante (luz halógena perto das estantes ou de luzes para cultivo de plantas). Todas elas aceleram drasticamente o dano dos próprios ácidos do papel.
  • Se o livro for de coleção e muito valioso, não faça nada antes de procurar um especialista em preservação ou restauração. Vendedores de obras raras poderão ajudá-lo.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 149 737 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade